sábado, 4 de dezembro de 2021

Era uma vez... NÃO PUDE TE ESPERAR - Padre Valdo

 


NÃO PUDE TE ESPERAR

“Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou”         Lc 1,68

 

         Era uma vez um homem muito afortunado que havia conseguido a melhor entrevista de sua vida: ia entrevistar alguém importante: alguém nada menos que Deus!

         Nessa tarde, o homem chegou em sua casa duas horas antes, arrumou-se com suas melhores roupas, lavou seu automóvel e imediatamente saiu. Dirigiu pela avenida principal, rumo à sua entrevista, mas no trajeto, caiu um temporal que causou um grande engarrafamento no trânsito, paralisando-o. O tempo corria: eram 19h30, e a entrevista era às 20h00.

         De repente, alguém tocou no vidro da janela e ele viu um menino de uns nove anos, oferecendo-lhe sua caixinha cheia de chicletes. O homem tirou um dinheiro de seu bolso e quando ia entregar ao menino, não o viu mais. Olhou para o chão e lá estava ele, no meio de um ataque de epilepsia.

         O homem abriu a porta e colocou o menino dentro do carro como pode. Procurou sair do engarrafamento e conseguiu, dirigindo-se ao hospital mais próximo. Ali, entregou o menino e depois de pedir que o atendessem da melhor maneira possível, desculpou-se com o médico e saiu correndo para chegar á sua entrevista com Deus.

         No entanto, o homem chegou 10 minutos atrasado e Deus não estava mais lá. Sentiu-se ofendido e reclamou ao céu:

- Meu Deus, tu sabes que não cheguei a tempo por causa do menino. Não poderias ter me esperado? O que significam 10 minutos para Ti, um Ser eterno?

Desconsolado, ficou sentado em seu carro; de repente, apareceu uma luz e ele viu nela o rostinho do menino que havia socorrido. Vestia o mesmo shortizinho desfiado, mas agora tinha o rosto iluminado de bondade.

O homem, então, ouviu em seu interior, uma voz:

-         Meu filho, não pude te esperar... e saí ao teu encontro”

 

Reflexão. Deus continua nos visitando através de nossos irmãos mais necessitados. Como nos o acolhemos? Nesse Natal mais uma vez o Menino-Deus vem nos visitar. Como ele virá? Preparemo-nos para bem recebê-lo.

         Pense nisso!

padrevaldo7@gmail.com

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas. – (Mt 9,35-10,1.6-8)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 04 DE DEZEMBRO de 2021 (sábado) 338 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TENHO EM MIM TODOS OS SONHOS DO MUNDO."

(Fernando Pessoa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

DIA DO PEDICURO OU PODÓLOGO

DIA DO PERITO CRIMINAL OFICIAL

DIA nacional do Perito Oficial

DIA DO TRABALHADOR NAS MINAS DE CARVÃO

DIA MUnDIal DA ALERGIA

DIA MUnDIal DA PROPAGANDA

DIA Da Bolacha

DIA Da Conservação da Vida Selvagem

DIA Do Fundidor

DIA De Iansã

DIA Do Repentista Gaúcho

DIA do Papai Noel

DIA de Usar Sapatos Marrons

DIA da Fundação da Academia Militar das Agulhas Negras em Resende-rj

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Conchas - Chavantes -Santa Bárbara d'Oeste (São Paulo) Capão da Canoa (Rio Grande do Sul) Pirpirituba (Paraíba) Terra Rica (Paraná) Anita Garibaldi (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GISLEINE “gisa” VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS (Macrocontábil Conessa - Garça /SP)Pe. Anderson Messina Perini (Pároco- PARÓQUIA SÃO PEDRO Garca/SP) Benedita “lilá” Cilsa Garcia de Freitas (Lilidu-Lions Clube de Garça /SP) MARIA LUCIA FURTADO (Lions Clube de Tupã /SP) Juliana Leizico (Lions Clube de Bauru Falcão / SP) RoSI SCAriOT ZaTtA (DLD/8-Lions Clude de Videira Amigos do Servir /SC) Nádja Janor Tenório (DLA/3-Lions Clube de Maceió Ponta Verde /AL) Duda Negreiros (LEO Clube de Junqueirópolis /SP) MARCOS A. MOREIRA COSTA (Equipe 09 Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça /SP) CRISTIANE RIBEIRO GUIMARÃES DE OLIVEIRA (Garça/SP) ELAINE OLIVEIRA JOLLO (Garça /SP) Renato Moraes (Garça /SP)REGIANE  GERALDA  DA SILVA MELOS (Marilia /SP)  ARNALDO BIAZINI (Marilia/SP) PATRÍCIA TRAMONTINA TÓFFOLI (Garça /SP) Denival De Oliveira Bersaneti (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS: 💘 JOSIANI CRISTINA PEREIRA LEME 💘 SERGIO LEME JUNIORó2011 ó10 ANOSó (Garça /SP) 💘 APARECIDA RITA DA CRUZ ZEINE 💘 LUIZ ALBERTO ZEINE ó1988ó33 ANOSó( Lions Clube de Vera Cruz /SP) 💘 ELISABETE  LOPES  NEGREIROS 💘 EDNALDO DA SILVA NEGREIROS ó2001ó20 ANOSó( Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO JOÃO DAMASCENO

João (Damasco, Síria, 675-749), grande teólogo, escreveu textos e hinos da liturgia bizantina e foi fervoroso defensor da doutrina da Igreja, sobretudo no que concerne à veneração de ícones e imagens e à tradição da assunção de Maria.

SANTA BÁRBARA

SÃO Clemente de Alexandria

SANTo Anno II

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ide, antes, às ovelhas perdidas – Mt 9,35-10,1.6-8

 

 

Vinde, Senhor, que estais acima dos querubins; mostrai-nos a vossa face e seremos salvos (Sl 79,4.2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Diante dos sofrimentos vividos pelo povo, a liturgia anuncia tempos de consolação, prosperidade e alegria. Confiemos no Senhor, nosso Deus, que se compadece de nós e nos socorre em nossas aflições..

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE EU TENHA SEMPRE EM MENTE MINHA MISSÃO DE SER PRESENÇA DO REINO E, ONDE QUER QUE ESTEJA, POSSA EU SER PORTADOR DOS BENS DIVINOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que enviastes a este mundo o vosso unigênito para libertar da antiga escravidão o gênero humano, concedei aos que esperam vossa misericórdia chegar a verdadeira liberdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

           04 de dezembro de 2021 sábado da 1ª Semana do Advento SÃO FRANCISCO XAVIER - MISSIONÁRIO DA ÁSIA

– Liturgia da Palavra 

Jesus vem com a missão de curar as feridas do povo e renovar omundo. Também nós, cristãos e cristãs, somos convidados a participar ativamente de tão sublime missão. 

 

1ª Leitura (Is 30,19-21.23-26) – O Senhor se comoverá à voz do teu clamor.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Assim fala o Senhor, o santo de Israel: 19“Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. 20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: ‘O caminho é este para todos, segui por ele, sem desviar-vos à direita ou à esquerda’. 23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. 25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroios de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. 26A lua brilhará como a luz do sol, e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 147A(146)

 

Felizes são aqueles que esperam no Senhor!

 

 

– 04 de dezembro de 2021 sábado da 1ª Semana do Advento SÃO FRANCISCO XAVIER - MISSIONÁRIO DA ÁSIA

– Evangelho do dia 

 

Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.  (Mt 9,35-10,1.6-8)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

É o Senhor nosso juiz e nosso rei. / O Senhor legislador nos salvará (Is 33,22).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Proclame a Palavra de Deus na sua casa”

 

“Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade”

(Mateus 9,35).

A ação de Jesus no meio de nós é anunciar o Evangelho, é pregar a Palavra de Deus, é curar nossas doenças e enfermidades. É por isso que o Reino de Deus está no meio de nós, porque a Palavra tem poder de cura, tem poder de ressurreição, tem poder de libertação. É por isso que nós precisamos ouvi-la, precisamos nos encher dela, precisamos nos voltar, de todo o coração, para a Palavra do Senhor, para que ela entre em nós, para que ela esteja impregnada em nós, para que nós a levemos também aos corações doentes, enfermos, sofridos, machucados, dilacerados e nas trevas.

 

Jesus deu aos Seus o poder de expulsar os demônios, os espíritos malignos; Jesus deu poder de cura, porque é na Palavra d’Ele que o Reino acontece.

 

“Percorra a sua família com a força da Palavra de Deus, porque Ele quer famílias curadas, saradas e libertas no Seu nome”

 

Olhe para a sua casa, olhe para a sua família… Quantas palavras mal ditas são proclamados na sua casa, brigas, confusões, imperativos que vêm de filmes, de novelas e da mentalidade mundana! Por isso que a nossa família não é curada, não é liberta; e, muitas vezes, não vive na graça porque houve tantas coisas malditas deste mundo.

 

Antes de percorrer qualquer lugar para anunciar, para proclamar, para falar de Jesus, percorra a sua própria casa, o espaço que ela tem, os cômodos que ela tem, e proclame a Palavra de Deus na sua casa, proclame a Palavra de Deus no quarto dos seus filhos, proclame a Palavra de Deus no seu quarto de casal.

 

Que bênção é o casamento alicerçado na Palavra de Deus! Que bênção é o casamento onde marido, mulher, onde os esposos se alimentam, nutrem-se da Palavra de Deus! É um casamento curado, é um casamento sarado, é um casamento sadio, as forças malignas não penetram nesse lar, não penetram nessa casa, porque ela está cercada pela Palavra. Mas precisamos reconhecer  que nossos casamentos, muitas vezes, são frágeis, e muitos, inclusive, estão doentes. É preciso reconhecer que nossas famílias estão frágeis. E onde elas se fortalecem? Não tenho outro remédio para lhe dar, a não ser o que Jesus deu para os Seus. Ele percorria as cidades, os povoados, se pudesse, nas casas ele entrava; onde estavam os doentes, onde estavam os enfermos, para levar a força da Palavra de Deus para expulsar aqueles espíritos malignos, perversos, enganadores que você está vendo que, muitas vezes, está invadindo as nossas casas.

 

Os espíritos maus que causam intriga, fofoca, gritaria, acusações, aqueles espíritos terríveis que levam as pessoas, dentro da própria casa, a viverem no ressentimento, na mágoa, no rancor, na acusação de um contra o outro. Esses espíritos precisam ser exorcizados e expulsos da nossa casa. Por isso, como Jesus percorria as Suas cidades e povoados, por favor, percorra a sua casa, percorra a sua família com a força da Palavra de Deus, porque Deus quer famílias curadas, saradas e libertas no Seu nome.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus continua seu trajeto missionário, proclamando a Boa Notícia do Reino. Vendo a situação do povo doente, angustiado e abandonado, teve compaixão. Diante de tantas necessidades do povo, Jesus reconhece que sozinho não consegue dar conta; por isso, chama homens e mulheres disponíveis e generosos que o auxiliem na missão. Vendo a situação de abandono do povo, Jesus “encheu-se de compaixão”. O seguidor de Jesus precisa ter um olhar semelhante ao dele: olhar para os pobres e abandonados, os verdadeiros destinatários do Evangelho. Seguindo o Mestre, aprendemos dele a olhar as multidões, abrir-nos aos outros. O centro de nossa missão é o outro, sobretudo as multidões que andam como ovelhas sem pastor. Enquanto discípulos, aprendemos com o Mestre, mas precisamos ir além, ser apóstolos, ou seja, enviados em missão.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, divino Mestre, admirável é teu zelo pelo Reino de Deus. Percorres cidades e povoados, ensinas nas sinagogas e curas toda sorte de enfermidades. Recomendas, ainda, que peçamos ao Pai muitos trabalhadores para tua imensa obra. Aumenta, Senhor, o nosso entusiasmo pelo Evangelho. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,35-10,1.6-8 - Jesus deu autoridade a seus discípulos

Oração Inicial
O evangelista Mateus hoje acentua mais uma vez esse traço característico de Jesus: sua compaixão pelas multidões desamparadas. O Senhor convoca então os doze discípulos, para que assumam com Ele a missão de curar os doentes e libertar os que sofrem.

 

Oremos: “Senhor Jesus, que eu tenha sempre em mente minha missão de ser presença do Reino e, onde quer que esteja, possa ser portador(a) dos bens divinos. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Procure identificar o contexto do relato. Quem são as pessoas que procuram por Jesus?

Podemos imaginar o que sentia Jesus quando via a multidão desamparada, que todos os dias ia ao seu encontro? Qual é a missão que os discípulos são chamados a assumir?

 

“Mateus apresenta um resumo das atividades de Jesus, mostrando a raiz da ação dele. A missão dele – e nossa – parte da visão da realidade, que mostra um povo cansado e abatido. O trabalho é grande e necessita de pessoas dispostas a continuar a obra de Jesus, a fim de que a colheita não seja perdida. Os Doze receberam a missão libertadora de expulsar os demônios e curar as enfermidades. É a salvação de todo homem e do homem todo. Ontem e hoje, Jesus continua fazendo o mesmo apelo, convocando e enviando discípulos em seu nome. Isso significa a quebra da rotina e uma conversão pastoral, uma Igreja em saída. Não podemos cair na rotina, mas sim devemos deixar-nos contagiar pela alegria da Boa-Nova.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim hoje? Qual convite o Senhor me faz? Eu tenho olhar misericordioso para com meu irmão que sofre, que está abandonado? Acolho a missão confiada por Jesus aos discípulos como missão confiada também a mim?

“Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado” (Papa Francisco, Bula Misericordiae Vultus).

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a conversar com Deus, a abrir seu coração e contar-lhe o que se passa com você. Apresente-lhe suas intenções e as necessidades de seus irmãos e irmãs.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Q Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Como quero reorganizar minha vida para que seja sempre mais fiel à proposta de Jesus?

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos.

Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar.

Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.