sexta-feira, 23 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sou manso e humilde de coração. - (Mt 11,25-30)



 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 23 DE JUNHO DE 2017 (sexta-feira) 174º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A ÚNICA MANEIRA DE TER AMIGOS É SER AMIGO.”
 (Ralph Waldo Emerson)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA FESTA ANUAL DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
 DIA INTERNACIONAL DAS VIÚVAS
 DIA INTERNACIONAL DAS ALDEIAS INFANTIS SOS
 DIA OLIMPICO MUNDIAL
 DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTIMO
 DIA DO LAVRADOR
 DIA NACIONAL DO DESPORTO
 DIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
 DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ MISSIONÁRIA
 DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO
 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jacupiranga (São Paulo) Cristianópolis (Goiás) Japaratinga (Alagoas) Rio do Oeste (Santa Catarina) Esplanada (Bahia) Babaçulandia - Pium (Tocantins) Farol (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO ROBERTO MOREIRA ALVES (Lions Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador/RJ) EDIMUNDO DOS SANTOS MARTINS (Banco do Brasil Santa Fé do Sul/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 01 NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORROó1967ó50 ANOS e DO SETOR DAS ENS DE GARÇA (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ANDRADINA SULó1995ó22 ANOS e LIONS CLUBE DE PACAEMBÚ PARAÍSOó2003ó14 ANOS (Distrito LC-8)

 Santo do Dia 
SÃO JOSÉ CAFASSO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Com alegria nos reunimos para a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebração que nos leva ao centro do cristianismo: Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade. Unidos pelo amor, elevemos nosso hino de louvor ao Pai por sua fidelidade e misericórdia.
 Oração
CONCEDEI, Ó DEUS TODO-PODEROSO, QUE, ALEGRANDO-NOS PELA SOLENIDADE DO CORAÇÃO DO VOSSO FILHO, MEDITEMOS AS MARAVILHAS DE SEU AMOR E POSSAMOS RECEBER DESTA FONTE DE VIDA, UMA TORRENTE DE GRAÇAS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
6ª-feira da 11ª Semana    do Tempo Comum - 23/06/2017Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Somos povo consagrado ao Senhor, que nos amou desde sempre e nos convida a nos amarmos uns aos outros a exemplo de Jesus, manso e humilde de coração.

1ª Leitura (Dt 7,6-11) – O Senhor vos amou e escolheu. Leitura do Livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo, dizendo: 6“Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos – na verdade, sois o menor de todos –, 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do faraó, rei do Egito. 9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar, mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 102 (103)
O amor do Senhor Deus, por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

2ª Leitura (1Jo 4,7-16) – Foi Deus quem nos amou primeiro. Leitura da Primeira Carta de São João:

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
6ª-feira da 11ª Semana    do Tempo Comum - 23/06/2017Solenidade do Sagrado Coração de Jesus        
Eu sou manso e humilde de coração. - (Mt 11,25-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei, que sou de manso e humilde coração (Mt 11,29).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O coração de Jesus vence nosso orgulho
A humildade do coração de Jesus vence o orgulho, a soberba e as vaidades humanas tão presentes e aniquiladas dentro de nós!
Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso (Mateus 11,28)
Hoje, celebramos o sublime e Sagrado Coração de Jesus. Que coração apaixonante! Causa em nós um verdadeiro amor, é um coração que nos ama muito, é extremo na forma de nos amar. É um coração que não se cansa de amar e perdoar.
Assim é o coração santo do Divino Salvador e Redentor Jesus Cristo. Quando eu olho para o coração d’Ele, preciso fazer aquela súplica: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei com que o meu coração pobre e miserável seja semelhante ao Vosso coração”. Como é o coração de Jesus? É manso e humilde. O nosso coração não! O nosso é agitado, fatigado, ansioso, rancoroso e vingativo; por isso vive tão dilacerado por discórdias e acontecimentos que não dão certo.
Acalmemos e curemos o nosso coração, permitamos que ele seja transpassado pelo coração amado de Jesus. Olhemos para as virtudes do coração de Jesus e não permitamos que outros desejos e sentimentos estejam se aniquilando dentro do nosso coração.
É do coração do homem, nos diz Jesus, que vem os maus pensamentos, os maus desejos, é do coração do homem que vem a iniquidade, a perversidade, os enganos, furtos, falsidades, mentiras e tudo mais. Quando olhamos para o coração de Jesus, nosso anseio é para que o nosso coração seja lavado, purificado, santificado e renovado nesse coração, que é manso e humilde.
A humildade do coração de Jesus vence o orgulho, a soberba e as vaidades humanas tão presentes e aniquiladas dentro de nós. O coração sublime de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos resgata e refaz.
Olhemos, com todo amor, para o coração de Jesus e supliquemos: “Jesus, manso e humilde, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.
Deus abençoe você!
 Reflexão - O amor "Eros" de Deus
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)  
Hoje ouvimos Jesus-Deus falar sobre o seu próprio “coração”. Um coração manso e humilde! E, no Evangelho, S. João descreveu a cena do crucificado, com o lado traspassado por uma lança. Contemplar essa imagem ajuda-nos a entender que “Deus é Amor” até ao inimaginável: é um “eros loco”.

Para nossa surpresa, não se trata apenas de um Amor excelso, sublime, afastado, de pura amizade e de amizade pura... Deus ama-nos também por desejo. Em teoria, não nos necessita para nada nem deveria desejar nada das suas criaturas. Mas, Jesus descobre-nos um Deus com um amor cheio de sentimentos e de bons desejos: o Criador deseja e espera a resposta amorosa do homem. E espera em silencio, discretamente, como o mais delicado amante.

—Jesus, no teu coração trespassado submergi-me e no teu amor encontro repouso: sofres sem fazer sofrer; sofres, mas nem nos contas nem tens isso em conta... Perdoa-nos Senhor.

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 11,25-30 - "Vinde a mim todos!" "
Saudação
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 

Preparo-me para a Leitura, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e  do Espírito Santo.
Trindade  Santíssima
 - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja
e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 11,28-30 
Meditando
Jesus nos faz um belo convite: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, seus problemas, suas dificuldades, sua incapacidade de perdoar, de amar, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis e libertadores. A carga que eu ponho sobre vocês é leve. Jesus fala de cargas pesadas, traduzidas também como "jugo". O jugo é uma peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima ao pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. É figura da escravidão e da opressão (1Rs 12,4). Estar sob o jugo de alguém é estar sob seu domínio. Ao contrário do "jugo" pesado da lei (Gl 5,1), o jugo de Jesus é fácil de suportar. É libertador. 

E é isso que ele propõe para todos quando diz: "Vinde a mim todos!".
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Onde busco descanso? Aceito o jugo de Jesus?  
Meditando
Em Aparecida, disseram os bispos: 
"A história da humanidade, história que Deus nunca abandona, transcorre sob seu olhar compassivo. Deus amou tanto nosso mundo que nos deu seu Filho. Ele anuncia a boa nova do Reino aos pobres e aos pecadores. Por isso, nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras" (DAp 29).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Faço minha oração pessoal e depois, 
ofereço o meu trabalho do dia:
Jesus Mestre, santificai minha mente
e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja,
atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,
tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade,
tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito
como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus vida, fazei-me viver eternamentena alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja
vossa testemunha autêntica diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença
contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Por isso, peço:
Jesus Mestre, Vós sois o Caminho, quero seguir vossos passos e imitar vossos exemplos.
Vós sois a Verdade: iluminai-me!
Vós sois a Vida: dai-me a vossa graça!”
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo