sábado, 8 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos.” - (Jo 11,45-56)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 08 DE ABRIL DE 2017 (sábado) 98º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
PARA COMBATER O CÂNCER, É PRECISO A COLABORAÇÃO DE TODOS. FAÇA A SUA PARTE.


Datas Comemorativas
DIA de PREVENÇÃO E combate ao câncer
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE CUSHING
DIA MUNDIAL DE Ação contra os Transgênicos ou OGM
DIA NACIONAL DO SISTEMA BRAILLE
–■ DIA NACIONAL DOS CORREIOS
–■ DIA DA Natação
Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): AmparoSanta LúciaSanto André (São Paulo) Coroatá (Maranhão) Cuiabá (Mato Grosso) Quaraí (Rio Grande do Sul) Caém (Bahia) Toritama (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ HENRIQUE DI DONATO (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) MARIA ANGÉLICA MANSANO MARTINES (Garça /SP) MARCELA BELASALMA RODRIGUES (Hortelã Sucos & Cia-Garça /SP) ELISEU FENANDO DURAN (Garça/SP) ELISANGELA GOMES GONSALVES (Garça/SP)


Santo do Dia
SANTA JULIA BILLIART
SANTO ALBERTO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Em Jesus, a proposta de salvação de Deus quer alcançar a todos. Muitos, no entanto, a recusam e até procuram anulá-la, pois percebem que privilégios e interesses pessoais estão ameaçados.
 Oração
PAI, AJUDA-ME A COMPREENDER, SEMPRE MAIS PROFUNDAMENTE, O CAMINHO PARA ENCONTRAR-ME CONTIGO, QUE JESUS NOS ENSINOU. LIVRA-ME, TAMBÉM, DO APEGO AOS ESQUEMAS JÁ SUPERADOS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, vós sempre cuidais da salvação dos homens e nesta Quaresma nos alegrais com graças mais copiosas. Considerai com bondade aqueles que escolhestes, para que a vossa proteção paterna acompanhe os que se preparam para o batismo e guarde os que já foram batizados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Sábado da 5ª Semana da Quaresma - 08/04/2017
Sempre fiel à aliança com seu povo, Deus o guarda como um pastor a seu rebanho e, em seu Filho, reúne todos os que se mostram dispersos.


1ª Leitura (Ez 37,21-28) – “Farei deles uma nação única. Leitura da Profecia de Ezequiel:

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israe­litas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda a parte e reconduzi-los para a sua terra.
22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações, nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo o pecado que cometeram em sua infidelidade, e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus.
24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei a meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre.
26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles porei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial (Jr 31)
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

Evangelho do dia
Sábado da 5ª Semana da Quaresma - 08/04/2017
E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos. - (Jo 11,45-56)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não enten­deis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.
54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Senhor é uma provocação para nossa vida
O Senhor é uma provocação para a vida de cada um de nós, e precisa ser assim a cada dia!
Disse Caifás: ‘Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?  (João 11, 50).
Veja o que está acontecendo: os sumos sacerdotes e os fariseus estão crescendo na revolta, na indignação, inquietação e oposição por aquilo que Jesus faz. Mas o que Jesus está fazendo? Está fazendo o bem, está anunciando o Reino de Deus, levando ao coração dos homens a verdade do Reino dos Céus. Isso provoca uma profunda ira no coração daqueles que não querem acolher Sua mensagem. E digo mais, eles tomam consciência de que não podem se opor ao Senhor, ao que Ele faz, pois, cada vez mais, o que Ele faz é com amor, e este se estende a tantos outros corações.
“O que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se o deixarmos continuar assim, muitos acreditarão n’Ele”. Estão com medo e preocupados, porque as pessoas acreditarão naquilo que Jesus está realizando. Eles precisam dar um jeito de cortar o que Ele está fazendo, ainda mais agora que estão sabendo que Jesus ressuscitou Lázaro! Isso se espalhou por todos os lados, e eles precisam de algum modo, calar Jesus.
Caifás está dizendo: “Em vez de todos perecerem, é melhor que apenas um morra”.
Sabe aquela solução que parece ser fácil? Sabe aquela solução para a qual você não quer buscar a verdade, mas sim a solução mais fácil, mais conveniente, a solução que mais convém? Quando, na verdade, essa solução não é justa, não é honesta nem condiz com a verdade. Eles querem eliminar Jesus, porque Ele é uma provocação.
O Senhor é uma provocação para a vida de cada um de nós, e precisa ser assim a cada dia!
Quando fazemos alguma coisa errada na vida, quando vivemos uma situação errada, procuramos, de todas as formas, correr, eliminar ou não ouvir aquilo que vai nos dizer a verdade. Por exemplo: a pessoa pega a Bíblia e percebe que aquela passagem é para ela e diz: “Opa, é para mim!”, e vira a página! Não é bem isso!
Não podemos deixar de sermos incomodados pela verdade, porque, se assim fizermos, acostuma remo-nos a viver na mentira, viver o que não é correto; então, transformaremos (como os sumos sacerdotes e os fariseus estão fazendo) a mentira em verdade, o errado em certo.
Não se trata de acusar ninguém, pelo contrário, trata-se de assumirmos o que a Palavra de Deus está nos iluminando e sermos conduzidos por ela. É normal vermos por aí que, muitas vezes, as pessoas não querem mais entrar na igreja, arrumam um monte de desculpas, mas entenda que, muitas das vezes, é porque as verdades que são ditas pela Palavra de Deus, pela moral de Deus, incomodam demais.
Vivemos numa sociedade perigosíssima, em que ninguém quer ser incomodado. É a sociedade do conforto e do individualismo, onde o que vale é aquilo que o indivíduo pensa, acha. Criam meias verdades ou verdades individuais, as quais se contrapõem à verdade de Deus.
Não podemos rechaçar ou ignorar a verdade, porque só ela salva a nossa vida!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Jo 11, 45-56
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Jesus, caminho, verdade e vida, é condenado à morte antes do seu próprio julgamento.
Os sumos sacerdotes e os fariseus não conheceram Jesus, não souberam perceber o tempo em que foram visitados e não descobriram o sentido mais profundo da sua presença na história da humanidade.
Quem conhece Jesus, o Deus da Vida, constrói a vida, mas quem não o conhece, mata!
Evangelizar significa também apresentar Jesus como o Deus da Vida presente no meio de nós, a fim de que, ao reconhecer essa presença, as pessoas entendam que ser cristão significa ser compromissado com a vida e ser capaz de transformar essa sociedade de morte.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- A seu modo de ver, qual o Sacramento que mais se negligencia?
- Quando devemos procurar um sacerdote para a Confissão?
 - Em sua comunidade se faz uma boa preparação para receber os sacramentos do Batismo e do Matrimônio?
- Que tipo de pessoa tem condição de ser padrinho ou madrinha de Batismo?
 - Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Com a liturgia de hoje, concluímos os 40 dias da nossa caminhada quaresmal e, amanhã, com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, iniciamos a Semana Santa.
Peçamos que o Espírito Santo nos conduza em nossa oração e nos prepare para bem celebrarmos este tempo forte da nossa fé.

