quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

ERA UMA VEZ... Padre Valdo

Pe. Valdo Bartolomeu de SantanaPároco da Paróquia
Santo Antônio de Junqueirópolis

padre.valdo@uol.com.br 
A águia e a galinha
"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" Is 40,31.

Era uma vez...  um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa.  Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.
Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
-  Esse  pássaro aí não é galinha, É uma águia.
-  De fato – disse o  camponês. É águia.  Mas eu a  criei como galinha. Ela não é  mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
-  Não – retrucou o naturalista. Ela é e será  sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
-  Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
-   Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista . Olhava distraidamente ao redor. Viu  as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
-  Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
-  Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:
-  Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
-          Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
-  Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento , ela abriu suas potentes asas, grasnou  com  o típico  Kau-Kau das águias e ergueu-se, soberana sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...”
Reflexão: E você, cristão, tem sido mais águia ou mais galinha?
Pense nisso!!!!!!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. - (Mt 7,21.24-27)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 06 DE DEZEMBRO DE 2018 (quinta-feira) 339º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO TROPEÇAMOS NAS GRANDES MONTANHAS, MAS NAS PEQUENAS PEDRAS.
(Augusto Cury)

 Datas Comemorativas 
DIA DO MADEIREIRO
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
DIA NACIONAL DO EXTENSIONISTA RURAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Buriti (Maranhão) Itaqui (Rio Grande do Sul) Rio Tinto (Paraíba) Laurentino  (Santa Catarina) Messias (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Dra. VANESSA ISHISATO MERCADANTE (Medica Radioterapeuta - Cascavel/PR)VERA LÚCIA SILVA (EMCA-Garça /SP) ROSANA CRISTINA PACANARO DE CARVALHO (Lions Clube de Dracena /SP) VALDEIR DE ALMEIDA SARAIVA (Lions Clube de Marilia Amor e Liberdade /SP) Karina De Oliveira Rocha (São Paulo /SP) EDILSON BATISTA (Container-Garça /SP) WALTER DONIZETE LOPES DOS REIS (Garça /SP) JOÃO FRANCISCO GALHARDO (Reipel Papelaria-Presidente da ACIG Garça / SP) DORIDES FURLANETO (Garça /SP) IZAIAS TENORIO CAVALCANTI  (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO NICOLAU
Nicolau (Turquia, séc. IV), bispo de Mira, é bastante venerado na Rússia e em todo o Oriente, Associadas ao seu nome, florescem muitas tradições populares e iniciativas de caridade, particularmente aquelas ligadas ao Natal.

- Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151).
Nossa segurança está em Deus à medida que depositamos a confiança em sua Palavra, rocha firme sobre a qual podemos construir sem medo nossa vida.
Oração
ESPÍRITO QUE MOVE A PRATICAR A PALAVRA, QUE EU NÃO PROCLAME MINHA FÉ SÓ COM A BOCA, E SIM, COM A PLENA VIVÊNCIA DA VONTADE DO PAI CELESTE, EXPRESSA NAS PALAVRAS DE JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Despertai, ó Deus, o vosso poder e socorrei-nos com a vossa força, para que vossa misericórdia apresse a salvação que nossos pecados retardam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
06/12/2018 Quinta-feira da 1ª  Semana         do Advento
Bendito é aquele que se dispõe a ouvir e cumprir a Palavra de Deus, pois ela o conduz, com firmeza e segurança, ao reino dos céus.

1ª Leitura (Is 26,1-6) – Que entre um povo justo, cumpridor da palavra. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 117 (118)
Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.


Evangelho do dia
06/12/2018 Quinta-feira da 1ª  Semana         do Advento
Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. - (Mt 7,21.24-27)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eis que o Senhor há de vir a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Vamos colocar nossa confiança no Senhor
Nós somos pessoas fracas, sujeitas a erros, é por isso que nossa confiança sempre tem que estar em Deus Nosso Senhor!
Se alguém ouve estas minhas palavras e as põe em prática, elas dirão dele: aqui está o homem sábio e sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. A chuva caiu, os rios transbordaram, sopraram os ventos e se lançaram contra aquela casa, mas a casa não desmoronou, porque tinha fundações sobre a rocha” 
(Mt 7,24-25).
Onde sua vida é baseada? Com base em que você está colocando sua existência? Viver não é fácil para ninguém, porque a existência humana está condicionada a muitas situações problemáticas e emblemáticas que vêm de todos os lados. Seja a chuva que vem do lado, em todas as proporções que estamos tendo os confrontos da vida.

Se construirmos nossa casa sobre a rocha firme, que é Jesus, Ele nos manterá em pé, Ele nos sustentará. Muitas vezes, estamos tristes e temos uma queda que devasta toda a nossa vida. Primeiro, porque depositamos uma grande confiança em nós. É verdade que temos que ter confiança em nós mesmos, não podemos ser movidos por um sentimento de pesar, mas tenha cuidado com o excesso de confiança em nós mesmos. Somos pessoas fracas, estamos sujeitos a erros, é por isso que nossa confiança sempre tem que estar em Deus Nosso Senhor.

