segunda-feira, 4 de março de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus. – (Lc 4,24-30)<<--


 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 04 de MARÇO de 2024 (segunda-feira) 64 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

OS PRINCÍPIOS NÃO PODEM VARIAR CONFORME AS SITUAÇÕES.

(Rui Barbosa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL

DIA INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA DE "SCRAPBOOKING"

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA NO RÁDIO E NA TV

DIA DA APRECIAÇÃO DO EMPREGADO

DIA DO COMBATE À OBESIDADE

DIA DA EXPERIÊNCIA SAGRADA

DIA DA ORAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DA CIDADE ADMINISTRATIVA DE MINAS GERAIS EM BELO HORIZONTE

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO JORNALISTA EDGAR PROENÇA (MANGUEIRÃO) EM BELÉM-PA

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Queluz (São Paulo) Pedro Osório (Rio Grande do Sul) Santa Terezinha (Mato Grosso) Pindobaçu (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ LUIZ BASSETTI (Garça /SP)BRUNO DE ALENCAR ALVES (filho Nely e Dimas da Eq 12 ENS Setor de Garça /SP)SERGIO MENDES ESPINHA (Empresário-Álvaro de Carvalho /SP)CELIA MARIA GIANSANTE LEAL (Lions Clube de TUPÃ /SP)EDUARDO ANTONIO ALCÂNTARA SILVA (DLC3-Lions Clube de Campinas Metrópole /SP) VICTOR ANDRADE CHAGAS DE ANDRADE (filho DG Tiago-DLC5-Lions Clube de Mococa /SP)ANTÔNIO ALMEIDA (Lions Clube de Araruama /RJ) CELIA REGINA SOARES (Santander - Garça /SP) REGINA CELIA SOARES (Banco do Brasil - Garça /SP)JOSÉ PEDRO DOS SANTOS SOARES (Vereador - Garça /SP)JANE TRAVAINI BARBOSA (Bauru /SP)ALICE LAVINIA TERASSI DOS SANTOS (filha da Tamires-Gália /SP)DOMI MATIAS (irmã da Mel-Garça /SP)NAIR RAMOS (Garça /SP)NILTON MIRANDA FILHO (Garça /SP)CESAR AUGUSTO SALESSE (Garça /SP)LUZIA PALARO (Boraceia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO CASIMIRo

SÃO Giovanni Farina

SANTO ADRIANO

BEATO HUMBERTO III

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Nenhum profeta é aceito em sua terra Lc 4,24-30 - Com Jesus na sinagoga de Nazaré

Nessa liturgia faz parte da pregação de Jesus na sinagoga de Nazaré. Ele anunciou seu projeto em benefício dos pobres e deserdados deste mundo.

 

Antífona

Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo! (Sl 83,3)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Sedentos da presença do Senhor e reunidos para suplicar sua luz em nosso caminho de conversão, somos convidados por sua Palavra a libertar-nos de toda dureza de coração, que tantas vezes nos impede de experimentar seu amor libertador. Seu amor, de fato, faz-nos corajosos profetas da justiça e da verdade em toda parte, para além dos limites territoriais.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU SAIBA ACOLHER JESUS E RECONHECÊ-LO COMO DE FILHO DE DEUS, DE MODO A TORNAR-ME BENEFICIÁRIO DE SEU MINISTÉRIO MESSIÂNICO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor, vossa incansável misericórdia, purifiquei e proteja a vossa Igreja; e, porque sem vos ela não pode subsistir, governai-a constantemente com vosso auxílio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 04 de março de 2024 segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma  

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (2Rs 5,1-15a) Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis:

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida ele o livraria da lepra de que padece!” 4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei de Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”. 7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo da lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saiba que há um profeta em Israel”. 9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”. 11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. 13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo'”. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 42(41); 43(42)

 

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

1. Assim como a corça suspira / pelas águas correntes, / suspira igualmente minha alma / por vós, ó meu Deus! – R.

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

2. A minha alma tem sede de Deus / e deseja o Deus vivo. / Quando terei a alegria de ver / a face de Deus? – R.

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

3. Enviai vossa luz, vossa verdade: / elas serão o meu guia; / que me levem ao vosso monte santo, / até a vossa morada! – R.

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

4. Então irei aos altares do Senhor, / Deus da minha alegria. / Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, / meu Senhor e meu Deus! – R.

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

 

 

 

– 04 de março de 2024 segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma   

 – Evangelho do dia 

 

Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.  (Lc 4,24-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

No Senhor ponho a minha esperança, / espero em sua palavra. / Pois no Senhor se encontra toda graça / e copiosa redenção (Sl 129,5.7). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

04/03/24 3ª SEGUNDA-FEIRA QUARESMA – B

 

Lucas 4,24.28-30: “Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: - Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria... Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.”