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Leia-o atentamente e procure compreendê-lo. Quais são os personagens que aparecem durante a narrativa? Qual é o motivo da discussão? Qual é a opinião dos personagens a respeito de Jesus? Quais palavras chamaram mais sua atenção durante a leitura?
O Evangelho de João conclui afirmando que “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever” (Jo 21,25). E nós recordamos muito bem essas coisas, esses sinais realizados por Jesus: curas, milagres, perdão…
O texto que nos é proposto para a oração de hoje vem logo após a narrativa da ressurreição de Lázaro, mais um grande sinal realizado por Jesus, diante do qual uns abraçam a fé, e outros começam a tramar sua morte. Não é a primeira vez que Jesus é ameaçado de morte, e outras narrativas também atestam isso, porém, aqui lemos: “Decidiram matar Jesus”.
Diante da multidão cada vez maior que o seguia por causa de suas obras, Jesus passa a ser um homem perturbador. A multidão já o tinha considerado o Profeta que devia vir ao mundo e queria ainda fazer dele seu rei. Sua fama estava preocupando as autoridades judaicas, pois temiam problemas com a ocupação militar romana, que combatia qualquer movimento popular: “Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”. Por isso, decidem matar Jesus, e é Caifás quem sugere que Jesus deve morrer para o bem do povo. Com essas palavras, e sem querer, Caifás acaba professando que Jesus é o Salvador. Jesus então se retirou com seus discípulos para Efraim, região ao norte de Jerusalém.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você hoje? Qual face de Jesus o Evangelho lhe revela? Quais sentimentos o texto desperta em você? O que o Evangelho de hoje tem a dizer às diversas realidades vividas pela humanidade atualmente? O que o texto lhe pede?
Estamos já nos aproximando da Semana Santa, e é próprio que a liturgia nos insira cada vez mais no mistério da vida, Paixão, morte e ressurreição de Jesus. É o tempo propício para refletirmos sobre a vivência da nossa fé no seguimento de Jesus Cristo. Tempo especial de pensarmos na nossa relação com Deus e com os irmãos e revermos as nossas opções em favor da vida, sobretudo em nossa sociedade tão marcada pela violência, pela morte, pela destruição da dignidade humana, pela fome, pela miséria… Quantas pessoas todos os dias são vítimas do “decidiram matar” porque são doentes, não produzem mais, não dão lucros, atrapalham, e assim por diante?
Faça outras perguntas ao texto, leia, releia e faça alguns instantes de silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Apresente ao Senhor a oração que a Palavra despertou em seu coração. Faça também, espontaneamente, uma oração de pedido de perdão. Peça perdão pelos que promovem as guerras… Perdão pelos que ferem a vida… Perdão pela falta de amor… E por outros elementos que você desejar acrescentar a esta lista. Após cada pedido, reze: “Senhor, tem misericórdia de nós!”
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Em quais realidades você percebe a necessidade de uma pronta resposta aos apelos do Senhor? O que você pretende fazer para atender a esses apelos?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.