Depois, confiamos nos homens, confiamos muito nas pessoas. Não seja essa pessoa doente que desconfia de tudo e de todos, porque, dessa forma, caímos em problemas e a vida se torna mais problemática. Isso não significa que todos mereçam nossa desconfiança; A verdade é que colocamos excesso de confiança nas pessoas, e há momentos em que esse excesso de confiança se torna algo tão pesado, que a pessoa não corresponde às expectativas, ela falha e nos sentimos desapontados.

Eu procuro por Deus, é nEle que eu coloco minha confiança e esperança, e ele nunca me desapontará. Eu já me decepcionei comigo, já me decepcionei com as pessoas, me iludi, confiei mais do que deveria.

A maturidade da vida e a Palavra de Deus sempre nos dão o norte e a direção. É no Senhor que devemos basear nossas vidas e em nossos corações!

O Senhor nos ensina como se relacionar com as pessoas, para aqueles que estão do nosso lado, o quão longe chegamos, mas nunca deixar este endereço: com base em Deus, pois é Ele quem nos sustenta e conduz para a frente.
Deus abençoe você!

 Reflexão - O “Cristo da fé” e o “Jesus histórico”
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— reafirmamos nossa fé no fato histórico o qual faz 2000 anos o Filho de Deus encarnou, fazendo-se “visível” —com fatos e palavras— em Jesus de Nazaré. Porém, alguns pesquisadores —desde algumas décadas— começaram a abrir uma greta entre o “Jesus histórico” e o “Cristo da fé.”

Abusando do “método histórico-–crítico" afirmaram que a imagem de Cristo que nos chegou pela fé (através da Igreja) não se corresponde com o Jesus que existiu historicamente. Mas as reconstruções deste Jesus, feitas deixando de lado a fé, resultaram cada vez mais contrastantes: Desde o revolucionário antiromano até o moralista benigno... Estas reconstruções são mais uma fotografia dos seus autores e de seus próprios ideais que põe ao descoberto a imagem do verdadeiro Jesus Cristo.

—Jesus, sem prescindir da história, eu confesso tua divindade e comunhão com o Pai. E desde esta fé —e somente assim— resultam também razoáveis historicamente tuas atuações e tuas palavras recolhidas nos Evangelhos.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você constrói sua casa sobre rocha?
- Qual casa?
- Quais os elementos que Jesus cita que podem arruinar uma casa?
- Em que consiste seu amor a Deus?
- O que você faz pelo seu próximo? O principal é o amor a Deus, a si mesmo e ao próximo, vendo Deus presente nele! Examinemos bem tais alicerces da vida!

– Leitura Orante 
Autor: Carlos Alberto Contieri, sj,
Fonte: “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br      
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,21.24-27 – Minha casa está sobre a areia ou sobre a rocha?
A imagem do homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha é utilizada por Jesus para exemplificar a atitude de todo aquele que alicerça a vida em sua Palavra. Acolhendo a Palavra de Deus, tenhamos a certeza de que estamos construindo a nossa vida sobre bases seguras que as tempestades não poderão abalar.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? Quais imagens estão presentes na narrativa? Quais comparações Jesus utiliza para falar daqueles que escutam a sua Palavra? Quais elementos são fundamentais para que uma construção tenha firmeza e segurança?
“A comunidade cristã é caracterizada, fundamentalmente, por sua união com Deus, pela escuta da palavra de Jesus Cristo e por viver essa palavra. Nosso texto é o trecho conclusivo do sermão da montanha (Mt 5–7). Não são as muitas palavras ou o louvor estéril que caracterizam a vida do discípulo, mas o seu engajamento afetivo e efetivo em realizar a vontade de Deus. A vida cristã é um modo de viver a existência humana sob o dinamismo da palavra e dos ensinamentos de Jesus. O que ameaça a credibilidade da vida cristã é a distância entre a palavra e a vida cotidiana, a cisão entre a fé professada e o empenho tênue ou inexistente de se deixar iluminar pela fé em Deus. ‘Ouvir’ é reconhecer que a palavra de Jesus faz sentido e dá sentido a todas as coisas. Para o fiel cristão, a palavra de Jesus contém o mistério do Reino dos Céus, que requer, para ser aceito livremente, a pessoa integralmente. É o dinamismo da escuta e prática da Palavra do Senhor que dá solidez à vida de toda a comunidade eclesial. Ouvir somente não basta, é preciso que a palavra se torne carne, isto é, que seja visível e testemunhada na vida de cada membro da comunidade dos discípulos” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
 

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz a você hoje? Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais alicerces sustentam sua vida, seus projetos, seus objetivos? Você escuta as palavras de Jesus e as coloca em prática? Qual convite o Senhor lhe faz?
“Construir é um verbo muito bonito! Ninguém constrói sem sonhar. Aí está a beleza e a singularidade dessa palavra. Um sonho só se torna realidade se ele for construído com os cálculos devidos, com os planejamentos necessários e com inteligência. Jesus, no Evangelho, convida-nos a bem construir a nossa vida na rocha firme, que podemos entender como a sua Palavra, os seus ensinamentos, o próprio Evangelho. Quem assim edifica sua casa sofrerá as chuvas, enchentes e ventos, que são os problemas do dia a dia, como as doenças, as dificuldades econômicas, as crises nos relacionamentos, mas não será destruído por eles, porque construiu a vida no Cristo. Em que base estou construindo minha vida?” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
.  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Este é o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração neste dia?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.