 

Jesus, a experiência da rejeição à sua pessoa e à sua palavra o acompanhou ao longo de todo o seu ministério. Havia apenas anunciado na sinagoga, citando o profeta Isaías, que era o Cristo, o ungido de Deus para levar uma boa Notícia aos pobres. Seus próprios conterrâneos e até seus parentes, no começo mostraram-se admirados, mas deixaram-se dominar por seus preconceitos e o rejeitaram. Não foram capazes de acolher um simples carpinteiro, filho da terra, como um pregador e profeta, que realizava maravilhas por onde passava. Uma rejeição que o senhor lamentou, porque sentia-se melhor acolhido em outras regiões, mesmo entre os pagãos. Certamente causou desilusão entre seus conterrâneos, porque muitos deles esperavam algo mais do Messias prometido, em termos de vantagens e de poder. O preconceito diante da sua pessoa, tão comum e tão simples, e as fantasias que haviam criado sobre o Messias glorioso, os impediram de ver no senhor o eleito de Deus, chegando ao ponto de tentarem assassiná-lo. Com isso, perderam a hora maravilhosa da graça redentora, que viera trazer a todos.

Senhor, ensine-nos que evangelizar e ser evangelizado é acolher, escutar e dialogar, jamais desqualificar e rejeitar. Nunca sabemos a que horas o senhor vai passar e através de quem o senhor vai nos falar. Que seu Espírito nos mantenha sempre abertos para acolhermos e para discernirmos aqueles que anunciam a sua palavra e atualizam os seus gestos de amor e compaixão, para que não nos aconteça o que aconteceu aos seus conterrâneos.

 

Virgem Maria, a senhora sempre guardou com carinho as palavras do seu Filho, meditando-as em seu coração. Ensine-nos a participar da sua sabedoria, e não permita que desprezemos a graça que passa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na sinagoga de Nazaré, Jesus se apresentara como o Ungido do Espírito Santo, o Messias. A princípio, houve aceitação, mas logo a assembleia se pôs a questionar como era possível alguém tão simples, pobre e sem títulos dizer que era o Cristo. Além de não acreditar em Jesus, seus conterrâneos o trataram com certo desdém, por isso ele endereçou-lhes o provérbio: “Nenhum profeta é aceito em sua pátria”. E, citando dois episódios das Escrituras, confirmou que os não judeus (uma viúva e um leproso) foram mais sensíveis e abertos à salvação de Deus do que os nazarenos. A lição logo foi entendida, de modo que “todos na sinagoga ficaram furiosos”. Tomados de ira, queriam lançar Jesus no precipício. Mas, desvencilhando-se deles, Jesus seguiu seu caminho. Era apenas o início da missão.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 4,24-30 - Com Jesus na sinagoga de Nazaré

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

A Palavra de Deus meditada e confrontada com a própria vida, nos revela o quanto somos amados por Deus e a imensidão da sua misericórdia para conosco. Ao mesmo tempo, o encontro com a Palavra desvenda também o pecado que habita no coração humano, como vamos perceber nas figuras que Jesus nos apresenta hoje: os profetas, a viúva e os leproso.

 

Faço a oração: Cada vez que eu venho, para te falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da Vida, preciso te escutar! Fala da Verdade, que vai me libertar!

 

1. Leitura (Verdade)

Bem-aventurados os que creem sem terem visto o que tu vês, foi a declaração que Jesus fez a Tomé. E nas Bem-aventuranças Ele proclama: “Felizes os aflitos, os humildes, os puros de coração…” Essas duas figuras do Evangelho nos confirmam o caminho das Bem-aventuranças.

 

Jesus visitava Nazaré, quando proclamou que na sua pessoa se realizava a promessa de Deus a Israel (Lc 4,21-30). Ao ouvirem essa declaração, os próprios conterrâneos o expulsaram da sinagoga. Retomando o caminho dos profetas, Jesus está sinalizando que a missão de cumprir a Vontade do Pai o levará à morte. Todos desejamos ouvir palavras de aprovação. Mesmo na oração, quase sempre, buscamos consolo e paz. Mas o amor, muitas vezes, exige palavras mais duras que nos façam mudar de vida. Esta é a missão da palavra profética: denunciar o erro e anunciar a verdade. Também para nós a Palavra de Jesus pode ser dura, sobretudo quando supõe renúncia a privilégios para que o bem chegue a todos.

 

2. Meditação (Caminho)

Vamos trazer o texto para nossa vida.

Jesus está em Nazaré, sua cidade e com seus conterrâneos. Que consideraram as palavras de Jesus muito duras e severas.

Mas que coisa tão grave Jesus disse? Simplesmente que, por vezes, também os mais devotos e crentes se fecham diante da mensagem do Senhor, enquanto os que não expõe publicamente sua fé acolhem a mesma mensagem com mais abertura de coração.

Em que grupo me encontro?

3.Oração (Vida)

Feche os olhos e traga ao Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações de perseguição, injustiça, discriminação, miséria e fome.

 

Reze: “Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua Palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com suas palavras, Jesus procurava tocar os sentimentos das pessoas e assim despertar para uma mudança. Que sentimentos este texto despertou em você?

Qual é o apelo que desejo colocar em prática?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP