quarta-feira, 23 de outubro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A quem muito foi dado, muito será pedido. – (Lc 12,39-48)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 23 DE OUTUBRO de 2024 (quarta-feira) 297º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUANDO O AMOR PEDIR UM PINGO DA SUA ATENÇÃO, POR FAVOR, CHOVA.

(Bráulio Bessa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA

DIA DO AVIADOR

DIA DO AVIÃO BRASILEIRO

DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

DIA DA AEROFILATELIA

DIA DE SANTOS DUMONT

DIA DO PLANO COOPERATIVO

DIA DA SOGRA

DIA DO ALERTA SOBRE O USO NOCIVO DO ÁLCOOL

DIA DO RÁDIOAMADOR

DIA DO APOSENTADO DO BANCO CENTRAL

DIA DO APRESENTADOR DE PROGRAMA DE TV

DIA DA COMUNIDADE HÚNGARA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA) EM SOBRAL-CE

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) EM PALMAS

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Chapadão do Sul (Mato Grosso do Sul) Tobias Barreto - Frei Paulo - Nossa Senhora das Dores (Sergipe) Alvorada do Norte - Montes Claros de Goiás - Mozarlândia - Santa Bárbara de Goiás - Santa Terezinha de Goiás (Goiás) Monte do Carmos - Paraíso do Tocantins - Santa Fé do Araguaia - Colinas do Tocantins (Tocantins) Independência - Victor Graeff (Rio Grande do Sul) Xapuri (Acre) São Romão (Minas Gerais) Oeiras do Pará (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Isabel Cristina Melani (LC2-Lions Clube de Valinhos /SP) ■PDG luiz antonio chiquetto (LC6-Lions Clube de Votuporanga /SP)Gustavo Henrique Marquizeppe (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) ENÉAS PINTO DE CARVALHO FILHO (Enéas Sport - Garça/SP) Valdir Citta (Big Mart Toyota-Garça/SP)ErlON orTegA (Serve Todos-Garça/SP)Karina Spigolon Peron (engenheira-Garça /SP)  LEANDRO DA SILVA MOTTA (Marilia /SP) Elizabete Soares (Garça /SP) MARIA HELENA DE PRINCE BIGESCHI (Tupã /SP) EDSON STÉFANI (São Bernardo do Campo /SP) Nilma muniz loureiro (Bauru /SP) LUcInei rOdrigues (primo-Bauru /SP) LUcy – LUcInéia SOUZA SilvA (Bauru /SP) Everaldo Abreu (Postão-Garça /SP)Joao Paulo JP Ferreira (Nova 102-Garça /SP) Jose Luiz Krusique (Brasília /DF)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SÃO JOÃO DE CAPISTRANO

João (Itália, 1386-1456) , após ter sido feito prisioneiro em razão de contendas políticas, abandonou a antiga vida e integrou-se ao ideal franciscano, dando importante testemunho missionário.

SÃO GUIDO MARIA CONFORTI

SÃO Bento de Herbauge

SÃO Germano de Béltica

SÃO João da Pérsia

SÃO João de Siracusa

SÃO Paulo Tong Viet Buong

SÃO Romão de Ruão

SÃO Severino Boécio

SÃO Servando

SÃO Severino Boécio

SÃO Severino de Colônia

SÃo Teodoreto de Antioquia

SÃo Tiago da Pérsia

SANTa Etelfleda

SANTO Alúcio

SANTO Inácio de Constantinopla

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Servos fiéis e vigilantes Lc 12,39-48 - Fidelidade ou abuso de cargo?

A vigilância e a disposição para responder aos convites de Deus é muito frequente nos ensinamentos de Jesus.

 

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Protegei-me qual dos olhos a pupila e abrigai-me à sombra de vossas asas (SI 16,6.8).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Celebremos com alegria e gratidão, pois “Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança”. Abramos a mente e o coração para colher os frutos desta celebração eucarística, que nos pede fidelidade e prudência na espera do Senhor que vem.

 

– Oração 

 

“PAI, LEVA-ME A TOMAR CONSCIÊNCIA DE QUE MUITO SERÁ EXIGIDO DE MIM, POIS MUITO ME FOI DADO. QUE MINHA VIDA SEJA COMPATÍVEL COM MINHA CONDIÇÃO DE DISCÍPULO DO TEU REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, tornai-nos dispostos a obedecer sempre à vossa vontade e a vos servir de coração sincero. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de outubro de 2024quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Ef 2,12-22) O mistério de Cristo, Deus acaba de o revelar agora: os pagãos são admitidos à mesma herança. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 2se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente. 4Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 5Esse mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho. 7Disso eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu no exercício do seu poder. 8Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo. 10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança.    

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO Is 12

Com alegria bebereis do manancial da salvação.

1. Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; † o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. / Com alegria bebereis do manancial da salvação. – R.

  Com alegria bebereis do manancial da salvação.

2. E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, † invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, / entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. – R.

  Com alegria bebereis do manancial da salvação.

3. Louvai, cantando, ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, / publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! / Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, / porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!” – R.

Com alegria bebereis do manancial da salvação.

 

 

 

– 23 de outubro de 2024quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum  

– Evangelho do dia 

 

A quem muito foi dado, muito será pedido.  (Lc 12,39-48)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vigiai, diz Jesus, vigiai, / pois, no dia em que não esperais, / o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

 23/10/24 29ª QUARTA-FEIRA TC - B

 

Lucas 12,42-44.48: Disse Jesus aos seus discípulos: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens... A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

 

Jesus, suas parábolas buscam na vida cotidiana da sociedade as imagens para a nossa vivência espiritual como cristãos.

O senhor se refere ao administrador fiel e prudente como aquela pessoa, cuja responsabilidade diante dos outros é a de alimentar a vida dos seus dependentes na hora certa.

Quem for fiel nesse serviço, receberá recompensa. Que for infiel e se aproveitar dos outros será responsabilizado e castigado.

Senhor, por vezes entendemos a administração como uma posição social e um meio de fazer render os bens do patrão, à custa da exploração do próximo.

Em seu Reino, quem possui o encargo de administrar deve cuidar primeiramente da vida das pessoas que lhe foram confiadas, seja na família que constituiu, como na comunidade de que participa e no exercício da sua profissão.

Assim, o sentido de administrar, antes de ser um poder, significa um ‘servir para’, ou seja, um serviço à vida do ser humano em primeiro lugar.

E quanto mais o senhor nos privilegia com a sua luz e a sua graça, maior é a responsabilidade de administrar bem a nossa vida e a vida dos outros.

Senhor, ajude-nos a compreender bem a nossa missão de administradores.

Sempre nos é confiada algum tipo de administração e nós não podemos falhar.

Que aprendamos, pela força do seu Espírito, a administrar segundo o seu Evangelho.

 

Maria santíssima, Mãe Aparecida, a senhora que soube administrar tão bem a sua casa de Nazaré, nos ensine a viver e conviver bem em nossa família, em nossa comunidade e dentro da sociedade como administradores segundo o Evangelho e jamais segundo o nosso mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“Fiquem preparados” para a chegada do Filho do Homem. Mediante parábolas, Jesus convida todos a se manterem vigilantes e ativos nas obras do Senhor. Aos líderes religiosos, porém, Jesus acrescenta séria recomendação, pois correm o perigo de se envolver com as coisas deste mundo e descuidar os fiéis. Pode até acontecer que esses “administradores” abusem da posição que ocupam e comecem a “espancar servos e servas, a comer, a beber e a se embriagar”. Isso significa oprimir, explorar, já que existe também a embriaguez do poder. Quanto mais formação e maior esclarecimento eles tiverem sobre a religião e a vida da Igreja, mais severa será sua prestação de contas: “A quem muito foi confiado, muito mais será exigido”. Os que receberam mais devem ajudar os que receberam menos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 12,39-48 - Fidelidade ou abuso de cargo?

 

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Na liturgia de hoje, Jesus reforça seu convite à vigilância. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de nos deixarmos conduzir pelo Senhor de nossa vida.

“Senhor, sei que estás aqui. Ajuda-me a permanecer na tua presença.”

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

O próprio Cristo, que sempre esteve vigilante na fidelidade ao Pai, nos chama para que estejamos atentos ao Evangelho.

 

1. Leitura (Verdade)

A vigilância, a abertura da percepção dos sinais e a disposição para responder aos convites de Deus é muito frequente nos ensinamentos de Jesus. Leia com atenção cada figura, símbolo ou atitude que o Evangelho lhe fala.

 

Além de desperto e vigilante, é preciso ser proativo. A fé cristã requer discernimento e ação em um processo de crescimento que se conclui com a peregrinação neste mundo. E aqui Deus nos chama a sermos fiéis construtores do Reino. Por isso, vivendo a vigilância da fé, eleve sua alma ao Senhor: “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação! O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça e aos pobres ele ensina o seu caminho. Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.

 

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus continua a nos ensinar a prestar atenção para nossa responsabilidade cristã. O Evangelho nos educa e dele recebemos todas as informações que necessitamos para viver no caminho de Jesus. Para isso, é preciso oração e vigilância.

Essas palavras de Jesus encontram eco em seu coração?

Sua vigilância para a chegada do Senhor é constante, a todo o tempo, nas pequenas atitudes cotidianas, ou apenas, para a hora da morte?

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotar em seu coração…

 

Rezar pelos missionários, pela paz no mundo, pelo Sínodo da Igreja, pela nossa nação, pelas famílias, pelos jovens e pelas crianças, etc.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Jesus deixa claro que nesta vida temos que usufruir com respeito e solidariedade tudo o que nos sustenta para exercer com dignidade nossa missão terrena, social. Mas, nosso olhar interior deve estar sempre vigilante com o que nos garante a Vida Eterna.

O que a Palavra o/a convida a viver neste dia?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP