quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A lâmpada, traz-se, para ser colocada sôbre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos. - (Mc 4,1-20)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A  
 GARÇA/SP, 31 DE JANEIRO DE 2019 (quinta-feira) 031º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUEM DESEJA VER O ARCO ÍRIS, PRECISA APRENDER A GOSTAR DA CHUVA.
(Paulo Coelho)

 Datas Comemorativas 
■ DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE
DIA MUNDIAL DO MÁGICO
DIA NACIONAL DAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL
DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO AMBIENTAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barbosa (São Paulo)Agua Comprida - Rio Vermelho - Tarumirim (Minas Gerais)Jiquiriçá (Bahia) Bom Retiro do Sul - Campinas do Sul - Campo Bom - Guarani das Missões Iraí - Santa Bárbara do Sul - Ijuí (Rio Grande do Sul) Envira - Nhamundá (Amazonas) Monte Alegre de Sergipe - Riachuelo (Sergipe) Mato Rico (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MATHEUS CASSOLA DE BARROS (New York/EUA)ROBERTO MANTOVANI (PDG LC5 - Lions Clube de São José dos Campos /SP)DARCY BARBOSA MOREIRA VILELA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)JOSÉ ROBERTO CORREA (Lions Clube de Agudos /SP)SEBASTIÃO CARLOS DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)ANTONIO XIMENES BENEVIDES (Lions Clube de Forteleza /CE)ROBERTO DA SILVA JÚNIOR (Garça /SP)VIVIANE CHIQUINI DE ARAUJO (Garça /SP)FABIANO MIZUKAMI (Garça /SP)  IsabelE Regina Ferreira Leite (RCG- Garça /SP)  Isabele CRISTina Ferreira BASSETO (Auditora Fiscal Prefeitura Municipal de Garça /SP) JOELAINE MACEDO AZEVEDO IZIDORO (Cabelereira Garça /SP) JOSÉ LUIZ LORENZETTI DE MELLO (Vitória /ES) Pe. LUCIANO RUIZ TALARICO (Pároco da Paroquia de Nossa Senhora Aparecida de Queiroz /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDIA DA FONSECA S. DOS SANTOS E GERALDO JOSÉ A. DOS SANTOSó1997ó22 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)GERTRUDES MARTINS REZENDE e MARCOS SANTANA REZENDEó(Lions Clube de Marilia Terceiro Milenio /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ADRIANO DOS SANTOS ANDRADEó2009ó10 ANOS (Pároco das Paroquias Santa Luzia de Pracinha e da Sagrada Família de Lucelia /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO JOÃO BOSCO
Dom Bosco (Itália, 1815-1888), Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado “modelo por excelência” para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: “Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas” e se fez, ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima. Fundou a Congregação dos Salesianos e, com santa Maria Mazzarelo, as Filhas de Maria Auxiliadora.  

- Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, diz o Senhor. O reino do céu pertence aos que se parecem com eles (Mc 10,14).
■ Uma imagem fiel de Cristo foi o que os jovens viram em João Bosco, presbítero italiano do século 19, fundador dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. Ele inspirou a juventude no caminho da educação e da formação integral do ser humano. O mesmo Jesus que impulsionou são João Bosco a abraçar essa causa nos faça hoje mais fortes no espírito alegre e festivo ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia. 
– Oração 
“PAI, ENSINA-ME A SER BENEVOLENTE COM QUEM DEVE SER EVANGELIZADO POR MIM, PARA QUE, NO FINAL DE MINHA MISSÃO, EU POSSA TAMBÉM EXPERIMENTAR A TUA BENEVOLÊNCIA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que suscitastes são João Bosco para educador e pai dos adolescentes, fazei que, inflamados da mesma caridade, procuremos a salvação de nossos irmãos, colocando-nos inteiramente ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 3ª Semana      Do Tempo Comum - 31 de janeiro de 2019  SÃO JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO E FUNDADOR. 
■ Aproximemo-nos cheios de fé da Palavra de Deus, a qual ilumina nosso agir para seguirmos o caminho novo e vivo da mensagem de Jesus. 

1ª Leitura (Hb 10,19-25) – Cheios de fé afirmemos a nossa esperança. Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras.  Leitura da Carta aos Hebreus:

19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda má consciência e o corpo lavado com água pura. 
23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 23 (24)
É assim a geração dos que buscam vossa face,
ó Senhor, Deus de Israel.

Evangelho do dia
– 5ª-feira da 3ª Semana      Do Tempo Comum - 31 de janeiro de 2019  SÃO JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO E FUNDADOR. 
A lâmpada, traz-se, para ser colocada sôbre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos. - (Mc 4,1-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vossa Palavra é uma luz para os meus passos / e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Seremos medidos da mesma forma com que medirmos os outros”
Com a medida da paciência tratemos os nossos e desse mesmo modo seremos tratados!
Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais(Marcos 4,24).
O acréscimo da nossa medida será um pouco maior do que a medida convencional que nós temos para medir os outros. Porque nós recebemos muito; recebemos a graça, o Evangelho e as advertências de Deus.
E, se a nossa medida for a misericórdia, com ela seremos medidos; se for a bondade, ou seja, a forma como olhamos, tratamos e julgamos o outro, assim, também, seremos julgados.
Porém, se a nossa medida for a dureza e, muitas vezes, até a maldade, Deus não nos julgará pela maldade, pois, ela nos julgará por si mesma. Em Deus não subsiste o mal, mas esse por si mesmo nos destrói. Por isso, tenhamos a boa medida, isto é, a medida de Deus.
Deixemos que a luz de Deus ilumine o nosso coração, para percebermos as coisas que estão escondidas dentro de nós mesmos, aquelas que precisam de mais luz.
Existem, muitas vezes, tendências, comportamentos, formas de lidar com o outro que nós não prestamos a atenção. Deus é muito paciente conosco, e nós não sabemos ser pacientes uns com os outros. Nós não estamos percebendo o quanto a impaciência tem nos corroído, destruído os nossos relacionamentos mais próximos. Até a nossa convivência familiar e a convivência em casa vão se ruindo por falta da paciência, do amor e da misericórdia.
Sabemos que nos amamos uns aos outros, sabemos que dentro de uma casa os membros se amam. Porém, esse amor vai se ruindo, quando deixamos que a impaciência tome conta das atitudes.
A luz de Deus quer iluminar o que tem causado tamanha impaciência e tamanha falta de misericórdia dentro de nós. Basta ver que, muitas vezes, sabemos ser bons e pacientes com as pessoas de fora, mas não conseguimos ser pacientes com os de dentro da nossa casa. Isso é sinal de que tem uma “lâmpada” que está apagada dentro do nosso coração. A Palavra de Deus quer acendê-la para que, com a medida da paciência, tratemos os nossos, então, desse mesmo modo seremos tratados..      
Deus abençoe você!

– Reflexão - O “Reino de Deus” é a soberania do “Deus presente na História”
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje-continuando com as parábolas do Reino— compreendemos que a doutrina de Cristo é “luz” para todo o mundo. Mas, onde se encontra este reino? Pilatos fez esta pergunta, mas desprezou a resposta… Jesus proclama o Reino “de Deus”, e não outro qualquer: anuncia o Deus vivo, que é capaz de atuar no mundo e na História de um modo concreto.

O aspecto novo e completamente específico da sua mensagem consiste em que esta é a hora em que Deus-de um modo que supera qualquer modalidade precedente— se manifesta na História como o seu verdadeiro “Senhor”, como o Deus vivo. A sua soberania ultrapassa o “momento”, vai além de toda a História e transcende-a. Porém, ao mesmo tempo, é algo absolutamente presente: na liturgia, no templo e na sinagoga; na oração e na vida do crente.

—Senhor, o teu poder é silencioso, mas constitui a verdadeira soberania: a glória de Cristo—a glória humilde e disposta a sofrer— não desapareceu… nem desaparecerá.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
A Palavra de Deus é como a luz de uma lâmpada: não deve ficar escondida ou guardada na intimidade do coração.
A Palavra merece ser conhecida, amada e difundida sem medo ou mesquinhez.
São Paulo pedia oração para que ele pudesse anunciar com ousadia o mistério do Evangelho (cf. Ef 6,20).
À medida que nos deixamos envolver pela Palavra, nos tornamos mais ricos e fortalecidos na caminhada espiritual, pois Deus nos supera em generosidade. Jesus dizia: “Deem e lhes será dado.
Uma boa medida, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da veste de vocês” (Lc 6,38).
Nossa vida cotidiana deve ser testemunho do que pregamos aos outros.
Sejamos ouvintes entusiastas e praticantes da Palavra de Deus e a divulguemos em toda parte e com todos os recursos à nossa disposição.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor I. Patrícia Silva, fsp,
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/      
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 4,21-25 - Somos luz
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que na rede fazem
este momento de oração:
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que a Palavra diz? 
Invoco a Santíssima Trindade com breve oração:
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo - 
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser, 
eu vos adoro, amo e agradeço. 
Leio atentamente o texto da Palavra do dia, na Bíblia: Mc 4,21-25.
Jesus continuou:
- Por acaso alguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não! Para iluminar bem, ela deve ser colocada no lugar próprio. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Disse também:
- Cuidado com o que vocês ouvem! Deus usará para julgar vocês a mesma regra que vocês usarem para julgar os outros. E com mais dureza ainda! Quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.
Refletindo
Faço silêncio e recordo o que li.
Neste texto aparecem os verbos: "acender", "iluminar", "conhecer", "julgar", "ter", "receber". São relacionados à lâmpada. A Palavra de Deus, é uma lâmpada que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz. Como dizem os bispos, em Aparecida: " Os fiéis leigos são "os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Eles realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo". São "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja" (DAp 209).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que a Palavra diz para mim?
Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida. 

Meditando
Também nós somos luz. Somos filhos da luz, comunicadores da luz de Deus e agimos agora em colaboração com Deus para levar esta mesma luz a outros. O bem-aventurado Alberione entendeu muito bem esta missão, quando em oração diante do Santíssimo Sacramento, ouviu: "Daqui quero iluminar. Eu estou com vocês". Na Eucaristia está a nossa fonte de luz. Noutro momento, Alberione, ouviu: "Dou-lhes a minha luz. E me servirei de vocês para iluminar".
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Em sintonia com o coração de Jesus, rezo:
Jesus é luz, brilhante luz do céu.
Jesus é paz, inquieta e doce paz de Deus.
Jesus é Deus. Quem vê a vida iluminado pela luz que é Jesus,
não anda em trevas, tropeça menos, também se torna luz.
Por isso eu pus a minha luz na luz imensa de Jesus.
Por isso eu pus a minha paz na paz imensa de Jesus,
e depois disso eu já não temerei, não temerei
não temerei a escuridão, a escuridão. Jesus é minha luz.
(Pe. Zezinho, CD Canções que a fé escreveu, COMEP Paulinas)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim? 
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e 
"Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14). Passarei o dia vendo com a luz de Deus, as pessoas, a família, o trabalho, os estudos, todas situações, o mundo, e sobretudo as pessoas com as quais você se relaciona mais de perto.Quero ser "pessoa da Igreja no coração do mundo, e pessoa do mundo no coração da Igreja"
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.