segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. – (Mt 16,13-19)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 22 DE FEVEREIRO de 2021 (segunda-feira) 053º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A ALEGRIA DE FAZER O BEM É A ÚNICA FELICIDADE VERDADEIRA.

(Leon Tolstoi)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO APÓSTOLO

DIA DO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

DIA DAS VÍTIMAS DE CRIME

DIA DOS ARAUTOS DO EVANGELHO

DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM

DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO

DIA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS-IBAMA

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Abaíra - São Desiderio (Bahia) Andradas (Sergipe) Santa Teresa (Espírito Santo)São Félix do Tocantins (Tocantins)Westfália (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LEONARDO DAGUANE INUCENCIO (Macrocontábil Conessa - Garça /SP) LUCILA CRISTINA PALADIN DE ANDRADE (Systh Informática -Garça /SP) MARIA CELIA RIBEIRO LEME DA SILVA (Eq. 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) JOSÉ ALVES PINHO FILHO (Lions Clube de Valparaíso /SP) CESAR VINICIUS LACERDA VITA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) MARIA CELESTE GÓES (Lions Clube de São Roque /SP) VANESSA DA SILVA ESTEVES (Gália /SP) MARCOS APARECIDO FIDÊNCIO (Jornal Debate-Garça /SP)MARIA JULIA CRUZ (Garça /SP)MAJÚH RIBEIRO (Garça /SP)GEISYELLE SILVA (Garça /SP) KEL SCARPARO ZANON (Ribeirão Preto/SP)ELVIRA BRAGA (Mogi Mirim/SP)PAULO LAMEGO (Manaus /AM)LUCIMAR DE FATIMA BALISTA GUERTA (Dracena /SP)MAYKON JOSÉ (Osvaldo Cruz /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. JOSÉ ORANDI DA SILVAó1992ó29 ANOS ó (Vigário Episcopal da Região Pastoral I e Administrador Paroquial da Catedral São Bento Marilia/SP) Pe. NELSON BERNARDINO LOPESó1992ó29 ANOS ó (Pároco da Paroquia da Imaculada Conceição de Parapuã /SP)

 

 Santo do Dia 

FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, APÓSTOLO

Sob o símbolo da cátedra, esta festa salienta a missão de mestre e pastor conferida a Pedro e aos seus sucessores. “A Cátedra de Pedro é sinal da autoridade de Cristo, fundamentada na fé e no amor” (Bento 16).

SANTA MARGARIDA DE CORTONA

SANTO ABÍLIO DE ALEXANDRIA

SÃO MAXIMIANO DE RAVENA

SÃO PÁPIAS

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 16,13-19

A cátedra é um símbolo. O Papa é para os católicos sempre o sucessor de Pedro, quer sentado num trono, quer sentado no chão.

 

- O Senhor disse a Simão Pedro: Roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, por tua vez, confirma os teus irmãos (Lc 22,32).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A cátedra é o símbolo da liderança de Pedro em relação à comunidade cristã primitiva. Atualmente é o reconhecimento da função de mestre e pastor que o papa exerce junto à Igreja. Permaneçamos em comunhão com nosso papa e rezemos pelo bom êxito de seu ministério pastoral.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, CRIA NO MEU CORAÇÃO O MESMO AMOR POR TI E POR TUA IGREJA, QUE PUSESTE NO CORAÇÃO DE PEDRO E DE PAULO.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 350

 

 

– 22 de fevereiro de 2021 1ª Semana da Quaresma Cátedra de São Pedro, Apóstolo . Festa

– Liturgia da Palavra 

Na missão de edificar a Igreja, aos pastores convêm o desapego dos bens materiais, a disponibilidade para atender as pessoas e a sintonia com o Bom Pastor. 

 

1ª Leitura (1Pd 5,1-4) – Eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo.  Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

 

 Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 23(22)

O Senhor é o pastor que me conduz,

não me falta coisa alguma.

 

– 22 de fevereiro de 2021 1ª Semana da Quaresma Cátedra de São Pedro, Apóstolo . Festa

– Evangelho do dia 

 

Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus.   (Mt 16,13-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Tu és Pedro, e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja, / e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Celebremos a unidade da Igreja de Cristo”

“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” 

 (Mateus 16,18)

Temos a graça de celebrar, no dia de hoje, a Cátedra de Pedro, e a palavra “cátedra” vem, justamente, de “catedral”, é a cadeira, é o lugar onde está aquele que governa, dirige e orienta. Mas a Cátedra também tem o significado da unidade, e é essa cátedra, é essa fé que estamos celebrando no dia de hoje.

 

A própria Palavra de Deus está nos dando essa certeza: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra minha Igreja será construída”. Ou seja, Cristo quis ter uma Igreja, Cristo edificou a Igreja, e a cabeça é Ele, a cabeça é invisível, o corpo somos todos nós. O Pedro que representou o primeiro dos apóstolos, o Pedro que esteve à frente da Igreja de Jerusalém é o mesmo Pedro sempre citado, em primeiro lugar, nos Atos dos Apóstolos ou na companhia dos apóstolos, é o mesmo Pedro que vai ser o primeiro bispo de Roma.

 

É por isso que olhamos para Roma, porque todo bispo de Roma é sucessor de Pedro; e olhamos para Pedro, que hoje se chama Francisco, o Pedro de número 267. Que beleza saber que caminhamos na unidade e na comunhão com a mesma Igreja que Cristo fundou sobre Pedro!

 

“Temos que seguir os passos de Francisco e construir, na comunhão, a unidade da Igreja”

 

Para além do fundamentalismo religioso, precisamos compreender o fundamento e a unidade da nossa fé. É essa unidade que queremos celebrar. Neste tempo em que vivemos com tantas controvérsias, com tantas pessoas sendo levadas por seus pensamentos, sentimentos, ideologias e compreensões pessoais, precisamos, acima de tudo, não perder a sensatez, a serenidade e a sobriedade da fé.

 

A Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica e Apostólica. A Igreja de Cristo é onde está Pedro. A Igreja de Cristo é aquela que foi edificada sobre ele. As portas do inferno não prevaleceram ontem e não prevalecerão também hoje. Surgem ataques e fantasias, surgem elementos para dividir… Mas, enfim, nem paremos para olhar para esses elementos, temos até que nos desviar deles, manter os olhos fixos em Jesus, seguir os passos de Francisco e construir, na comunhão, a unidade da Igreja.

 

Celebremos com muito amor, no dia de hoje, a Cátedra de Pedro!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Conhecida já em meados do século IV, esta festa nasceu do costume de se deixar uma cadeira (cátedra) vazia destinada a determinados mortos. Ora, por desconhecer o verdadeiro dia da morte de Pedro, a comunidade cristã de Roma o comemorava no dia 22 de fevereiro. Só mais tarde é que esta “cátedra” mortuária foi interpretada no sentido de cátedra episcopal, passando a se ver aí a tomada de posse da Igreja de Roma por parte do apóstolo Pedro. Na celebração eucarística, a oração do dia reforça o atual significado da festa: “Concedei, ó Deus Todo-Poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro”. Ótima ocasião para unir-nos ao papa e rezar por suas intenções.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho do Deus vivo, confiaste ao apóstolo Pedro a responsabilidade sobre a tua Igreja nascente. Concede, Senhor, ao sucessor dele, o papa, a sabedoria necessária para conduzir eficazmente teu “rebanho” em todo o mundo. Cobre-o de saúde e proteção, a fi m de que resista à pressão dos adversários. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 16,13-20 – Crer e testemunhar que Jesus é o Filho de Deus

 

Oração Inicial

Ofício festivo da Cátedra de São Pedro. Que a Palavra nos fortaleça no testemunho de nossa fé, e, a exemplo do apóstolo Pedro, possamos proclamar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

 

“Ó Cristo, nosso único medianeiro.

 

Tu és necessário: para entrarmos em comunhão com Deus Pai; para nos tornarmos conTigo, que és Filho único e Senhor nosso, seus filhos adoptivos; para sermos regenerados no Espírito Santo.

 

Tu és necessário, ó único verdadeiro mestre das verdades ocultas e indispensáveis da vida, para conhecermos o nosso ser e o nosso destino, o caminho para o conseguirmos.

 

Tu és necessário, ó Redentor nosso, para descobrirmos a nossa miséria e para a curarmos; para termos o conceito do bem e do mal e a esperança da santidade; para deplorarmos os nossos pecados e para obtermos o seu perdão.

 

Tu és necessário, ó irmão primogénito do género humano, para encontrarmos as razões verdadeiras da fraternidade entre os homens, os fundamentos da justiça, os tesouros da caridade, o sumo bem da paz. Tu és necessário, ó grande paciente das nossas dores, para conhecermos o sentido do sofrimento e para lhe darmos um valor de expiação e de redenção.

 

Tu és necessário, ó vencedor da morte, para nos libertarmos do desespero e da negação e para termos certezas que nunca desiludem.

 

Tu és necessário, ó Cristo, ó Senhor, ó Deus connosco, para aprendermos o amor verdadeiro e para caminharmos na alegria e na força da tua caridade, ao longo do caminho da nossa vida fatigosa, até ao encontro definitivo conTigo amado, esperado, bendito nos séculos.” (Oração ao Cristo –Paulo VI)

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Que questionamento Jesus dirige aos discípulos? Quais são as afirmações a respeito de Jesus? Para Simão Pedro, quem é Jesus? Que missão Jesus confia a Pedro?

 

“Há algum tempo, os discípulos estão na escola de Jesus, mas ainda não têm uma noção clara da sua identidade. A primeira série de respostas coloca Jesus na linha da tradição profética. Disseram por ouvir dizer; assumiram o que o povo dizia. A segunda pergunta exige uma definição. E Simão Pedro proclama: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus”. É uma posição nova, que não brotou da experiência, mas que surge do alto. O título de Filho de Deus é central na apresentação que Mateus faz de Jesus, e acrescenta vivente; aquele que possui a vida e a comunica. Na liturgia nós proclamamos: Cristo, Ontem, Hoje e Sempre. Começa a ser delineada a missão de Pedro, que será a de confirmar seus irmãos na fé, e com ele está o poder das chaves.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a para mim? Até que ponto a escola de Jesus modifica minha vida?

Faça a sua meditação, mantendo em mente o caminho que Jesus lhe indica. Deixe-se conduzir pela Palavra de Deus, escutando o que Ele quer lhe dizer.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve o Senhor e agradeça-lhe sua presença de amor.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Contemple no silêncio de seu coração a voz de Deus e faça sua profissão de fé. Defina: Quem é Jesus para você?

 

Bênção

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.