quarta-feira, 28 de junho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Pelos seus frutos vós os conhecereis. – (Mt 7,15-20)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 28 de JUNHO de 2023 (quarta-feira) 179º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

APRENDI QUE SÃO OS PEQUENOS ACONTECIMENTOS DIÁRIOS QUE TORNAM A VIDA ESPETACULAR.

(William Shakespeare)

 

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

 DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK

 DIA DO INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY

 DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE POMPE

 DIA DO CIENTISTA DE ALIMENTOS

 DIA DO TRATADO DE VERSALHES

 DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SEGUROS

 DIA DE PAUL BUNYAN

 DIA DO PIERCING CORPORAL

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ATARI NOS ESTADOS UNIDOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Regente Feijó (São Paulo) Dois Vizinhos - Monteiro - Clevelândia (Paraná) Canhotinho (Pernambuco) Ilhéus (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SILVANA PEREIRA TEIXEIRA (prima Bauru/SP)APARECIDO DONISETE LOPES (Pratico de Garça /SP)MARINA NASSIF CABREIRA (Garça /SP)ANA LUCIA VIEIRA VELLO DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)MARIA LUCIA OLIVEIRA (Lions Clube de Andradina Sul /SP)SANDRA GOMES PEREIRA SPINARDI (Lions Clube de Tupã Curumin /SP)JOAO ROBERTO MOREIRA ALVES (Lions Clube Ilha do Governador-Rio de Janeiro /RJ) MAURO YOSHIHARU SHIBUYA (Marilia /SP)HELEN SOUTO DE LUCCA (Piracicaba /SP)REGINA MIYUKI SUGANO (Garça /SP)NEUZA BONFIM GARCIA (Garça/SP) GABRIEL SANTIS (Bauru /SP) FATIMA DAHRUJ (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO ILHA DO GOVERNADORó1965 ó58 ANOS (Distrito LC 1)

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO PAULO I

SÃO JOÃO SOUTHWORTH

SÃO PLUTARCO

SÃO POTAMIENA

SÃO SERENO

SANTO ATÍLIO

■ SANTO IRINEU DE LYON

■ SANTO ARGIMIRO

■ SANTO HEIMERADO

■ SANTO HERÁCLIDES

■ SANTO HERAÍDES

■ SANTO HERÃO

SANTA VICÊNTA GEROSA

SANTA LÚCIA WANG CHENG

SANTA MARCELA

SANTA MARIA DU ZHAOZHI

SANTA MARIA FAN KUN

SANTA MARIA QI YU

SANTA MARIA ZHENG XU

BEATA MARIA PIA MASTENA

BEATO JOAQUIM SENKIVSKYJ

BEATO SEVERIANO BARANIK

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

PROTEGEI VOS DOS FALSOS PROFETAS –- Mt 7,6.12-14 - Difícil é o caminho que leva à vida!

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).

 

 Irineu nasceu em Esmirna, na atual Turquia, por volta do ano 130. Bispo e doutor da Igreja, foi um dos mais importantes escritores de seu tempo. Empenhou-se pelo anúncio do Evangelho na Gália e lutou contra as heresias, promovendo a união entre as Igrejas. Discípulo de São Policarpo, que conviveu com o apóstolo São João, é considerado por isso o último “homem apostólico”. Sofreu o martírio no ano 202. Seu testemunho nos encoraje a promover a paz entre os irmãos e irmãs.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME O DISCERNIMENTO NECESSÁRIO PARA PERCEBER QUEM, REVESTIDO DE PELE DE CORDEIRO, PODE LEVAR-ME A ARREFECER MEU ENTUSIASMO POR TI E POR TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, vós concedestes ao bispo santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 28 de junho de 2023 – quarta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum São Irineu, Bispo e Mártir

 A fé que Abrão teve no Senhor foi confirmada nas bases sólidas e sagradas da Aliança. Jesus nos previne contra os “falsos profetas”, quye se movem em bases oportunistas e vêm até nós “vestidos com peles de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes.

 

– Liturgia da Palavra 

 

1ª Leitura (Gn 15,1-12.17-18) – Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça; e o Senhor fez aliança com Abrão. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1o Senhor falou a Abrão, dizendo: “Não temas, Abrão! Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande”. 2Abrão respondeu: “Senhor Deus, que me darás? Eu me vou desta vida sem filhos e o herdeiro de minha casa será Eliezer de Damasco”. 3E acrescentou: “Como não me deste descendência, um servo nascido em minha casa será meu herdeiro”. 4Então, o Senhor falou-lhe nestes termos: “O teu herdeiro não será esse, mas um dos teus descendentes é que será o herdeiro”. 5E, conduzindo-o para fora, disse-lhe: “Olha para o céu e conta as estrelas se fores capaz!” E acrescentou: “Assim será a tua descendência”. 6Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça. 7E lhe disse: “Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos caldeus para te dar em possessão esta terra”. 8Abrão lhe perguntou: “Senhor Deus, como poderei saber que vou possuí-la?” 9E o Senhor lhe disse: “Traze-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, além de uma rola e de uma pombinha”. 10Abrão trouxe tudo e dividiu os animais pelo meio, mas não as aves, colocando as respectivas partes uma frente à outra. 11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotou. 12Quando o sol já se ia pondo, caiu um sono profundo sobre Abrão e ele foi tomado de grande e misterioso terror. 17Quando o sol se pôs e escureceu, apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre os animais divididos. 18Naquele dia o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo: “Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

SALMO 105(104)

O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

 

 

– 28 de junho de 2023 – quarta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum São Irineu, Bispo e Mártir

 

 – Evangelho do dia 

 

Pelos seus frutos vós os conhecereis.  (Mt 7,15-20)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; / quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons e toda árvore má produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp  

