sexta-feira, 22 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? – (Lc 12,54-59)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 22 DE outubro de 2021 (sexta-feira) 295 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

QUEM COMETE UMA INJUSTIÇA É SEMPRE MAIS INFELIZ QUE O INJUSTIÇADO.

(Platão)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA MUNDIAL DO PÁRA-QUEDISTA

DIA NACIONAL DO ENÓLOGO

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E ATENÇÃO À GAGUEIRA

 DIA DO GAGO

DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK ÍFILIS

 DIA DA PRAÇA

 DIA DA NOZ

 DIA DO PROTESTO CONTRA O USO DO ELETROCHOQUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Moji-Mirim (São Paulo) Solonópole (Ceará) São Francisco do Oeste (Rio Grande do Norte) Sete de Setembro - Vacaria (Rio Grande do Sul) Braço do Norte (Santa Catarina) Oratórios - Varjão de Minas - Veredinha (Minas Gerais) Arapuã - Cambira - Santana do Itararé - Serranópolis do Iguaçu (Paraná) Ibicaraí (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LETICIA ALVES RODA (filha da Etienne/Paulo-São Paulo/SP) FLAVIA RIBEIRO CONESSA (m/sobrinha-de Marilia- Garça /SP) Anselmo Pereira Araujo Netto (primo-Brasília /DF) MARIA DE Fatima Ramos Santos (Equipe 05 Nossa Senhora de FATIMA do Setor de Garça /SP)  MARINA GELAMo Semenssato (Garça /SP) DANIELLA Sahade Brunatti (Imobiliária Vale do Sol - Garça/SP) MARIA LYGIA SGANZERLA LEITE DE MORAIS (Garça/SP) MIGUEL JOSIAS MOREIRA (MOREIRAS BUFFET - Garça/SP)Claudinei Brito (Garça /SP) Erivelton Euzébio (AFAI-Garça /SP)VANDERLEI MANTOVAN (Lions Clube de FLORIDA PAULISTA/SP) .

. . Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MARIA LUCIA C. ALVES SARTORI e FRANCISCO “CHICO” P. SARTORIó1988ó33 ANOSó( Equipe 09 Nossa Senhora AUXILIADORA do Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

SÃO JOÃO PAULO II

SÃO MARCOS DE JERUSALÉM

SÃO TEODORETO DE ANTIOQUIA

SÃO DONATO de Fiesole

CONTARDO FERRINI

SANTO ARÃO, O ILUSTRE

SANTO ABÉRCIO DE HIERÁPOLIS

SANTA NUNILO

SANTA ALÓDIA

BEATO JOSÉ TIMÓTEO GIACCARDO

SANTA Maria Salomé

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Não sabeis avaliar o tempo presente? – Lc 12,54-59

 

 

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nossa vitória sobre o mal nos vem pela bondade de Deus em Jesus Cristo, que nos chama a discernir a justiça e a injustiça das situações. Sejamos gratos ao Senhor, que nos libertou da escravidão do pecado.

 

– Oração 

 

PAI, CORRIGE A NEGLIGÊNCIA QUE ME IMPEDE DE ENTREGAR-ME INTEIRAMENTE A TI, SEM DEMORA. TORNA-ME HÁBIL PARA AS COISAS DO TEU REINO!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 22 de outubro de 2021 6ª-feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus nos convida a prestar atenção nos sinais do Reino de Deus e sermos, nós próprios, sinais do perdão divino. 

 

1ª Leitura (Rm 7,18-25a) – Quem me libertará deste corpo de morte?  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.

22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros. 24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 119(118)

 

Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

 

– 22 de outubro de 2021 6ª-feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?   (Lc 12,54-59)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O discípulo do Senhor está sempre atento aos sinais dos tempos”

 

Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente”

(Lucas 12,56-57).

Temos que cuidar muito para a hipocrisia não dilacerar o nosso coração, porque é uma hipocrisia, de fato, sabermos distinguir quando as coisas estão nos incomodando. Quando dizemos: “O tempo está fechado. Vai chover”, “O tempo está aberto. Vai fazer sol”, é porque sabemos olhar os aspectos da natureza. Também sabemos olhar as pessoas, se estão bem ou não, de acordo com os nossos interesses, mas, muitas vezes, portamo-nos numa atitude de indiferença e falta de cuidado.

 

O discípulo do Senhor é aquele que está sempre atento aos sinais dos tempos. Primeiro, atento ao sinal do tempo em que nós vivemos. Não podemos ignorar as coisas que acontecem no meio de nós, como se tudo estivesse bem quando tudo não está bem. Vivemos tempos acelerados, vivemos tempos de profundas transformações e não podemos nos comportar com ingenuidade diante dos acontecimentos do tempo presente de forma alguma.

 

“Que saibamos interpretar os tempos em que nós vivemos com a graça, com a luz e com o discernimento necessário que o Senhor nos dá”

 

Não é simplesmente achar que vivemos uma revolução digital e tecnológica, com tudo aquilo ela que traz, realmente é um mundo de transformação, mas não consigo prestar atenção no que está acontecendo ao meu lado. Os pais que não conseguem prestar atenção nas transformações que seus filhos estão vivendo… Não estou aqui para acusar, estou aqui para alertar a cada um de nós. Muitas vezes, um filho fica trancado dentro de um quarto dia e noite, e um pai e uma mãe não estão atentos ao que está acontecendo; muitas vezes, ele está lá escravizando-se com esses meios digitais, vivendo processos de transformações profundas, e não estamos atentos.

 

Você sabe que, desde pequeno, você acompanha uma criança; e todo e qualquer processo de mudança exige uma atenção, até porque causa uma tensão, mas toda atenção não é para nos deixar tensos, é para nos alertar do que precisamos cuidar, o que nós precisamos fazer, como precisamos agir.

 

Não deixe as coisas andarem por andarem, não deixe as coisas acontecerem por acontecerem; incêndios seriam evitados se as pessoas prestassem atenção na primeira chama que se acendeu e apagasse aquela chama. “Mas é apenas uma ‘chaminha’. Não tem problema”. Tem! Porque depois provocam desastres porque não se cuidou daquela pequena chama. Quantas coisas acontecem no nosso corpo! Às vezes, é uma “verruguinha” que vem; às vezes, é um sinal de que se cuidássemos daquele primeiro sinal evitaríamos o câncer ou tantas outras coisas, porque não prestamos atenção nos sinais que o próprio corpo está dando.

 

É preciso prestar atenção nos sinais dos tempos. E aqui não é criar alarde, não é ser profeta da desgraça, não é sempre ficar prevendo ou provocando o mal, mas é cuidar para que o mal não cresça. Se estivermos atentos aos sinais da vida, nós a viveremos com mais cuidado, mais responsabilidade, sabendo transformar os tempos em que nós vivemos.

 

Não sejamos hipócritas, se nós sabemos interpretar tanta coisa, que saibamos interpretar os tempos em que nós vivemos com a graça, com a luz e com o discernimento necessário que o Senhor nos dá.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Todas as pessoas, sobretudo as autoridades, deveriam reconhecer os sinais da chegada do Reino de Deus por meio das palavras e atos de Jesus. Mais que fazer uma revolução política, econômica e social, Jesus denunciou todos os contravalores criados pela ideologia do poder, da riqueza e do prestígio, colocando em seu lugar os valores da fraternidade e da partilha, que geram liberdade e vida para todos. Somente o projeto de Jesus pode libertar o povo da escravidão e da morte. No final, Jesus adverte: É importante valorizar o momento presente. É tempo de possível reconciliação com Deus e com o próximo. Quando chegar a hora do julgamento, será tarde demais. Os contemporâneos de Jesus não discerniram os sinais da presença de Jesus e do seu Reino.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, teus concidadãos sabiam interpretar os movimentos da natureza. Ignoravam, porém, o tempo de Deus, justamente esse em que realizavas as obras do Pai no meio deles. Torna-nos, Senhor, sensíveis às manifestações de Deus em nossa vida, para nos convertermos enquanto é tempo. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,54-59 - "Promover a paz, superar a violência, construir pontes em lugar de muros"

 

Oração Inicial
Memória Litúrgica de São João Paulo II. Neste início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que hoje a Palavra nos apresenta.

 

Rezemos a oração composta por São João Paulo II

Oração “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário e reflita sobre o contexto em ele foi escrito. Quais são as palavras e os gestos de Jesus? A quem se destina sua mensagem?

 

A reconciliação é o caminho da liberdade, é a realidade do Reino de Deus acontecendo na nossa vida. Jesus hoje nos convida à reconciliação fraterna e nos mostra quão exigente é esse caminho.

 

“Um dos lugares preferenciais para perceber a Deus é na sofrida história humana. Deus, no passado, falou de muitos modos; hoje ele continua a falar pelos “sinais dos tempos”. É, sobretudo, nas grandes rachaduras da história do homem que Deus se manifesta. João nos lembra de que Deus se fez história, armou sua tenda entre nós. A droga, a violência, o erotismo sem limites, as crises da família estão cada vez mais presentes na sociedade. O crente deve rezar essas realidades e descobrir o que Deus nos revela através delas. Onde erramos, onde nos omitimos, quais os critérios aceitos hoje? Onde estão o sal, a luz e as profecias dos discípulos de Jesus? Somos responsáveis pelo que fazemos e pelo que deixamos de fazer.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus nos convida a termos esperteza também com as manifestações de Deus e saber interpretar as mensagens que continuamente nos envia. Ele fala ao nosso coração através dos acontecimentos históricos e através das relações humanas. Eu sei interpretar as circunstâncias à luz do evangelho e tomar as decisões devidas? Quais são os “grandes sinais dos tempos” que falam para mim hoje?

3.Oração (Vida)

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.