quinta-feira, 6 de março de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. – (Lc 9,22-25)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ E À MULHER

 GARÇA/SP, 06 DE MARÇO de 2025 (quinta-feira) 65º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SÓ HÁ TRANSFORMAÇÃO QUANDO MUDA O EIXO DAS IDEIAS.

(Joaquim Nabuco)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA ORTOGRAFIA

DIA INTERNACIONAL DO DESEMPREGADO

DIA DA BATALHA DO ÁLAMO

DIA DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA

DIA DO OPTOMETRISTA

DIA DO BISCOITO OREO

DIA DA ESPOSA DE PASTOR

DIA DE MARTE - DEUS ROMANO DA GUERRA E DA AGRICULTURA

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

DIA DO INICIO DA SEMANA (SP) SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ilha CompridaItaporanga (São Paulo) Diamantina - Sabará (Minas Gerais) Horizonte - Jijoca de Jericoacoara (Ceará) Siriri (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ARCELINO  ANTONIO PRADO (Eq 03 ENS das GRAÇAS-Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)FR. LUCAS LISI RODRIGUES (OFM- Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia /SP)MARIA HELENA DE SOUZA BARACAT (CCI - Garça /SP)MARIA ANTONIA DE SOARES (DLB1-PDG - Lions Clube Presidente Venceslau Visão /SP) EMILIA PEREIRA (Lions Clube Cuiabá /MT) PDG ANTONIOGAUCHOLAUDERITES HAMERMULER (DLC5-Lions Clube de Mogi das Cruzes /SP)ELIZABETH T. STIPP (DLC2-Lions Clube de São Paulo Pompéia / SP)VANIA MARIA VISNARDI CONSTANTINO MEIRELLES (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)NEIDE VICENTE (Lions Clube de Bauru Norte /SP)WALTER ROSSINO (Guaraçaí /SP)ADAUTO SOUZA GASPARIN (Garça /SP)RICARDO ARANHA DA SILVA (Garça /SP)ROSANGELA RODRIGUES (Garça /SP)ELAINE TRAMONTINI (Garça /SP) TULÃO LOURENÇO (Garça /SP)MARIA JOSÉ SERAPIÃO MARQUELLI (Garça /SP)LÉIA SOUZABRITO (Garça /SP)ROSANA PEREIRA (Rio de Janeiro /RJ) ROSANGELA SOUZA VIERA (Garça /SP) SERGIO DE LUCCA (Garça /SP)  LENINHA BENETTI (Garça /SP)LÉO SANTIAGO (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PENÁPOLISó1966ó59 ANOSó (Distrito LC 8) 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ROSA DE VITERBO

SANTA COLETA Boylet (NICOLETA)

SANTA INÊS DE PRAGA

SÃO Olegário

SÃO Crodegango

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Seguir Jesus: O Caminho do Amor Lc 9,22-25 -- A causa de Jesus: escolher a vida

Seguir Jesus é amar e confiar, mesmo nas dificuldades. Quem vive para Deus encontra a verdadeira felicidade que o mundo não pode dar.

 

Antífona 

Quando clamei pelo Senhor, ele me escutou minha voz diante daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados e ele mesmo te sustentará (Sl 54,17-20.23).

 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Durante a Quaresma, a liturgia insiste na necessidade de renúncia, aceitação da cruz e superação do egoísmo, atitudes indispensáveis no seguimento fiel de Jesus. Renovemos nossa opção por esse caminho de vida e salvação.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME A FIRME DISPOSIÇÃO DE RENUNCIAR A TODOS OS MEUS PROJETOS PESSOAIS, PARA ABRAÇAR UNICAMENTE O PROJETO DE JESUS, MESMO DEVENDO PASSAR POR SOFRIMENTOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Nós vos pedimos, Senhor, inspirai as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 06 de março de 2025 Quinta-feira depois das cinzas

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Dt 30,15-20) Hoje te proponho bênção e maldição (Dt 11,26). Leitura do livro do Deuteronômio:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la.17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele – pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias -, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 50(51)

 

– É feliz quem a Deus se confia!.
 É feliz quem a Deus se confia!

1. Feliz é todo aquele que não anda / conforme os conselhos dos perversos; / que não entra no caminho dos malvados / nem junto aos zombadores vai sentar-se, / mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medita, dia e noite, sem cessar. – R.

 É feliz quem a Deus se confia!

2. Eis que ele é semelhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada; / ela sempre dá seus frutos a seu tempo, † e jamais as suas folhas vão murchar. / Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. – R.

 É feliz quem a Deus se confia!

3. Mas bem outra é a sorte dos perversos. † Ao contrário, são iguais à palha seca / espalhada e dispersada pelo vento. / Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte. – R.

 É feliz quem a Deus se confia!

 

 

– 06 de março de 2025 Quinta-feira depois das cinzas    

 – Evangelho do dia 

 

Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.  (Lc 9,22-25)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Convertei-vos, nos diz o Senhor, / está próximo o Reino de Deus! (Mt 4,17) – R.

 

Senhor esteja convosco. —  Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

06/03/25         

QUINTA-FEIRA DEPOIS DAS CINZAS

Campanha da Fraternidade 2025

Tema: Fraternidade e Ecologia Integral. Lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31)

 

Lucas 9,22-25: “Disse Jesus aos seus discípulos: - O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Depois Jesus disse a todos: - Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me”.

 

Jesus, apesar dos sonhos de glória dos seus discípulos, o senhor foi sincero e direto ao alertá-los do que o esperava em Jerusalém: rejeição total, tortura e condenação à morte.

Ao mesmo tempo, lhes garantiu que o Pai o ressuscitaria no terceiro dia.

Por isso, se quisessem seguir caminhando com o senhor, deviam renunciar às suas ambições pessoais, e tomar a sua cruz de cada dia.

O seu caminho não iria levar ao majestoso templo de Jerusalém, nem aos palácios de Herodes ou de Pilatos, mas ao alto do Calvário, porque seria esse o preço da sua fidelidade à missão que o Pai lhe confiara.

De fato, o poder e a glória do mundo não faziam parte da revelação que o senhor viera nos trazer.

Afinal, a história humana há milênios vinha sendo marcada pelo poder de assassinar uns aos outros para conquistar glória e riquezas, os impérios se sucediam e jamais garantiam vida digna, fraternidade, igualdade de direitos e convivência pacífica para todos.

Por isso, ao se encarnar em nossa existência humana, o senhor tomou a direção oposta àquilo que era visto como progresso do homem e do mundo.

Apresentou-se como o Caminho, a Verdade e a Vida, que realmente poderiam conduzir a humanidade à plena realização dos seus sonhos.

Assim, o que pareceu ser a derrota do seu projeto, ao ser crucificado, transformou-se na vitória que superou a morte e conquistou a ressurreição.

O caminho do amor, da doação, da misericórdia e do perdão foram sacramentados por Deus como sendo o único caminho da felicidade humana e da vida eterna.

Quem carregar a sua cruz, seguindo os passos da sua cruz, não seria derrotado, mas alcançaria a Vida e a Verdade para sempre.

Senhor, converta-nos e faça-nos assumir com fidelidade o seu caminho, ainda que tenhamos de enfrentar cruzes.

Nós queremos sonhar com uma humanidade nova, sem guerras nem injustiças, onde tenhamos um só Deus e Pai, e sejamos todos irmãos e irmãs entre nós.

Como Peregrinos de Esperança, que a nossa geração consiga dar um passo adiante em direção à essa Libertação plena, que o senhor nos oferece.

 

Maria santíssima, mais do que nunca intercedemos por nossos irmãos e irmãs, vítimas de tantas guerras cruéis. Que chegue para todos eles a libertação pascal, para que possam entoar conosco o Aleluia da ressurreição do seu Filho bendito Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Após a confissão de Pedro, reconhecendo Jesus como Messias, é a vez de Jesus se pronunciar e revelar seu futuro na terra. Ao predizer seu destino de cruz, mostra as exigências feitas a quem quer segui-lo: “renuncie a si mesmo, carregue sua cruz a cada dia e me siga”. Jesus mesmo nos dá o exemplo, ao aceitar o destino de ser pregado na cruz pela salvação da humanidade. Antes de oferecer a cruz, ele próprio a carrega, assim como pratica a renúncia antes de propô-la aos seus discípulos. Jesus é verdadeiro Mestre, que ensina através do seu exemplo. Não é um masoquista que propõe o sofrimento aleatório. Quando fala das dores e da entrega da própria vida, está simbolicamente dizendo que devemos privilegiar a dimensão espiritual para sermos dignos do Reino. E isso comporta diversas renúncias e algumas mortificações; afinal, “de que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, e perder ou destruir a si mesmo?”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,22-25 -- A causa de Jesus: escolher a vida

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

“Coloco diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida, para que vivas tu e tua descendência” (cf. Dt 30,15). Com estas palavras, somos convidados pela Liturgia a acolher a mensagem que Deus transmitiu ao povo através de Moisés.

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Senhor, pedimos que inspires nossas ações e nos ajudes a realizá-las, para que tudo o que fizermos tenha início e fim em Ti. Amém.”


Aquele que caminha iluminado por Jesus não vive na escuridão e evita tropeços.

 

1. Leitura (Verdade)

Abramos nosso coração para ouvir a Palavra de Deus, que tem o poder de nos libertar de nossas limitações, pecados e toda forma de trevas.

Renunciar a si mesmo parece um conselho estranho dado por Jesus! Acreditamos, com razão, que Deus deseja nossa felicidade e que alcançar nossos objetivos pessoais é um caminho saudável de amadurecimento. Grandes atletas compreendem perfeitamente a importância das renúncias e esforços necessários para conquistar medalhas e alcançar o sucesso esportivo. No entanto, há algo ainda maior e mais profundo: aceitar, a cada dia, a cruz proposta por Jesus. Essa cruz não conduz apenas à glória passageira, mas à felicidade plena que brota da Ressurreição.

 

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus nos convida claramente a segui-lo por um caminho que exige sacrifício e renúncia. Assim como Ele assumiu sua cruz com amor e coerência, também nós somos chamados a acolher nossas dificuldades cotidianas com o mesmo espírito.

O que o texto me diz hoje? Como minhas ações refletem este ensinamento de Jesus? Qual cruz eu carrego diariamente? De que forma tenho lidado com minhas dores e desafios? Qual significado o sofrimento possui na minha vida?

 

3.Oração (Vida)

Que resposta dou a Deus diante deste Evangelho? Converse com Ele sobre suas dificuldades e sofrimentos. Peça a graça de vivenciar com coerência e amor o seguimento de Jesus.

 Senhor Deus, cura as feridas do meu coração, fortalece minha fé e anima-me a enfrentar cada dia com coragem e confiança. Dá-me humildade para viver serenamente e afasta de mim o orgulho que gera insegurança. Ajuda-me a aceitar-me como sou, conforme tua santa vontade. “Cria em mim um coração puro, Senhor, e renova dentro de mim um espírito firme” (cf. Sl 50). Que eu consiga te amar acima de tudo e, experimentando teu amor, aprenda a amar-me e amar o próximo sem distinções. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que eu não desanime perante as dificuldades, mas aceite minha cruz e siga firme os passos de Jesus Cristo, meu Caminho, minha Verdade e minha Vida.

 

Bênção

 

Bênção especial para a Quaresma:

Que Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo, nos abençoe hoje e sempre. Amém.

Que Deus Pai misericordioso conceda a todos nós, como fez ao filho pródigo, a alegria do retorno à Sua casa. Amém.

Que Jesus Cristo, exemplo de vida e oração, nos guie durante esta caminhada quaresmal rumo à verdadeira conversão. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP