sábado, 4 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Foram ver onde Jesus morava e permaneceram com ele - (Jo 1,35-42)



 F E L I Z   A N O   N O V O 
F E L I Z  2 0 2 0  
– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 04 DE JANEIRO de 2020 (  sábado) 004º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 0!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O OBJETIVO DE UM ANO NOVO NÃO É QUE NÓS DEVERÍAMOS TER UM ANO NOVO. É QUE NÓS DEVERÍAMOS TER UMA ALMA NOVA.
(Gilbert Chesterton)


 Datas Comemorativas 
Dia MUNDIAL Do BRAILLE
Dia Do HEMOFÍLICO
Dia NACIONAL DA ABEUGRAFIA
Dia DE CASIMIRO DE ABREU
Dia MUNDIAL Do HIPNOTISMO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ImaculadaJuripiranga - Lagoa Seca (Paraíba) Quissamã (Rio de Janeiro) Espírito Santo (Rio Grande do Norte) Santiago - São Francisco de Assis  (Rio Grande do Sul) Doutor Pedrinho - Santa Rosa do Sul - União do Oeste (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FELISCINDRA MILARÉ DOS SANTOS MÁS (LC6 – Lions Clube de Nhandeara /SP) GONZALO HORTA PEREZ (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) MARILEN ALMEIDA MEDEIROS (Andradina /SP) MARIA HELENA LOURENÇO VOLLET (Professora Garça /SP) LUIZ CLAUDIO SARAIVA ROCHA (Garça-Balneário Camboriú /SC)
Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PADRE VANDERLEI GOMES MENDONÇA DOM ESTEVAM DA DIVINA MISERICORDIAó2003ó17 ANOSó(Prior do mosteiro da Divina Misericórdia em Lucélia /SP)

 Santo do Dia 
SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO
SANTA Elisabete Ana Baylei Seton

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9,2).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Jesus, o ungido do Pai, convida-nos a segui-lo. Convivendo com ele, seremos capazes de resistir ao pecado, que desencaminha nossa vida. 
– Oração 
PAI, FAZE-ME PERMANECER SEMPRE JUNTO A TEU FILHO JESUS, ENVIADO POR TI PARA REALIZAR TODAS AS NOSSAS ESPERANÇAS DE SALVAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos que o Salvador, qual nova luz dos céus para a redenção do mundo, se levante cada dia para renovar os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
Sábado do Tempo do Natal antes da Epifania. Primeiros dias do ano - 04 de janeiro do Natal
■ Permanecendo com Jesus como os seus seguidores, amamos os nossos irmãos e irmãs e trilhamos o caminho da justiça.

1ª Leitura (1Jo 3,7-10) – Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado.  Leitura da Primeira Carta de São João:

7Filhinhos, que ninguém vos desencaminhe. O que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 9Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque a semente de Deus fica nele; ele não pode pecar, pois nasceu de Deus. 10Nisto se revela quem é filho de Deus e quem é filho do diabo: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama seu irmão 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 98(97)
Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus.


Evangelho do dia
Sábado do Tempo do Natal antes da Epifania. Primeiros dias do ano - 04 de janeiro do Natal
Foram ver onde Jesus morava e permaneceram com ele - (Jo 1,35-42)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra). 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Expulsemos a ação do maligno de nossa vida”
 Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo
(1Jo 3,8).
Não precisamos ter dúvida, o diabo é o rebelde, é aquele que se rebelou e se rebela contra Deus, fazendo aquilo que O desagrada. Nada é mais desagradável aos olhos de Deus do que o pecado.

No princípio, o diabo pecou, e sua ação no mundo e na nossa vida é também nos seduzir para sermos pecadores. Ele lança o pecado em nós, joga-nos no pecado e quer que permaneçamos pecadores; e, muitas vezes, conformamo-nos dizendo: “Eu sou pecador”.

Somos pecadores, mas Jesus veio para nos libertar do pecado. Não podemos permanecer no maligno, não podemos nos conformar com o pecado, não podemos nos conformar com a sujeira do mundo nem permitir que essa sujeira esteja dentro de nós, porque todo pecado é iniquidade, sujeira, imundície e mal; todo pecado vem para confundir os pensamentos, os sentimentos, a alma e os relacionamentos, por isso precisamos romper com o pecado.

Romper com o pecado é romper com o diabo, autor e princípio de todo mal. Não podemos ter comunhão com ele. Podemos dizer assim: “Eu nunca invoquei o mal. Nunca invoquei o diabo”. Que bom que não invocamos, mas as nossas ações estão aí, e estamos praticando-as, imitando o diabo. Ele é o pai da mentira e, muitas vezes, estamos mentindo. Ele é o pai do mal, e estamos praticando o mal. Ele semeia o mal, e nós permitimos que o mal entre em nós.

Rompa com o pecado, expulse da sua vida a ação do maligno, diga não ao maligno.”

A Palavra diz que todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque a semente de Deus fica nele e ela destrói o pecado em nós. O que precisamos para permanecer na graça e vencer o pecado é permanecer em Deus.

