sábado, 18 de dezembro de 2021

■COMECE O DIA FELIZ! ■ Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi. – (Mt 1,18-24)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 18 DE DEZEMBRO de 2021 (sábado) 352 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A INSPIRAÇÃO QUE VOCÊ PROCURA JÁ ESTÁ DENTRO DE VOCÊ. FIQUE EM SILÊNCIO E ESCUTE."

(Rumi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DOs ImiGRANTES (migrantes)

DIA NACIONAL DO MUSEÓLOGO

DIA DO mergulhador  

DIA DO muffin  

DIA da Língua Árabe  

DIA dos Bolinhos Assados  

DIA da Fundação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis

DIA da Fundação da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói-RJ

DIA da Fundação do Aeroporto Mário Ribeiro em Montes Claros-MG

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sete Barras (São Paulo) Coronel Bar - Crissiumal - Getúlio Vargas - Horizontina - Não-Me-Toque - Roca Sales (Rio Grande do Sul) Conceição do Coité - Lençóis (Bahia) Ribeirópolis (Sergipe) Guarujá do Sul (Santa Catarina) Roteiro (Alagoas) Arapoti (Paraná)Aruanã - Rianápolis (Goiás) Ferreira Gomes - Laranjal do Jari - Tartarugalzinho (Amapá) Alta Floresta - Colíder (Mato Grosso) Altaneira (Maranhão) Santa Rita do Pardo (Mato Grosso do Sul) Condado (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FABIO BONASSA (Lions Clube de Garça /SP SUBHI AHMAD KALIL ABU KALIL (Lions Clube de Marilia /SP) SALVADOR SANCHEZ (Clube de Leones Mexicali-DBC /México) CRISTIANO POLICINANI DA SILVA (Empresário - GARÇA /SP) ALEXANDRE GIGUEIRA DE BASTOS BENTO (Advogado - GARÇA /SP) EDISON DOS REIS PIRES (MOTOPPAR-Maceio /AL) ACACIO VIASSELI (Garça /SP) APARECIDA AMELIA TRAVENSOLO (Garça /SP)  OSVALDO ARAUJO  MESQUITA JUNIOR (Garça /SP)  VLADIMIR MARTINS (Garça /SP)  ALESSANDRO PELEGRINE MINHO (Bagé /RS) Jaira Achiles  (Garça /SP) PE ROQUE HILÁRIO SIEBENEICHLER (Vigário Paroquial das Paróquias São José de Osvaldo Cruz, São Benedito de Sagres e São João Batista de Salmourão/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS: LUCINÉIA (NÉIA) TRAVENSOLO MANSANO e JACY MANSANO ó1976ó45 ANOS ó (Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP)VANESSA XAVIER SOUZA e PDG EDSON FRANCIS DA SILVA SOUZA ó2005ó16 ANOS ó (DLC11-Lions Clube de Itaperuna Centenário /RJ) LUCIA HELENA e PEDRO MARTINÊZ JUNIOR ó (Lions Clube de TUPÃ/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL: Frei Airton Carlos Grigoleto (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP) Frei Clóvis Lázaro BABOSA (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE Garçaó1960ó61 ANOS (Distrito LC 8)LIONS CLUBE DE Itaperuna Centenárioó1999ó22 ANOS (Distrito LC 11)

 

 

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DO Ó

NOSSA SENHORA do bom Parto

NOSSA SENHORA do Paraíso

São GRACIANO

■ São Malaquias

■ São Rufo

■ São Zózimo

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ele será chamado pelo nome de Emanuel – Mt 1,18-24

 

 

O Messias, que João apontou como o Cordeiro esperado, virá como nosso rei.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

As promessas divinas se cumprem na pessoa do Messias, que “reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra”. Preparemo-nos devidamente para acolher nosso rei e salvador, Jesus Cristo.

 

– Oração 

 

PAI, AJUDA-ME A CONTEMPLAR TUA AÇÃO MARAVILHOSA EM RELAÇÃO À CONCEPÇÃO DE TEU FILHO JESUS. QUE EU RECONHEÇA NELA TUA OFERTA GRATUITA DE SALVAÇÃO PARA TODA A HUMANIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus todo-poderoso, concedei aos que gememos na antiga escravidão, sob o jugo do pecado, a graça de ser libertados pelo novo natal do vosso Filho, que tão ansiosamente esperamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

    Últimos dias antes do Natal - 18 de dezembro do Advento sábado da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

Iluminado por Deus, José compreende a gravidez de Maria e a recebe como esposa. 

 

1ª Leitura (Jr 23,5-8) – Suscitarei a Davi um rebento justo.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias

 

5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 72(71)

 

Nos seus dias a justiça florirá

e paz em abundância, para sempre.

 

 

– Últimos dias antes do Natal - 18 de dezembro do Advento sábado da 3ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.  (Mt 1,18-24)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó guia de Israel, que no monte do Sinai orientastes a Moisés, / oh, vinde redimir-nos com braço estendido! 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Contemple a ação que Deus realizou no ventre de Maria”

 

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo”

(Mateus 1,20).

Olhemos, hoje, para José, esse homem justo, temente a Deus, um verdadeiro homem de Deus. É importante compreendermos que nem José compreendeu aquilo que Deus realizara em Maria, afinal de contas, ela estava prometida em casamento a ele, mas, antes disso, Maria ficou grávida por obra e por ação do Espírito Santo. Humanamente, como podemos compreender, se não nos submetermos a essa ação maravilhosa de Deus na Sua serva, a Virgem Maria!

 

Muitas vezes, não compreendemos os desígnios de Deus, a ação de Deus, Sua mão e graça. Muitas vezes, ficamos até perdidos diante dos acontecimentos e dos fatos que não compreendemos, que não entendemos. É preciso, aqui, a submissão na oração e no silêncio da escuta. O que fazer? Colocarmo-nos nas mãos de Deus, deixar que a Sua sabedoria, que a Sua luz e o Seu Espírito Santo nos levem à compreensão, para que não sejamos levados pelos sentimentos do coração, os quais, muitas vezes, são sentimentos e pensamentos equivocados.

 

“A relação de Maria com a Trindade, com Deus Uno e Trino, é plena. Ela se torna toda de Deus na sua humanidade”

 

Se somos pessoas orgulhosas e soberbas, é mais difícil ainda compreendermos e entendermos a verdade, porque nos deixamos levar pelos pensamentos que vem a nossa mente.

 

José submete o seu pensamento e o seu coração à ação divina; e a ação divina através de um sonho, através do Anjo do Senhor, manifesta-se a José e revela a verdade que ele não conhecia. A primeira coisa: “José, não tenhas medo de receber Maria”. O medo se apoderou daquele homem que viu a sua esposa grávida, mas não por ação dele. Como compreender isso? A graça de Deus, que foi única na vida de Maria, é agora a graça de Deus que também traz a sabedoria a José. “José, é por ação do Espírito Santo que ela concebeu, é pela ação do Espírito Santo que ela engravidou”. Por isso, todo o medo, temor, receio e toda aflição que tomavam conta do coração de José são, agora, tomados pela graça do Senhor que ilumina e direciona o seu coração.

 

Até hoje, muitos irmãos, até cristãos, não compreendem o que Deus realizou em Maria. O que nela se realizou não se realizou em criatura humana alguma. Ela é bendita entre todas as mulheres, porque a filha do Pai foi tomada pelo Espírito Santo de Deus como esposa, e nela gerou Jesus, nosso Salvador.

 

A relação de Maria com a Trindade, com Deus Uno e Trino é plena, ela se torna toda de Deus na sua humanidade. Por isso, o que nela se realiza é sublime e divino. É preciso submeter-se a Deus para poder contemplar aquilo que Ele realiza nesta mulher escolhida entre todas.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois de apresentar a genealogia de Jesus, o Evangelho de Mateus anuncia a gravidez de Maria. Ao constatar que sua futura esposa estava gestante, José fica em dúvida sobre como agir diante disso, mas o anjo do Senhor lhe esclarece tudo o que está acontecendo com ela. José, homem justo, aceita a revelação do anjo e acolhe Maria. Jesus vem a nós pela ação do Espírito de Deus e a acolhida do ser humano. Deus age, mas espera a abertura da pessoa para acolher sua proposta. Para que essa ação de Deus se concretize, é necessário que as três personagens entrem em harmonia: o Espírito Santo, que gera, Maria, que dá à luz, e José, que dá o nome ao filho que vai nascer. Com isso, o milagre da vida acontece. Precisamos nos deixar engravidar pelo Espírito de Deus e assim gerar o projeto de Jesus.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Deus-conosco, bendito seja Deus por tua Mãe, Maria, que ficou grávida de ti por obra do Espírito Santo. Bendito seja Deus também por José, que, iluminado pelo mesmo Espírito, manteve-se fiel companheiro de Maria e compreendeu o mistério divino que nela se realizava. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 1,18-24 - José acolhe Maria e Jesus

 

Oração Inicial


Já estamos na 3ª semana do Advento, nos aproximando do Natal. Neste início da nossa oração, peçamos a Deus que renove em nós o dom da escuta.

A exemplo de Maria e José, coloquemos em primeiro lugar a vontade do Senhor.

 

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Em silêncio e com bastante atenção, faça a leitura do Evangelho de hoje. Observe as ações e as falas dos personagens?

 

“Quando se aproxima o Natal, Mateus nos convida a uma profunda reflexão sobre a fé. Maria tinha outros planos e, em sua vida, acontece um verdadeiro furacão. Ela conhecia as milenares profecias, e também implorava pela vinda do Salvador. Diante da proposta de ser mãe do Messias, ela hesita um instante, mas responde corajosamente com seu “sim”, na penumbra da fé. Esta mesma fé fez com que José aceitasse os quase incompreensíveis desígnios de Deus. José e Maria eram oficialmente noivos; cada um vivia em sua casa, e os esponsais aconteceriam um ano depois. Deus quis assumir nossa história, nossa carne. Maria e José se situam na encruzilhada da história. Eles responderam com o “sim” incondicional da fé.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? O que você escutou da Palavra de Deus? Que versículo mais o(a) tocou? A partir do que você escutou do Senhor, procure fazer uma ligação entre o texto bíblico e sua vida. Leia-o novamente, se sentir necessidade. À semelhança de Maria e José, devemos acolher as manifestações e apelos de Deus. Perseverar na fé mesmo diante do obscuro e do sofrimento.

 

 3.Oração (Vida)

“Ó Jesus, divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos. Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço pelo dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de ser discípulo(a) de tua Palavra!

 

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.