quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Um profeta só não é estimado em sua pátria.” - (Mc 6,1-6)



ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O
GARÇA/SP, 01 DE FEVEREIRO DE 2017 (quarta-feira) 32º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
AQUELE QUE NÃO TEM UM OBJETIVO, RARAMENTE SENTE PRAZER EM QUALQUER EMPREENDIMENTO.
(Giacomo Leopardi)


Datas Comemorativas
Dia DO PUBLICITÁRIO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiara - Nova Crixás (Goiás) Atalaia (Alagoas) Wanderlândia (Tocantins) Tapauá (Amazonas) Quixelô (Ceará) Missal - Nova Prata do Iguaçu - Vera Cruz do Oeste – Douradina (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  IVANILDE PEREIRA ISIDORO (EQUIPE 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) LEANDRO OLIVEIRA CORREA (Construtora Oliveira & Correia - Garça /SP) ROSELY SANTOS TORCINELO (Liquigás - Garça /SP)


Santo do Dia
SANTA VERIDIANA
SANTA BRÍGIDA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Somos encorajados a perseverar diante dos obstáculos e dificuldades e não nos deixar abater, seguindo firmes na graça de Deus e abrindo-nos ao seu amor.

 Oração
PAI, ABRE MINHA MENTE E MEU CORAÇÃO, PARA QUE EU POSSA COMPREENDER QUE TU TE SERVES DE MEIOS HUMANAMENTE MODESTOS PARA REALIZAR AS TUAS MARAVILHAS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Condedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quarta-feira 01/02/20174ª Semana do Tempo Comum
Porque nos ama, o Senhor nos corrige, de modo que produzamos frutos de paz, justiça e santidade. É preciso simplicidade e fé para acolher a Deus e sua sabedoria.


1ª Leitura (Hb 12,4-7.11-15) – “O Senhor corrige a quem ele ama. Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 4vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado, 5e já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado. 14Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus. Que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a Comunidade.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 102(103)
O amor do Senhor por quem o respeita é de sempre e para sempre.

Evangelho do dia
Quarta-feira 01/02/20174ª Semana do Tempo Comum
"Um profeta só não é estimado em sua pátria. - (Mc 6,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Proclamemos o senhorio de Jesus em nossa vida
É importante, acima de tudo, proclamarmos o senhorio de Jesus em nossa vida e irmos para o combate!
“Vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado” (Hebreus 12,4).
Ao meditarmos a Carta aos Hebreus, vemos que a Palavra de Deus é um convite para que possamos, de fato, lutar contra o pecado, porque, se não lutarmos, ele nos vence, derruba-nos. Temos de vencer o pecado, tirá-lo e derrubá-lo da nossa vida.
Talvez você possa dizer: “Eu sou tão fraco! Ele é mais forte do que eu!”. Por isso, não estamos lutando sozinhos, é o Senhor quem combate e vence o pecado em nós. Precisamos proclamar o senhorio de Jesus na nossa vida.
O nosso embate não é diretamente com o pecado, mas é para que Jesus seja o Senhor da nossa vida, dos nossos pensamentos e sentimentos, para que seja o Senhor da nossa vontade, daquilo que somos e fazemos. Precisamos permitir que Jesus reine em nós.
O combate é para tirar as forças do mal, os maus costumes, os maus pensamentos e sentimentos. Para tirar de nós outras coisas que não convêm a nós, à nossa fé nem à santidade à qual somos chamados a viver. É importante, acima de tudo, proclamarmos o senhorio de Jesus em nossa vida e irmos para o combate.
Deixe-me dizer: não lutamos ainda até o sangue. Às vezes, lutamos contra o pecado de maneira passiva e pensamos:“Eu até tento, mas não consigo!”. Lutar até o sangue quer dizer lutar com todas as forças, com toda alma e coração, resistir, não ceder à tentação.
Quando rezamos o Pai-Nosso, pedimos: “E não deixei-nos cair em tentação”. O “não cair em tentação” é não ceder à tentação, não quer dizer que não teremos mais tentações nesta vida, muito pelo contrário, as tentações podem ser ainda maiores, e o combate se torna ainda mais ágil em nossa vida.
Precisamos desarmar o maligno, precisamos desarmar a tentação dentro de nós. Aqui é necessário resistência da nossa parte, até o sangue, até a própria vida se for preciso!
Não desanime, mesmo que você tenha esta ou aquela fraqueza, mesmo que tenhamos caído muitas vezes no mesmo pecado. O que não podemos é nos entregar, desistir, ceder às forças do mal e entregar a nossa alma ao mal. Precisamos lutar e ser combatentes!
Muitos podem pensar: “Nossa, mas o meu temperamento é difícil!”. Não tem problema, o temperamento difícil é amansado pela graça de Deus, é moldado pela Sua graça e, daqui a pouco, ele vai cedendo ao senhorio de Jesus.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 6, 1-6
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
Muitas vezes, nós nos apegamos apenas à realidade aparente e colocamos a nossa confiança apenas em critérios humanos para a compreensão dessa realidade. Confiamos principalmente nas nossas experiências pessoais e no que as ciências modernas nos ensinam.
Tudo isso faz com que tenhamos uma visão míope da realidade, fato que tem como conseqüência o endurecimento do nosso coração e o fechamento ao transcendente, ao sobrenatural e, principalmente, às realidades espirituais e eternas.
Quando nos fechamos ao próprio Deus, simplesmente nos tornamos incapazes de ver sua presença no nosso dia a dia e dificultamos a sua ação, que visa principalmente o nosso bem.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que é necessário para ter fé?
- Procuramos aprender de nosso próximo?
- Encontramos muitos que se julgam autosuficientes demais crendo só em si mesmos?
- Valorizamos os dons dos outros?
- Damos valor a nossos familiares?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!
Apresentemo-nos ao Senhor e peçamos as luzes do Espírito Santo para compreender a sua Palavra.
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho, vemos que Jesus retorna à sua terra e é rejeitado. Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e sublinhe os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção, para compreender a mensagem central deste Evangelho.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Neste segundo passo da leitura orante, faça a meditação do texto bíblico. Leia novamente o Evangelho e identifique o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele. Medite essa Palavra de Deus e deixe-se tocar por ela, pois é Jesus Cristo quem fala com você.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor sem medo de rejeição. Embora, como vimos no texto, Jesus tenha sido rejeitado pelos seus, Ele não rejeita ninguém. Pelo contrário, Ele espera por você e deseja ouvir sua voz. Diga a Ele o que desejar e sinta o seu grande amor por você.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume hoje com Jesus?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.