segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! 2024! ■–>>>Espírito impuro, sai desse homem! – (Mc 5,1-20)<<<---

 

 


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 29 DE JANEIRO de 2024 (segunda-feira) 29º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

EU NÃO SEI O QUE QUERO SER, MAS SEI MUITO BEM O QUE NÃO QUERO ME TORNAR.

(Friedrich Nietzsche)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA HOSPITALIDADE

DIA DO COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

DIA DO HANSENIANO

DIA INTERNACIONAL DE INTERCESSÃO PELA PAZ NA TERRA SANTA

DIA NACIONAL DO BUGGY

DIA NACIONAL DO JOGO JUSTO

DIA DO JORNALISTA

DIA DA LOTERIA

DIA DO PUZZLE

DIA DA VISIBILIDADE TRANS NO BRASIL

DIA DA LEI DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL

DIA DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE BENEFICÊNCIA DE NITERÓI-RJ (SBPN)

DIA DA FUNDAÇÃO DA COCA-COLA NOS ESTADOS UNIDOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ibaté - Martinópolis (São Paulo) Benjamin Constant (Amazonas)João Neiva (Espírito Santo)Piraquara (Paraná)Pau d’Arco (Pará)Pau d’Arco do Piauí (Piauí)  Serro (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VOLNEI JOSÉ DOS SANTOS (Lions Clube de Valparaíso /SP) GILDA HELENA PASCHOAL CARREIRA  (Lions Clube de Agudos Açecena da Serra /SP) ONOFRE GERALDO MANTUANI (Vicentino-Garça /SP)BRUNA TALITA FERREIRA PARO (Garça /SP)ANA BEATRIZ SAMPIETRO TERRA (Agudos /SP) LARA DENIZE CABRAL DOS SANTOS (São Paulo /SP) MAYARA CRUZ (Marilia /SP) Alberto Vieira De Carvalho Neto (Agudos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA JOSÉ VALSECHI CONESSA E RICARDO APARECIDO CONESSA💘1972 💘52ANOS (meu irmão e cunhada - Garça /SP)LILIAN DE OLIVEIRA VIANA DA SILVA E PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA💘2000 💘24ANOS (Equipe 04 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ADEMILSON LUIZ FERREIRA🎁2000🎁24ANOS🎁(Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: QUINTA EQUIPE NOSSA SENHORA DE FATIMA🎈1991🎈33ANOS🎈ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

São Pedro Nolasco

SÃO VALÉRIO DE TREVIRIS

SÃO SULPÍCIO SEVERO

São Constâncio

São Maximino

São Papias

São JUVENTINO

O SARBÉLIO DE EDESSA

São Gildas O SÁBIO

Santo AFRAATES

Santo AQUILINO

Santo Amaro Soldado

SANTA CONSTANÇA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Vai para tua casa, aos teus, e contalhes quanto o Senhor fez Mc 5,1-20 - Testemunhar o bem!

Jesus é o Senhor da Vida e, em seu amor, nos devolve a alegria de viver. O homem liberto anunciava tudo o que o Senhor realizara em sua vida

 

Salvai-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, e do meio das nações nos congregai, para ao vosso nome agradecer e para termos nossa glória em vos louvar! (Sl 105,47)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Insultado e agredido, o rei Davi, com espírito de mansidão, seguiu seu caminho sem revidar. Em nosso cotidiano, não faltam incompreensões e até calúnias. Busquemos em Cristo, que sofreu por nós, a força para perdoar e para nos libertarmos dos maus sentimentos que porventura nos dominem.

 

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME ANUNCIADOR DA COMPAIXÃO QUE TENS POR MIM, A QUAL SE MANIFESTA NA LIBERTAÇÃO DE MEU EGOÍSMO E NA ABERTURA DO MEU CORAÇÃO PARA O SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 29 de janeiro de 2024 segunda-feira da 4ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

Também aos pagãos é anunciada a salvação, mediante o testemunho do homem curado por Jesus. Assim, de um fato extraordinário e desconcertante pode nascer o testemunho sincero, da mesma forma que o Senhor nos salva a partir de nossas misérias.

 

 

1ª Leitura (2Sm 15,13-14.30;16,5-13a) Fujamos de Absalão! Deixai Semei amaldiçoar, conforme a permissão do Senhor. Leitura do Segundo Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 13um mensageiro veio dizer a Davi: “As simpatias de todo Israel estão com Absalão”. 14Davi disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: “Depressa, fujamos, porque, de outro modo, não podemos escapar de Absalão! Apressai-vos em partir, para que não aconteça que ele, chegando, nos apanhe, traga sobre nós a ruína e passe a cidade ao fio da espada”. 30Davi caminhava chorando, enquanto subia o monte das Oliveiras com a cabeça coberta e os pés descalços. E todo o povo que o acompanhava subia também chorando, com a cabeça coberta. 16,5Quando o rei chegou a Baurim, saiu de lá um homem da parentela de Saul chamado Semei, filho de Gera, que ia proferindo maldições enquanto andava. 6Atirava pedras contra Davi e contra todos os servos do rei, embora toda a tropa e todos os homens de elite seguissem agrupados à direita e à esquerda do rei Davi. 7Semei amaldiçoava-o, dizendo: “Vai-te embora! Vai-te embora, homem sanguinário e criminoso! 8O Senhor fez cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpaste, e entregou o trono a teu filho Absalão. Tu estás entregue à tua própria maldade, porque és um homem sanguinário”. 9Então Abisai, filho de Sárvia, disse ao rei: “Por que há de este cão morto continuar amaldiçoando o senhor, meu rei? Deixa-me passar para lhe cortar a cabeça”. 10Mas o rei respondeu: “Não te intrometas, filho de Sárvia! Se ele amaldiçoa e se o Senhor o mandou maldizer a Davi, quem poderia dizer-lhe: ‘Por que fazes isso?'” 11E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: “Vede, se meu filho, que saiu das minhas entranhas, atenta contra a minha vida, com mais razão esse filho de Benjamim. Deixai-o amaldiçoar, conforme a permissão do Senhor. 12Talvez o Senhor leve em conta a minha miséria, restituindo-me a ventura em lugar da maldição de hoje”. 13E Davi e seus homens seguiram adiante.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 3

 

Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

1. Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam; / quanta gente se levanta contra mim! / Muitos dizem, comentando a meu respeito: / “Ele não acha a salvação junto de Deus!” – R.

Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

2. Mas sois vós o meu escudo protetor, / a minha glória que levanta minha cabeça! / Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor, / do monte santo ele me ouviu e respondeu. – R.

Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

3. Eu me deito e adormeço bem tranquilo; / acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento. / Não terei medo de milhares que me cerquem  e, furiosos, se levantem contra mim. / Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me! – R.

Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

 

 

 

– 29 de janeiro de 2024 segunda-feira da 4ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

Espírito impuro, sai desse homem!  (Mc 5,1-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada – mais ou menos uns dois mil porcos – atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

29/01/24 - 4ª SEGUNDA-FEIRA TC – B

 

Marcos 5, 1-2.8.12-13.16-17: “Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro... Com efeito, Jesus lhe dizia: - Espírito impuro, sai desse homem!... O espírito impuro suplicou, então: - Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. Jesus permitiu... Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles”.

 

Jesus, o senhor viu-se diante de um homem contaminado por um espírito impuro, como se fosse um vírus que o isolava totalmente da vida social.

Quando o senhor tentou curá-lo, ele pediu que fosse transferido para uma manada de porcos.

Os donos dos porcos, porém, ao saberem do que acontecera, e do prejuízo que tinham sofrido, pediram que o senhor se afastasse da sua região.

Para eles, valia muito mais a manada de porcos do que uma pessoa curada e reintegrada na sua família e na sociedade.

Eis, senhor, uma cena do Evangelho, que pode nos ensinar muito, se nos perguntarmos que tipo de “espírito impuro” age em nosso mundo, e até que ponto a “manada de porcos” dos nossos dias é mais importante do que a vida do nosso povo.

Até hoje, a dignidade e a vida da maior parte da população humana continuam valendo muito menos do que os índices econômicos do mercado mundial.

Recebemos uma advertência violenta com a pandemia que vitimou inesperamente milhões de vidas, e quase nada aprendemos.

As injustiças e as guerras continuam sendo geradas pela ganância humana, que vai provocando o desequilíbrio ecológico de toda a terra.

Sentimos isso no exagero do frio e do calor, nas tempestades e nas catástrofes, que se multiplicam e nos assustam.

Ameaçam a vida, não somente do homem, mas de toda a natureza.

Mas, continuamos condicionados e não conseguimos exigir mudanças das estruturas sociais e econômicas da sociedade.

Que tipo de terra e de sociedade desejamos deixar como herança para as próximas gerações dos nossos filhos, netos e bisnetos? 

Senhor, venha expulsar esse “espírito impuro” dos nossos dias, o direito de viver da população que prevaleça sobre o direito ao lucro ilimitado de poucos.

Que não imitemos aqueles ‘gerasenos’, que preferiram os seus porcos à sua presença salvadora no meio deles.

 

Maria santíssima, a senhora entoou o seu Magnificat como um anúncio da esperança de ver os famintos saciados e os humildes elevados. Interceda para que não desejemos nunca manter os “espíritos impuros”, à custa do sofrimento de tantos irmãos e irmãs escravizados e sem dignidade humana. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus encontra-se em território pagão. Tarefa árdua o aguarda. Aparece um homem possuído por espírito impuro. Esse espírito simboliza a sociedade opressora, que tira da pessoa a liberdade de pensar e de viver dignamente. O homem, atormentado pelo espírito impuro, se encontra com Jesus. Movido pelo Espírito Santo, o mesmo Jesus que exerce seu poder sobre as forças do mar e da natureza manda também nos espíritos impuros. A fala do possesso é uma tentativa de demonstrar poder sobre Jesus. Impossível. Jesus expulsa a legião e lhe permite apossar-se da manada de porcos, cujos donos ficam inconformados, pois veem escapar sua fonte de lucro. Os habitantes do lugar também rechaçam Jesus. Gesto nobre é o do homem, que, uma vez curado, torna-se missionário de Cristo entre os pagãos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 5,1-20 - Testemunhar o bem!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. Ele se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Observe, neste relato do Evangelho, as adversidades que também Jesus encontra para realizar sua missão. Preste atenção o movimento interno das pessoas diante da ação de Jesus.

 

Jesus continua a transitar em meio à miséria humana. É para isso que ele veio: libertar o ser humano de tudo que o fecha em sepulcros de solidão e morte. Quando viram o possesso no seu perfeito juízo, os gerasenos ficaram com medo e pediram que Jesus fosse embora. Por que será? É estranho ficar com medo do bem, das boas obras, da libertação.

 

Como os gerasenos, nem sempre queremos ser livres, agarrados que estamos às seduções do mundo. Mas, apesar de nossas obstinações, Jesus é o Senhor da Vida e, em seu amor, nos devolve a alegria de viver. A narrativa conclui afirmando que o homem liberto anunciava junto dos seus tudo o que o Senhor realizara em sua vida. Um testemunho a ser imitado.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica? Permita que a Palavra o/a ilumine e transforme sua vida, pois Deus fala com você por meio dela.

3.Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra.

Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Você conhece alguém em situação semelhante a este “possesso”?

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe faz?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP