terça-feira, 7 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. – (Mt 18,12-14)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 07 DE DEZEMBRO de 2021 (terça-feira) 341 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA."

(John Philpot Curran)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Dia NACIONAL DA SIVICULTURA

Dia do Cirurgião Plástico

Dia da Infâmia

Dia MUNDIAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ONU)

Dia do Algodão Doce

Dia da Memória de Pearl Harbor

Dia da Solidariedade Com o Timor-Leste

Dia da Fundação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Brasília-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Birigui - Mongaguá (São Paulo) Duque Bacelar (Maranhão) Ipiranga do Piauí (Piauí) Ipiranga (Paraná) Angelina - Barra Velha - São José do Cerrito (Santa Catarina) Santo Amaro das Brotas - Tobias Barreto (Sergipe)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ITAMAR TRAVENÇOLO (pai da CAL. Alessandra-Garça /SP) PAULA MIRALLA GUIMARÃES LIMA  (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais PM de Garça /SP) Lázaro  de Assunção (Lions Clube Ilha Solteira /SP) RUBENS AMORIM DE OLIVEIRA (Lions Clube de Andradina Sul /SP) GILMAR GHEZZI (PDG-LC3-Lions Clube de Campinas Norte /SP) RUSIA SILVA  (Lions Clube Santo André Centro /SP) JULIANA LUCIENE PAVAN (Ibitinga /SP)Alweid Bosquê Saker (GARÇA /SP)  Francisco (CHICÃO) Ferreira (GARÇA /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: )BENEDITA (LILÁ) CILSA G. DE FREITAS e EDUARDO APARECIDO DE FREITASó1991ó30 ANOSó (Lions Clube de Garça/SP)  VERA LUCIA DA SILVA HERREIRA e FERNANDO HERREIRAó(Lions Clube de BAURU BELA VISTA /SP) ELENIR AP. BARBOSA ADORNI e ADILSON ADORNIó1990ó31 ANOSó(Garça /SP) ROSELI VEIGA MARTINS e AYRTON DOGLAS MARTINSó1991ó30 ANOSó(Equipe Nossa Senhora Setor de Marilia /SP) MARIA LUCIA CHACON LOZANO e JOSE LOURENÇO LOZANOó (Lions Clube de Duartina /SP)SONIA MARIA TAIETTI  FERREIRA e ALMIR  SAVIO  FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP) ROSE ROSANGELA RODELA e GUSTAVO RODELA ó2007ó14 ANOSó(GARÇA /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE RJ RECREIO DOS BANDEIRANTESó1987ó34 ANOS (Distrito LC 1)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO AMBRÓSIO

Ambrósio (Alemanha, 340-397), foi aclamado pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida é autor de célebres textos liturgicos e pai da liturgia ambrosiana.

SANTa MARIA JOSEFA ROSSELLO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 18,12-14 - O que fazer com o que se perdeu?

 

 

Ó nações, escutai a palavra do Senhor; levai a boa-nova até os confins da terra! Não tenhais medo: eis que chega o nosso salvador (Jr 31,10; Is 35,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Ambrósio nasceu na Alemanha em 340 e faleceu na Itália em 397. Após o batismo na idade adulta, foi ordenado presbítero e bispo. Lutou com firmeza contra o paganismo e a decadência da sociedade. Pai dos pobres e benfeitor dos oprimidos, tinha dotes de administrador e homem de governo. Reformou a liturgia e escreveu hinos religiosos para o povo. Aprendamos, com esse dedicado pastor, a ser desapegados dos bens terrenos e generosos com os irmãos mais necessitados.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME DISPOSIÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA AS EXIGÊNCIAS DO REINO, ASSUMIDAS COMO EXPRESSÃO DE MINHA FÉ SINCERA EM TEU FILHO JESUS. QUE FIQUES SEMPRE FELIZ COM A MINHA CONVERSÃO E NÃO ME ABANDONE NUNCA EM MINHAS FRAQUEZAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes o bispo santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                        07 de dezembro de 2021 3ª feira da 2ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

A ovelha perdida vale tanto quanto as demais noventa e nove. Esse modo de calcular revela o verdadeiro rosto de Deus. Deixemo-nos tocar pela consolação do seu amor, que nos chega por sua Palavra. 

 

1ª Leitura (Is 40,1-11) – Deus consola o seu povo.  Leitura do livro do profeta Isaías:

 

1Consolai o meu povo, consolai-o! – diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”. 6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “O que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor, ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa-nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa-nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina; eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 95(96)

 

Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

 

 

– 07 de dezembro de 2021 3ª feira da 2ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.  (Mt 18,12-14)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Está perto o dia do Senhor, / ele mesmo virá para salvar-nos! 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Busquemos as ovelhas que estão distantes de Deus”

 

“Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”

(Mateus 18,14).

É muito importante termos a ciência e a consciência de que cada ovelha é importante para Jesus. Eu sou importante, você é importante, nós somos importantes, o seu irmão que está na sua casa, o seu filho, o seu marido, a sua esposa, o seu colega de trabalho, o seu funcionário, o seu patrão, aquele irmão que está perdido, aquele que está jogado nas ruas por onde nós passamos. Mas, muitas vezes, nós criamos a marginalidade religiosa, onde algumas pessoas são as “escolhidas por Deus” para serem salvas, e as outras são as “condenadas”, as coitadas. E nós lamentamos por elas, mas não fazemos nada por elas.

 

Deus não, Deus não está contente com as 99 ovelhas que têm, e uma está perdida e largada. Deus é um pai que tem juízo. E uma mãe que tem juízo nunca diz: “Tenho três filhos comigo. Aquele que saiu não tem importância, o importante é que tenho três”. Não! Para uma mãe, um filho é tão importante quanto os outros três, quanto os outros quatro, porque são únicos.

 

“É hora de nos voltarmos para as ovelhas que estão distantes e perdidas, porque não é uma ovelha”

 

É único o filho que vive aquela dor, aquele sofrimento, aquela separação. Como para Deus, cada vida é única, por isso o Pai não deseja que se perca nenhum dos Seus filhos, porque todos eles têm importância para Ele.

 

Precisamos vencer esses tempos em que vivemos, tempos de paralisia em que nos conformamos com o que temos, [com a quantidade] de pessoas que estão na igreja. Há o padre que diz: “A minha igreja está cheia!”. É verdade, tem 500 pessoas na sua igreja! Mas há 20 mil fora dela. “Nossa, mas a Missa lá é boa, porque, numa missa só, tem duas mil pessoas!”. É verdade, duas mil pessoas! Mas as outras 100 mil nem passam na porta da igreja, e todas elas têm a sua importância.

 

Não desprezemos ninguém, não negligenciemos ninguém. É hora, meus irmãos, de nos voltarmos para as ovelhas que estão distantes e perdidas, porque não é uma ovelha [perdida], talvez nós tenhamos, hoje, as 99 bem distantes de Deus, do colo de Deus, do carinho e da proteção d’Ele.

 

Quando o Papa Francisco nos convoca a ser uma “Igreja em saída”, é porque precisamos sair mesmo da acomodação, da estagnação, da conformação, e irmos atrás de toda humana criatura, porque toda pessoa é importante para Deus.

 

No mundo em que vivemos, não! Nós criamos rótulos, pessoas mais importantes, mais influentes… Isso é do mundo, e a mentalidade mundana estraga a Igreja, estraga a nossa missão neste mundo. Para Deus, toda pessoa humana é importante!

