quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? – (Mc 3,1-6) <<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 17 DE JANEIRO de 2024 (quarta-feira) 17º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO SÃO AS MÁS ERVAS QUE SUFOCAM O GRÃO, É A NEGLIGÊNCIA DO CULTIVADOR.

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU

DIA INTERNACIONAL DA CULINÁRIA ITALIANA

DIA DO PIZZAIOLO

DIA DO PROTETOR DOS ANIMAIS EM MATO GROSSO DO SUL

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARTIDO VERDE (PV)

DIA DA FUNDAÇÃO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO BAIANA DE ESCRITORES (UBESC)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Arame - Palmeirândia (Maranhão) Baía Formosa (Rio Grande do Norte) DOURADINA (Paraná) ITIÚBA (Bahia) Padre Marcos (Piaui)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA ESTELA AMARAL BATTISTINI (m/amiga - Marilia /SP)ROGERIO BIANCHINI FRANCE (Lions Clube de Murutinga do Sul /SPWESLEI ROSA PINHEIRO DOS SANTOS (Equipe 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SPMARCO ANTONIO GUERREIRO (Médico-Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP)NIVALDO ROBERTO BETONI (Duartina /SP)AMALY PINHA ALONSO (Marilia /SP)Julio Marcondes Moura Filho (Garça /SP)Fabiano Chaves (Piracicaba /SP)DEISE MARA POZZEBON OGURO (bancária-Garça /SP)FERNANDA MARTINEZ (Garça /SP) LUANA ARAÚJO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEREIDE SOARES DUARTE e NILSON JOSÉ DUARTE ó1998ó26 ANOSó ( Lions Clube de Tupi Paulista /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ANTONIO DO DESERTO ou SANTO ANTÃO DO EGITO

Antão (Egito, 250-356), ilustre monge da Igreja deixou-se cativar pelo apelo de Jesus: “Se queres ser perfeito, vende teu bens, DÁ AOS POBRES E SEGUE-ME”. SENSÍVEL AOS PROBLEMAS DE SEU TEMPO, COLABOROU PARA O BEM COMUM E ZELOU PELAS NECESSIDADES DO POVO.

SANTO ELASIPO

SANTO ESPEUSIPO

SANTA LEONILA

SANTA ROSALINA

SANTO ANTONIO DO DESERTO

SÃO HONORATO DE ARLES

SÃO GAMELBERTO

SÃO JANUÁRIO SÁNCHEZ DELGADILLO

SÃO JULIÃO DE OSROENE

SÃO MARCELO DE DIE

SÃO MARCIANO

SÃO MELASIPO

SÃO SABAS ANCIÃO

SÃO SABINO DE PLACÊNCIA

SÃO SULPÍCIO PIEDOSO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A cura do homem com a mão seca Mc 3,1-6 - O bem da pessoa em primeiro lugar

No Evangelho de hoje, vemos Jesus atento às necessidades do ser humano. Olha ao seu redor e vê um homem com a mão paralisada, seca e o cura

 

O justo florescerá como a palmeira e crescerá como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus (Sl 91,13s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Antão nasceu no Egito em 250 e lá faleceu em 356. Ainda jovem, fez doação de seus bens aos pobres e retirou-se para o deserto, onde iniciou intensa vida contemplativa. A ele se uniram, mais tarde, dezenas de discípulos, que abraçaram seu mesmo estilo de vida. É considerado o pai dos monges e de todas as formas de vida religiosa. A seu exemplo, busquemos superar os obstáculos que nos impedem de crescer no processo de santificação.

 

 

– Oração 

 

“PAI, SEJAM MINHAS MÃOS USADAS SOMENTE PARA A PRÁTICA DO BEM. LIVRA-ME DE MANTÊ-LAS FECHADAS A QUEM PRECISA DE MINHA AJUDA, E DE USÁ-LAS PARA FAZER O MAL.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que chamastes santo Antão, para vos servir no deserto numa vida heroica, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de renunciar a nós mesmos e amar-vos acima de tudo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 17 de janeiro de 2024 quarta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

O nome do Senhor é, para Davi, o rochedo, o escudo e a motivação para a luta. Jesus é um profeta incômodo, pois combate sem tréguas o mal, a injustiça e a falsidade. Os que não aceitam a Verdade estão dispostos a matá-lo.

 

 

1ª Leitura (1Sm 17,32-33.37.40-51) Davi venceu o filisteu, com uma funda e uma pedra. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 32Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 33Mas Saul ponderou: “Não poderás enfrentar esse filisteu, pois tu és só ainda um jovem e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade”. 37Davi respondeu: “O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos desse filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja contigo”. 40Em seguida, tomou o seu cajado, escolheu no regato cinco pedras bem lisas e colocou-as no seu alforje de pastor, que lhe servia de bolsa para guardar pedras. Depois, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu. 41Este, que se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro, 42quando pôde ver bem Davi, desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 43E lhe disse: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?” E o filisteu amaldiçoou Davi em nome de seus deuses. 44E acrescentou: “Vem, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” 45Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel, que tu insultaste! 46Hoje mesmo o Senhor te entregará em minhas mãos, e te abaterei e te cortarei a cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que toda a terra saiba que há um Deus em Israel. 47E toda esta multidão de homens conhecerá que não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória; porque o Senhor é o árbitro da guerra, e ele vos entregará em nossas mãos”. 48Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas de formação e correu ao encontro do filisteu. 49Davi meteu, então, a mão no alforje, apanhou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra. 50E assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. E, como não tinha espada na mão, 51correu para o filisteu, chegou junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 144(143)

 

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1. Bendito seja o Senhor, meu rochedo,  que adestrou minhas mãos para a luta / e os meus dedos treinou para a guerra! – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

2. Ele é meu amor, meu refúgio, / libertador, fortaleza e abrigo; / é meu escudo: é nele que espero, / ele submete as nações a meus pés. – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

3. Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, / nas dez cordas da harpa louvar-vos, / a vós que dais a vitória aos reis / e salvais vosso servo Davi. – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

 

 

– 17 de janeiro de 2024 quarta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?  (Mc 3,1-6)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração, e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu, e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

17/01/24 -        2ª QUARTA-FEIRA TC – B

 

Marcos 3,2-5: “Alguns observavam [Jesus] para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem de mão seca: - Levanta-te e fica aqui no meio. E perguntou-lhes: - É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer? Mas eles nada disseram. Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: - Estende a mão. Ele a estendeu e a mão ficou curada.”

