quarta-feira, 20 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá do que é meu e vo-lo anunciará. - (Jo 16,12-15)




Os três anjos que visitaram
Abraão são símbolo da Trindade

Ícone ortodoxo de Anfrei Rublev
– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – 
– P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 20 DE MAIO de 2020 (quarta-feira) 141º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
NUNCA INICIE UM NEGÓCIO APENAS PARA “FAZER DINHEIRO”. INICIE UM NEGÓCIO PARA FAZER A DIFERENÇA.
(Marie Forleo)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA NACIONAL DO PEDAGOGO
DIA MUNDIAL DA METROLOGIA
DIA MUNDIAL DO UÍSQUE
DIA NACIONAL DOS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
DIA NACIONAL DO MEDICAMENTO GENÉRICO
DIA INTERNACIONAL DAS PROVAS CLÍNICAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campina do Monte Alegre - Piedade (São Paulo) ■Morro da Fumaça (Santa Catarina) ■Bonito - Brejo da Madre de Deus - Itambé - Nazaré da Mata - Rio Formoso (Pernambuco) ■Alta Floresta D'Oeste - Alvorada D'Oeste (Rondônia) ■Estrela - Herval -Herveiras (Rio Grande do Sul) ■Irauçuba - Itapiúna - Lavras da Mangabeira (Ceará) ■Palmas (Tocantins)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:FLAVIO APARECIDO PERES (Motoppar-PPA-Garça/SP) SANDRA MARIA F. OLIVEIRA MELLO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) NILCE MARA  BARBOSA  SILVA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) SERGIO INACIO DOS  SANTOS (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) KARINA MORETTI MIGUEL (Lions Clube de Bauru Estoril/SP) RENATA RIBEIRO DE QUEIRÓZ BONFIM (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) FLÁVIO ALVES DOS SANTOS (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) RONALD TRISTAO (Lions Clube de Matão /SP) CESÁR AUGUSTO VALSECCHI (Lavras/MG) JOSÉ ROBERTO DA CUNHA (Dataplace-Garça /SP) ADRIANA PAVARINI (Garça/SP)  EDUARDO BOSQUÊ SALUTTI (Garça/SP)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO BERNARDINO DE SENA
Bernardino (Itália, 1380-1444) sempre se preocupou com as classes menos favorecidas. Sua humildade e seu testemunho sincero da fé tornaram-no conhecido e amado pelo povo.
COLOMBA DE RIETI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Os intelectuais de Atenas, aferrados à sabedoria humana, escandalizam-se com o discurso de Paulo, que prega a ressurreição de Jesus. O Espírito da verdade, que nos reúne, nos ajude a tornar manifesto o projeto do Pai. 
– Oração 
PAI, CONCEDE-ME O ESPÍRITO QUE ME DÁ FORÇAS PARA ENFRENTAR E VENCER O MUNDO, E MANTER-ME FIEL A TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, ao celebrarmos solenemente a ressurreição do vosso Filho, concedei que nos alegremos com todos os santos quando ele vier na sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 20 de maio de 2020  4ª-feira da 6ª Semana da Páscoa –
– Liturgia da Palavra 
Aos atenienses, Paulo narra a história da salvação, convidando-os a passar da idolatria para a verdade plena, encontrada em Cristo ressuscitado. 

1ª Leitura (At 17,15.22-18,1) – Esse Deus que vós adorais sem conhecer, é exatamente aquele que eu vos anuncio.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 17,15 os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram. 22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: “Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais. 26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Somos da raça do próprio Deus’. 29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos”. 32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: “Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião”. 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1 Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 148
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.


– 20 de maio de 2020  4ª-feira da 6ª Semana da Páscoa 
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá do que é meu e vo-lo anunciará. - (Jo 16,12-15)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“O Espírito nos conduz à plena verdade”
Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará
(João 16,13)
Estamos na expectativa da graça do Espírito, e como precisamos viver com ansiedade espiritual! Olhe que graça é a ansiedade do espírito humano que anseia pelo Espírito Divino, que anseia pela graça que vem do Alto. É nesta ansiedade do Espírito que, realmente, clamamos: “Vinde, Espírito da Verdade”.

Precisamos ser conduzidos à verdade plena, porque tudo que conhecemos até agora são verdades parciais e relativas. Cada um têm verdades para os campos próprios da vida humana, da ciência, do conhecimento, da economia, seja do que for. Mas essas verdades se submetem a uma única verdade, d’Aquele que é o Criador e Senhor de todas as coisas, d’Aquele que detém a ciência sublime, sagrada e eterna. O Espírito que nos introduz e nos leva à plena verdade. Por isso, precisamos abaixar a cabeça, rendermo-nos ao Espírito e entregarmos nossa alma, nossos pensamentos e sentimentos para a verdade que vem de Deus.

O anseio pela vida no Espírito é o anseio de sermos conduzidos e dirigidos pelo Espírito para conhecermos a nossa própria vontade interior.

Muitas vezes, não nos conhecemos como deveríamos nos conhecer e como somos conhecidos por Deus. Temos um conhecimento superficial da nossa própria verdade e vivemos muitos enganos, ilusões a respeito de nós, dos outros e do mundo que nos cerca.

“Precisamos ser conduzidos à verdade plena, porque tudo que conhecemos até agora são verdades parciais e relativas”

Quem se conhece de forma superficial vive superficialidades e leva uma vida muito superficial. Os sentimentos enganam, as paixões iludem, somos pessoas que vivem bipolaridades na vida: hora, vivemos a mansidão, mas, de repente, partimos para a agressão; hora queremos ser as pessoas mais amorosas, mas, de repente, nos voltamos para o nosso egoísmo e individualismo, porque não nos conhecemos como deveríamos nos conhecer.