 

Papa Francisco nos recordava a Igreja lá nos seus primórdios, quando ela parava porque um mendigo, um irmão de rua morreu. Hoje, nós olhamos pessoas que morrem e, muitas vezes, não têm importância nenhuma, significado nenhum. Pessoas estão sofrendo, estão passando por isso e por aquilo, estão sendo ignoradas. Não podemos negligenciar a nossa missão, não podemos negligenciar aquilo que é a nossa tarefa, o nosso apostolado neste mundo, precisamos buscar cada uma das ovelhas do Senhor, porque toda pessoa é importante!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nessa parábola da ovelha perdida, Jesus revela o verdadeiro rosto de Deus: um Pai que não se conforma com a perda de qualquer filho ou filha, por insignificante ou menor que possa parecer. Deixar as 99 ovelhas para ir ao encontro de uma que se perdeu revela a solicitude do pastor que não admite perder nenhuma ovelha. Jesus encarnou essa face do Pai, indo pessoalmente em busca dos pecadores, doentes, pobres e abandonados, os privilegiados de Deus. A lição de Jesus é dirigida à comunidade e, por que não, à sociedade: a primeira preocupação deve ser dada ao próximo abandonado e desprezado. O verdadeiro discípulo de Jesus não se conforma com a realidade de miséria e abandono em que muitos de nossos irmãos e irmãs se encontram e faz o que estiver ao seu alcance para recuperá-los para a vida.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, falas da alegria do homem que recupera uma ovelha que se extraviara do rebanho. Com essa imagem, nos ensinas como Deus fica satisfeito quando um pecador se converte e volta ao bom caminho, pois o Pai celeste não quer que se perca nenhum de seus filhos e filhas. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,12-14 - O que fazer com o que se perdeu?

Oração Inicial
Com todos que se encontram neste ambiente de oração, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a

 

Canção do Advento

 

Ó vem, Senhor, não tardes mais!

Vem saciar nossa sede de Paz!  

 

 1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,

Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

 

2.   Ó vem, como chega a chuva no chão  

Trazendo fartura de vida e de pão! 

 

3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  

Só tua palavra nos salva Senhor! 

 

4.   Ó vem, como chega a carta querida  

Bendito carteiro do Reino da Vida! 

 

5.   Ó vem, como chega o filho esperado  

Caminha conosco Jesus Bem amado! 

 

6.   Ó vem, como chega o Libertador  

Das mãos do inimigo nos salva Senhor r

( Zé Vicente)

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto Mt 18,12-14

 

O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.

 

Refletindo

Um problema que devem enfrentar os que seguem Jesus é o julgamento, ou seja, pensar que algumas pessoas estão irremediavelmente perdidas porque se afastaram. Na parábola de Jesus, o pastor deixa as 99 ovelhas que não se perderam  e vai procurar a ovelha que se perdeu. Ele quer dizer que veio ao mundo para salvar o que pensamos estar perdido. A comunidade, a Igreja, a família, o grupo que segue Jesus, não tem outra alternativa se constata que algum membro se extraviou. Como o pastor, o seguidor de Jesus, seu discípulo e missionário, deve fazer todo empenho para recuperar esta pessoa.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós?

Queremos seguir Jesus Cristo e para isto jamais poderemos nos  deixar dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar ou de excluir. Se alguém se afastou, devemos ir ao encontro desta pessoa e tentar ajudá-la, recuperá-la.

 

Meditando

Em Aparecida, os bispos disseram: "Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê n’Ele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo." (DAp 278b).

3.Oração (Vida)

O que o texto diz para nós?

O que o texto nos  leva a dizer a Deus?

Rezo o Salmo 23  e faço a Oração dos irmãos: Pai Nosso

 

Salmo 23

O Senhor é o meu pastor. Nada me falta.

 Em verdes pastagens me faz repousar;

para fontes tranquilas me conduz,

e restaura minhas forças.

Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.

 Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei,

pois junto a mim estás; teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo.

 Diante de mim preparas a mesa, à frente dos meus opressores;

unges minha cabeça com óleo, e minha taça transborda.

Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da minha vida.

Minha morada é a casa de Javé, por dias sem fim.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Hoje, vamos  olhar as pessoas com olhar de fraternidade e de acolhimento e pedir ao Senhor a graça de uma "contínua conversão". Queremos ir ao encontro de alguém que a nós "parece perdido".

 

Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica,

 que provém da gruta humilde de Belém,

invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:

para as crianças e os idosos,

para os jovens e as famílias,

para os pobres e os marginalizados.

Nascido para nós,

Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;

sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados.

Em nome do Pai...