terça-feira, 26 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A semente cresce, torna-se uma grande árvore. – (Lc 13,18-21)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 26 DE outubro de 2021 (terça-feira) 299 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A ÚNICA PESSOA LIVRE É AQUELA QUE NÃO TEM MEDO DO RIDÍCULO.

(Luiz Fernando Veríssimo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA OFICIAL DO MÚSICO

 DIA DA CRUZ VERMELHA

DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES METOVIÁRIOS

DIA NACIONAL DO TROPEIRO

DIA NACIONAL DE LUTA PELO PASSE LIVRE

DIA LATINO-AMERICANO PARA PREVENÇÃO DAS QUEIMADURAS

DIA DO MOVIMENTO PESTALOZZIANO NO BRASIL

DIA DO MATEMÁTICO

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR

DIA DA ÁUSTRIA

DIA DA CARNE PICADA

DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO INTERSEXO

DIA DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

DIA DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DO TATUAPÉ DE SÃO PAULO-SP

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cândido Mota (São Paulo) Curiúva - Quatiguá - Verê (Paraná) Barra da Estiva - Santa Inês (Bahia) Tramandaí (Rio Grande do Sul) Alto Araguaia (Mato Grosso) Lago do Junco (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CAROLINE ANANIAS (prima - Garça/SP) MIRYAM SOARES CORREA LEITE DE MORAES (Francine Garça /SP) Sueleide Spigolon (Garça /SP) RAquel emiLiA raduaN RIbEIro (Garça /SP) Fernanda Monteiro (Garça /SP) MARIO AUGUSTO PIOTTO (Escritório Contábil Piotto- Garça /SP) Estela Máris Brizola (Garça/SP) Laura De Siqueira Castro (de Garça/SP- Harvard Medical-Boston/USA- São Paulo /SP) CRIStiane Lopes Nonato Guidorzi (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) Diêgo  Breno Silva Duarte (Lions Clube de Agudos /SP) NEIDE FERNANDES VIZELLI (Lions Clube de Tupã /SP) PDG José Luiz Passos (Lions Clube de Araraquara Santa Cruz /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSA PEDRAL PINHEIRO RODRIGUES e IVAN PINHEIRO RODRIGUESó1963ó58 ANOS (Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

São LUÍS ORIANE

SANTO EVARISTO

São Beano

São Ceda

São Cuteberto da Cantuária

São Demétrio de Tessalônica

São Lupo

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O grão de mostarda – Lc 13,18-21

 

 

- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Caminhamos assinalados pela esperança. A criação inteira espera “participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus”. Que a Palavra e a Eucaristia nos fortaleçam e ajudem a superar os obstáculos do dia a dia.

 

– Oração 

 

SENHOR, FAZE DE MIM INSTRUMENTO DE TEU REINO PARA QUE ELE CHEGUE A TODAS AS PESSOAS, SEM EXCEÇÃO, MORMENTE OS POBRES E MARGINALIZADOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 26 de outubro de 2021 3ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Reino de Deus, inaugurado por Jesus, é uma realidade que, de modo discreto, tende a expandir-se – também com a colaboração dos cristãos. 

 

1ª Leitura (Rm 8,18-25) – Toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 18eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. 22Com efeito, sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? 25Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 126(125)

 

Maravilhas fez conosco o Senhor!

 

 

– 26 de outubro de 2021 3ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A semente cresce, torna-se uma grande árvore.   (Lc 13,18-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Reino de Deus se faz presente nas pequenas coisas”

 

Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”

(Lucas 13,19).

O Reino dos Céus está aqui, o Reino de Deus está no meio de nós; agora, precisamos ter muita atenção, cuidar do discernimento para tomarmos posse do Reino e para estarmos nele.

 

O Reino de Deus não é aquela coisa como são as coisas do mundo, sabe? Cheio de adereços, de propaganda… Não! O Reino de Deus, primeiro, é como um grãozinho de mostarda. Fiz questão de colocar diminutivo “grãozinho”, porque o grão de mostarda é um grão ínfimo, pequeno, que até se perde na palma da mão. E, muitas vezes, ele é ignorado, não prestamos atenção nele, mesmo que, na nossa cultura, não o tenhamos, como é na cultura judaica, onde há o grão de mostarda em abundância. Ele é um grão, uma semente que, uma vez semeado, cresce e torna-se uma grande árvore, mas ele foi ignorado pelo seu tamanho. E quantas coisas são ignoradas pelo tamanho!

 

“Quando eu acredito nas pequenas coisas, é pequena na proporção mundana e humana, mas para Deus tem a grandiosidade do Reino dos Céus”

 

Vivemos na sociedade da grandeza, onde o ser grande, o ser importante, o ser visto é importante. Não! Uma sementinha faz toda a diferença. Por favor, não se deixe cair na tentação das coisas grandes, pois o Reino de Deus é feito com coisas pequenas, o Reino de Deus começa com pequenos gestos e acontecem com pequenos gestos que tem valor de eternidade, que é possível transformar mentalidades.

 

Quando eu acredito nas pequenas coisas, é pequena na proporção mundana e humana, mas para Deus tem a grandiosidade do Reino dos Céus. Não ignore as pequenas coisas, porque o Reino de Deus é ali que se faz presente.

 

O Reino de Deus é também como uma mulher que pega o fermento e mistura na porção de farinha. Você sabe que o fermento torna tudo fermentado. O fermento chega e domina, são três porções de farinha, mas basta uma pequena porção de fermento para fermentar e levedar toda a massa.

 

Precisamos ser fermento na massa, porque o Reino de Deus é assim: onde ele chega ele põe a consistência. O que nós precisamos em meio a massa humana que somos é do fermento da graça do Reino de Deus para que a nossa mente, o nosso coração e todo o nosso ser sejam transformados pelo fermento da graça e, ao mesmo tempo, precisamos ser esse fermento na sociedade em que estamos, no trabalho que realizamos, na família que estamos vivendo.

 

Precisamos ser o fermento do Reino de Deus, porque o fermento faz toda a diferença onde ele se faz presente. Ele não é a maior porção, mas ele é a porção que dá consistência a qualquer realidade.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Reino de Deus não se impõe na base da força, da eficácia, do número, mas como semente e fermento. É uma realidade discreta: é o sopro do Espírito que vai penetrando e transformando tudo a partir de dentro. A religião do Reino de Deus tem como protagonistas o homem e a mulher, isto é, o povo que, movido pelo Espírito de Deus, diz palavras e realiza ações concretas e libertadoras. Portanto, a Igreja deve ser percebida não pelos belos edifícios nem pelo barulho e presença massiva nos meios de comunicação, mas pela ação suave e persistente do Espírito Santo, ação capaz de fermentar toda a comunidade e levá-la a assumir os serviços relativos às necessidades de todos, sobretudo dos marginalizados. Essa é a comunidade viva que Deus espera. Esse é o Reino vivo e atuante de Deus.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, diante do reino deste mundo, o Reino de Deus era quase imperceptível. Isso poderia desanimar teus discípulos. Então, com as imagens da semente de mostarda e do fermento, revelas que teu Reino terá imenso desenvolvimento e incalculável abrangência. Sejamos teus fiéis seguidores. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 13,18-21 - Fermento... semente... Reino de Deus

 

Oração Inicial
No Evangelho de hoje, lemos duas parábolas do Reino que são um apelo à confiança, pois, assim como da pequena semente surge uma grande árvore, e o pouco fermento leveda uma grande porção de farinha, o Reino de Deus vai acontecendo nos pequenos gestos permeados pela ação do Senhor.

Oração: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho e identifique os elementos que surgem durante a narrativa: Reino de Deus, grão de mostarda, campo, arbusto, fermento, porções de farinha… Qual é a interpretação que encontramos para cada um desses elementos? Qual é a mensagem central do Evangelho?

 

“Para ajudar a entender sua missão como agente autorizado do Reino de Deus, Jesus confronta seus ouvintes com duas parábolas, tomadas do ambiente doméstico. Trata-se do grão de mostarda e do fermento. Ambas supõem a parceria entre Deus e o homem: alguém pegou um grão de mostarda; alguém tomou o fermento e misturou com três porções de farinha. Diante da ótica e das estruturas humanas, uma semente de mostarda e um pouco de fermento quase não significam. Depois vem o silêncio, e a graça de Deus transforma as realidades. Deus espera que façamos nossa parte, por pequena que seja, depois ele fará o resto. A mostarda vai estender seus ramos para os ninhos, o pão servirá para saciar a fome; ambas visam ao serviço.”

 

2. Meditação (Caminho)

Neste momento, você é convidado(a) a trazer a reflexão da Palavra para a sua vida. Que aspectos do mistério de Deus esta passagem lhe proporciona conhecer? Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela? Como podemos ser fermento do Reino de Deus?

3.Oração (Vida)

Peçamos que o Espírito Santo transforme o nosso coração:

“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Papa São Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.