domingo, 30 de agosto de 2020

Refletindo a Palavra -“Sede de Deus” - Padre Luiz Carlos

 

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Sede de Deus”

 

Ganhar o mundo inteiro

           Os evangelhos, na liturgia dos domingos, nos têm levado a uma reflexão sempre mais profunda do mistério de Cristo em nós. A primeira leitura nos orienta para o tema. Jesus diz claramente como seguí-Lo: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16,24). O que vai faz levar uma pessoa a deixar tudo para seguir Jesus? É a vontade decidida de segui-Lo. Ele não impõe nada aos que o seguem. Mas indica o caminho. Sem isso não haverá a participação em sua paixão, nem em sua ressurreição. Sem essa passagem do cristão para o seguimento não haverá a identificação com Cristo. A fé fica sem sentido. Crer não é uma palavra ou um pensamento vazio. Crer é a aceitação de Jesus, a aceitação de seu Evangelho e a disposição de segui-Lo assumindo a cruz, porque dizer amém,eu aceito, supõe compromisso. Com essa atitude existe uma perda da vida e um ganho dessa vida em sua dimensão completa. Nada podemos dar em troca de nossa vida, mesmo ganhando o mundo inteiro. Contemplamos o vazio da riqueza, do poder e do prazer que Jesus venceu pela Palavra, pela humildade e pela adoração do Pai. Pedro, não entendendo o anúncio de Jesus sobre sua paixão em Jerusalém, começou a admoestá-Lo, tentando bloquear seu caminho. Jesus usa de uma palavra dura: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens” (Mt 16,23). Quem não pensa como Jesus é um Satanás, aquele que divide. Quando não O seguimos servimos o reino de Satanás. Esse reino tem muito vigor.

Fogo nos ossos

           O profeta Jeremias, estava desanimado de sua missão de só anunciar desgraças. Queria largar tudo. Passamos por isso. Mas ele já tinha sido seduzido totalmente para o lado de Deus no cumprimento de longa missão de profeta. Confessa: “Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci sem forças para suportar”. Quando Deus nos conquista, não damos conta de abandonar a carreira. Jesus passou por essa tentação, mas venceu deixando que a vontade do Pai O dominasse. É o que rezamos no salmo 62: “Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso eu vos busco”! A minha alma tem sede de vós e minha carne também vos deseja como terra sedenta e sem água” (Sl 62). A comparação da terra sedenta e sem água precisa nos leva a olhar os rios secos em que o lodo se racha, como que clamando por água. Infelizmente preferimos uma vida cristã sem Deus. Ficamos fechados a todo atrativo que possa ter sobre nós. Temos muita vida religiosa, de muita agitação, mas sem Deus como Senhor de nossas vidas. E pior quando levamos vida dupla. Pobre do povo que recebe um alimento estragado.

Sacrifício agradável

           O cristão segue Cristo em seu sacrifício. Mas seu sacrifício é espiritual. Tem os mesmos sentimentos de Jesus ao seguir o caminho para a morte, fazendo a vontade do Pai, como fez. Paulo diz aos Romanos: “Eu vos exorto a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Rm 12,1). Essa abertura para Deus é o sacrifício espiritual que realiza a transformação em nossa vida, não nos conformando ao mundo, mudando nosso modo de pensar e julgar. Assim podemos discernir a vontade de Deus. É preciso perder a vida para tê-la em nossas mãos. Jesus não quer nem resto, nem meias medidas. Nosso ministério cristão perde seu vigor porque não tomamos decisão por Cristo. É uma caminhada que dura toda a vida. Nada que fazemos por Ele está perdido.

Leituras: Jeremias 2,20,7-9; Salmo 62;Romanos 12,1-2;Mateus 16,21-27

Ficha nº 1992 - Homilia do 22º Domingo Comum (30.08.20)

 

1. Crer é a aceitação de uma pessoa concreta, Jesus.

2. Quando Deus nos conquista, não damos conta de abandonar a carreira.

3. É preciso perder a vida para tê-la. Jesus não quer nem resto, nem meias medidas.

 

Xô, Satanás!

 

           De vez em quando, penso, Jesus tem vontade de se virar para nós e repetir a dose de S. Pedro e nos colocar em nosso lugar. A gente apronta demais com Ele. Tanta coisa boa nos fez; faz e fará e nós vamos sempre atravessando sua estrada com nossa mentalidade pouco cristã. Sinto em mim mesmo como atravanco o progresso do Reino de Deus.

           Para nós valem muito mais quinquilharias religiosas às quais damos muito valor e não o Evangelho de Jesus, não o que nós inventamos. Precisamos levar umas boas de quando em quando para centrarmos a vida em Jesus.

           O bom mesmo é a disposição de vida que temos para poder dizer como o profeta Jeremias: Ele está dentro de mim como um fogo que me consome meus ossos. Faz falta essa maneira tão grande de viver.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se alguém quer me seguir renuncie-se a si mesmo. - (Mt 16,21-27)

  

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   V O C A C I O N A L  –

 GARÇA/SP, 30 DE AGOSTO de 2020 (domingo) 243º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

AQUELE QUE TEM CARIDADE NO CORAÇÃO TEM SEMPRE QUALQUER COISA PARA DAR.

(Santo Agostinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA CATEQUISTA

 DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA 

 DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

 DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AS VÍTIMAS DE DESAPARECIMENTOS FORÇADOS 

 DIA DO VENDEDOR LOJISTA 

■ DIA ESTADUAL DO PERDÃO (SP) –  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaí (São PauloJardim (CearáBom Despacho Botelhos - Cachoeira de Pajeú – Campestre – Cláudio Conceição do Rio Verde – Conquista – Contagem Elói Mendes João Pinheiro Nepomuceno - Paraguaçu - Paraopeba - Passa Tempo Silvianópolis - Virgínia (Minas GeraisSerrinha (BahiaOrleans (Santa Catarina

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSIANE CRISTINA PEREIRA LEME (Comadre-Credicitrus-Garça / S P )  LUIZ ANTONIO PLACIDO (Garça /SPEVERTON

MAGALHÃES (Babbos Pizzaria-Garça/SP) ■VERA LUCIA ROSA (Junqueirópolis /SP) ■TADAO MIYAGUI (Marilia /SP) ■MOACIR CHIQUITO (Lions Clube de Guararapes /SP) ■CAROLINE  MIRANDA (Garça / SP Pe. JOAQUIM CARLOS LOPES BOGALHOS (CP- Vigário Paroquial das Paróquias São José de Osvaldo Cruz e de São João Batista de Salmourão /SP) 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO FELIX e SANTO ADAUTO 

 SÃO CESÁRIO DE ARLES

 BEM-AVENTURADO EUSTÁQUIO VAN LIESHOUT

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5)..

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Atraídos por Jesus, somos convidados por ele a assumir a missão a nós confiada e renunciar a tudo o que nos impede de segui-lo com fidelidade. Ele transforma nosso pensar e agir e nos revela que ganhamos a vida quando a pomos a serviço do seu Evangelho. Dirijamos nossa prece carinhosa a todos os catequistas, neste dia a eles dedicado. 

– Oração 

PAI, COLOCA-ME EM SINTONIA COM TEU FILHO JESUS, CUJA MORTE RESULTOU DA FIDELIDADE A TI, SEM TEMER SEGUIR O CAMINHO QUE TRAÇARAS PARA ELE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30 de agosto de 2020  22º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Saciemos nossa sede de Deus ouvindo sua Palavra. Ela nos compromete com o seguimento de Jesus, que implica gastarmos a vida no cumprimento da vontade divina. 

 

1ª Leitura (Jr 20,7-9) – A palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim.

8Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.

 9Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar..

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 63(62)

A minh’alma tem sede de vós/ como a terra sedenta, ó meu Deus!

 

 

2ª Leitura (Rm 12,1-2) – Oferecei-vos em sacrifício vivo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual.

2Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 30 de agosto de 2020  22º Domingo Do Tempo Comum

Se alguém quer me seguir renuncie-se a si mesmo. - (Mt 16,21-27)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Que o Pai do Senhor Jesus Cristo / nos dê do saber o espírito; / conheçamos, assim, a esperança / à qual nos chamou, como herança! (Ef 1,17s) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.

 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”

23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.

26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“É necessário viver as renúncias”

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga

(Mateus 16,24)

Para ser discípulo de Jesus é necessário seguir as exigências d’Ele. Muitas vezes, somos movidos por empolgações, e as empolgações são assim: “Acho aquilo bacana, eu quero”, mas não medimos as consequências daquilo que estamos fazendo.

 

Tudo o que fazemos na vida tem exigências, mas não gostamos de exigências, gostamos de tudo muito feito, prático e mágico, de tudo muito no “toquei, aconteceu”. Tudo aquilo que, de fato, é bom, é autêntico, só com exigências que podemos seguir.

 

Se você quer começar a viver uma vida disciplinada, quer emagrecer, você tem que seguir algumas exigências. As regras são duras, você tem que levantar cedo, correr, malhar, alimentar-se… São exigências!

 

Para seguir Jesus não é diferente. Muita gente quer segui-Lo, mas não quer exigências, e por isso não O seguem de verdade, vivem uma ilusão de que estão no caminho de Deus, mas estão sempre no caminho, nunca entram na estrada, nunca entram para valer, porque, para entrar para valer, primeiro é preciso renunciar.

 

“Renúncia não é fuga, é renunciar a vontade própria para abraçar, a cada dia, as obrigações”

 

Não gostamos de renúncia, gostamos só de ter as coisas, mas temos que renunciar tempo, nome e comodidades. É necessário viver renúncias. O jovem que quer se casar sabe que para se casar é preciso renunciar, por isso muitos casamentos não dão certo, porque o rapaz ou a moça quer viver como se estivesse solteiro, com aquela vida independente e moderna.

 

Para viver uma vida a dois é necessário muita renúncia. O casal quer ter filhos… é graça de Deus. Filho é graça e bênção, mas tem que ter muita renúncia para cuidar e criar nos tempos em que vivemos.

 

Não se deixe levar pelas propagandas das facilidades, é engano e ilusão. Tudo o que na vida tem valor só se adquire com muita renúncia. O jovem quer jogar bola, quer ser um jogador profissional, vai ter que ter muita renúncia e muita disciplina, não basta ter talento. O rapaz tem que renunciar bastante tempo para conseguir o que quer. Eu poderia dizer tantas coisas, mas se quer, primeiro tem que saber renunciar e depois tomar a cruz.

 

O Reino de Deus é o Reino do Crucificado, nós seguimos Jesus Crucificado, então, nós também nos crucificamos a cada dia carregando a nossa cruz da vida, das obrigações e responsabilidades.

 

Renúncia não é fuga, é renunciar a vontade própria para abraçar, a cada dia, as obrigações que são próprias da vida. Abraçar os limites, as dificuldades, a família que temos e as situações em que nos encontramos. E vamos ser felizes seguindo o Mestre Jesus!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus nunca procurou esconder de seus seguidores a realidade a respeito de sua vida, nem tentou adocicar suas propostas para angariar mais seguidores. Ele não quer iludir ninguém. Assim também nesse texto, em que fala de seu destino trágico em Jerusalém e convida quem tiver coragem para segui-lo. Diante das revelações nada alvissareiras, Pedro, todo “corajoso”, chama a atenção do Mestre, dizendo que isso não pode acontecer. Jesus o convida a se colocar em seu lugar: ser discípulo aprendiz (“vá para trás de mim”); além disso, chama-o de “Satanás”. Em suas boas intenções, Pedro quer livrar Jesus da morte trágica em Jerusalém. Provavelmente pensou também em salvar a própria pele, pois, se isso acontece com o Mestre, os discípulos caminham para ter a mesma sorte. Pedro, portanto, procura desviar Jesus do seu projeto. O Mestre não deseja sacrifício a ninguém, mas também não promete “mar de rosas”, e quem quiser segui-lo terá de renunciar a regalias ou pretensões egoístas. Nada de pensar só na própria vida, ele diz.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, incansável caminheiro, revelas a teus discípulos que terás um trágico fim em Jerusalém. Sem entender, Pedro tenta desviar-te desse doloroso final. Tu lhes explicas o valor infinito de tua morte redentora. E nos convidas a seguir-te, renunciando aos nossos projetos pessoais. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 16,21-27 – Como seguir Jesus?

 

Oração Inicial
Celebramos hoje o 22º domingo do Tempo Comum. O discípulo de Jesus, a exemplo de seu Mestre, é convidado a tomar a sua cruz todos os dias e a ser promotor da paz e testemunha do amor.

 Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o convite central do texto? A quem é dirigido? Retome as expressões que chamaram sua atenção.

“Pedro tem muita fé, mas não aceita a prática que dela deriva. Em outra oportunidade, Pedro proclamara sua fé no Messias, o Filho de Deus, mas defende um messianismo triunfal, que não passe pelo sofrimento e pela morte. Ao confessar a divindade de Jesus, Pedro é chamado de bem-aventurado; ao não aceitar a ideia do sofrimento e da morte, recebe o nome de Satanás. Fazer a vontade do Pai foi o grande objetivo de Jesus.

O pecado é não fazer a vontade do Pai. Pedro cedeu à tentação da ótica do comodismo e da fuga do sacrifício. O caminho que leve à ressurreição passa necessariamente pela crucificação. Querendo ficar com o Cristo sem a cruz, podemos acabar ficando com a cruz sem o Cristo. Crer é fazer a Vontade do Pai.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim, hoje? O que significa “tomar a cruz” no seguimento de Jesus? E o que significa “perder a vida” por causa de Jesus? O que o Senhor pede a você neste dia? Quais são as suas disposições para o seguimento de Jesus?

Todo cristão é convidado ao seguimento de Jesus nas suas diversas expressões. O seguimento é um processo de chamado, adesão e resposta. É, ao mesmo tempo, um caminho de identificação com o Mestre, e, para isso, é preciso assumir algumas exigências próprias do seguimento: deixar pai e mãe, tomar a sua cruz, perder a vida…

Ou seja, é preciso fazer opções e orientar toda a vida ao projeto de Jesus. É o próprio Senhor quem nos diz: “Quem não renunciar a seus bens não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33). Ele também nos pede que confiemos na força que vem de Deus e na sua presença: “Eu estarei convosco sempre, até o fim do mundo” (Mt 28,20).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus.

Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sugestão de proposta para o dia: A cruz que precisamos carregar é o amor aos irmãos.

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.