sábado, 19 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.” - (Jo 21,20-25)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 19 DE MAIO DE 2018 (sábado) 139º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ISTO É UM SONHO, BEM SEI, MAS QUERO CONTINUAR A SONHAR.”
(Friedrich Nietzsche)

 Datas Comemorativas 
DIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO
DIA NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICO
DIA DO FÍSICO
DIA MUNDIAL DA DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO
DIA NACIONAL DA DOR DE CABEÇA
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alambari - Araçariguama - Arapeí  - Barra do Chapéu - Bertioga - Canitar - Dourado - Engenheiro Coelho - Estiva GerbiHortolândia - Potim - Ribeirão Grande - Saltinho - São Lourenço da Serra - Tuiuti (São Paulo) Pinheiro Preto (Santa Catarina) Rio Claro (Rio de Janeiro) Andaraí - Palmas de Monte Alto (Bahia) Santo Antônio do Descoberto (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   MARIA LÚCIA MUCILLO DE SOUZA (Garça/SP) BEATRIZ “Bia” TRAVENSOLO DE ALMEIDA (Leo Clube de Garça /SP) ANALU PEREIRA (prima Mogi das Cruzes/SP) PDG ANTONIO DEVITO (Lions Clube de Vera Cruz /SP) PDG ARTUR ANTONIO CHIEREGATTO (Lions Clube de Amparo/SP) MARCELO FRASCARELI QUEVEDO (Lions Clube de Pederneiras /SP) luzimabile de fátima gonçalves zaparolli (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio/SP) JOÃO BOSCO PEREIRA (Lions Clube de Dracena/SP) LUCINEIDE MARIA ROSSIM (Lions Clube de Murutinga do Sul/SP) MARCIA KIYOMI SHIBUYA SOARES DOS SANTOS (Garça/SP) ANDRÉ LUIZ DE  OLIVEIRA DIAS Garça/SP) JULIO CEZAR CASOLA (Garça/SP)

 Santo do Dia 
SANTO IVO HELÓRY DE KERMARTIN
SÃO PEDRO CELESTINO
SÃO CRISPIM DE VITERBO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Os discípulos unidos perseveravam em oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e os irmãos dele, aleluia! (At 1,14).
Ser cristão é seguir Jesus, mas nem todos o seguem da mesma forma e nem a todos ele faz as mesmas exigências. O essencial é a fidelidade ao evangelho, a qual envolve também o testemunho de tolerância religiosa.
Oração
PAI, COMO O DISCÍPULO AMADO, DESEJO ESTAR PERTO DE JESUS E SER AMADO POR ELE. SEJA O TESTEMUNHO DESTE AMOR SUFICIENTEMENTE FORTE PARA ATRAIR MUITOS OUTROS DISCÍPULOS PARA ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, conservar sempre em nossa vida e nossas ações a alegria das festas pascais que estamos para encerrar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
19 de maio de 2018 Sábado da 7ª semana da Páscoa
Conduzido pelo Espírito Santo, a Igreja assume com coragem a missão de anunciar o reino de Deus, empenhando-se para que todos se tornem seguidores de Jesus.

 1ª Leitura - (At 28,16-20.30-31) -Paulo ficou em Roma pregando o Reino de Deus.Leitura dos Atos dos Apóstolos:

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e assim fui entregue às mãos dos romanos. 18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”. 
30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 102 (103)
Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

Evangelho do dia
19 de maio de 2018 Sábado da 7ª semana da Páscoa
"Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. - (Jo 21,20-25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar? ” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste? ” 22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? ” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor:Texto de Antônio Carlos Santini,
da Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia/       
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada
Tu, segue-me! (Jo 21,20-25)
É impossível, de fato, ignorar o visível contraste entre Pedro e João. O velho pescador extrovertido e o quase adolescente tímido. O seguidor cheio de impulsos e o discípulo que ama. Dentro do grupo extremamente heterogêneo dos Doze, o próprio Pedro tem consciência de suas diferenças.

É mesmo possível que tenha havido alguma polêmica entre os primeiros cristãos acerca do primado de Pedro, levando-se em conta o alto prestígio de que o apóstolo João gozava entre as Igrejas do Oriente, ainda que nada disso transpareça no texto do próprio evangelista.

Sem dúvida, existe uma clara antítese entre Simão Pedro, recuperado depois da tríplice negação, e o discípulo que Jesus amava, o qual jamais se afastou e permanecera fiel até a cruz do Calvário. “Mas a antítese não quer dizer antagonismo - garante André Scrima. É simplesmente um caminho aberto para penetrar nas profundezas e conhecer aquele que se revela.”

Nesta última cena do 4ºEvangelho, Pedro se preocupa com João: - “O que vai ser dele?” A resposta de Jesus mostra a Pedro que esta preocupação é desnecessária, mas a tarefa que cabe ao velho pescador é não mais se desviar do Mestre: “Tu, segue-me!” O mesmo imperativo do primeiro encontro com os discípulos é, agora, repetido na última cena do Evangelho: “Segue-me!” (Cf. Mt 4,19; M 1,17)

Os antigos autores espirituais sempre insistiam na “sequela Christi” – o seguimento de Cristo. Esta é a síntese do cristianismo: seguir Jesus, guardar suas palavras, imitar seus gestos, tornar-se outro Cristo. Cristificar-se. “Amai-vos como eu vos amei.” (Jo 15,12) “Dei-vos o exemplo para que façais assim como eu fiz para vós.” (Jo 13,15)

Em sua 2ª Carta, Pedro chama a atenção dos fiéis para a importância desse chamado do Senhor: “Cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis”. (2Pd 1,10)

Orai sem cessar: “A minha alma te segue de perto!” (Sl 63,9)

ReflexãoTradição e Sagrada Escritura
AUTOR Rev. D. Fidel CATALÁN i Catalán 
(Terrassa, Barcelona, Espanha)
Hoje — lemos a parte final do Evangelho de S. João. O Senhor ressuscitado aparece aos seus discípulos e renova-os no Seu seguimento. Seguidamente encontramos o texto que hoje proclamamos. A figura do discípulo amado é central. O texto ajuda a dar um elemento de continuidade à experiência dos Apóstolos [a Tradição].

