segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" É o Senhor quem cura todas as tuas doenças!” - (Mt 4,12-17.23-25)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A  
 GARÇA/SP, 07 DE JANEIRO DE 2019 (segunda-feira) 007º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Fonte:  pressclipping@fenacon.org.br     
O TEMPO NÃO SÓ CURA, MAS TAMBÉM RECONCILIA.
(Victor Hugo)

 Datas Comemorativas 
DIA DA LIBERDADE DE CULTOS
DIA DO LEITOR
DIA INTERNACIONAL DOS PROGRAMADORES
DIA DO NATAL ORTODOXO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dirce Reis (São Paulo) Itaparica (Bahia) Carangola - Peçanha (Minas Gerais) Paraú (Rio Grande do Norte) Iraí (Rio Grande do Sul) Prata (Paraíba) Viseu (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANTONIO JOSÉ SANTOS BRANDÃO (Garça/SP)MARIA JOSÉ FANTINI ZANON (Garça /SP)IRENE FRANCELINO PERES (Garça /SP)ALEXANDRE MARTINEZ DE CASTRO (Trator-técnica - Garça /SP)JOSÉ BELANGA GOMES (Garça /SP)MARISA C PEREIRA ARAUJO (Garça /SP) PAULO “PINGO” FRABETTI (Garça/SP)ROSANE FAGOTTI VOSS (Garça/SP) JOSÉ VALDO MADEIRA (São José do Rio Preto / SP)BEATRIZ FERRARI (Tupã /SP)JOSÉ SILVA (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PE. CLÉCIO RIBEIROó2000ó19 ANOS (Diocese de Marília /SP)

 Santo do Dia 
SÃO RAIMUNDO DE PAÑAFORT
Raimundo (Espanha, 1180-1275), depois de formar-se em ciências jurídicas e teológicas, seguiu o caminho da vida religiosa. Promoveu o diálogo com os judeus e os maometanos e se esmerou no amor aos pobres.  
BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA
SANTO LUCIANO DE ANTÍOQUIA
MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO

- Raiou para nós um dia de bênção: vinde, nações, e adorai o Senhor; grande luz desceu sobre a terra!
■ Jesus não nos deixa nas trevas, pois ele é a luz que nos faz seguir na missão de anunciar o Reino. Amando, trilhamos o caminho da verdade e da vida apontado pelo Filho de Deus.
– Oração 
DIVINO ESPÍRITO SANTO, AMOR ETERNO DO PAI E DO FILHO, CONDUZ-ME NO CAMINHO DA CONVERSÃO PARA QUE MINHA VIDA SEJA UM DOM A SERVIÇO DOS IRMÃOS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Nós vos pedimos, ó Deus, que o esplendor da vossa glória ilumine os nossos corações para que, passando pelas trevas deste mundo, cheguemos à pátria da luz que não se extingue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

Leituras
Segunda-feiraSEMANA DA EPIFANIA - 07 de janeiro de 2019
O mandamento do amor é a base da vida cristã. Não observá-lo significa andar distantes da luz que nos vem do evangelho.

1ª Leitura (1Jo 3,22–4,6) Nós somos de Deus.   Leitura da primeira carta de são João:

Caríssimos: 22qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.
24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu. 4,1Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. 2Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; 3e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.
4Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo. 5Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos.
6Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 2
Eu te darei por tua herança os povos todos.

Evangelho do dia
Segunda-feiraSEMANA DA EPIFANIA - 07 de janeiro de 2019
" É o Senhor quem cura todas as tuas doenças!  - (Mt 4,12-17.23-25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Na­zaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.
17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
    
“Examinemos o que é falso no meio de nós”
Examinar o que é falso é examinar o mundo em que estamos, onde estão todos falando de Deus por aqui e acolá!
Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo” 
(1João 4,1).
Vivemos num mundo de falsos e mentirosos. Existem falsidades em todos os contextos da existência humana. Existem falsos elementos, falsos alimentos, falsos produtos, roupas falsas, marcas falsas; e toda falsificação é uma mentira. Existem as falsas notícias que são verdadeiros horrores ou crimes, na boa compreensão da palavra. Não podemos negar que existem falsos evangelhos, falsos profetas, falsos espíritos presentes e recheando o mundo em que estamos.

O que é falso? Aquilo que, aparentemente, é bonito, colorido, é até mais chamativo do que o original e verdadeiro. O que é falso, geralmente, chama mais a atenção do que o verdadeiro, até porque o que é falso faz mais propaganda, ele se divulga mais, apresenta-se mais.

Com certeza, há muitas coisas falsas no mundo religioso em que estamos. No nosso contexto interno, não podemos dizer que tudo o que acontece em nossas igrejas, em nossos grupos de orações seja verdadeiro, porque há pessoas falseando a sua própria experiência com Deus. Alguns dizem: “Olha, Deus falou comigo!”, quando Deus não falou nada. A pessoa transforma a fantasia da sua mente ou o jogo dos seus interesses e vontades, e impõe aquilo como vontade de Deus.

Há pessoas que tem o dom da oratória, do falar, do convencimento, que pinta daquele jeito e passa por outros causando uma impressão. O que a Palavra de Deus está nos dizendo, hoje, é que precisamos examinar com muita seriedade todas as coisas. Não é porque está curando ali e aqui, está oferecendo tal coisa, que aquilo é de Deus.

Como homem religioso que sou, reconheço coisas falsas que estão dentro de mim, e renuncio a todas elas, mas é como homem de Deus que preciso reconhecer que há muitas coisas falsas no meio de nós.

Purifiquemos a nós mesmos para abraçarmos aquilo que é verdadeiro, autêntico e real. Não é para sair julgando esse ou aquele, mas é preciso ter discernimento e examinar os espíritos.

Não é porque aquela pessoa fala bem, fala de Deus, da Igreja, não é porque carrega uma cruz ou uma medalha, que aquilo que é autenticamente de Deus, marcado por Ele, vem da Igreja.

Na Igreja também há enganos? Pode ter enganos de pessoas, mas enganos de verdades jamais. A verdade que Deus confiou a sua Igreja, cabe a ela nos mostrar sempre a verdade. A comunhão que a Igreja nos vive é o caminho de salvação para vivermos a verdade.

Há muitos no meio de nós que falam mal do Papa, não vivem a comunhão com ele e pregam o seu próprio evangelho. Há muitos no meio de nós que se deixam iludir por aqueles que falam dessa ou daquela forma. A nossa união com a verdade está na comunhão com a Igreja de Cristo, a cabeça é o Papa que temos hoje, nosso amado Papa Francisco, e os nossos bispos em nossas dioceses, e assim por diante.

Examinar o que é falso é examinar o mundo em que estamos, onde estão todos falando de Deus por aqui e acolá, mas saber o que é de Deus é só quem se coloca na humildade para obedecer-Lhe.
Deus abençoe você!

– Reflexão - O mistério da Eucaristia prolonga o mistério da Encarnação
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— imersos ainda no tempo do Natal, a liturgia se apresenta—de um modo "antecipado"— o relato da primeira multiplicação dos pães e peixes. Jesus é o "Deus conosco" ("Emmanuel"); é porque veio a nós e permanece conosco, por meio do Pão eucarístico: o mistério da Eucaristia es uma "prolongação" do mistério da Encarnação.

O presépio é onde os animais encontram seu alimento. No entanto, agora repousa Nele, em quem se indicou a si mesmo como o verdadeiro "pão que desceu do céu", como o autêntico alimento que o homem necessita para ser pessoa humana. É o alimento que dá ao homem a vida verdadeira, a vida eterna.

—O presépio se converte deste modo em uma referência à mesa de Deus, onde o homem está convidado para receber o Pão de Deus. Na pobreza do nascimento de Jesus se perfila a grande realidade na que se cumpre de maneira misteriosa a redenção dos homens!

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Por sua franqueza e coerência com a verdade, João Batista atrai a indignação e a fúria das autoridades, que mantinham a injustiça, deixando o povo na miséria e escravidão. Rapidamente é encarcerado. Cessam seus passos, sua voz já não ecoa. Ecoa, no entanto, a voz sonora e firme de Jesus de Nazaré: “Convertam-se porque o Reino de Deus está próximo”. É o momento da implantação do reinado de justiça, paz e fraternidade. Deus vem reinar sobre a terra. Essa implantação se dá não só com palavras retumbantes, mas também com ações concretas. De fato, Jesus percorria toda a região “pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo”. As multidões chegam de todas as partes e se põem a seguir Jesus.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor: PAULINAS
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 4,12-17.23-25 – “Arrependam-se... O Reino do Céu está perto”
Oração Inicial
“Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo.”
Esse é o convite que Jesus nos faz e a condição para sermos verdadeiros discípulos do Reino.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, conduz-me no caminho da conversão para que minha vida seja um dom a serviço dos irmãos”.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? Como Jesus é apresentado no Evangelho de hoje? O que faz? Qual sua mensagem principal? Por quais regiões Ele passa, fazendo o bem e ensinando? Quem são as pessoas que vão ao encontro de Jesus? Qual a atitude de Jesus com essas pessoas?
“Depois da notícia da prisão de João Batista, o texto apresenta um sumário da atividade de Jesus, que foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galileia. É como se, teologicamente falando, entrássemos numa nova fase da história. O apelo inicial da pregação de Jesus é a conversão. Se tomarmos Marcos como modelo, a conversão é crer no evangelho: ‘Convertei-vos e crede no evangelho’ (Mc 1,15). ‘Crer no evangelho’ pode ter, aqui, um duplo significado: é confiança na pessoa de Jesus que é, ele mesmo, a boa notícia de Deus para a humanidade e, ainda, fé na palavra que ele anuncia. Sem essa adesão não é possível a transformação da pessoa a partir do coração nem de sua dimensão ética. O nosso texto ressalta, ainda, dois aspectos fundamentais do ministério de Jesus: Ele ensina e proclama a Boa-Nova e ele cura. O v. 25 apresenta numa frase o sucesso inicial do ministério de Jesus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz a você hoje? Que força têm em sua vida as palavras de Jesus: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”? Jesus era profundamente comprometido com o projeto do Pai. Qual sentido tem o projeto do Pai na sua vida de cristão batizado? Qual sua atitude para com os doentes, excluídos e marginalizados da sociedade?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Momento de oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos e desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia. 
Rezemos: “Senhor Jesus, luz do mundo, obrigado(a) por sua Palavra, fonte de vida e de fé. Converte-me ao teu amor e ao serviço aos irmãos que tanto necessitam de tua Palavra. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Contemple Jesus, suas atitudes, seus gestos, sua pregação… Repita como um refrão suas palavras: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. Proponha-se a viver hoje sua Palavra.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.