É mais fácil conhecermos e falarmos da vida dos outros, que também conhecemos sempre de forma superficial, de acordo com os nossos critérios, julgamentos, mas não nos conhecemos nem conhecemos o outro como, de fato, ele é.

O Espírito que clamamos e necessitamos é muito mais do que orarmos em línguas, falarmos em profecias, é o Espírito que prescruta a nossa alma para que nos conheçamos como somos conhecidos e para que, perscrutados pela graça de Deus, possamos nos curar, revigorar, rever-nos e vermos o mundo com outro olhar e outro prisma.

Nunca mais olharemos as pessoas com olhar de julgamento e condenação. Quando somos movidos pelo Espírito, o olhar da misericórdia, do amor e da compaixão movem o coração, que é transformado e movido pela graça de Deus que faz novas todas as coisas.

Deus abençoe você!


 Reflexão - O “depósito” da fé
 Direitos reservados Rev. D. Àngel CALDAS i Bosch
(Salt, Girona, Espanha)
Hoje— neste breve texto de São João— Jesus aparece, simplesmente, como Mestre. Sua preocupação máxima é "dizer-nos coisas". Coisas que salvam e que, de diferentes modos, foram preditas no Antigo Testamento. Mas sua entrega que tem que ser dosificada porque "agora não podes com isto". Às vezes não são verdades facilmente digeríveis. O Espírito da verdade "os guiará à verdade completa".

A acumulação das "coisas" que Jesus nos diz constitui o depósito da fé. Crer é, primariamente, conhecer. A Igreja nos convida a "raciocinar", a aprofundar o que nos "diz" Jesus Cristo. Se não há "raciocínio" que a aprofunde, se não há uma boa informação religiosa permanente, a fé se converte em discussões de café.

—Não me havia ocorrido, Senhor, que minha missa dominical é escutar coisas que Tu me "dizes". Não seria hora, Senhor, de colocar, em um lugar de honra de minha casa o "Catecismo da Igreja Católica"? Para ler, claro. Para estudá-lo!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os discípulos não estão em condições de compreender muitas coisas que Jesus teria a comunicar-lhes; tampouco podem assimilar o sentido profundo de sua morte. Só a entenderão após sua ressurreição (cf. Jo 2,22; 12,16). Quem vai auxiliá-los nessa tarefa é o Espírito Santo, que dirá toda a verdade que recebeu de Jesus: “Vai receber do que é meu e comunicará a vocês”. Receber de Jesus é como receber do Pai, pois “todas as coisas que o Pai tem são minhas”, afirmou Jesus. Desse modo, os discípulos de Jesus não ficam órfãos ou desamparados, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo estarão presentes e atuantes na vida e na missão de todo cristão. Basta que estes estejam abertos aos sinais dos tempos e ao Espírito Santo que os interpreta.

ORAÇÃO
Senhor e Mestre, sabemos que não estás sozinho, pois o Pai e o Espírito Santo estão unidos a ti, apoiando e dando continuidade à tua obra neste mundo. Concede a nós, cristãos, aprender a agir na tua Igreja e no mundo, em conformidade contigo, com o Pai e com o Espírito Santo. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 16,12-15 - O Espírito ensinará toda a verdade
Em honra à Santíssima Trindade,  rezamos,
com todos os internautas:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Assim, invocamos o Espírito de Verdade para rezar a Palavra:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?O que diz o texto?
Lemos, atentamente as palavras de Jesus em Jo 16,12-15:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e  vos anunciará é meu”.

Refletindo
Jesus fala da missão do Espírito: ensinar toda a verdade. A verdade consiste em transmitir o que Jesus quer que ele transmita a nós.
Jesus Mestre fala do Espírito que, na verdade, não vai anunciar coisas novas, mas vai nos conduzindo, levando-nos a compreensão sempre maior e atualizada da Palavra. Fala do futuro: "vai anunciar". Isto significa, neste texto, que vai anunciar de novo até que compreendamos e assimilemos a verdade que ele quer nos comunicar.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje?
É preciso que eu esteja atento/a ao Espírito Santo, que me coloque na condição de discípulo/a que escuta e acolhe  a verdade que é Jesus. Assim conheço também o Pai: “Tudo o que o Pai tem é meu”..
Meditando
Disseram os bispos, na Conferência de Aparecida: “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp 32).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda a Igreja, em louvor da Santíssima Trindade:

Trindade Santíssima
Pai, Filho e Espírito Santo
Presente e atuante na Igreja
E na profundidade do meu ser!
Eu vos adoro, amo e agradeço.
E pelas mãos de minha Mãe Santíssima
Ofereço-me, entrego-me e consagro-me
Inteiramente a vós
Nesta vida e na eternidade.
Pai Celeste
A vós me ofereço, entrego e consagro
Como "templo vivo", para ser santificado.
Maria, mãe da Igreja e minha Mãe
Vós que estais em íntima união
Com a Santíssima Trindade
Ensinai-me a viver em comunhão
Com as três Pessoas Divinas
A fim de que a minha vida inteira
Seja um hino de glória
Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém
(Pe. Tiago Alberione)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
“Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos.” (DAp 18). Durante o dia, vou repetir, abrindo meu coração: "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!