Rompa com o pecado, expulse da sua vida a ação do maligno, diga não ao maligno, diga não ao pecado, diga não ao autor do pecado. Diga sim, todos os dias, a Deus, à Palavra d’Ele, ao Seu amor, à graça divina.

Não podemos ser indiferentes ou usarmos a graça de Deus só quando estivermos no perigo. A graça do Senhor é para não sucumbirmos no perigo do pecado, porque ela nos previne, resguarda-nos e conduz.

A graça da Eucaristia, a graça do sacramento da confissão, da oração, da intercessão, a graça da meditação da Palavra de Deus, a cada dia, são os remédios que precisamos para combater o pecado na nossa vida, para que a semente da Palavra cresça em nós para destruir o poder do maligno.

Permaneçamos em Deus, porque Ele permanece em nós para combater o mal e o pecado.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O estábulo de Belém é o novo palácio de David
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Natal responde à pergunta: Onde moras? A manjedoura costuma se representar como um edifício desconjuntado. Delata um passado esplendoroso, mas ainda deteriorado, seus muros em ruínas: Se converteu justamente num estábulo. O trono de Davi, ao que se havia prometido uma duração eterna, está vazio. José, o descendente de Davi, é um simples artesão.

Davi mesmo começou como pastor. No estábulo de Belém, precisamente onde esteve o ponto de partida, começa a realeza davídica de um modo novo: Naquele menino enrolado em fraldas e deitado numa manjedoura. O novo trono desde o qual este “Davi” atrairá o mundo é a Cruz.

—A Cruz se corresponde com o novo inicio no estábulo. Assim se constrói o verdadeiro palácio davídico. Este novo palácio é a comunidade de quantos se deixam atrair pelo amor de Cristo e com Ele chega a ser uma humanidade nova. O poder da bondade que se entrega na Cruz!: Esta é a verdadeira realeza.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
João Batista assume o papel de animador vocacional. Aponta Jesus que está passando e incentiva seus discípulos a segui-lo. Jesus dirige a eles a pergunta fundamental, que toda pessoa deve responder: O que você está buscando? O que é realmente importante para sua vida? Os discípulos querem conhecer mais profundamente quem é o Mestre: “Onde vives?”. Em vez de simplesmente dar o endereço, Jesus os convida a conhecer seu modo de vida e sua obra libertadora. Feita a experiência de conviver com Jesus, André leva seu irmão Simão até ele. Pelo testemunho desses primeiros discípulos, outras pessoas vão conhecendo Jesus e permanecendo com ele. Simão recebe de Jesus um novo nome, Pedro (rocha), indicando que, na nova comunidade, ele será o líder do colégio apostólico (cf. Mt 16,18).

Oração
Ó Jesus, “Cordeiro de Deus”, por indicação de João Batista, dois discípulos dele te procuraram e aceitaram permanecer contigo naquele dia. Foi um ensaio, para que pudessem te conhecer e inteirar-se da tua obra redentora. Um deles, André, tornou-se teu discípulo e foi chamar seu irmão, Pedro. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 1,35-42 - Achamos o Messias

Saudação
Coloque-se diante de Deus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peça ao Espírito Santo que o(a) conduza sempre no caminho do amor: “Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. Que a minha vida seja sempre iluminada por vós.
Fecho os olhos, entro em meu santuário interior e abro meu coração para acolher a Palavra do Evangelho. Leio quantas vezes for necessário, o texto de hoje, até interiorizar o relato.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que diz o texto? Em que lugar acontece a narrativa? Quem faz parte dela? Quais são as palavras ou gestos dos personagens?
“Aquele que um dia foi evangelizado, deve evangelizar, aquele que ouviu a Boa-Nova, deve anunciá-la. Neste texto encontramos dois exemplos: João Batista, vendo Jesus, proclama-o Cordeiro de Deus; André, ao descobrir o Cristo, vai logo anunciar a grande descoberta ao seu irmão Pedro. O evangelista não esquece de registrar o momento da graça: quatro horas da tarde. Depois do anúncio vem a catequese. Os dois discípulos foram até onde Jesus morava e ficaram com ele o tempo necessário. A atitude foi recompensada e Jesus anuncia a comunidade futura que será confiada, especialmente, a Simão, denominado Pedro, pedra angular da Igreja. O termo aramaico pedra aponta para a nova missão de Simão Pedro: pedra angular da Igreja.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que o texto diz a você? Permaneça em silêncio por alguns instantes e leia novamente o Evangelho. Qual palavra do texto mais encontrou sintonia com a sua vida? Faça a sua meditação com a Palavra e escute o que o Senhor quer lhe dizer.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração. Reze ao Senhor para que ela se torne vida em sua vida.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Pergunto: Mestre onde moras? Fico em silêncio até entrar em intimidade com Deus e proponho-me a ficar com Ele, em diálogo com Ele e a minha vida e vida da humanidade.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

1º de janeiro - Dia Mundial da Paz
“A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica
 é o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2020, 
celebrado em 1º de janeiro.

Leia a Mensagem, na íntegra em: