segunda-feira, 17 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.” - (Mt 28,8-15)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 17 DE ABRIL DE 2017 (SEGUNDA-FEIRA) 107º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O MAIOR FEITO DE JESUS NÃO FOI RESSUSCITAR OS MORTOS, MAS É A CAPACIDADE DE RESSUSCITAR OS VIVOS.
(Padre Fábio de Melo)


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DA BOTÂNICA
DIA INTERNACIONAL DO HEMOFILICOS
DIA NACIONAL de Conscientização da Hemofilia
DIA NACIONAL de Luta Pela Reforma Agrária
DIA MUNDIAL do Malbec
DIA MUNDIAL DA LUTA CAMPONESA
DIA DO JUDÔ
DIA NACIONAL DO VENDEDOR-BALCONISTA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Sebastião do Alto (Rio de Janeiro) Manaus (Amazonas) Bacabal (Maranhão) Maripá - São José das Palmeiras (Paraná) Santa Leopoldina (Espírito Santo) Arroio do Padre - Santa Margarida do Sul - Taquara (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIANA CASALECCHI (prima Agudos/SP) GUILHERME SERAFIM (Garça/SP) REGINA CÉLIA JUNQUEIRA (Lions Clube de Adamantina /SP) MARIA IGNEZ BONATO DE TOLEDO (Lions Clube de Marilia /SP) CASSIA REGINA DA SILVA CASCONE (Lions Clube de Marilia /SP) MARA ADRIANA Z. GARCIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) JOSÉ GOMES DUBA DAS CHAGAS (Lions Clube de Franca Centro/SP) ELIDA FARIAS (Lions Clube de Bauru Sul/SP) DULCIRENE BEGHINE BATISTÃO (Dentista Garça/SPTABATA REGINA DAINEZE DE OLIVEIRA (Garça/SPMAURO MONTAVANELLI (Garça/SPMARCIO DE OLIVEIRA (Negro Stylo Garça/SP) DARCILEI FERREIRA BONATO (Centro Farma Garça/SPAMAURI CAMARGO MONACO (São Paulo/SP
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADRIANA RODRIGUES BIZULLI e ANTONIO REYNALDO BIZULLIó1993ó24 ANOS (EQ 10 ENS MÂE DA IGREJA do Setor de Garça /SP) ALCINIA PRESS GATTO DE FREITAS e BRUNO GATTO DE FREITAS ó( Lions Clube de Marilia/SP)


Santo do Dia
SÃO LUÍS SCROSOPPI
SÃO RICARDO
SANTA IRENE


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
A morte e ressurreição de Jesus é o acontecimento histórico que norteia a vida e o testemunho do cristão. Essa notícia foi vivida e anunciada com alegria, antes de tudo, pelas mulheres.
 Oração
PAI, FAZE-ME COMPREENDER QUE A RESSURREIÇÃO DE JESUS É OBRA DO TEU AMOR POR ELE E POR TODA A HUMANIDADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que fazeis crescer a vossa igreja, dando-lhe sempre novos filhos e filhas, concedei que, por toda a sua vida, estes vossos servos e servas sejam fiéis ao sacramento do batismo que receberam, professando a fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Segunda-feira - Oitava da Páscoa - 17/04/2017
A vitória de Cristo sobre a morte marca a nossa existência e a sua presença nos enche de alegria. A primeira missão que as mulheres receberam do Ressuscitado é anunciar que ele está vivo.

1ª Leitura (At 2,14.22-32) – “Não era possível que a morte o dominasse. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22”Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.
25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria’.
29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 15(16)
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Evangelho do dia
Segunda-feira - Oitava da Páscoa - 17/04/2017
Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão. - (Mt 28,8-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.
15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Ressuscitado traz alegria para nossa vida
Só é triste, desanimado, amargurado e azedo quem não se encontrou com o Ressuscitado!
De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés  (Mateus 28, 9).
Jesus Ressuscitado traz para o nosso coração todos os remédios que precisamos, traz vida e alento a tudo que está morto no meio de nós. A primeira coisa que precisamos deixar morrer em nosso coração é a tristeza.
A tristeza vem das incertezas, das inseguranças da vida, no qual não sabemos o que será da nossa vida. Quando nos encontramos com o Cristo ressuscitado a alegria deve tomar conta do nosso coração!
Não é uma alegria estéril nem histérica. Não é a alegria de estarmos sendo motivados por falsas ilusões ou coisas contraditórias. Mas é a alegria plena, alegria da vida, alegria da ressurreição de Cristo. É a alegria porque encontramos uma razão, um sentido para a nossa vida. É a alegria que vem do nosso encontro com Deus.
Quando alguém procura um tesouro e o encontra, quando alguém encontra uma coisa perdida, que alívio e alegria traz para o coração da pessoa.
Não encontramos um simples tesouro, não encontramos uma simples coisa que se perdeu. Encontramos a nossa vida perdida, a razão e o princípio fundamental da nossa vida. Encontramos a vida, porque a vida que Cristo nos trouxe ninguém mais pode nos roubar!
Podemos até perdê-la se não cuidarmos, mas o nosso cuidado é de fazer com que a nossa alegria seja plena. Deixe a alegria, que vem do Cristo Ressuscitado, invadir você. Permita que a alegria que vem do Cristo alegre a nossa vida, as nossas convivências, as nossas relações, a nossa fé.
Não podemos ir com “cara de túmulo” ao encontro do Senhor, não podemos deixar que a tristeza seja o nosso porta-retrato. A nossa face não pode expressar a amargura e quanto mais a decepção, porque não estamos anunciando um morto aos outros. Estamos anunciando o Cristo vivo e ressuscitado e isto deve ser com a maior alegria do nosso coração!
Não é questão de ficar sorrindo o tempo inteiro. Mas não dá para testemunhar para alguém o Cristo vivo se a alegria não invadir a nossa alma. A nossa evangelização, o nosso anúncio do Evangelho, a nossa proclamação para o outro deve ser da alegria de quem encontrou a vida.
Só é triste, desanimado, amargurado e azedo quem não se encontrou com o Ressuscitado. Alguns ainda estão no túmulo esperando Cristo ressuscitar, entretanto, Ele já ressuscitou e está no meio de nós.
Levemos a todos, onde quer que nos encontremos, a alegria da vida, do Cristo que está vivo e ressuscitado entre nós!
Feliz Páscoa para você!
Deus abençoe você!
Reflexão – “Mt 28, 8-15
 Direitos reservados: Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM 
(Barcelona, Espanha)
 
A ressurreição de Jesus, assim como a sua vida e a sua morte, tornou-se causa de divisão.
Os que não creem fazem tudo e usam de todos os meios para negarem o fato.
Apesar de saberem a verdade e as consequências que acarretariam suas mentiras, os sumos sacerdotes e os anciãos, que ouviram das únicas testemunhas do fato da ressurreição a narrativa do fato, pagam para que tudo fique oculto e a ressurreição seja negada.
Mas para quem nele crê, a ressurreição é motivo de grande alegria, é motivação para que a notícia seja espalhada rapidamente, mas principalmente é ocasião para o encontro pessoal com o ressuscitado.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como lidar com a insegurança, o medo das mulheres e a alegria da notícia da ressurreição?
- A maldade e a corrupção continuarão a existir sempre?
- É possível haver oposição sadia e honesta?
- Crendo na alegria da ressurreição, dá para vencer nossos medos?
- Jesus ressuscitado está vivo, está entre nós. Onde o encontramos?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Estamos na Oitava da Páscoa: a vida venceu a morte, Cristo ressuscitou!
Alegremo-nos e nele exultemos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Alegrai-vos!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, para compreender melhor sua mensagem. Durante a leitura, destaque os verbos e os personagens que aparecem no texto. No Evangelho de hoje, lemos o relato da ressurreição de Jesus: as mulheres vão ao túmulo, e lá o próprio Jesus vai ao encontro delas. Ao vê-lo, as mulheres sentiram uma grande alegria. Que outros elementos você identifica no texto? Qual é o seu tema central?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? A alegria do Ressuscitado impulsiona as mulheres ao anúncio de que Jesus está vivo. O que, no Evangelho de hoje, mais lhe chamou atenção? Que mensagem você sentiu que Jesus direciona a você? Leia o texto novamente e faça a sua meditação com a Palavra.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A ressurreição de Jesus é a vida nova que Deus nos dá, bem como nos dá a certeza da vida eterna. Faça a sua oração renovando a sua fé no Filho de Deus, com a oração do credo.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de vida nova em Jesus Cristo você deseja assumir hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.