 

28/06               12ª QUARTA-FEIRA - A

 

Mateus 7,15-17.20: Disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus...Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

 

Senhor, ao longo da história existem pessoas iluminadoras, que apontam o que é verdadeiro, bom e belo, mas sempre existem também as pessoas falsificadoras, que levam muita gente pelos caminhos da mentira e da maldade. Essas pessoas, como se fossem vírus, penetram nas estruturas e nas instituições da sociedade, de tal modo que contaminam até mesmo pessoas de boa vontade. É doloroso constatar como o vírus da corrupção invade o mundo da política, da economia, da mídia, e até das religiões, que se transformam em lobos vorazes. Nesse Evangelho, o senhor nos oferece um modo de identificar quais são os lobos ferozes com peles de ovelha, não através daquilo que dizem e publicam, mas através dos frutos que produzem. Se produzem frutos que alimentam a vida e a esperança das pessoas, e que promovem a justiça, a paz e a união, podemos ter confiança de que são árvores boas e não espinheiros. Mas, se causam doenças, aumentam a pobreza, promovem a mentira e a maldade, corrompem e se deixam corromper, então, é preciso ter muito cuidado, não importa se aparecem como profetas e pregadores em nome de Deus. Hoje, quando TV, rádios, redes sociais, e todos os meios de comunicação são usados por qualquer tipo de pessoas, é preciso seguir de perto os critérios que o senhor nos deu. Não somente ver e ouvir, mas conferir quais os frutos que estão produzindo.

Senhor, juntos com o Papa Francisco, queremos que o mundo atual reveja seu critério de produção e de consumo, para que a vida de todos os seres humanos, e também a vida do nosso planeta, sejam assumidas como meta e prioridade absolutas, que prevaleçam real e legalmente sobre a ganância triste de pessoas e de empresas. Somente onde o fruto for a vida, vale a pena acreditar, apoiar e participar. Porque o senhor veio até nós para que todos tenhamos vida e vida em abundância.

 

Maria santíssima, Mãe do Perpétuo Socorro, a senhora é a melhor e a mais bela de todas as árvores, porque nos deu o bendito fruto do seu ventre, Jesus. Olhe pela nossa geração, principalmente por aqueles que mais sofrem, e faça com que todos nós, cristãos batizados, sejamos árvores boas em nossas famílias, em nossa Igreja e em nossos ambientes sociais. Amém!

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No Antigo Testamento, os falsos profetas eram o tormento dos verdadeiros profetas de Deus. Prometiam o que não podiam dar; eram complacentes com os vícios humanos, em vez de corrigi-los. Não faltarão, nas comunidades cristãs, os falsos profetas contra os quais Jesus previne seus discípulos (cf. Mt 24,11). São pessoas mal-intencionadas. É necessário cada um ficar atento aos “frutos” que elas produzem. Se forem gente do bem, farão obras boas. Se não, serão como balões portadores de vento! A advertência de Jesus atinge, antes de tudo, as lideranças religiosas: sua vida é reflexo daquilo que pregam? Mas é um apelo a todos os cristãos: mais que uma doutrina que se deve conhecer, o cristianismo é uma forma de vida; então cabe aqui a pergunta: quais são os frutos que estou produzindo para o Reino de Deus?

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria )

 

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 7,15-20 -Árvore boa dá bons frutos

  

Oração Inicial

 

Deixemos nossas preocupações e coloquemo-nos aos pés do Mestre Jesus. Voltemos nosso olhar para nosso santuário interior e escutemos o convite de Deus para seguir suas inspirações.

 

Rezemos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho sublinhando os verbos e as metáforas que Jesus usa em suas advertências.

 

A clareza de Jesus não deixa dúvidas em seus seguidores: árvore boa produz bons frutos, árvore má produz maus frutos. As atitudes sempre falam do que vai nas profundezas do ser. A prática e a teoria necessariamente devem se encontrar, para que a vida alcance a serenidade e a coerência. Em todos os tempos, o problema do excesso de aparência e da ausência de autenticidade compromete pessoas e instituições.

 

Não se trata de desconfiar de todos, mas de prestar atenção, pois a falsidade não tem vida longa. O avanço da tecnologia da informação tem interferido na privacidade, mas tem também desvendado alguns enigmas. O segredo da felicidade aponta para a autenticidade. Nossa missão: produzir bons frutos.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?

Como avalio meu discernimento diante das informações que recebo pelos meios de comunicação?

Procuro certificar-me da verdade da informação antes de espalhá-la nas redes sociais?

Avalio os influenciadores de opinião pelos seus frutos ou pelos aplausos que recebem?

Que frutos produzo com minha comunicação social?

 3.Oração (Vida)

Num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer os falsos profetas de hoje. As falsas narrativas, as falsas promessas.

 

Agradeço os convites e apelos de Deus e peço a graça do discernimento e da sabedoria em minha comunicação e nos relacionamentos interpessoais.

 

Pai de bondade, eu sei que estás comigo. Aqui estou neste novo dia. Coloca mais uma vez o meu coração junto ao Coração do teu Filho Jesus. Que o teu Espírito Santo me faça fiel discípulo/a e verdadeiro/a no seguimento de sua Palavra. Coloco nas tuas mãos as minhas alegrias e esperanças, os meus trabalhos e sofrimentos, tudo o que sou e tenho, em comunhão com meus irmãos e irmãs unidos em comunidade de fé. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Em vários momentos ao longo do dia, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho, tomo consciência de estar na presença do Senhor e renovo-lhe meu desejo de buscar sempre a verdade e a justiça.

 

BÊNÇÃO

 

Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênçãos por herança. (1 Pedro 3,9)

– Abençoe-nos, Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.