domingo, 6 de fevereiro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA <=>“Vinde após Mim” -Força da Palavra- Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista


“Vinde após Mim”                                        


 

Força da Palavra

           O mar da Galiléia, que não é um mar, mas um lago tem a forma de um instrumento musical chamado “kíneret”. Tem 20 km de comprimento e 12 de largura, tendo de 20 a 230 metros de profundidade. Era um centro importante pelo comércio e pela fertilidade das terras cobiçadas por tantos povos. Esse mar, além das águas perigosas, é abundante peixe. Ele é o cenário do início da pregação de Jesus. Jesus inicia sua pregação e seus milagres, mas também começa a “pescar” seus primeiros discípulos: “Não tenhas medo! De hoje em diante serás pescador de homens. Então levaram suas barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus” (Lc 5,10-11). A força da missão que recebem está nas palavras de Jesus que leva à pesca milagrosa. Como tivessem pescado a noite toda, sem nada pegar, lançam as redes novamente com uma certeza: “Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Aí veio a pesca abundante. Isaias se declara frágil e de lábios impuros diante da magnífica manifestação de Deus. Foi tocado pela brasa do altar. É do altar que se tiram as forças da palavra anunciada. Diz o jovem profeta: “Aqui estou, enviai-me”. A fragilidade humana nunca foi empecilho para a força de Deus se manifestar. Quem era mais frágil que os apóstolos? Isaías se declara perdido e se considera “um homem de lábios impuros”. Nessa manifestação de Deus, teria uns 25 anos. O convite de Deus é uma ordem. Mais que um dever, é uma união com a origem da Palavra que é o próprio Deus que envia em seu nome. Jesus chama e dá a força de sua Palavra.

Altar que cura

           A fragilidade do homem diante de Deus é uma das melhores condições para que a força de Deus se manifeste. As escolhas de Deus são fruto de sua predileção pela simplicidade. Nada podemos sem Deus. A força da Palavra está na sua origem. Isaías tem a visão da grandiosidade de Deus que Se abaixa para escolher quem envia. Jesus diz aos discípulos para levarem a barca para as águas profundas. O campo para onde Jesus envia seus discípulos é o mar profundo do mundo. A Palavra não é superficial: ela vai ao profundo do ser humano onde está nossa verdadeira situação. Ali é que o Evangelho toca e muda. Não podemos mudar a tinta de nossa realidade. Jesus muda o homem pela sua raiz que é o centro de suas decisões. Escolher o Evangelho e ser batizado é erradicar o homem de suas opções e levar à opção vital por Cristo. Cristo só foi constituído Senhor, a partir de sua morte que o levou à ressurreição. Ele pode nos atingir pela raiz. Assim são os cristãos que tomam atitudes. Eles mudam suas vidas totalmente para viver a Palavra. Não pode haver meias medidas.  Não são verdadeiras. São feitas segundo nosso modelo e não em Cristo. A imagem de Cristo foi implantada em nós. Refletimos sua verdade.

O que recebi, transmiti

           A chamada que Deus faz, tanto a Isaías como aos apóstolos, procede Dele próprio Deus que envia. Não anunciamos palavras, mas a Pessoa concreta do Pai e de Jesus que no Espírito chega até às pessoas. Por isso Paulo diz que: “Eu vos transmiti o que recebi” (1Cor 15,3). A mensagem se identifica com o anunciado. Ao falar de Jesus, não transmitimos ideias, mas uma Pessoa. É por isso que podemos notar que na missão dos apóstolos havia tanto vigor. Como se justificar que homens simples tenham levado o Evangelho com tanto efeito? Não só a eles se referem essas palavras, mas a todo aquele que o anuncia.

Leituras: Isaias 6,1-2ª.3-8;Salmo 137;1 coríntios 15,3-8.11;Lucas 5,1-11.

 

Ficha nº 2146 - Homilia do 5º Domingo Comum (06.02.22)

 

1. A força da missão que recebem está nas palavras de Jesus que leva à pesca milagrosa.

2. Jesus muda o homem pela sua raiz, onde está o centro das decisões.

3. Ao falar de Jesus, não transmitimos idéias, mas uma Pessoa.

Concurso de fraqueza

 

           Parece que Deus quando quer gente para uma função ou missão importante, começa de trás para a frente. Claro que conta com os que se prepararam, mas escolhe cada um (nós) que somos tão fracos e nos sentimos despreparados. Pior é que são esses que resolvem, pois sendo fracos dão tudo de si e não sentem substitutos de Deus.

           Deus, de vez em quando, vai à lata de lixo. Aqueles que foram desprezados por serem fracos e burrinhos é que resolvem os problemas, pois só têm a Deus como solução.

           Vemos o caso de tantos santos, como São João Maria Vianey, Beato Pedro Donders, São Geraldo que foi chamado de inútil, quando se apresentou para a entrar na Congregação. Santa Catarina de Sena (analfabeta) e tantos... Da fraqueza surgiu a força.

           Há santos sabidos, preparados, mas que eram humildes. Alguns topetudos, Deus dá uma rasteira neles.

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Deixaram tudo e O seguiram. – (Lc 5,1-11)

 

"Em nome do Senhor vou lançar as redes!"

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 06 DE FEVEREIRO de 2022 (domingo) 037º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.

(Lao Tsé)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL

DIA Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina

DIA DA ALIANÇA BATISTA MUNDIAL

DIA DO HOMEM PRESBITERIANO

DIA DA FUNDAÇÃO DA PONTE COSTA E SILVA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ARENA CONDÁ EM CHAPECÓ-SC

DIA DA FUNDAÇÃO DA PONTE COSTA E SILVA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO EM RECIFE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araruama (Rio de Janeiro) Brejo GrandePacatubaUmbaúba (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Cleverson ANTÔNIO Moreira (Lions Clube de Agudos /SP) Marta  Pilla Amaral  de Oliveira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Julia Maria  Santos Luiz (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Sheila  Irabi Mahmoud  Garcia (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)LUIZ GUILHERME CERTO TOFOLI (Marilia /SP) DANIELE MANCINI DE OLIVEIRA (Garça /SP)ADEMIR GARCIA (Garça/SP)Maria Elisa Arone de Souza (Dentista - Garça/SP)Bruno Specian (Grupo Escoteiro Santo Antonio- Rotary Club Aliança-Garça /SP)Bruno Pereira Corrêa (Garça/SP)Tereza Rodella (Garça/SP) FREI GILMAR VASQUES CARREIRA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Paróquia Santa Luzia de Ituiutaba /MG) PE. ANTÔNIO PADULA (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ELAINE EVARISTO SEMENSSATO e MARCELO SEMENSSATOó1999ó23 ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)EDILENE CRISTINA SIQUEIRA DE DIO e MARCOS ANTONIO DE DIOó1988ó34 ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)LUCIA BELASALMA RODRIGUES e JESUINO JOSÉ RODRIGUESó1972ó50 ANOS (Garça /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTO Paulo Miki e companheiros Mártires do Japão

PAULO (Japão, 1562-1597), e seus COMPANHEIROS (religiosos e leigos) foram vítimas dos ataques que a igreja sofreu em terras japonesas. Crucificados no alto de uma colina em Nagasaki formam o grupo dos primeiros mártires do Extremo Oriente.  

SANTO AMÂNDIO

SANTO GASTÃO

SANTA DOROTÉIA DE CESAREIA

Afonso Maria Fusco

Francisco Spinelli

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: – Lc 5,1-11=> "Joguem as redes".

 

 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Na Eucaristia fazemos experiência da bondade e da santidade de Deus. O Senhor continuamente nos chama e nos envia a avançar para águas mais profundas, a fim de lançarmos as redes em seu nome, com fé, criatividade e amor sempre renovado. Demos graças a ele, porque nos ouve e nos reúne como família para celebrar.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME AS DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS PARA EU REALIZAR BEM A MISSÃO RECEBIDA DE JESUS, TENDO-O COMO MEU IDEAL DE VIDA, POIS NOS AMOU ATÉ O FIM. QUE POSSA TRANSMITIR NÃO A PALAVRA, MAS A PESSOA DO SEU FILHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                                06 de fevereiro de 2022 - 5º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos motiva a dar a resposta da fé: aqui estamos, envia-nos. Acolhê-la significa nos deixarmos moldar pela graça divina e avançar na missão de anunciar o Evangelho. 

 

1ª Leitura (Is 6,1-2a.3-8) – Aqui estou, envia-me  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas. 3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos, e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”. 6Nisso, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 137(138)

 

Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor,

e ante o vosso templo vou prostrar-me.

 

 

2ª Leitura (Cor 15,1-11) – É isso o que temos pregado e é isso o que crestes.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

1Quero lembrar-vos, [irmãos], o Evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, [transmiti-vos em primeiro lugar aquilo que eu mesmo tinha recebido; a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e depois aos doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e depois apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo]9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. [11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.]

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 06 de fevereiro de 2022 - 5º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Deixaram tudo e O seguiram.   (Lc 5,1-11)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

“Vinde após mim!”, o Senhor lhes falou, / “e vos farei pescadores de homens” (Mt 4,19).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Leve a todos os corações a Palavra de Deus”

 

Naquele tempo, quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’”

(Lucas 5,4-5).

 

Hoje é domingo, dia do Senhor! Jesus acaba de falar, a Sua Palavra exorciza os corações, a Palavra de Jesus tem a capacidade de gerar o homem novo, a mulher nova. Jesus ordena a Simão: “Avança!”; a palavra no singular. Depois, Ele diz: “Lançai as vossas redes”, no plural. É um convite para um, mas também um convite para todos, um é responsável por todos, mas todos são responsáveis. A unidade é onde ninguém perde a sua individualidade.

 

Mania de não assumir a responsabilidade pessoal pela própria vida é um vício de todos nós, queremos sempre remeter a alguém uma responsabilidade que é nossa. Hoje, o Senhor quer nos responsabilizar pessoal e comunitariamente pelo anúncio do Evangelho.

 

Manifestações dessa nossa mania é o nosso descomprometimento paroquial, a falta de engajamento na nossa comunidade, aquele tipo de conduta de ser servido e não de servir, a concepção de Igreja como lugar que me oferece alguma coisa, e não como o lugar de se oferecer em sacrifício, de doar a própria vida. Jesus quer nos recordar algo muito importante na nossa Igreja: o serviço, a disposição, a disponibilidade para as obras de apostolado para evangelizar; aquele movimento de sair do nosso comodismo.

 

“A nossa capacidade de fazer alguma coisa precisa sempre estar unida à Palavra de Cristo”

 

Jesus ordena: “Avança mais profundo, não tenha medo de ir em profundidade”, porque alguns problemas na nossa vida pessoal ou da nossa vida eclesial são apenas a ponta do iceberg, nós temos que ter coragem de ir em profundidade e resolver os problemas na raiz.

 

O Senhor diz: “Lançai as redes”, uma ordem dada a pescadores, e Jesus era filho de carpinteiro. Era de dia, e não se pesca de dia, aparentemente ordens muito insensatas da parte de Jesus. Por que para nós é sensato só aquilo que nós conseguimos fazer? Porque, muitas vezes, Deus vai nos pedir o absurdo, Deus vai exigir de nós algo que a nossa lógica não vai compreender.

 

Simão Pedro responde: “Mestre, […]” — veja, um pescador chamando um carpinteiro de Mestre — “[…] em atenção à tua palavra”, ou seja, a nossa perícia, a nossa capacidade de fazer alguma coisa, precisa sempre estar unida à Palavra de Cristo, não podemos ser autossuficientes. Embora já saibamos fazer ou já tenhamos consciência de muitas coisas, precisamos nos unir sempre à Palavra de Cristo: “Em atenção à tua palavra”. Simão chama Jesus de Mestre num contexto onde ele sabia muito bem. O nosso problema é se nós escutamos a Palavra de Deus; o nosso problema, muitas vezes, pode ser resolvido se nós escutarmos a Palavra de Deus.

 

“Lançai as redes” fala de conexão, fala dessa concepção da Igreja como o Corpo de Cristo, todos unidos com um único e mesmo objetivo: levar a todos os corações a Palavra de Deus.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus abandona as sinagogas e se dirige ao ambiente dos pescadores, à beira do lago de Genesaré, proclamando a Palavra de Deus à multidão ansiosa por ouvir sua mensagem. A multidão sabe que Jesus tem palavras de esperança para o povo desolado. Depois, subindo na barca de Pedro, continua ensinando e pede a Pedro que lance as redes em águas mais profundas. Apesar de uma noite infrutífera, Pedro obedece, e o resultado é abundante. Obediência à Palavra de Deus provoca resultados positivos, ela é transformadora. É a confiança na força do Evangelho que produz resultados inesperados. Após o sucesso da pesca, o Mestre chama alguns pescadores para segui-lo e partilhar a missão. De pescadores de peixes transforma-os em pescadores de gente, pessoas dispostas a se comprometer com seu projeto. A comunidade cristã é convidada a lançar as redes em águas mais profundas, ou seja, ir além da mesmice, enfrentar sem medo os desafios. O Mestre convida a não desanimar na vida diante dos insucessos e dos fracassos, mas tentar sempre sem nunca desistir. Se não der certo de um jeito, tentar de outro. Sempre haverá uma solução quando há confiança na Palavra de Deus e quando a perseverança impulsiona para a frente.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Ie. Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,30-34 - Uma Igreja que acolhe

 

Oração Inicial


Saudação

- A nós todos que nos encontramos nas redes sociais,

a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Jesus Mestre, cremos com viva fé

que estais aqui presente, junto de nós,

para indicar-nos o caminho que leva ao Pai.

Iluminai minha mente, movei nosso coração,

para que esta Leitura Orante produza em nós frutos de vida.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Vamos ler atentamente,  o texto: Lc 5,1-11.

 

Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galileia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.

Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:

- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.

Simão respondeu:

- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.

Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:

- Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!

Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:

- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.

Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

 

 Refletindo

A partir de Lucas 5, o Mestre alarga seu campo de ação e para isto forma um grupo de colaboradores. Neste texto de hoje, temos a narração do primeiro chamado, diante da multidão que “se apertava em volta dele” para ouvir a Palavra de Deus. Jesus subiu no barco de Simão e dali, sentado, ensinava à multidão. No final, manda que Simão leve o barco para águas mais profundas e lá, ele e os companheiros joguem as redes. Simão explica que eles trabalharam a noite toda e nada pescaram. Mas, farão isto porque Jesus lhes pede. E assim fizeram. Como resultado, encheram dois barcos com tanto peixe que quase afundaram. A abundância da pesca pode simbolizar a expansão da Igreja. Simão Pedro experimenta, de um lado, seu fracasso, e de outro, o grande êxito por acreditar na Palavra de Jesus. Pescar é símbolo da missão. A presença e atuação de Jesus despertou em Simão o sentimento de pecador. Caiu aos pés dele e disse: “Sou um homem pecador!” Por isso, sente que Jesus, o Santo, deve se afastar dele. O Mestre faz-lhe, então,  o chamado para ser “pescador de gente”. O Evangelho termina com os apóstolos deixando tudo e seguindo Jesus.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Quais outros textos este me recorda? Qual palavra mais me toca o coração? Jesus entra na barca de Pedro. Entra também na minha "barca". Qual é ela?

O Mestre vai ampliando o seu círculo de colaboradores. Em Lc 6,12-16, lemos a convocação dos doze apóstolos. No capítulo 10, escolhe 72 discípulos para, de cidade em cidade,  anunciarem o Reino de Deus.

Meditando

A Igreja continua convidando, convocando, enviando discípulos e missionários, “lançando as redes em águas mais profundas”. Disseram os bispos, em Aparecida:

"Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).

Como me encontro nesta missão? Tenho a missão de ser santo ou santa, qualquer que seja minha vocação: leiga, religiosa ou para o ministério sacerdotal. Como vivo este chamado?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos com toda a Igreja  o

 

Salmo  97(98)

 

O Senhor fez conhecer seu poder salvador / perante as nações.

 

O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

 

Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

 

 

Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa / e da cítara suave! / Aclamai, com os clarins e as trombetas, / ao Senhor, o nosso rei! – R.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos e o coração de Deus, sentindo a presença de Deus na nossa "barca".

Vamos demonstrar pela vida que estamos buscando o caminho da santidade.

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.