domingo, 23 de agosto de 2020

Refletindo a Palavra -“Tu és o Messias” - Padre Luiz Carlos

 

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista
“Tu és o Messias”

 

Quem dizeis que Eu sou?

           Esse texto não é uma curiosidade que Jesus manifesta aos discípulos, mas uma situação até constrangedora para Ele. Estando já a meio caminho de seu ministério, é ainda desconhecido. Ele é identificado com pessoas que já morreram. Depois de milagres e tanta pregação, não foi ainda compreendido. Então quer saber a opinião dos discípulos. E Pedro responde em nome de todos: “Tu és o Messias (Cristo), Filho de Deus Vivo” (Mt 16.16). Por que em Cesareia de Filipe? Um sacerdote, pároco atua naquela região, comentou que ali havia um templo dedicado a um filho de um deus. Na fé dos discípulos, Jesus é o Filho do Deus Vivo. Jesus coloca nessa profissão de fé de Pedro o fundamento da obra apostólica. É uma revelação de Deus. A fé vem de Deus. Mas é proclamada pelo homem e serve de base para a construção da Igreja. Esse grupo de discípulos são as primeiras pedras do edifício. Somente nessa fé podemos ter o verdadeiro encontro com Deus. Pedro recebe as “chaves do Reino dos Céus” (Mt 16,19). Jesus, com todo poder, dá a Pedro todo o poder que será ratificado nos Céus. A Igreja é continuação da missão de Jesus. É no processo da Encarnação que se fundamenta sua ação. Cristo se manifestou na condição humana. A Igreja continua na condição humana tendo poder de realizar as coisas celestes. Os doze e os seus sucessores recebem o dom de realizar plenamente o projeto de Deus. Jesus manda que se espere sua hora que é a Paixão e a Ressurreição e o dom do Espírito.

Estaca firme

           A profissão de fé de Pedro, revelada pelo Pai, é a pedra fundamental do edifício da Igreja. O homem participa da obra da redenção. No livro de Isaias há uma palavra como profecia na pessoa de Eliacim. Dentro da crise em que vivia as autoridades do tempo, o profeta o apresenta como um escolhido que terá a autoridade de governo. Ele “leva aos ombros a chave da casa de Davi”. Diz “que ele abrirá e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir” (Is 2,19-23).  É o mesmo texto que Jesus usa referindo-se ao poder deu a Pedro. Sabemos que o poder de Jesus não se refere a um comando autoritário, mas de serviço (Jo 13,14). A autoridade é de Cristo, partilhada pelos apóstolos e seus sucessores. Também sucessores no serviço. O profeta diz que fixará Eliacim como uma estaca em um lugar seguro. A estabilidade do escolhido é o “trono de glória na casa de seu Pai” (Is. 2,23). O poder-serviço de Pedro no Colégio Apostólico é estável e garantido da parte de Deus. Nas condições humanas sofre da instabilidade. No poder de Cristo não. Rezamos no Salmo: “Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos” (Sl 137).

Fixemos o coração

            O texto de Paulo na carta aos Romanos nos traz uma bela doxologia na qual se abisma no mistério da ciência de Deus. Somente poderemos entender corretamente a profecia de Eliacim, retomada por Jesus em relação a Pedro, se nos mergulharmos na sabedoria de Deus. Ela é o lugar seguro onde a estaca de nossa vida de fé se firma e onde podemos tomar as decisões de modo seguro. Nela estamos ligados às coisas do Céu. Por ela reconhecemos em nós o Deus que age e nos impulsiona. Por ela a Igreja se garante, mesmo sendo pecadora. A fragilidade de Pedro, reconhecida claramente nos evangelhos, não o desautoriza em seu poder, pois age em nome de Cristo e em sua pessoa. Nossa profissão de fé é frágil, mas é segura, sustenta nossa vida e nos liga ao Céu.

Leituras: Isaías 22,19-23;Salmo 137;Romanos 11,33-36; Mateus 16,13-20.

Ficha nº 1990 - Homilia do 21º Domingo Comum (23.08.20)

 

1. Somente nessa fé, proclamada por Pedro, podemos ter o verdadeiro encontro com Deus.

2. A profissão de fé de Pedro, revelada pelo Pai, é a pedra fundamental da Igreja.

3. Nossa profissão de fé, frágil, mas segura, sustenta nossa vida e nos liga ao Céu.

 

Prego na Areia

 

           Dizemos: “Está firme, como prego na areia”. É uma bobeira, mas, no contexto do texto de hoje podemos pensar que reflete uma inconstância muito grande na vivência da fé.  Pedro, com sua profissão de fé, dá a resposta completa a Jesus: “Tu és o Messias, o Filho de Deus Vivo”. Essa é a firmeza da fé. Lembramos que o profeta Isaias falava de um grande homem que iria salvar a situação do povo, que ele enterra como uma estaca num lugar seguro.

           A nós compete ter firmeza de fé e definir a vida por princípios que sejam duráveis e seguros como um prego num lugar firme.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos céus. - (Mt 16,13-20)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   

V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 22 DE AGOSTO de 2020 (sábado) 234º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

PAZ E HARMONIA: EIS A VERDADEIRA RIQUEZA DE UMA FAMÍLIA.

(Benjamin Franklin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA INTERNACIONAL PARA RECORDAÇÃO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E SUA ABOLIÇÃO “UNESCO

DIA DO  INTERNAUTA

DIA DO AVIADOR NAVAL

DIA DE LUTA CONTRA A INJUSTIÇA

DIA DA INTENDÊNCIA DA AERONÁUTICA

 DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO ESTALINISMO E DO NAZISMO

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Aveiro - Almeirim (Pará)Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco) Pentecoste - Senador Sá (Ceará)Santa Luzia do Norte (Alagoas)Iturama -Matozinhos - Mendes Pimentel (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   GABRIEL ALEXANDRE GARCIA MARTINS  (Garça /SP) WERCY TRAMONTINA MORAIS  (Goiana /GO)SERGIO NOUGUES WARGAFTIG (Garça /SP)ARMELINDO JUNIOR (Garça /SP) ANDREIA EVARISTO (Bauru /SP) FREI ANTÔNIO CARLOS MARCHIONE, OFMFREI JOÃO LOURENÇO BOGA, OFMFREI EDUARDO AUGUSTO SCHIEHL, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Padre LUIZ CARLOS DE OLIVEIRAó1975ó45 ANOS (Missionário Redentorista São Paulo-Aparecida/SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA ROSA DE LIMA

Isabel Flores (Peru, 1586-1617), apelidada Rosa em virtude de sua beleza, é a primeira santa do continente americano. Modelo de penitência e oração, viveu a simplicidade da vida laical na Terceira Ordem Dominicana. Na serenidade em meio às muitas provações, imitou Cristo pobre e crucificado.

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1ss).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Dispostos a deixar que o Senhor realize sua obra em nossa vida, somos questionados nesta liturgia sobre quem é Jesus. A resposta de Pedro nos compromete com o Reino de Deus e nos impele a dar também uma resposta pessoal, inspirada pela sabedoria divina. Celebremos dando graças ao Pai por todos os que se põem a serviço da comunidade. 

– Oração 

PAI, FAZE DE MIM UM BEM-AVENTURADO, COMO O APÓSTOLO PEDRO, REVELANDO-ME TEU FILHO JESUS, E DANDO-ME FORÇA PARA TESTEMUNHAR MINHA FÉ ATÉ O FIM.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, que, para defender a fé católica e restaurar todas as coisas em Cristo, cumulastes o papa são Pio 10º de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 23 de agosto de 2020  21º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Ao Senhor tudo pertence, mas a nós ele confiou a tarefa de assumir o projeto do seu Reino. Acolhamos a Palavra que nos interpela sobre nossa adesão à pessoa de Jesus. 

 

1ª Leitura (Is 22,19-23) – Eu o farei portar aos ombros a chave da casa de Davi.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

Assim diz o Senhor a Sobna, o administrador do palácio: 19“Eu vou te destituir do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo. 20Acontecerá que nesse dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias, 21e o vestirei com a tua túnica e colocarei nele a tua faixa, porei em suas mãos a tua autoridade; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. 22Eu o farei levar aos ombros a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir. 23Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 137(138)

Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Completai em mim a obra começada!

 

 

2ª Leitura (Rm 11,33-36) – Tudo é dele, por ele, e para ele.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

33Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! 34De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? 35Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? 36Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre. Amém!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 23 de agosto de 2020  21º Domingo Do Tempo Comum

Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos céus. - (Mt 16,13-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 Tu és Pedro, e sobre esta pedra / edificarei minha Igreja; / e os poderes do reino das trevas / jamais poderão contra ela! (Mt 16,18) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A Igreja de Jesus é aquela que se identifica com Ele”

Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’. Respondendo, Jesus lhe disse: ‘Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu

(Mateus 16,16-17)

A graça do Evangelho que estamos meditando, neste domingo, mostra-nos a bem-aventurança que vem do coração de Pedro. Ele é feliz e bem-aventurado, porque reconhece e proclama a nossa fé, e a nossa fé é acreditar que Jesus é o Messias, Ele é o Filho do Deus vivo.

 

Talvez possa parecer uma coisa simples para nós nos dias de hoje, mas não é. Os judeus da época de Jesus, na sua grande maioria, não puderam ou não reconheceram Jesus, o Cristo, o Messias. Olharam para Ele como Jesus de Nazaré, o Filho de José e Maria, mas não puderam reconhecer que Aquele filho de Maria era o Filho de Deus, o Messias, o enviado. 

 

Por isso Jesus está fazendo a pergunta: “Quem os homens estão dizendo que sou?”. Alguns estavam confundindo Jesus com João Batista, outros estavam achando que era Elias disfarçado ou algum dos profetas. Não, Pedro é assertivo, ele vai realmente na graça, porque em tudo que ele está vendo e percebendo, reconhece a identidade de Jesus.

 

“A Igreja de Cristo é construída sobre a profissão de fé do apóstolo Pedro”

 

A Igreja de Jesus é aquela que se identifica com o Mestre Jesus, reconhece n’Ele o seu Senhor e o seu Messias, reconhece que Ele é, na verdade, o Messias. Porque senão você pode achar que Ele é mais um, e Ele não é mais um ou Ele não é igualado a mais nenhum. Ele é o único Filho de Deus, enviado para nos salvar, nos libertar e nos redimir. Essa é a fé da Igreja, essa é a fé que nós professamos, essa é a fé que Pedro professa.

 

Jesus está proclamando que Pedro é feliz, porque é nele e nessa profissão de fé que a Igreja é construída. Por isso Jesus está dizendo: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”.

 

A Igreja de Cristo é construída sobre a profissão de fé do apóstolo Pedro. A importância que Pedro tem, e o que ele professa para aquilo que a Igreja é.

 

Há muitas confusões, há muita gente falando em nome de Jesus, proclamando Jesus como quer, fazendo a sua igreja aqui e acolá, a Igreja de Cristo é essa, fundada em Pedro.

 

Quando reconhecemos que Pedro é o primeiro pai da Igreja – ‘Papa’ -, quer dizer o primeiro pai, ele é o pai na nossa profissão de fé. Para não nos perdermos nas estradas da vida, nas confusões religiosas que criam por aí, tenhamos em Pedro esse referencial na sua profissão de fé e na Igreja que começa a partir dele.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto constitui um marco importante no Evangelho de Mateus. Pode ser dividido em duas partes: a profissão de fé no messianismo de Jesus feita por Pedro; a confirmação deste apóstolo como porta-voz da comunidade. Jesus quer saber o que seus seguidores mais próximos pensam dele, de sua pessoa. Pedro, em nome do grupo, intervém e reconhece que Jesus, mais do que simples profeta, é a revelação verdadeira do Pai (“quem me vê, vê o Pai”). A resposta do apóstolo traz a essência da fé cristológica: Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Pela sua resposta, revelada pelo Pai, Pedro é proclamado feliz, pois testemunha a fé da comunidade, e recebe as chaves para abrir as portas do Reino de Deus a todos os que desejarem ter acesso a ele. A pergunta de Jesus continua soando em nossos dias: “E vocês, quem vocês dizem que eu sou?” O Mestre não quer saber nossa opinião, mas nossa atitude de vida, a opção que fazemos. Nesse sentido, a pergunta se inverte: Quem sou eu? Que opções faço na vida?

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, “Filho do Homem”, o povo não tem clareza sobre a tua identidade. Pedro, porém, por revelação divina, afirma que “és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Em contrapartida, tu lhe confias o governo da tua Igreja. Queremos te conhecer cada vez mais e fazer parte da tua comunidade. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 16,13-20 – Crer e testemunhar que Jesus é o Filho de Deus

 

Oração inicial
Celebramos o 21º Domingo do Tempo Comum. Que a Palavra que vamos meditar nos fortaleça no testemunho de nossa fé. Que o Espírito Santo nos conduza em nossa oração e nos revele quem é Jesus.
 

 

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) 

O que diz o texto? Qual é o questionamento que Jesus dirige aos discípulos? Quais são as afirmações a respeito de Jesus? Para Simão Pedro, quem é Jesus? Qual é a missão que Jesus confia a Pedro?

 

“Construída numa das nascentes do rio Jordão, Cesareia marca o ponto mais ao norte das viagens de Jesus. Era o centro dos adoradores de Pan, deus grego dos pastores e rebanhos. É um marco divisório da caminhada de Jesus. No episódio ficam claras duas coisas: Jesus é o Filho de Deus e Pedro terá a missão de continuar sua obra, de apascentar as ovelhas e confirmar os irmãos. Pedro – e com ele a Igreja – recebe o poder das chaves, sem nenhuma restrição. Ele tem o poder de ligar e desligar. O termo “poder” é mais bem compreendido se falarmos em serviço. E foi o serviço que levou Pedro e os demais apóstolos às fronteiras do mundo, onde anunciaram o projeto de Jesus pela palavra e pelo sangue. Com Pedro, o mistério da Igreja.” 

 

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

Jesus faz a pergunta pessoal para os seus discípulos, os mais próximos que estavam sendo formados em sua escola de evangelizadores. Quem é Jesus para mim? Responder com clareza esta pergunta é condição para compreender e celebrar o Mistério pascal, a Eucaristia. Que outras provocações este Evangelho me faz?

 

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

Em nossa oração, supliquemos ao Senhor pela missão da Igreja, rezemos nas intenções do Papa que continua a missão de Pedro. “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!”. Jesus entendeu que foi o Pai quem colocou essa revelação no coração de Pedro e o confirma como chefe maior da sua Igreja.
Rezemos pelos cristãos perseguidos por causa da fé e pelos povos que vivem em regiões de conflitos e guerras. Lembremos ainda de todas as iniciativas da Igreja para a evangelização dos povos. Peçamos vocações leigas que pela força do batismo cristão sejam testemunhas da justiça e da paz.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Que apelo a palavra de Deus despertou em meu coração? Viver e testemunhar a fé, sem medo. Como vou atingir este propósito?

 

BÊNÇÃO

● - O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

 

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.