“Se eu quero que ele permaneça até que eu venha” pode indicar esta continuidade. O discípulo amado converte-se em testemunha de tudo na medida em que tem consciência de que o Senhor permanece com ele. Esta é a razão pela qual pode escrever [Sagrada Escritura] e a sua palavra é verdadeira, porque descreve com a sua pena a experiência contínua daqueles que vivem a sua missão no meio do mundo, experimentando a presença de Jesus Cristo.

—Senhor, cada um de nós pode ser o discípulo amado na medida em que nos deixemos guiar pelo Espírito Santo, que nos ajuda a descobrir esta presença.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Medito! Deus me criou por Amor!
Por Amor se fez ser humano igual a nós!
Por Amor enviou o Espírito que me santifica!
Por Amor Jesus permanece comigo na Eucaristia!
 Como a Pedro Ele me pergunta se O amo de verdade, de coração sincero!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 21,20-25 - Quem ama, aproxima as pessoas de Jesus
Preparo-me, com todos os internautas,  para a Leitura Orante,
recordando o que disse Bento XVI:
 “A oração é o caminho silencioso que nos conduz diretamente ao coração de Deus;
é o respiro da alma que nos doa paz nas tempestades da vida”.
Assim invoco o Espírito: 
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 21,20-25, e observo pessoas, palavras, relações.
Então Pedro virou para trás e viu que o discípulo que Jesus amava vinha atrás dele. Este era o mesmo que estava ao lado de Jesus durante o jantar da Páscoa e que havia chegado para mais perto dele e perguntado: "Senhor, quem é o traidor?" Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus:
- O que diz, Senhor, a respeito deste aqui?
Jesus respondeu:
- Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso? Venha comigo!
Então se espalhou entre os seguidores de Jesus a notícia de que aquele discípulo não ia morrer. Mas Jesus não disse isso. Ele apenas disse: "Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso?"
Este é o discípulo que falou destas coisas e as escreveu. E nós sabemos que o que ele disse é verdade. Ainda há muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.
Refletindo
Neste texto que é o final do Evangelho de João, é recordado o discípulo amado – João – como modelo dos seguidores de Jesus. O discípulo amado é aquele que também ama e, por amar, conduz as pessoas a Jesus.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Posso me comparar a João? Amo a Jesus e levo outras pessoas por este mesmo caminho?  
Meditando
 Disseram os bispos em Aparecida:
  "O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identificanos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais; e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida nEle”.(DAp 137. )
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e concluo com a Oração da Unidade:
Pai Nosso que estais nos céus.... e ao Espírito Santo:
Ao Espírito Santo ( pedindo-lhe os dons)
Ó Espírito Santo,
por intercessão da Rainha de Pentecostes,
cura a minha mente da irreflexão, ignorância, carências,
dureza, prejuízos, erros, perversões,
e concebe em mim a Sabedoria de Jesus- Verdade em tudo.
Cura a minha sensibilidade da indiferença, desconfiança
e más inclinações, paixões, sentimentos, afetos,
e concebe os gostos, sentimentos, inclinações de Jesus-Vida, em tudo.
Cura a minha vontade   da inércia, superficialidade,
inconstância, inveja, obstinação, maus costumes,
e concebe Jesus Cristo-Caminho em mim.
Eleva divinamente em mim: a inteligência com o dom do Intelecto,
a sabedoria com o dom da Sabedoria,
a ciência com o a Ciência,
a prudência com o Conselho,
a justiça com a Piedade,
e Fortaleza com o dom da Força Espiritual,
a temperança com Temor de Deus.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é aquele sugerido pelos Bispos da América Latina:
 “O compromisso missionário de toda a comunidade. Ela sai ao encontro dos afastados, interessa-se por sua situação, a fim de reencantá-los com a Igreja e convidá-los a novamente se envolverem com ela.” (DAp 226,d).
Bênção
Que o Senhor Deus os abençoe e proteja,
encha seus corações de ternura e suas almas de alegria,
seus ouvidos de música e suas narinas de perfume,
suas línguas de canções que levem esperança.

Que Jesus Cristo, a água viva, esteja atrás de vocês como proteção,
diante de vocês como guia, ao seu lado como companhia,
dentro de vocês como consolo, sobre vocês como bênção.

Que o Espírito doador de vida sopre sobre vocês
para que seus pensamentos sejam santos,
atue em vocês para que seu trabalho seja santo,
impulsione seus corações para que amem o que é santo,
fortaleça-os para que defendam o que é santo.

Que Ele habite em seus corações, regando sua secura e derretendo sua frieza,
que Ele alimente no mais profundo de suas almas o fogo do seu amor
e conceda a vocês uma fé verdadeira, uma esperança firme
e um amor sincero e perfeito.