 

Jesus, o senhor não viera até nós para ser um milagreiro, capaz de curar todos os doentes ao seu redor.

Todos os seus milagres deviam ser vistos como sinais que confirmavam a sua origem divina e a sua missão de nos libertar totalmente do mundo do pecado, para entrarmos no Reino de Deus.

 No entanto, quem se convertia devia abraçar prá valer a Boa Nova do seu Reino, que entrava em confronto com os reinos políticos e religiosos, que dominavam a cultura do seu povo.

Era um contraste entre os seus gestos de misericórdia e as leis rituais do Antigo Testamento, de forma tão gritante que o levaram à morte violenta na cruz.

Assim, nessa narrativa, mais uma vez, o senhor realizou uma cura no dia sagrado do sábado, o que enraivecia os seus adversários e enchia o seu coração de tristeza e de indignação, ao perceber a dureza dos seus corações. 

E é maravilhoso notar como o senhor, não apenas curou uma mão seca, mas também devolveu a dignidade àquele homem, convidando-o a ficar em pé e a colocar-se no meio da comunidade.

Se a multidão se enchia de admiração e de esperança, seus adversários se fechavam numa atitude negacionista, e eram incapazes de se renderem à evidência do que testemunhavam, porque davam maior valor às suas ideologias e às suas tradições antigas.

Assim, perderam a oportunidade única de um encontro de fé com o senhor, que lhes daria a salvação, a paz e a vida eterna.

Senhor, não permita que nós percamos o momento oportuno da salvação que nos oferece, fechando o nosso coração para a bondade, a misericórdia e a compaixão.

Que a caridade sempre prevaleça sobre as nossas certezas pessoais e sobre as leis da sociedade, e que a fraternidade não seja sacrificada jamais pela indiferença e pelos nossos preconceitos.

 

Maria santíssima, Mãe e senhora nossa, nós queremos ser curados e ser salvos. Dê-nos a sua humildade, para que possamos seguir seu Filho com fidelidade, num anseio de constante conversão ao Reino de Deus, tal como encontramos nos Evangelhos, sem medo de permitir que eles modifiquem nossas ideias e nossas certezas. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na sinagoga, outro conflito entre os fariseus e Jesus. Aferrados à observância do sábado, eles têm visão curta para a realidade e são insensíveis às necessidades das pessoas. No caso, um homem com mão paralisada. Jesus dispara uma pergunta tão adequada, que a assembleia emudece: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou matar?”. A resposta é óbvia, mas os fariseus não querem comprometer-se. Calam-se, mas no seu interior tramam a eliminação de Jesus, que tem boas razões para ficar indignado: “por causa da dureza do coração deles”. Não beneficiam o ser humano enquanto estão apegados a uma lei caduca, desumana. Não querem deixar livre um pregador que defende a pessoa, libertando-a das opressões ideológicas e sociais.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,1-6 - O bem da pessoa em primeiro lugar

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

No Evangelho de hoje, vemos Jesus atento às necessidades do ser humano. Olha ao seu redor e vê um homem com a mão paralisada, seca. Os críticos observam Jesus, Ele chama o homem para o meio, o traz para a inclusão social. Todos podiam testemunhar sua deficiência. E Jesus atua em favor do necessitado…

 

Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta-me para o chamado que Deus me faz e dá-me coragem para responder-lhe com o serviço aos irmãos. Amém.

 

Oremos: Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, torna-me acolhedor/a das necessidades de meu próximo. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Observe as atitudes e os sentimentos de Jesus diante da conduta de cada um: há os que simplesmente observam, os que o criticam e o necessitado que acolhe a graça da cura.

 

O Evangelho de hoje é um convite para fazer o bem em todas as circunstâncias, onde a necessidade humana o exigir. Tirar o ser humano da margem e colocá-lo no centro da vida perturba quem vê o mundo e a sociedade a partir de si mesmo. E o olhar de Jesus se torna irado e se entristece diante do egoísmo que endurece o coração humano.

 

O olhar de compaixão que Jesus tem para com a pessoa fortalece nos discípulos a compreensão da novidade que o Filho de Deus veio trazer. O que importa e o que é sagrado aos olhos do Pai? Jesus coloca esta pergunta na “mão seca” do homem, bem no centro das atenções – pergunta que deixa os opositores em silêncio, porque responder a ela os compromete.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Faça a sua meditação, mantendo em mente o comportamento de Jesus. Deixe-se conduzir pela Palavra de Deus, escutando o que evangelista quer ensinar com este relato.

Como é sua atitude quando a Lei se contrapõe à vida do ser humano?

“Levanta-te e vem para o meio”. Não encontramos no Evangelho curas que Jesus tenha operado sem a participação do ser humano.

Você quer a graça de alguma cura? Levanta-te, estende a mão, interaja com os apelos que Deus lhe faz…, não espere que tudo caia do céu por milagre.

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a Ele suas preces e as realidades que você deseja que Ele transforme.

 Se desejar pode concluir com esta oração: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP