sábado, 5 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ! ■–" Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem?” - (Lc 16,9-15)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU ANO INTERNACIONAL DAS  LEGUMINOSAS
NOVEMBRO - MÊS  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 05 DE  N O V E M B R O  DE  2016 (sábado) 310º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
SOMENTE QUANDO ENCONTRAMOS O AMOR, É QUE DESCOBRIMOS O QUE NOS FALTAVA NA VIDA.
(John Ruskin)

Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUÊSA
DIA INTERNACIONAL DA CONSCIÊNCIA GOVERNAMENTAL
DIA DO RADIOAMADOR (NACIONAL e MUNDIAL)
DIA MUNDIAL DE COMBATE À CAÇA DE BALEIAS
DIA NACIONAL DA CIÊNCIA E CULTURA BRASILEIRA
DIA DO CORPO DE SAÚDE DA MARINHA
DIA DO CINEMA BRASILEIRO
DIA MUNDIAL DO INTERACT
DIA NACIONAL DO DESIGN
DIA DO PROTÉTICO DENTÁRIO
DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA
DIA NACIONAL DO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Espírito Santo do Turvo - Itapetininga - Rosana (São Paulo) Igarapé-Açu - São Francisco do Pa (Pará) Santana de Mangueira (Paraíba) Roncador (Paraná) Cambuci - Porto Real (Rio de Janeiro) Carmo do Rio Claro - Manhuaçu - São Francisco (Minas Gerais) Anhanguera - Hidrolândia - Ivolândia (Paraíba) Tremedal (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SANDRO José da Silva (EQ 13 ENS da PAZ do Setor de Garça/SP) LÍVIA BARROs DAVIla (Leo Clube de Valparaíso/SP) MARIO SERGIO FERNANDES TEch (Distribuidor Segurança Eletrônica - Curitiba/PR) MARLENE MAGDALONI (Garça/SP) CLEBER ROBERTO MORAES DE SOUZA (Paulista Casa de Carnes-Garça/SP) . .


Santo do Dia
SÃO ZACARIAS E SANTA ISABEL
SANTA BERTILA
SÃO GUIDO MARIA CONFORTI
BEATO MARIANO DA MATA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
O dinheiro e os bens encontram seu legitimo lugar na vida humana quando administrados com fidelidade ao evangelho e convertidos num sacrifício agradável a Deus, favorecendo o bem comum.
Oração
PAI, MEU CORAÇÃO ESTÁ TODO CENTRADO EM TI, E EM TI ENCONTRA CONSOLO E PROTEÇÃO. MEU ÚNICO ANSEIO É NÃO DEIXAR QUE SE ABALE ESTA SEGURANÇA, FONTE DE MINHA FELICIDADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus de poder e misericórdia que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazeri que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sábado 05/11/2016 – 31ª Semana Tempo
É motivo de grande alegria ver florescer amor e o compromisso na comunidade e nos corações, sendo pouco e o muito postos a serviço de Deus e administrados em favor de todos
1ª Leitura (Fl 3,17– 4,1) Tudo posso naquele que me dá força. Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos, 10grande foi minha alegria no Senhor, porque afinal vi florescer seu afeto por mim. Na verdade estava sempre vivo mas faltava-lhe oportunidade de manifestar-se. 11Não é por necessidade minha que vos digo, pois aprendi muito bem a contentar-me em qualquer situação. 12Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando saciado ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. 13Tudo posso naquele que me dá força. 14No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. 15Filipenses, bem sabeis que, no início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma Igreja, a não ser a vossa, se juntou a mim numa relação de crédito. 16Já em Tessalônica, mais de uma vez, me enviastes o que eu precisava. 17Não que eu procure presentes, porém, o que eu busco é o fruto que cresça no vosso crédito. 18Agora, tenho tudo em abundância. Tenho até de sobra, desde que recebi de Epafrodito o vosso donativo, qual perfume suave, sacrifício aceito e agradável a Deus. 19O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 111(112)
Feliz aquele que respeita o Senhor!


Evangelho do dia
Sábado 05/11/2016 – 31ª Semana Tempo
" Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? - (Lc 16,9-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8,9).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Os filhos de Deus precisam ser mais ágeis
Os filhos de Deus não podem se entregar ao desânimo, porque ninguém vai sentir-se atraído para o Reino onde as pessoas estão tristes e derrotadas!
“Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lucas 16, 8).
Na Palavra, Jesus está afirmando o que Ele não gostaria que fosse, mas sim como deveria ser: os filhos deste mundo são espertos e realmente sagazes na maneira como tratam seus negócios, quando, na verdade, deveriam ser como os filhos da luz.
Vemos aqui o exemplo do administrador que foi acusado de esbanjar os bens de seu patrão. Ele agiu com esperteza para depois não passar necessidade. Jesus não está nos ensinando a agirmos com esperteza, com malandragem, a fazermos falcatruas ou qualquer coisa parecida. Não é isso que devemos pegar daquilo que o mundo sabe fazer, mas é a agilidade e a esperteza que ele tem para propagar o que precisa para fazer as coisas acontecerem como precisam acontecer.
Se nos consideramos ou fomos iluminados pela luz que é Cristo, não podemos viver a nossa fé apenas de forma piedosa e romântica: “Deus me ama, e eu O amo!”. É maravilhoso, é mais do que certo isso, mas precisamos ter atitudes, práticas, sabedoria, inteligência. Até os temos, mas utilizamos muito pouco os talentos que Deus nos deu para fazer o Reino de Deus acontecer.
A verdade é uma só: o mundo faz dos talentos que recebeu de Deus verdadeiros dons, propaga-os e faz com que se multipliquem. Basta ver as músicas mundanas, músicas seculares, basta ver pelas coisas que criam, como se propagam, inclusive, em nosso meio. Somos muito mais arrastados para as coisas do mundo do que arrastamos os que vivem no mundo para as coisas de Deus.
Muitas vezes, queremos trazer as pessoas para as coisas de Deus com ameaças, falando de coisas negativas, falando simplesmente pelo lado mau da coisa. Não temos nem habilidade para lidar com as pessoas, nem sabemos usar a graça em favor do Reino de Deus.
Estamos usando de mau humor, pessimismo, amargura, disputas, brigas e competições, coisas que são próprias do mundo, mas sabem disfarçar e viver de outra forma. Nós cristãos estamos usando o pior do mundo dentro da Igreja e das realidades da fé, quando é o contrário: temos de usar o melhor de Deus para fazer o Reino de Deus acontecer em nosso meio, entre as pessoas e no mundo em que estamos!
Por que, muitas vezes, as pessoas se afastam daqueles que são da Igreja? Afastam-se de nós? Às vezes, é um pieguismo exagerado, pela forma que somos diferentes dos outros. Não sabemos dialogar, não sabemos fazer amizades. Que triste, pois precisamos fazer amizades!
Fazer amizades não quer dizer que temos de ser amigos de todo mundo, mas cordial todo mundo pode ser, tratar a pessoa com delicadeza, dar um sorriso, ter relações amistosas, todos nós podemos ter, mas nos fechamos em “grupinhos”, em pessoas seletas e não sentimos o bom odor de Cristo por este mundo.
Precisamos inverter aquilo que Jesus está constatando como realidade: os filhos da luz precisam aprender a ser, se não mais, pelo menos iguais aos filhos deste mundo. Sejamos mais espertos e ágeis.
Não é uma questão de competição, quem é mais, quem é menos, a questão é que temos a graça de Deus e temos de usá-la para fazer o Reino acontecer!
Os filhos de Deus não podem se entregar ao desânimo nem à tristeza, porque ninguém vai se sentir atraído, seduzido ou chamado para um Reino onde as pessoas estão tristes, amarguradas e derrotadas.
O Senhor nos quer vitoriosos!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Lc 16, 9-15
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Devemos usar do dinheiro da injustiça para conquistar os bens eternos.
De fato, o dinheiro é sempre uma realidade injusta, independentemente da forma como foi conquistado, porque vai sempre significar separação, apossamento, divisões e condições de vida diferentes, gerando oportunidades diferentes e privilégios, além de uma concorrência sempre injusta com os nossos irmãos e irmãs.
Por isso, Jesus diz que ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro.
Usar do dinheiro da injustiça para conquistar os bens eternos significa usar de tudo o que o dinheiro nos concede, tanto em termos de bens materiais como pessoais, como por exemplo a formação profissional, para a construção do Reino e a promoção da dignidade de todos.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como devemos administrar os bens que nos foram confiados?
- Sabemos prestar contas dos bens tanto materiais como espirituais?
- Não nos tornamos às vezes agressivos?
- Procuramos ser espertos para realizar o bem na mesma proporção que o administrador da parábola o foi para seu interesse pessoal?
- Estamos atentos a não prejudicar outras pessoas com nosso modo de agir?


Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus nos lembra de que ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao “Dinheiro”. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e deixemo-nos conduzir pelo Senhor e seus ensinamentos.
Peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Procure identificar o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas feitas… Quais são as orientações de Jesus? Qual é o convite central que o texto nos faz?
“O texto do evangelho proposto para hoje é uma aplicação da parábola do administrador infiel. Os destinatários são os discípulos, mas os fariseus que ouviram a parábola e que eram ‘amigos do dinheiro’ desprezavam o que Jesus dizia. Se antes, como dissemos, Jesus elogia a atitude do administrador que usa com inteligência e astúcia os meios para alcançar o seu objetivo, aqui, a questão é a do bom uso dos meios e a fidelidade. Trata-se, podemos assim considerar, de uma aplicação da parábola precedente. Já em 12,15, Jesus disse que a vida do homem não é assegurada pela abundância de seus bens; é preciso, isso sim, viver a centralidade do Reino de Deus, de quem os meios devem estar a serviço. Aqui, nessa aplicação da parábola, a mensagem é bastante semelhante: não se trata de fazer amigos para tirar proveito deste mundo; é preciso fazer amigos em vista da eternidade. Nesse sentido, a parábola é uma exortação a não imitar a atitude do administrador infiel que não soube partilhar. A fé exige empenho; no entanto, quando se trata do dinheiro, é preciso partilhar” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, Paulinas Editora).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (mensagens e lições para nós hoje- O que a Palavra me leva a experimentar?) “Os discípulos e missionários de Cristo devem iluminar com a luz do Evangelho todos os âmbitos da vida social. A opção preferencial pelos pobres, de raiz evangélica, exige atenção pastoral voltada aos construtores da sociedade. Se muitas das estruturas atuais geram pobreza, em parte é devido à falta de fidelidade a compromissos evangélicos de muitos cristãos com especiais responsabilidades políticas, econômicas e culturais” (DAp. 501).
“Por isso, é imprescindível que o discípulo se fundamente no seguimento do Senhor que lhe concede a força necessária, não só para não sucumbir diante das insídias do materialismo e do egoísmo, mas para construir ao redor dele um consenso moral sobre os valores fundamentais que tornam possível a construção de uma sociedade justa” (DAp. 506).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Em oração, peçamos que o Senhor nos conceda a graça de permanecermos fiéis testemunhas do Reino e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.