sábado, 14 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Enxergaram Jesus, andando sobre as águas.” - (Jo 6,16-21)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 14 DE ABRIL DE 2018 (sábado) 104º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
“SEMPRE HÁ OUTRA CHANCE, UMA OUTRA AMIZADE, UM OUTRO AMOR. PARA TODO FIM, UM RECOMEÇO.”
(Antoine de Saint-Exupéry)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIA INTERNACIONAL DA DOENÇA DE CHAGAS
DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
DIA FESTIVO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
DIA do Técnico em Serviço de Saúde
DIA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE
DIA DO FUTEBOL PAULISTANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BotucatuCaçapavaCATANDUVA - GÁLIA (São Paulo) Constantina (Rio Grande do Sul) AltamiraSenador José Porfírio (Pará) Alto do Rodrigues (Rio Grande do Norte) Palmas (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOSÉ DORIVAL SASSO (Rede Postão Garça /SP) JOÃO EDUARDO FERREIRA DA SILVA (Fazenda São José do Rio do Peixe Garça /SP) RODRIGO OLIVEIRA CORRÊA (Construtora Oliveira & Corrêa Ltda. Garça/SP) JOSÉ PASCHOAL CAMPASSI (Mecanógrafa-Garça/SP)  OSVALDO LUIS SCARTEZINI (Scartezini Funilaria-Garça/SP)  CLAUDIO AUGUSTO MANCINI (Escritório Cruzeiro-Garça /SP) JOSÉ GERALDO CARRION (Garça/SP)  ALINE AGUIAR CARAZZATO (Garça/SP)  Pe. Geraldo Lelis de Andrade (Oblatos de Cristo Sacerdote-Marília/SP)

 Santo do Dia 
SANTA LUDOVINA
SÃO BENEZET, ou o pequeno bento

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas á sua luz admirável, aleluia! (1Pd 2,9).
O cuidado da comunhão e da assistência fraterna é preocupação fundamental da comunidade cristã. Celebremos o Cristo, que, caminhando sobre as águas, se revela Senhor da natureza e da história.
Oração
JESUS, DIVINO MESTRE, NÓS VOS ADORAMOS, FILHO UNIGÊNITO DE DEUS, VINDO AO MUNDO PARA DAR AOS HOMENS A VIDA EM PLENITUDE.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, por quem fomos remidos e adotados como filhos, velai sobre nós em vosso amor de Pai e concedei aos que crêem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
14 de abril de 2018 Sábado da 2ª Semana da Páscoa
A Palavra de Deus nos recorda a presença do Ressuscitado em nosso meio e nos inspira a não temer ventos contrários, mas encontrar no Espírito os caminhos para enfrentar os desafios.

 1ª Leitura - (At 6,1-7) -Escolheram sete homens repletos do Espírito Santo.Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.
2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.
5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pár­menas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 32 (33)
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho do dia
14 de abril de 2018 Sábado da 2ª Semana da Páscoa
"Enxergaram Jesus, andando sobre as águas. - (Jo 6,16-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ressurgiu Cristo, o Senhor, que criou tudo; ele teve compaixão da humanidade.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.
20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Não tenhamos medo de nos encontrar com Jesus diante da escuridão
Jesus é a nossa de fonte de Luz e de Misericórdia, abra o seu coração!
Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. Mas Jesus disse: ‘ Sou Eu. Não tenhais medo  (Jo 6, 16-21).
Os discípulos estão em alto mar. Eles entraram na barca e iam voltar para Cafarnaum e precisavam passar para o outro lado do mar, mas já estava escuro, tudo obscuro, então, pense na escuridão que é o mar, mas não aquele mar que nos remete o oceano, e sim, num grande lago como era aquele lago de Genesare, e no meio daquela escuridão da noite, onde não se têm luzes naturais ou as próprias luzes criadas pelos homens.
Pense no medo que a escuridão provoca no coração das pessoas; no medo que ela provoca dentro de nós quando adentramos o nosso coração e tudo parece escuro e obscuro. Nós temos medo, inclusive, de entrar no nosso interior, porque encontraremos muitas coisas que não compreendemos, muitas luzes que foram apagadas, situações que não foram resolvidas e conflitos que dilaceram-se dentro do nosso interior.
Quantas coisas obscuras dentro de nós e preferimos ficar na borda da vida e na superficialidade dela, porque nela tem uma luz, ainda que artificial, mas tem. Uma vez que, a luz é artificial acaba que também, a nossa vida torna-se artificial, porque essa luz não é capaz de iluminar as coisas mais profundas da nossa vida.
Por isso é preciso escutar as palavras do Mestre: “Não tenhais medo. Sou Eu”. É o Mestre quem nos conduz para as ondas mais profundas da nossa vida e do nosso coração. Para ficarmos em conflitos? Não, ao contrário, é para vencermos os conflitos e para que seja iluminado o nosso interior; a nossa mente e tantas situações da nossa vida que estão na zona do medo.
Ele quer vencer o medo em nossa vida; Ele quer nos curar do medo e desses conflitos tortuosos que temos dentro de nós. Ele quer nos tirar das vísceras e da ansiedade que toma conta de nós por tantas coisas mal resolvidas, mal iluminadas e mal esclarecidas da nossa vida. Ele quer que vençamos o medo, por isso, Ele vem ao nosso encontro.
Nós temos tanto medo (até d’Ele) que Jesus parece um fantasma, mas Ele não é um fantasma. Ele é a Luz que a nossa alma e o nosso coração precisam, para saírem das obscuridades da nossa vida.
Deus abençoe você!

ReflexãoDeus, autor e senhor da natureza
AUTOR: P. Luis PERALTA Hidalgo SDB 
(Lisboa, Portugal)
Hoje— depois de compartilhar os pães com a multidão, vemos Jesus retirar-se à montanha. Ao anoitecer, os discípulos descem à beira do mar e sobem a um barco de volta a Cafarnaum. A navegação, na escuridão, enfrentando o mar agitado, simboliza a insegurança dos homens na ausência de Deus. Andando sobre as águas, se aproxima a nós e nos traz a paz.

Com este e outros signos (acalmou uma tempestade mandando ao mar que se "calasse"), Jesus Cristo nos deixou sinais inequívocos de sua divindade e de seu senhorio diante da natureza. Ele é o Filho eterno de Deus, por quem tudo foi feito, e nós somos parte da natureza criada. Graças ao dom da liberdade, participamos de um modo privilegiado (a cultura) da criatividade divina. Devemos reconhecer nossa dívida diante de Deus por termos o privilegiado com uma natureza tão perfeita.

— Pai, no meio das tempestades, faz-me compreender que o Ressuscitado caminha comigo, motivando-me a permanecer firme no caminho traçado por Ele.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que de melhor posso fazer para que minha Fé aumente?
- Conheço famílias onde falta o pão de cada dia?
- Sei pedir a ajuda de Deus para meus problemas? Desanimo quando não me vejo ajudado?
- Noto que há pessoas da Igreja que também erram?
- Já aconteceu de eu me sentir abandonado por Deus?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,16-21 - Não tenham medo! Sou eu!
Preparo-me para este momento mais importante do meu dia, invocando o Espírito Santo para mim e para todos e todas que fazem esta mesma oração, aqui na rede da internet.
Vinde, Espírito Santo, e dai-nos o dom da sabedoria, 
para que possamos avaliar todas
as coisas à luz do Evangelho 

e ler nos acontecimento da vida os projetos de amor do Pai.
Dai-nos o dom do entendimento, uma compreensão mais profunda da verdade,
a fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção.
Dai-nos o dom do conselho, que ilumina a nossa vida e
orienta a nossa ação segundo vossa Divina Providência.
Dai-nos o dom da fortaleza. sustentai-nos, 

no meio de tantas dificuldades, com vossa coragem,
para que possamos anunciar o Evangelho.
Dai-nos o dom da Ciência, para distinguir 

o único necessário das coisas meramente importantes.
Dai-nos o dom da piedade, 

para reanimar sempre mais nossa íntima comunhão convosco.
E, finalmente, dai-nos o dom do vosso santo temor, 

para que, conscientes de nossas fragilidades,
reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo, e dai-nos um novo coração. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto?
Faço a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia na minha Bíblia: Jo 6,16-21
De tardinha, os discípulos de Jesus desceram até o lago. Subiram num barco e começaram a atravessar o lago na direção da cidade de Cafarnaum. Quando já estava escuro, Jesus ainda não tinha vindo se encontrar com eles. De repente, um vento forte começou a soprar e a levantar as ondas. Os discípulos já tinham remado uns cinco ou seis quilômetros, quando viram Jesus andando em cima da água e chegando perto do barco. E ficaram com muito medo.
Mas Jesus disse: - Não tenham medo, sou eu! Então eles o receberam com prazer no barco e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo.Jesus ficou sabendo que queriam levá-lo à força para o fazerem rei; então voltou sozinho para o monte.
Refletindo
Estava escuro, fazia vento forte que levantava alto as ondas.O medo dominava os apóstolos. Jesus elimina todo o medo e devolve a alegria. 
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Seguro alguma coisa que não quero partilhar, dividir? Minha lógica e do acúmulo, da centralização, do cada um por si ou e a lógica de Jesus, da partilha, da mão que se abre? É a atitude da fé?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: 

"Diante de todas as circunstâncias e condições de sua vida. Diante das estruturas de morte, Jesus faz presente a vida plena. "Eu vim para dar vida aos homens e para que a tenham em abundância" (Jo 10,10). Por isso, cura os enfermos, expulsa os demônios e compromete os discípulos na promoção da dignidade humana e de relacionamentos sociais fundados na justiça." (DAp 112).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus. Rezo em silêncio. Coloco o Senhor no lugar de todos os meus medos. 
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é de fé, para os outros, para as pessoas que encontrar no dia de hoje. Minhas mãos vão estar abertas como as do menino do Evangelho.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.