sábado, 13 de abril de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos. - (Jo 11,45-56)


Jesus não mais andava publicamente na Judeia, 
mas foi para uma região perto do deserto,
 a uma cidade chamada Efraim, 
e ficou ali com os seus discípulos.
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL  QUARESMA  
 GARÇA/SP, 13 DE ABRIL DE 2019 (sábado) 103º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Há pessoas que têm dinheiro e pessoas que são ricas.
(Coco Chanel)

 Datas Comemorativas 
■ DIA MUNDIAL DO BEIJO
DIA Nacional da Alegria
DIA DOs JOVENS
DIA do Parque de Diversão
DIA DO OFFICE BOY
DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fortaleza (Ceará) Cerro Grande - Campos Borges - Entre-Ijuís – Harmonia - Nova Esperança do SulPaverama - Terra de Areia (Rio Grande do Sul) Itambacuri (Minas Gerais) Tabocas do Brejo Velho (Bahia)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO PEREIRA LEME (4anos do afilhado/filho de Josiane/Sergio-Garça /SP) MARCELO DA SILVA (Lions Clube Universitário de Garça-Macrocontábil Conessa-Garça /SP) ELAINE MAZARIN (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JOÃO  MARCIO  VELLO (Lions Clube de TUPI PAULISTA/SP) IVANIR BELTRAME ROCHA (1ª VDG-DLC12-Lions Clube de Governador Valadares Figueira do Rio Doce /MG) ANGELICA CANTU TEIXEIRA (DOM TURISMO Garça /SP) KATIA ELIZABETH ZARATE ROLON MANCUSO (São Paulo /SP) JOSE MOACIR RIBEIRO (Garça/SP) LUIZ CARLOS DE SOUZA (Garça/SP) LUIZ AUGUSTO R DA SILVA (Garça/SP)  Pe. José Gilmar Moreira (SV - Pároco da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TANIA TEIXEIRA e CLAUDIO PÁDUA GODOI ó2007ó12 ANOS (Lions Clube de Marilia/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO MARTINHO I
SANTO HERMENEGILDO
SANTA IDA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ó Senhor, não fiqueis longe de mim! Ó minha força, correi em meu socorro! Sou um verme, e não um homem, opróbrio dos homens e rebotalho da plebe (Sl 21,20.7).
■ O que Ezequiel profetiza para animar os exilados se realiza na pessoa de Jesus. De seu trono, a cruz, ele reuniu todos para si, tornando-nos um único povo.
– Oração 
“PAI, AJUDA-ME A COMPREENDER, SEMPRE MAIS PROFUNDAMENTE, O CAMINHO PARA ENCONTRAR-ME CONTIGO, QUE JESUS NOS ENSINOU. LIVRA-ME, TAMBÉM, DO APEGO AOS ESQUEMAS JÁ SUPERADOS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, vós sempre cuidais da salvação dos homens e, nesta Quaresma, nos alegrais com graças mais copiosas. Considerai com bondade aqueles que escolhestes, para que a vossa proteção paterna acompanhe os que se preparam para o batismo e guarde os que já foram batizados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 5ª Semana da Quaresma – 13 de abril de 2019
O Senhor nos livra de nossos pecados e estabelece conosco uma aliança eterna. Um opositor  exprime a verdade de que Jesus dará a vida em favor de todos. 

1ª Leitura (Ez 37,21-28) – Farei deles uma nação única.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda parte e reconduzi-los para a sua terra. 22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo pecado que cometeram em sua infidelidade e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei ao meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre. 26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles colocarei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial Jr 31
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

Evangelho do dia
– Sábado da 5ª Semana da Quaresma – 13 de abril de 2019
E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos. - (Jo 11,45-56)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!
Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! / Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o conselho e disseram: “O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. 49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no templo, comentavam entre si: “O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Deixemo-nos incomodar por Jesus”
 Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação
(João 11,48).
A verdade é que os líderes religiosos da época de Jesus perceberam o quanto Ele incomodava. O incômodo por Jesus é porque Ele veio, de fato, libertar a religião daquilo que não era religioso de verdade, Ele veio tirar as amarras e a corrupção que, muitas vezes, invade o pensamento religioso e a direção daqueles que cuidam das coisas religiosas. Os líderes religiosos resolveram que era preciso se livrar de Jesus.
O medo não era que os romanos destruíssem ou assim por diante, o fato é que ninguém gosta de ser incomodado, o fato é que queremos ou necessitamos manter os status que nós mesmos criamos.
A religião verdadeira é aquela que nos incomoda, tira-nos da nossa situação cômoda de vida e nos leva a refletir, pensar e escolher os verdadeiros valores. Os líderes religiosos preferiram se colocar contra Jesus, de modo que decidiram que era preciso matá-Lo, e que Ele morresse pelo povo.
A narração do Evangelho de hoje diz que Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Não era por medo de morrer nem porque Ele tinha recuado em pregar e anunciar a Boa Nova, mas porque era preciso precaução, era necessário saber o momento de viver cada coisa, e mais ainda, era importante pregar, anunciar, cuidar e amar até onde se pudesse.
“O mundo está triste e indo para a ruína, porque não se deixa incomodar pela Palavra que salva e transforma”
Jesus não se entregou para morrer, porque, simplesmente, queria morrer; Ele morreu, porque se dispôs a viver até a morte, até as últimas consequências o valor do Evangelho, da vida e de tudo aquilo que Ele pregava e ensinava. Eles decidiram matar Jesus, eles queriam eliminá-Lo.
Quando algo nos incomoda de forma negativa, precisamos eliminar da vida, mas não quando algo nos leva a refletir e repensar as nossas próprias escolhas.
Muitas vezes, deparo-me com a Palavra de Deus, e ela é um incômodo, é uma pedra no meu sapato. Eu louvo e bendigo a Deus, porque as minhas escolhas se baseiam, a cada dia, no Evangelho. Eu sei o quanto preciso ainda me tornar mais coerente, preciso me converter, mas peço todos dias: “Senhor, incomode-me, não me deixe cair na minha acomodação religiosa, não me deixe, simplesmente, cair no dogmatismo sem me deixar incomodar pelos valores que o Senhor veio ensinar a todos nós”.
A religião de Jesus é a religião que incomoda os que O seguem e os que não O seguem, porque o mundo está do jeito em que está, o mundo está triste e indo para a ruína porque não se deixa incomodar pela Palavra que salva e transforma.
É preferível que um só morra, preferiram matar Jesus e, hoje, muitas vezes, preferem matar e eliminar a Sua Palavra do que acolhê-la para serem transformados.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O Sanedrim decide dar morte a Jesus
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, João fala de uma reunião do Sanedrim para elucidar—num intercâmbio de ideias—o “caso” Jesus. João situa esta reunião antes do Domingo de Ramos e, considera que o motivo imediato foi o movimento popular surgido depois da ressurreição de Lázaro. Sem uma deliberação precedente como esta, resulta impensável o arresto de Jesus a noite de Gestsêmani.

João expressou muito claramente aquela estranha combinação entre execução da vontade de Deus e a cegueira egoísta de Caifás: A cruz respondia uma "necessidade” divina e Caifás, com sua decisão, foi o executor da vontade de Deus, ainda quando sua motivação pessoal fora impura e não respondesse à vontade divina, senão a suas próprias miras egoístas (atitude que propiciou a catástrofe do ano 70).

—"Jesus iria morrer (…) para reunir os filhos de Deus dispersos": Sucinta aqui a “palavra chave” da oração sacerdotal de Jesus pela unidade dos crentes dentro de sua Igreja.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Diante da ressurreição de Lázaro, muitos acreditaram em Jesus.
Entretanto, com más intenções, alguns deles foram logo dar a notícia às autoridades religiosas.
Como acontecia para assuntos importantes, os dirigentes reuniram o Conselho para deliberar o que fariam com Jesus, que se tornara para eles forte ameaça de perderem a posição privilegiada diante dos dominadores romanos.
Era urgente dar um sumiço no grande líder Jesus. Um membro do Conselho, o sumo sacerdote Caifás, concordou que um só deveria morrer por toda a nação. Desse modo, profetizou que Jesus morreria por todos e para reunir de todas as partes do mundo os filhos de Deus.
Sem saber, ele indicava o alcance universal do sacrifício de Jesus, que vai morrer para restaurar a comunhão de todas as pessoas com ele e entre si.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Ir. Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 11,45-56 - Planos contra a vida
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante,
com todos os que navegam pela rede da internet,
invocando o Espírito Santo:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na Bíblia: Jo 11,45-56, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nele. Mas algumas pessoas voltaram e contaram aos fariseus o que ele havia feito. Então os fariseus e os chefes dos sacerdotes se reuniram com o Conselho Superior e disseram:
- O que é que nós vamos fazer? Esse homem está fazendo muitos milagres! Se deixarmos que ele continue fazendo essas coisas, todos vão crer nele. Aí as autoridades romanas agirão contra nós e destruirão o Templo e o nosso país.
Então Caifás, que naquele ano era o Grande Sacerdote, disse:
- Vocês não sabem nada! Será que não entendem que para vocês é melhor que morra apenas um homem pelo povo do que deixar que o país todo seja destruído?
Naquele momento Caifás não estava falando por si mesmo. Mas, como ele era o Grande Sacerdote naquele ano, estava profetizando que Jesus ia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo todos os filhos de Deus que estão espalhados por toda parte.
Então, daquele dia em diante, os líderes judeus fizeram planos para matar Jesus. Por isso ele já não andava publicamente na Judéia, mas foi para uma região perto do deserto, a uma cidade chamada Efraim, e ficou ali com os seus discípulos.
Faltava pouco tempo para a Festa da Páscoa. Muitos judeus foram a Jerusalém antes da festa para tomar parte na cerimônia de purificação. Eles procuravam Jesus e, no pátio do Templo, perguntavam uns aos outros:
- O que é que vocês acham? Será que ele vem à festa?

Refletindo
O Conselho Superior se sentia ameaçado por Jesus. Vejo isto nesta afirmação: "Esse homem está fazendo muitos milagres! Se deixarmos que ele continue fazendo essas coisas, todos vão crer nele. Aí as autoridades romanas agirão contra nós e destruirão o Templo e o nosso país." Era uma ameaça, segundo eles, também contra o Templo e o país. Consequências: planos para matar Jesus e Ele se retirou e era procurado.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Olhando para Jesus, entendo que sempre que sou coerente, fiel, posso sofrer ameaças e até passar por julgamentos e condenações. Pergunto-me agora: como reajo? Como Jesus? Ou cedo às tentações? Prefiro deixar de lado o Projeto de Deus e me ajustar ao que interessa a outros?

Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram de “uma missão para comunicar vida” como fez Jesus: "A vida se acrescenta dando-a e se enfraquece no isolamento e na comodidade. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam da margem a segurança e se apaixonam na missão de comunicar vida aos demais. O Evangelho nos ajuda a descobrir que um cuidado enfermiço da própria vida depõe contra a qualidade humana e cristã dessa mesma vida. Vive-se muito melhor quando temos liberdade interior para doá-la "Quem aprecia sua vida terrena, a perderá" (Jo 12,25). Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: "que a vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão." (DAp 360).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019
Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”

Amém.

CF 2019
Tema: Fraternidade e Políticas Públicas

Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)
para... (continue esta oração)4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de atenção àquilo que pode ser uma manipulação da minha coerência de vida com o Evangelho. Minha opção é por Jesus Cristo.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.