segunda-feira, 29 de março de 2021

Refletindo a Palavra - “Pastoral da Quaresma” - Padre Luiz Carlos

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

Pastoral da Quaresma

 

Para o bem de todos

           O que não é mais o mesmo, insiste em manter as mesmas coisas. A Igreja tem o início na pessoa de Jesus que envia o Espírito para que os apóstolos pudessem evangelizar todo mundo com sua autoridade. São continuação de Jesus e de seu poder. Assim nos escreve S. Mateus: “Ide, portanto, e fazei que todas os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordeneis. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28,19-20). Dessa palavra a Igreja fez o seu caminho, procurando sempre o que é melhor para o seguimento de Jesus. Cada época deu sua contribuição. Sempre se convertendo, buscando o melhor modo de compreender a fé e vivê-la na comunidade. A pastoral da renovação parte do conhecimento da Palavra de Deus, da tradição da fé e da necessidade dos tempos. A Igreja não pode se identificar com um modelo humano, mas contribuir para que ele corresponda à resposta que podemos dar a Deus no contexto humano. Por isso, a Igreja sempre se renova (Karl Barth 1947). O que fortalece o conteúdo da fé é sempre apresentá-lo com mais clareza.  Não podemos ser medida para Deus. Procura-se o bem do povo de Deus, sem perder a clareza da doutrina. Por isso, o que era bom um dia, nem sempre é bom para todos os dias. A Quaresma, que passou por muitas épocas, trouxe consigo bens a serem mantidos e outros a serem deixados. Ela não existe para si, mas tem a finalidade promover a conversão. Renovamos as promessas do Batismo pelo qual somos inseridos em Cristo.    O que nosso tempo tem contribuído para a melhor preparação para a Páscoa?          

Páscoa da Ressurreição

           O jejum, a oração e a esmola atravessam os tempos como características da Quaresma. Mas evoluiu para uma compreensão mais aprofundada. Quanto ao jejum: passar fome, muita gente passa, mas não é jejum. A esmola não é só distribuir bens, mas promover a vida em seu sentido integral. Oração não só rezar individualmente, mas tem a dimensão comunitária. Jesus nos salvou individualmente, mas também como parte de um corpo. O Brasil fez uma belíssima adaptação através das reuniões de setores para a vivência comunitária da oração e reflexão da Campanha da Fraternidade, que não existe em outras partes da Igreja. Partimos então para o comunitário, não só individual. É justamente o caminho do Concílio Vaticano II. A dimensão de Páscoa é integrante da Quaresma. Não era antes. Podemos lembrar que o povo todo ia à procissão do Senhor Morto. Mas poucos à celebração da Vigília Pascal, que é fundamental. Não descartou a procissão, mas encaminhou para o fundamental que é a Ressurreição do Senhor. Perdemos valores, mas ganhamos outros. Todos os elementos da piedade popular provêm de uma época em que a liturgia era coisa de padre, rezada em latim. Belezas infinitas. Mas o povo não fazia parte. Cada tempo tem o dever de acolher e o direito de criar o melhor para expressar o mistério, que se traduz no amor e na misericórdia.

Dimensão batismal

           A celebração da Quaresma nasceu da celebração dos batismos dos catecúmenos na Vigília Pascal que é a celebração da Ressurreição que acontece em quem é batizado. Para esse momento foi composta, pelos tempos, uma liturgia própria. Foram feitos belíssimos batistérios, já nos tempos das “Domus Ecclesiae” quando não havia ainda igrejas, mas a celebração “na casa da comunidade”. Os fiéis se uniam aos batizandos acompanhando na preparação e na celebração. Nós, que não vivemos essa realidade. Mudamos o sentido para a renovação do batismo e a retomada da vivência da fé.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. – (Jo 12,1-11)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 29 DE MARÇO de 2021 (segunda-feira) 088 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O HOMEM NASCEU PARA O SUCESSO E NÃO PARA O FRACASSO.”

(Henry David Thoreau)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do Balão Dirigível

DIA da Fundação da Estação Central do Brasil no Rio de Janeiro-RJ

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pirajuí (São Paulo) Curitiba (Paraná) Araioses – Barreirinhas – Chapadinha – Loreto – Mirador – Monção - Nova Iorque - Porto Franco - Santa Quitéria do Maranhão - São Bernardo - São Vicente Ferrer – Tutóia - Vargem Grande (Maranhão) Salvador (Bahia) Barras – Bertolínia – Corrente – Gilbués – Parnaguá - Santa Filomena - São Miguel do Tapuio (Piauí) Caldazinha (Goiás) Monte Sião (Minas Gerais) Queimados (Rio de Janeiro) São João do Itaperiú (Santa Catarina) Soledade (Rio Grande do Sul) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: KARLA TRAMONTINA ARAUJO (prima Brasília/DF) OTAVIO PEREIRA CHOHFFI (primo Indaiatuba /SP) MARIA EDUARDA ‘Duda’ CAPARROZ (filha da Priscila e Eduardo-Garça / SP) ANTONIO PEREIRA DE CARVALHO (Eq 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) ELIANA RODRIGUES VIEIRA GONZALES (Eq 09 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP) AILTON RODRIGO DA SILVA (Lions Clube De Bauru Norte /SP)DENISE MENDES (Lions Clube São João de Meriti /RJ) MARCELO VAZ MENIN (Eletro Center-Garça /SP) PAOLO DI MASCIO (Garça /SP)ELIZA YUMIKI MITIUYE (Garça /SP)BRUNO HENRIQUE SEVERINO (Secretário Industria e Comercio PM de Garça /SP)SELMA MORAES MIDORI (Garça /SP)CAIQUE ARANTES (São Paulo /SP)MARCIA BOSQUÊ SALUTTI (Garça /SP)VANDERLEI GRANADO (Macatuba /SP)– -

Dia do ANIVERSÁRIO De FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE IACRIó1987ó34 ANOSó (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

SÃO EUSTÁSIO

SÃO SEGUNDO DE ASTI

SANTOS JONAS E BARACHISO

SÃO BERTOLDO DO MONTE CARMELO

Beato Raimundo Lúlio

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Maria ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos – Jo 12,1-11

A morte de Jesus é associada à de seu amigo Lázaro. Os destinos dos dois se confundem: morte e ressurreição.

 

- Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva! (Sl 34,1s; Sl 139,8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Jesus, o servo de Deus que doa a vida em favor da humanidade, é ungido para a missão. Pelo batismo fomos também ungidos para participar da missão profética, sacerdotal e régia de Cristo. O gesto profético da irmã de Lázaro alastre entre nós o bom perfume do amor e da fidelidade a Jesus.

 

– Oração 

 

PAI, TIRA DE MIM TODA MALÍCIA QUE ME IMPEDE DE COMPREENDER, EM PROFUNDIDADE, OS GESTOS DE JESUS, O QUAL SE FEZ POBRE ENTRE OS POBRES, E MORREU COMO UM DELES.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 29 de março de 2021 2ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Compassivo e manso, o servo de Deus não esmorece nem se deixa abater pelos obstáculos, pois foi ungido para resistir às dificuldades. 

 

1ª Leitura (Is 42,1-7) – Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.  (1º canto do Servo do Senhor).  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”. 5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 26(27)

O Senhor é minha luz e salvação.

 

– 29 de março de 2021 2ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. (Jo 12,1-11)

 

Honra, glória, poder e louvor / a Jesus, nosso Deus e Senhor!

 

Salve, nosso rei, somente vós / tendes compaixão dos nossos erros.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. 4Então falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?” 6Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 

 

7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. 

 

9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. 10Então os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Coloquemo-nos aos pés do Mestre Jesus”

“Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos” 

(João 12,3)

Jesus voltou para a casa de Marta, Maria e Lázaro, porque a pouco Ele havia ressuscitado Lázaro dos mortos. Que graça Ele estar na casa daquela família!

 

Maria, mais uma vez, se coloca aos pés de Jesus e se coloca aos pés do Seu Mestre com o melhor que ela tem: meio litro de perfume de nardo puro, um dos perfumes mais caros que se têm para ungir os pés de Jesus.

 

Sabe por que ela está ungindo os pés de Jesus? Porque ela reconhece Jesus como Seu Senhor e Salvador, ela reconhece Jesus como Aquele que trouxe vida para a sua vida. Ela parava para ouvir Jesus. Aquela que para ouvir a Jesus, para para adorá-Lo; aquela que deixou antes seus afazeres para escutar o Mestre, é aquela que deixa seus afazeres para adorar o Mestre. Maria antecipa aquilo que será a unção de Jesus, o corpo de Jesus morto. Ela está ali para adorar o Senhor, Aquele que ela reconhece como Seu Salvador.

 

“Coloquemo-nos aos pés do Mestre, para ouvi-Lo, adorá-Lo e amá-Lo”

 

Ela se joga inteira aos pés dos Mestre, ela enxuga, inclusive, os pés do Mestre com seus próprios cabelos. A unção do bálsamo se espalhou por toda a casa, porque o bálsamo da unção de Jesus para aqueles que O acolhem, se espalha. E essa unção chega até nós como o novo odor, o novo sabor, o novo gosto que a vida de Jesus traz até nós.

 

Um dos discípulos de Jesus, o ambicioso, ganancioso e avarento Judas, se contrapõe porque ele está parado no dinheiro que custa aquele perfume e não na pessoa de Jesus. Vivendo tanto tempo com Jesus, Judas não adorou Jesus, mas adorava o dinheiro. Vivendo tanto tempo com Jesus, Maria não adorava o dinheiro e não olhava para o que ele significava, porque o grande valor da sua vida era Jesus. Quem dava valor e significado a sua vida era o Mestre Jesus, por isso, ela não temeu gastar e se desgastar para estar aos pés de Jesus.

 

Quem tem um coração desprendido e verdadeiramente ama se joga, gasta seu tempo e seus valores para encontrar um único e verdadeiro valor que preenche a nossa vida, e esse bem jamais nos será tirado, esse bem é Jesus.

 

Coloquemo-nos aos pés do Mestre, para ouvi-Lo, adorá-Lo e amá-Lo, porque esse tesouro precioso nem a morte poderá nos tirar.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Estamos na casa dos amigos de Jesus – Marta, Maria e Lázaro -, os quais o Mestre visitava com frequência. Durante a ceia, bonito gesto acontece: Maria unge os pés de Jesus, perfumando a casa toda. O gesto é contestado por alguns e aprovado pelo Mestre. A unção de Jesus lembra a sua morte e seu sepultamento. A narração nos coloca no contexto da paixão: inicia-se a seis dias da Páscoa e conclui-se com a referência à sepultura de Jesus. O gesto de Maria, além de antecipar a sepultura do Mestre, evoca a fragrância pascal do nosso batismo. Foi uma atitude profética, própria de quem é capaz de amar profundamente, oferecendo o que de mais precioso possui. Precisamos aprender dessa discípula amada de Jesus a ungir nossas casas e nossas comunidades com o perfume do amor, do respeito e da alegria.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, bondoso Mestre, aproximam-se os dias finais de tua vida na terra. Valorizas o carinhoso gesto de Maria, que perfuma teus pés e enxuga-os com seus cabelos. Atitude de amor generoso e solidário. Dá-nos, Senhor, sensibilidade e disposição para prestar-te a devida honra por toda a vida. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 12,1-11 - Amor no estilo de Jesus

 

Oração Inicial

Escolha um lugar, espaço onde você possa estar só para o encontro com Palavra, e consigo mesmo. Sente-se, encontre uma posição confortável. Respire conscientemente, se acalme de qualquer agitação e ponha-se diante de Deus, em atitude de oração. Reze ao Espírito Santo que lhe dê a luz e a sabedoria necessária.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Releia o texto com calma, prestando atenção a cada palavra. Preste atenção nas imagens, nas personagens; sublinhe palavras ou frases que lhe chamam a atenção, locais, gestos, oferendas, perfume e contestações…

 

“Em meio ao crescente conflito com as autoridades religiosas, Jesus tem um momento de paz. O jantar é na casa de Lázaro e de suas irmãs, Marta e Maria. Um gesto marca para sempre este momento. Maria toma um vaso de perfume muito caro e unge os pés de Jesus. É uma sinalização de sua morte iminente. Ela não derrama apenas algumas gotas do perfume, mas quebra o vaso, despejando todo o perfume. A casa inteira enche-se de perfume, diz o evangelista, o perfume da prece e do amor. Este gesto cheio de ternura é contestado por Judas, aparentemente preocupado com os pobres. Na verdade, ele pensava no dinheiro. A morte de Jesus é associada à de seu amigo Lázaro. Os destinos dos dois se confundem: morte e ressurreição.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Deixe ressoar a palavra que calou mais forte durante a leitura.

Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos….

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do Batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.” (S. João Paulo II)

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Partilhe com alguém o fruto desta leitura orante como testemunho de sua fé no poder de Jesus Cristo e no seu amor pela nossa humanidade.

 

Bênção

 

BENÇÃO ESPECIAL DA QUARESMA

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.