quinta-feira, 16 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim - (Jo 13,16-20)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 16 DE MAIO DE 2019 (quinta-feira) 135º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A FELICIDADE DO CORPO CONSISTE NA SAÚDE, E A DO ESPÍRITO, NA SABEDORIA.
 (Tales de Mileto)

 Datas Comemorativas 
DIA DO GARI
DIA INTERNACIONAL DO HEAVY METAL
DIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIAS DE VIDA
DIA DO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Nova Friburgo - São Pedro da Aldeia (Rio de Janeiro) Carpina (Pernambuco) Coruripe - Igreja Nova - Murici - São Luís do Quitunde (Alagoas) Correntina (Bahia) Frutuoso Gomes (Rio Grande do Norte) Muriaé - Pitangui - São João Nepomuceno (Minas Gerais) Nova Laranjeiras (Paraná) Russas (Ceará)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:HELBER HENRIQUE DE ANDRADE (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça/SP) JOAQUIM FRANÇA PEREZ (Garça /SP) Frei JOSÉ LUIZ DA COSTA (OFM - Santuário Nossa Senhora de Lourdes-Garça /SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã /SP) JANDYRA MARQUES (Garça/SP) DR. PAULO DE TARSO FRANCO FURTADO (Lions Clube de Tupã/SP) FRANCISCA RODRIGUES TALARICO (PCC-Lions Clube Rio de Janeiro Maracanã /SP) LUIZ DE TOLEDO COIMBRA (Lions Clube de Marilia /SP) FERNANDO SCARAMUCCI  ZOGHEIB (Garça/SP) LUIS FERNANDO MANFLIM (Garça/SP) OSMAR SECCO GÉLAMO (Garça /SP) LEANDRO MERCHO (Garça/SP) SUELY SARTORI (Garça/SP) PAULO CESAR LOPES (Garça /SP) SUELI MARTINEZ RODRIGUES (Garça /SP) WILSON EUGENIO DURÃES (Garça /SPMARILDA AGOSTINHO (Garça /SP) JOÃO PAULO DE AGUIAR MOURA (Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO JOÃO NOPOMUCENO
SÃO UBALDO
SANTO ANDRÉ BOBOLA
SÃO SIMÃO STOCK

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! (Sl 67,8s.20)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ O Senhor nos reúne como seus discípulos, chamando-nos a discernir o projeto de Deus nos acontecimentos da história e ser fiéis ao espírito de serviço que nos propôs como atitude de vida.
– Oração 
Ó ESPÍRITO SANTO, DAI-ME UM CORAÇÃO GRANDE, DESEJOSO DE SE TORNAR SEMELHANTE AO CORAÇÃO DO SENHOR JESUS!
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que restaurais a natureza humana, dando-lhe uma dignidade maior, considerai o mistério do vosso amor, conservando para sempre os dons da vossa graça naqueles que renovastes pelo sacramento de uma nova vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 4ª Semana da Páscoa16 de maio de 2019
A Palavra de Deus revela a história da salvação, o plano divino para a humanidade cujo ápice é a vinda de Jesus, o enviado do Pai. 


1ª Leitura (At 13,13-25) – Da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.
15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.
16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-o de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.
Depois disso, concedeu-lhes juizes, até o profeta Samuel. 
21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.
23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 88(89)
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.


Evangelho do dia
– 5ª-feira da 4ª Semana da Páscoa15 de maio de 2019
Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim - (Jo 13,16-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus:
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 
16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A vocação de servir deve estar dentro do nosso coração”
 “Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes”
(João 13,16-17).
Jesus quer que sejamos felizes, e Ele mesmo nos ensina o que devemos fazer para trilhar o caminho da felicidade. A primeira coisa e a maior de todas elas é que a felicidade consiste em servir, porque o Evangelho começa, justamente, depois que Jesus lava os pés dos Seus discípulos.
Se queremos aprender a ser felizes, precisamos aprender a servir. Devemos aprender a nos colocar aos pés dos irmãos para lavá-los, amá-los e ajudarmos uns aos outros.
A vocação de servir deve estar dentro do coração de cada um de nós como missão primeira e fundamental nessa vida. Estamos aqui para servir uns aos outros. É verdade que, por causa do egoísmo, do orgulho e da soberba, fechamo-nos em nós e queremos que o mundo esteja girando em torno de nós, preferimos que os outros nos sirvam, e quando nos servem parece que é obrigação, nem sabemos mais dizer: “Obrigada! Deus abençoe!”, nos falta até gentileza em agradecer o outro quando ele nos serve qualquer coisa.
O principal é a nossa falta de disposição em estar a serviço dos outros. Estar a serviço dos outros, no sentido evangélico, não é esperar receber nada em troca, nem recompensa, gratidão nem reconhecimento da parte de quem quer que seja. Servimos porque o serviço é próprio do amor e o amor é servir e se colocar a serviço do outro, é fazer o bem ao outro.
Se quisermos aprender a sermos felizes, precisamos aprender a servir. Devemos aprender a nos colocar aos pés dos irmãos.
Comecemos servindo em casa, servindo uns aos outros, comecemos com gestos de gentileza, de bondade e ternura. Não deixemos que a acomodação tome conta de nós e simplesmente paremos de ajudar uns aos outros.
Ajude na comunidade, ajude na igreja, ajude no seu serviço. Porque ajudar não é simplesmente a questão de estender uma mão, ajudar é uma questão de se colocar à disposição do outro: “Estou aqui para o que der e vier. Estou aqui para servir as suas necessidades. Estou aqui para te ajudar a ser melhor”.
É nossa vocação de seguidores de Jesus ajudarmos o mundo a ser melhor. E o modo de ajudarmos o mundo a ser melhor é ajudar uns aos outros. Ninguém pode aspirar ser maior do que ninguém, o patrão não é mais importante do que o empregado, mas o empregado também não pode se achar mais importante do que o seu patrão.
Não somos mais importantes do que ninguém, somos servidores uns dos outros como o nosso Mestre Jesus nos ensinou a servir.
Deus abençoe você!
– Reflexão - “Sou Eu”: A ciência divina em Cristo
Direitos reservados: + Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret 
(Vic, Barcelona, Espanha)
Hoje, estamos submersos no ambiente íntimo da Última Ceia. Cristo, consciente da prova que se avizinha, fortalece os Apóstolos e, de novo, lhes dá mostras de sua divindade. Se lhes apresenta como o “Eu Sou", com conhecimento divino: Predisse a traição de Judas “antes de que aconteça”.

É homem!; de ninguém mais escreveu-se tanto na antiguidade. Sabemos seu nome, onde e quando nasceu; conhecemos seus fatos e palavras. Padeceu até morrer (uma lançada atestou sua morte sem paliativos). E é Deus! Somente Deus pode se chamar “Sou eu” (Diante Moisés, já havia usado este “nome próprio”). Deus “é”, sem necessidade de qualificativos, porque sua infinidade não admite limites. Jesus todo o vê como num “eterno presente”. Seus saberes divinos e humanos cooperam sem se confundir. Um mistério não impossível para o Ser Infinito, potente para se incorporar a natureza humana criada a sua imagem por Ele mesmo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Na comunidade de Jesus, não há lugar para prepotências, vaidades.
Ele é o mestre e os discípulos não podem ser mais que ele, nem pretender outro caminho diferente do que ele seguiu.
Ao lavar os pés dos apóstolos, Jesus deixou uma lição clara: é maior quem serve a todos.
O próprio Jesus afirmou, em outra ocasião: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a própria vida em resgate por muitos”(Mc 10,45). O caminho que Jesus traçou para nós é o da fraternidade e do serviço, simbolizados na atitude de lavar os pés uns dos outros.
Jesus faz dos apóstolos os mensageiros do Altíssimo.
Quem os acolher, estará acolhendo Cristo e o Pai.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 13,16-20 - "Conheço os que escolhi", disse o Mestre
Preparamo-nos para a Leitura Orante, com todos os internautas,
invocando o Espírito Santo:
Espírito Santo,
dai-nos o dom da Ciência,
para distinguir o único necessário
das coisas meramente importantes.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto do dia? 
Lemos atentamente, o texto: Jo 13,16-20, e observamos o conteúdo do discurso de Jesus Mestre.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16 “Em verdade, em verdade vos digo, o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17 Se sabeis isso e o puserdes em prática, sereis felizes. 18 Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19 Desde agora vos digo isso, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20 Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”

Refletindo
Jesus fala mais uma vez daqueles que o seguem, que ele escolheu. Define-se como “Eu  sou” e diz, baseando-se nas Escrituras, que um dos seus vai traí-lo. Afirma que na sua comunidade, não há lugar para disputas,  prepotências, arrogâncias, vaidades. Finaliza este trecho falando de acolhimento àqueles que ele enviou. Acolher um missionário, um evangelizador é acolher ao próprio Jesus. O Mestre fala que a felicidade não está nos títulos, no status, mas no caminho do serviço que também é acolhimento.


2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? Onde buscamos felicidade? No sucesso? Nos lugares que ocupamos? Na sociedade em que vivemos, somos desafiados a cada instante a sermos os melhores, mais eficientes, mais competentes. Não que não devamos ser bons, mas sempre voltados para servir e partilhar nossos dons com os demais.
Não era disputando, concorrendo com alguém que Jesus ensinava e dava vida. Era amando as pessoas que Jesus as curava.

Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se frente àqueles que só vêem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja reconhecer-se com a luz e a força do Espírito.” (DAp 11).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos leva a dizer a Deus? 
Rezo:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual nosso novo olhar, a partir da Palavra? 
Como Jesus, vou servir e curar as pessoas de todo tipo de enfermidade, amando-as.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.