segunda-feira, 26 de agosto de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10,27).



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL  
 GARÇA/SP, 26 DE AGOSTO de 2019 (segunda-feira) 238º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUANDO SOZINHOS, VIGIEMOS NOSSOS PENSAMENTOS; EM FAMÍLIA, NOSSO GÊNIO; EM SOCIEDADE, NOSSA LÍNGUA...
(Anne Louise Germaine de Staël)


 Datas Comemorativas 
 DIA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
DIA DA NAMÍBIA
DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE DA MULHER
DIA ESTADUAL (SP) DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)
SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Brejo Santo (Ceará) Campo Grande (Mato Grosso do Sul) Cruzeiro do Oeste (Paraná) Dianópolis (Tocantins) Navegantes (Santa Catarina) Rosário Oeste (Mato Grosso)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:   DÉCIO TAVARES NUNES ((Lions Clube de Garça /SP) RENATA ARAUJO CALDAS (m/prima - Brasilia/DF) MARIA CLÁUDIA MENDONÇA (Advogada em Alvinlândia / SP) SILVIA HELENA BUKVICH (Garça /SP)MARIA SOLANGE GIMENEZ BEZERRA (Lions Clube de Bauru Norte /SP) ARTHUR CESAR ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP) BRUNO DO NASCIMENTO PADILHA VELASCO (Lions Clube de Petrópolis / RJ) JOVELINO VENTURIM FILHO (PDG-Lions Clube Nova Venécia /ES) SUELY RODRIGUES FRASCARELLI (Lions Clube de Pederneiras /SP) KARINA RODRIGUES (Lions Clube Paraguaçu Paulista /SP) DANIEL GROSSI (Garça /SP)GI BEGHINI (Garça /SP)JESUS FERREIRA (IAPEN Garça /SP) FREI LUCAS DE OLIVEIRA DOS SANTOS, OFM!  (Custódia Franciscana Franca /SP)

 Santo do Dia 
SÃO ZEFERINO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1ss).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ É importante tanto reconhecer e elogiar as virtudes da comunidade como enxergar suas incoerências, a fim de melhorar e avançar. Glorifiquemos com nossa vida o nome do Senhor. 
– Oração 
PAI, CONDUZE-ME PELO VERDADEIRO CAMINHO DA SALVAÇÃO DESVIANDO-ME DO CAMINHO DA PERDIÇÃO E DA HIPOCRESIA QUE ME CEGA E IMPEDE A MINHA ADESÃO AO REINO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum 26 de agosto de 2019
Porque o Senhor ama de verdade, ele nos convida a abandonar todo ídolo, que nos desvia da autêntica vivência cristã e a hipocrisia que nos cega e impede o acesso ao Reino.

1ª Leitura - (1Ts 1,1-5.8b-10) - Abandonando os falsos deuses vos convertestes, esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos. – Leitura do Início da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

1Paulo, Silvano e Timóteo à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância. Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 8A vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  149
O Senhor ama seu povo de verdade.

Evangelho do dia
2ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum 26 de agosto de 2019
- Ai de vós, guias cegos! - (Mt 23,13-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o reino dos céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam.[14] 15Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém e, quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais, o ouro ou o templo, que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19Cegos! O que vale mais, a oferta ou o altar, que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo templo, jura por ele e por Deus, que habita no templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Esforcemo-nos para viver a nossa religião sem hipocrisia”
 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais”
(Mateus 23,13-14).
A Palavra de Deus, hoje, referindo-se aos mestres da Lei e aos fariseus, diz respeito às pessoas religiosas, afinal de contas, os mestres da Lei são aqueles que conhecem a Lei de Deus, conhecem, inclusive, as nuances menores da Lei e são mestres, doutores e conhecedores, são aqueles que ensinam aos outros como viver a Palavra e a Lei de Deus.
Os fariseus, ainda que tenhamos dado uma conotação negativa, são as pessoas que praticam a religião, são aqueles que estão sempre na sinagoga, no templo, pagando dízimo, cumprindo os rituais religiosos. Há, no entanto, algo que tem caracterizado os homens de ontem e os homens de hoje também nas práticas religiosas, que é, justamente, a hipocrisia.
Jesus não estava condenando os homens por serem doutores da lei ou fariseus, o que os estava condenando era o fato de serem religiosos hipócritas. Eles exigiam dos outros aquilo que eles mesmos não viviam; eles eram duros e exigentes demais com os outros, mas escondiam e colocavam na penumbra do coração as práticas inconvenientes, as práticas hipócritas que viviam no coração.
“A religião verdadeira é daquele que escuta a Palavra e se esforça, de todo o coração, para vivê-la sem hipocrisia.”
A religião é para ser vivida com seriedade, e Deus tem misericórdia dos nossos pecados, das nossas fraquezas, dos nossos erros e limites. Na misericórdia, Deus vai nos fortalecendo para que cresçamos e nos levantemos. Só não dá para se levantar da hipocrisia, porque ela é uma faixa que veda os nossos olhos, para que vejamos o nosso interior ou sempre estejamos encobrindo e desculpando as nossas práticas, porém, nos tornamos muito duros e até grossos na cobrança da prática dos outros.
É muito fácil ver as pessoas falando com veemência, cobrando os outros e exigindo algo deles, mas a prática religiosa não corresponde. Como é duro, em nossa casa, os pais quererem cobrar dos seus filhos o que eles mesmos não vivem. Como querem que os filhos sejam disciplinados ou tenham vida de oração?
O lema da hipocrisia é aquele: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. É o ditado mais hipócrita do mundo. Faça o que eu procuro fazer, faça aquilo que estou me esforçando para ser e perdoe-me se, muitas vezes, não consigo fazer aquilo que eu mesmo falo, mas eu quero me esforçar para fazer, porque o que vale para você tem que valer muito mais para mim que estou falando.
Estamos transformando a nossa religião e as nossas práticas em práticas hipócritas, quando queremos exigir dos outros aquilo que não nos esforçamos para fazer ou encobrimos, e desculpamos aquilo que fazemos. A religião verdadeira é daquele que escuta a Palavra e se esforça, de todo o coração, para vivê-la sem hipocrisia.
Deus abençoe você!
– Reflexão - “Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (2º mandamento do Decálogo)
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, consideramos o 2º Mandamento da Lei de Deus: “Não pronunciarás o nome de Deus em vão”. Na verdade, devemos respeitar o nome do Senhor. Jesus reprova aos escribas e fariseus o fato de abusarem do nome de Deus, dado que — mediante uma casuística complexa que tinham inventado — sabiam encontrar subterfúgios para usar o juramento de modo retorcido (sempre em benefício próprio!).

Deus revelou-nos o seu Santo Nome — como um dom— devemos guardá-lo na memória, num silêncio de adoração amorosa. Porém, de nenhuma palavra se tem abusado mais do que da palavra “Deus”. Um só exemplo: no cinto dos uniformes do exército nazi estava gravada a frase “Deus connosco”. Aparentemente, o nome de Deus era honrado, mas —na realidade— era gravemente profanado para os seus próprios fins. Essas profanações do seu nome vão desfigurando o rosto de Deus, até o tornar irreconhecível.

—Meu Deus, quero adorar-te invocando muitas vezes o teu Nome “três vezes Santo”, e desejo elevar o teu doce nome de Deus-Homem: Jesus!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Severa advertência aos líderes religiosos.
Com malícia, esperteza e jogo de palavras, os doutores da Lei e os fariseus distorcem a prática da religião e enganam os fiéis.
Com habilidade, manipulam os ensinamentos da Escritura, não para beneficiar o povo, mas para tirar proveito da “obediência” do povo.
Jesus os desmascara. Chama-os de hipócritas, isto é, fingidos.
Exigem o cumprimento das múltiplas leis, mas não as põem em prática; aumentam o número de seguidores, não para orientá-los para a vida plena e a liberdade, mas para mantê-los prisioneiros de seus caprichos.
Jesus os chama de cegos: insistem nos detalhes da Lei, mas desviam o povo do cumprimento das leis divinas fundamentais.
Benéfica meditação para todos os que têm algum grau de liderança na Igreja.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 23,13-22 – DIZEM E NÃO FAZEM!

Oração Inicial
Preparamo-nos para a Leitura, rezando com todos que fazem a Leitura Orante:
Jesus Mestre, que dissestes:

"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos, pela grande rede da internet,
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
 (Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 23,13-22 e observo pessoas, palavras de Jesus aos fariseus.
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar.
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e, para disfarçarem, fazem longas orações! Por isso o castigo de vocês será pior!
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos.
- Ai de vocês, guias cegos! Pois vocês ensinam assim: "Se alguém jurar pelo Templo, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se alguém jurar pelo ouro do Templo, então é obrigado a cumprir o que jurou." Tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vocês também ensinam isto: "Se alguém jurar pelo altar, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se jurar pela oferta que está no altar, então é obrigado a cumprir o que jurou." Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta? Por isso, quando alguém jura pelo altar, está jurando pelo altar e por todas as ofertas que estão em cima dele. Quando alguém jura pelo Templo, está jurando pelo Templo e por Deus, que mora ali.
Refletindo
Jesus diz uma série de “ais” aos fariseus. Têm um tom de censura, de lamento, de pesar. O primeiro tem uma ligação ou referência ao próximo.  Jesus  fala do juramento. Uma coisa é jurar pelo altar e outra pelo Templo. É preciso distinguir. E Jesus fala também de uma coisa terrível: manipular as consciências, impor obrigações aos outros. Mais grave ainda: não observar o que se impõe aos outros. Assim faziam muitos fariseus. Apoderavam-se da “chave da consciência religiosa”.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?
Meditando
Os bispos da América  Latina disseram, em Aparecida: “Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir “á outra margem”, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente”. (DAp 376)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste
em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância
do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria,
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra,
meditando-a  no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida,
tem piedade de nós.

Ou, rezo o Salmo 95
Anunciai as maravilhas do Senhor / entre todas as nações!

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! / Cantai e bendizei seu santo nome! – R.
Dia após dia anunciai sua salvação, † manifestai a sua glória entre as nações / e, entre os povos do universo, seus prodígios! – R.

Pois Deus é grande e muito digno de louvor, / é mais terrível e maior que os outros deuses; / porque um nada são os deuses dos pagãos. / Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela pela coerência e no amor ao próximo.

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.