sexta-feira, 19 de abril de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. – (Jo 6,52-59)<<<-

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - 💙 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - 💛 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM -🤎 MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L VERDE - 💚 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L –💚 MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 GARÇA/SP, 19 de ABRIL de 2024 (sexta-feira) 109º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODOS OS DIAS ME LEVANTO PARA VENCER.

(Onassis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO INDIO

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DIA da Bicicleta

DIA Mundial dos Fundos Mútuos de Investimento

DIA NACIONAL DO POETA

DIA do Psicomotricista

DIA doS Povos Indígenas

DIA do Logunedé - Orixá Caçador e Guerreiro

DIA da Fundação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

DIA da Fundação da Telefonica S/A na Espanha

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bilac - Santo Expedito (São Paulo) Maracás - Pau Brasil (Bahia) Camaquã (Rio Grande do Sul) São Fidélis (Rio de Janeiro) Vitória do Mearim (Maranhão) Assis Brasil (Pará) Escada (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MILENE DE FÁTIMA SERAFIM CONESSA (M/nora-ARANHA & CONESSA SOCIEDADE DE ADVOGADOS–Lions Clube de Garça/SP) BRENO SASSO (neto Zuleide e Abílio-Garça /SP)GISLENE GALVÃO BOSQUÊ (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) IRMÃ IVONI LOURDES FRITZEN (Conselheira Espiritual EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) PDG HAIRTON SANTIAGO (DLC6-Lions Clube de José Bonifácio  /SP) VALDIR ALBURGUETE (Lions Clube de Junqueirópolis /SP) ROBSON PARREIRA (DLC11-Lions Clube de Cordeiro /RJ) CAIQUE TOZATO (Garça /SP) JOSÉ ALFREDO MARTINELLI MARTINO (Garça/SP) ANTONIO CARLOS MACEDO (Garça /SP)  IRIS SILVA SANTIAGO (Garça /SP) GABRIELA FATORETO (Garça /SP) GILMAR DOS SANTOS (Garça /SP) SILVIO ZILLIO (Orthometric Marilia/SP) SANDRA BELINI (Garça  /SP) LUCAS BONATO (Lençóis Paulista  /SP) JULIET TOLARE SILVA (Vera Cruz /SP) Rei ROBERTO CARLOS BRAGA (83 anos Rio de Janeiro /RJ) PE. MILTON AFONSO DO NASCIMENTO (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jóquei de Marília/SP) PE. JOSÉ MANOEL BELO DE OLIVEIRA (Missionário Redentorista-São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA TERCEÍRO MILÊNIOó2001ó23 ANOS(Distrito LC 8)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA EMA DA SAXÔNIA

SANTA Marta da Pérsia

SANTO Alfege

SANTO Elfego

SANTO EXPEDITO

SÃO Basso

SÃO Bernardo Penitente

SÃO Fortúnio

SÃO Geroldo

SÃO Jorge de Antioquia

SÃO LEÃO IX

SÃO MAPÁLICO

SÃO Geroldo

SÃO Paulo da África Proconsular

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus é o pão que desceu do céu Jo 6,52-59 - Tem gosto de Deus!

Jesus  se apresenta como alimento sacrificado, imolado, e como bebida oferecida em nosso favor, para nos manter em plena vida.

 

O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor, aleluia (Ap 5,12).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

A Eucaristia que celebramos nos une a Cristo, comunicando-nos a vida divina: “Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele”. As palavras de Jesus são capazes de provocar uma mudança profunda em nosso modo de agir – como aconteceu com Saulo no caminho de Damasco -, tornando-nos apóstolos do Ressuscitado.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE O CORPO E O SANGUE DE TEU FILHO JESUS SEJAM ALIMENTO PARA A MINHA CAMINHADA EM BUSCA DE TI, DE MANEIRA QUE EU NÃO VENHA A DESFALECER PELO CAMINHO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei-nos, Deus todo-poderoso que, tendo conhecido a graça da ressurreição do Senhor possamos, pelo amor do vosso Espírito, ressurgir para uma vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 18 de abril de 2024 quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 9,1-20) Esse homem é o instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” 5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. 18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 117(116)

 

Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o! – R.

Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

2. Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel! – R.

Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

 

 

– 18 de abril de 2024 quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.  (Jo 6,52-59)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou o pão vivo descido do céu, / quem deste pão come sempre há de viver (Jo 6,51). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

19/04/24            Sexta-feira da Páscoa – b

 

João 6,52-56: “Os judeus discutiam entre si, dizendo: - Como é que ele pode dar a sua carne a comer? Então Jesus disse: - Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

 

Jesus, o senhor pronunciava palavras cheias de amor e de doação da sua vida. É triste constatar como seus conterrâneos ficaram bloqueados quando falou em comer da sua carne e beber do seu sangue, e não conseguiram entender a entrega que estava fazendo da sua vida por eles. Será que se lembraram dessas palavras, quando viram sua carne dilacerada e seu sangue escorrendo do seu corpo pregado na cruz? Ali estava o grão de trigo triturado para ser o nosso Pão da vida. Sua insistência em falar que sua carne era comida e seu sangue bebida  manifestava o seu anseio de que toda a humanidade estivesse aos pés da cruz e acolhesse a prova maior do seu amor por nós. Ao nos dar a santa Eucaristia, sacramento da sua Morte e Ressurreição, o senhor estendeu a todas as gerações a participação em seu Mistério pascal: “Isto é o meu corpo entregue por vós! Este é o cálice do meu sangue, da nova e eterna aliança convosco!” Senhor, ao longo dos séculos, nós mantivemos com fidelidade a celebração da Eucaristia, mas muitas vezes, esvaziamos o sentido de comunhão íntima e comprometedora com o senhor e o seu Reino. Muitos gostam apenas de colocar intenções nas missas, e quase nunca participam nem entram em comunhão com o senhor e com os irmãos, reduzindo o valor da missa a um objeto de troca espiritual. E há celebrações tão dispersas em cerimônias, em que não conseguimos perceber que é o senhor que é de fato o celebrante, o altar, o sacrifício e o alimento. Perdoe-nos, senhor, aumente a nossa fé e também o nosso cuidado com esse sacramento tão valioso, fonte e ápice de toda a vida da Igreja.

 

Maria santíssima, mulher eucarística, esteja conosco em cada celebração, para que seu Filho permaneça conosco e nós permaneçamos nele e com Ele. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O discurso sobre o pão da vida foi escrito quando já existia longa prática da celebração eucarística. Ao instituir a Eucaristia, Jesus abençoa o pão e diz: “Isto é o meu corpo”; depois abençoa o vinho e diz: “Este é o meu sangue”. Carne e sangue equivalem à totalidade da pessoa. É como se Jesus afirmasse: Sou eu, que me ofereço como alimento espiritual. Os interlocutores de Jesus entenderam suas palavras em sentido material, por isso discutem entre si: “Como pode ele dar-nos a sua carne para comer?”. Por outro lado, comer e beber, nesse contexto, não é algo meramente simbólico. É a própria presença de Jesus Cristo. Eucaristia é verdadeira comida e verdadeira bebida. Ela é sacramento, isto é, sinal sensível da salvação de Deus. Ela realiza o que diz.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 6,52-59 - Tem gosto de Deus!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Jesus  se apresenta como alimento sacrificado, imolado, e como bebida oferecida em nosso favor, para nos manter em plena vida. Quem deseja chegar a plenitude da vida tem necessidade de aceitar o sacrifício de Jesus e se deixar nutrir do seu corpo e sangue.

 

Jesus é o verdadeiro maná descido do céu, que se fez Pão pela sua entrega total para nossa redenção.

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o texto observe quais são as condições que Jesus nos dá para termos a vida em nós e verbalize o entendimento que o Espírito Santo lhe inspirar.

 

Este texto é continuação do ensinamento eucarístico de João. O evangelista quer mostrar o sentido profundo, espiritual, que Jesus nos revela pelo sinal do pão. A sua vida, doada por amor, torna-se nossa vida para a eternidade. O povo de Israel conhecia o maná que alimentou os antepassados na travessia do deserto. Agora, Jesus diz que o verdadeiro pão do céu não era aquele. O pão do céu é ele mesmo. Não há outra via para ter a vida em Cristo: “tereis a vida em vós”, “eu o ressuscitarei no último dia”. A essas realidades devemos aderir na fé assinalada pelo sacramento. Celebrar a Eucaristia significa comunhão com a vida de Jesus e com os irmãos, pelos quais ele entregou seu corpo e sangue.

 

2. Meditação (Caminho)

Participar da Eucaristia não simplesmente participar de uma cerimônia. É assimilar a vida e os ensinamentos de Jesus e tornar-nos, também, vida para nossos irmãos.

Você acredita nas Palavras de Jesus, mesmo sem sinais visíveis?

Sua vida, suas palavras e atitudes, proclamam a presença viva de Jesus atuante e eficaz no meio de nós?

3.Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.

Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.

Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.

Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.

Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.

Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.

Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.

Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.

Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.

Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.

Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

 

 4.Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos nasceram em seu intimo que reforçam a fé e a devoção a Jesus Eucarístico? Acolha este apelo e transforme-o em vida, em atitude prática, vivida.

 

Bênção

 

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP