domingo, 21 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Foi tentado por Satanás, e os anjos o serviam. – (Mc 1,12-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 21 DE FEVEREIRO de 2021 (domingo) 052º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A NORMALIDADE É UMA ESTRADA PAVIMENTADA: É CONFORTÁVEL ANDAR, MAS NÃO CRESCEM FLORES.

(Vincent Van Gogh)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CONQUISTA DO MONTE CASTELO

DIA FESTIVO DO EXÉRCITO

DIA NACIONAL DO NATURISMO

DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO

DIA INTERNACIONAL DO GUIA DE TURISMO

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaicós (Piauí)Ipueira (Rio Grande do Norte)Ituporanga - São Carlos (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULO SERGIO ZAGO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) REGINA FERREIRA CROCIOLLI (Lions Clube de DRACENA Cinquentenário/SP)CLEUZA LOPES KOBAYASHI (Lions Clube de Novo Mundo /MSFERNANDO BARCELOS SILVA (Lions Clube de João Monlevade Sobral /MGAMAURY DA SILVA ROCHA (ELPA de Garça/SP)MARIO JOSÉ FAVINHA ANSELMO (Garça/SP)LUIZ KUNITA (Garça /SP)GEISSI MARIANO FERREIRA BONFIM (Macrocontábil Brandão - Garça/SP)IZABELA NOUGUES NUNES WARGAFTIG (Garça /SP)GABI BELINI (St. Albert/USA de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE GARÇAó1961ó60 ANOS(Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

Nossa Senhora Mãe da Eucaristia

SÃO PEDRO DAMIÃO

Santo Eustácio de Antioquia

SÃO Patério

SÃO Pepino de Lande

Beata Maria Henriqueta Dominici

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 “A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 1,12-15

Quaresma é tempo de deserto e conversão. Oração, trabalho, jejum. Experimente fazer um dia de deserto durante a Quaresma.

 

- Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias (Sl 90,15s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Na Quaresma, renovamos a aliança com Deus, dispondo-nos a fazer morrer o que é velho para que nasça o novo. Com Jesus somos conduzidos ao deserto pelo Espírito, para firmarmos nossa opção pela vida e vencermos as propostas do inimigo. Fortaleçamos nesta liturgia o compromisso com o Reino, tendo presentes os fragilizados pela pandemia.

– Oração 

 

VIVEI EM NÓS, JESUS, PELO VOSSO ESPÍRITO, PARA QUE VOS AMEMOS COM TODO O NOSSO SER E AMEMOS O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS, NO VOSSO AMOR.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 350

 

 

– 21 de fevereiro de 2021 1º Domingo da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Guiados pelo Espírito, abramos o coração para acolher a Palavra que nos recorda nosso compromisso de cristãos com o Evangelho do Reino. 

 

1ª Leitura (Gn 9,8-15) – Aliança de Deus com Noé, salvo das águas do dilúvio.  Leitura do Livro do Gênesis:

 

 8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras: 13ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. 14Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens. 15Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 25(24)

Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.

 

2ª Leitura (1Pd 3,18-22) – O Batismo agora vos salva.  Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

 

 Caríssimos: 18Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. 19No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, 20a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas – oito – foram salvas por meio da água. 21À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo. 22Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 21 de fevereiro de 2021 1º Domingo da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Foi tentado por Satanás, e os anjos o serviam.  – (Mc 1,12-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus.
O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus (Mt 4,4)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Conduzidos pelo Espírito de Deus, venceremos as tentações mundanas”

“O Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás” 

 (Marcos 1,12-13)

A observância quaresmal que todos nós estamos vivendo, neste tempo de graça, é, com certeza, para termos comunhão com a vivência quaresmal do Mestre Jesus. Conduzido pelo Espírito, Ele foi levado para o deserto. Precisamos também ser conduzidos pelo Espírito para o nosso deserto interior.

 

Muitas vezes, temos medo do deserto, mas esse é um lugar da purificação, lugar da renovação, lugar para entrarmos em comunhão com Deus e com as nossas realidades profundas, muitas vezes, desconhecidas por nós.

 

Deserto é o lugar do encontro, é o lugar de nos encontrarmos com as nossas realidades mais profundas, e por isso o deserto é o lugar da tentação, onde vamos entrar para o nosso interior e perceber quantos sentimentos e pensamentos acumulamos dentro de nós. Pensamentos tentadores e devaneios mentais. Quantos sentimentos guardados, sentimentos negativos, quantos rancores, quantas mágoas, quantas maldades ficaram sucumbidas dentro de nós!.

 

“Precisamos também ser conduzidos pelo Espírito para o nosso deserto interior”

 

O deserto como o lugar da tentação é, acima de tudo, o lugar da purificação, porque, muitas vezes, olhamos a tentação como se fosse a perdição. Não! A tentação é o momento da fortificação da alma e do espírito, a tentação é o momento de repelir o mal que está dentro e ao redor de nós.

 

Precisamos resistir à tentação, e o modo de resistir a ela é sermos fortalecidos pelo Espírito e pela graça de Deus. Jesus venceu as tentações conduzido pelo Espírito de Deus; agora, é difícil – ou até digo impossível – alguém vencer as tentações deste mundo sendo conduzido pelo espírito mundano, sendo levado pelo espírito da mundanidade que está presente em nós, nos nossos pensamentos e sentimentos. Enquanto tivermos essa mentalidade de pensar como o mundo, de agir como ele, vamos só sucumbir nas tentações e nos conformar com elas em nossa vida.

 

A mentalidade mundana do egoísmo, do individualismo; a mentalidade mundana do prazer pelo prazer; a mentalidade mundana do consumismo e da vaidade; a mentalidade mundana da ganância; a mentalidade mundana que nos leva a colocar o “deus dinheiro”, o “deus prazer” e o “deus poder” acima do Deus único e verdadeiro, que é Aquele que nos criou.

 

Precisamos ir para o deserto, a fim de nos purificarmos dessa mentalidade que nos faz sucumbir neste tempo que estamos vivendo, porque uma vez Jesus fortalecido no Espírito, Ele saiu para pregar, saiu para anunciar que o Reino de Deus estava próximo, e precisamos nos converter a Ele. Que, ao vencermos as tentações com a graça e o poder do Espírito Santo, possamos nos converter, a cada dia, para o Evangelho de Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em poucos traços e com linguagem fortemente simbólica, o evangelista Marcos nos apresenta o que será a vida inteira de Jesus (o número quarenta representa totalidade). Movido pelo Espírito Santo, ele vai para o deserto, figura da sociedade judaica, palco de sua atividade missionária. Deserto é ambiente hostil, dificultoso, onde Jesus é tentado por Satanás, representante dos adversários do Reino de Deus. Estes não darão folga para Jesus realizar sua obra libertadora. O deserto é também o lugar que Jesus busca para rezar e ocultar-se da multidão que quer coroá-lo seu rei terreno, um ambiente favorável onde entreter-se com seus discípulos. Passando pelo deserto e superando as tentações, Jesus se apresenta, proclamando: “O Reino de Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no Evangelho”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, zeloso pregador do Evangelho, durante tua missão na terra, não ficaste livre das tentações dos adversários do Reino. No deserto, entre as feras, contaste com a presença eficaz do Espírito Santo, e os anjos te serviam. Dá-nos, Senhor, força e sabedoria para não cairmos em tentação. Amém..

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 1,12-15 - Conversão e fé - 1º Domingo da Quaresma

 

Oração Inicial

Neste primeiro domingo da Quaresma, Jesus nos faz um convite: “Convertei-vos e crede na Boa Nova”. O anúncio da Boa Nova começa justamente por “convertei-vos”. Converter-se é voltar o olhar, o coração, a vida toda para Jesus. Confiemos na presença do Espírito Santo. O mesmo Espírito que fez Jesus sair para o deserto nos conduz e fortalece na nossa caminhada quaresmal.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Evangelho: Mc 1,12-15 Logo depois, o Espírito o fez sair para o deserto. Lá, durante quarenta dias, foi posto à prova por Satanás. E ele convivia com as feras, e os anjos o serviam. Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa-Nova de Deus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova”.

 

Leia o Evangelho novamente fazendo pequenas pausas para repetir as palavras que mais chamam sua atenção. Quais são as palavras ditas por Jesus? O que lembra o deserto? Que experiência Jesus vive no deserto? O que quer dizer “o Reino de Deus está próximo”?

 

“O deserto é lugar, por excelência, de encontro com Deus e consigo próprio; lugar de purificação. Relembra a caminhada do Êxodo. Os 40 dias recordam os 40 anos do Povo de Deus no deserto, rumo à Terra Prometida. O deserto fica entre a escravidão e a terra da promessa. Como no Livro de Jó, o tentador aparece.

 

Ele é o Acusador dos irmãos, o Tentador. João fora preso, e Jesus inicia seu “noviciado”. A partir daí, começará a anunciar a Boa-Nova do Reino. A tentação não é mal. Ela é ocasião de mostrar a firmeza de nossa opção. No Pai-Nosso, pedimos que Deus não nos deixe cair na tentação. Por vezes, ela é muito forte e, por isso, suplicamos ao Pai: “Livrai-nos do mal”. Que ele nos ajude a desmascarar o inimigo.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Mantenha-se em silêncio por alguns instantes e procure perceber o que o texto diz para sua vida. Deixe a Palavra de Deus encontrar espaço em sua vida. Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus. O que você compreende por tentações? Dê nomes às tentações mais comuns em sua vida.

 

Como ecoam em você as palavras de Jesus: “Convertei-vos e crede na Boa Nova”? O texto nos mostra o caminho a ser percorrido durante este tempo litúrgico: acolher a Boa Nova do Reino, que é o próprio Cristo, e viver em contínua conversão, voltando-nos – mente, vontade e coração – para o Senhor.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Peça ao Senhor a graça de viver com profundidade este tempo que a liturgia nos apresenta: a graça do encontro com o Pai misericordioso, a graça do despojamento, da humildade, da simplicidade do coração, da conversão pessoal. Reze também pela Igreja, que vive a Campanha da Fraternidade.

 

“Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e paz. Amém

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho pródigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.