domingo, 26 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Jesus jejuou durante quarenta dias e foi tentado. – (Mt 4,1-11)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 26 de FEVEREIRO de 2023 (DOMINGO) 057º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA DE FAZER O BEM É A ÚNICA FELICIDADE VERDADEIRA.

(Leon Tolstoi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO COMEDIANTE

DIA DO HANDEBOL

DIA INTERNACIONAL DO INVESTIMENTO SOCIAL CORPORATIVO

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  NÃO HÁ CIDADE COMEMORANDO ANIVERSÁRIO NO DIA DE HOJE

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JEFFERSON ALVES MATIAS (Macrocontábil Conessa Garça de Alvaro de Carvalho /SP)MARILENA GUANAES BATAGLIA (Lions Clube de Garça /SP)ANTONIO DONIZETE PICININI (TATO) (Lions Clube de Junqueirópolis /SP)PATRÍCIA “PATTY” MORENO ALVES (Lions Clube de Agudos /SP)LIANA CEZARIO AMARAL (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)valéria alice franchi da silva (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)CINTHIA CASSOLA CARRERO SEVERINO (GARSEG-Garça /SP)MARIA GRAZIELA MEDINA FERRARI DE CASTRO (Garça /SP)RENATO BRUNO ISHIKAWA (Garça /SP)DALTON LADEIRA SILVA (Garça /SP)GUILHERME GAMBA ZANCOPÉ (Garça /SP) FALCÃO SILVA (Garça /SP)SILAS DE OLIVEIRA GONÇALVES (Psicologo-Garça /SP)ADEMIR Mds MARTINS (Nova Iguaçu /RJ) Padre ACHILES PACELI DE OLIVEIRA PINHEIRO (Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Quintana e Nossa Senhora Aparecida de Paulópolis/SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO PORFÍRIO de gaza

SANTA Paula Montal Fornés

SANTA Paula de São José Calasanz

Santo Alexandre i de Alexandria no Egito

Santo André de Florença

Santo Agrícola

SÃO Faustiniano

SANTA Isabel de França

BEATA MARIA PAULA MONTALT

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Jesus é conduzido pelo Espírito ao deserto. Alí, Jesus permaneceu, como que num grande retiro, preparando-se para sua missão. - Não só de pão vive o homem – Mt 4,1-11

 

 

Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias (Sl 90,15s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Justificados por Jesus e em comunhão com seu projeto salvífico, vamos nos alimentar com o pão da Palavra e da Eucaristia. Elas nos dão forças para superar toda tentação e evitar o pecado, que nos afasta de Deus e nos leva por caminhos de morte. Conduzidos pelo Espírito, celebremos em louvor daquele que venceu as tentações e nos garantiu o dom da graça e da vida sem fim.

 

– Oração 

 

“PAI, COMO JESUS QUERO SER FIEL A TI, SEM JAMAIS EXIGIR MANIFESTAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS DO TEU AMOR POR MIM. BASTA-ME ESTAR CIENTE DE SER O TEU FILHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 26 de fevereiro de 2023 1º Domingo da Quaresma

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 2,7-9.3,1-7) – Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

7O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, ao oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 3,1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: ‘Não comereis de nenhuma das árvores do jardim’?” 2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim nós podemos comer. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário morrereis'”. 4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para se alcançar conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 50(51)

 

Piedade, ó Senhor, tende piedade, / pois pecamos contra vós.

 

 

2ª Leitura (Rm 5,12-19) – Onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

[Irmãos, 12consideremos o seguinte: o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.] 13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão – o qual era a figura provisória daquele que devia vir. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. 16Também, o dom é muito mais eficaz do que o pecado de um só. Pois a partir de um só pecado o julgamento resultou em condenação, mas o dom da graça frutifica em justificação a partir de inúmeras faltas. [17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como, pela desobediência de um só homem, a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 26 de fevereiro de 2023 1º Domingo da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

 

Jesus jejuou durante quarenta dias e foi tentado.  (Mt 4,1-11)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, / mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'”. 5Então o diabo levou Jesus à cidade santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo 6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'”. 7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!'” 8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória 9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto'”. 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

26/02/23 1º DOMINGO DA QUARESMA – A:

Campanha da Fraternidade 2023. Tema: Fraternidade e Fome. Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16)

 

Mateus 4,1-4: “O Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: - Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães! Mas Jesus respondeu: - Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.

 

Jesus, a Campanha da Fraternidade nos convoca a sentir a tragédia da fome, como um dos sinais mais desumanos de falta de fraternidade em nosso mundo.

O senhor quis fazer a experiência de ‘passar fome’, jejuando por 40 dias.

Ao longo do seu ministério, atendendo às multidões, muitas vezes deve ter sentido fome.

A fome provoca tentações de todo tipo, no entanto, o que ela mais gera são milhões de vítimas, que não têm acesso a um prato de comida suficiente para lhes manter a saúde.

É verdade que a causa maior é a ganância da economia mundial, que visa somente o lucro de poucos, descartando a responsabilidade de matar a fome de todos.

Isso é diabólico, como nos ensina esse Evangelho.

O senhor nos ensina que somente a Palavra de Deus pode saciar a fome e sede de justiça do homem, porque somente ela alimenta e sustenta nossa atitude de fraternidade e de compaixão pelo outro.

Sem a Palavra de Deus, o pão será sempre mal distribuído, ainda que as pedras se tornem pão.

Quem se alimenta da Palavra que sai da sua boca, sempre terá sensibilidade e compaixão para acudir a fome de pão e todas as outras fomes dos irmãos.

Jesus, que esta Campanha da Fraternidade crie em nossos corações e em nossas comunidades maior sensibilidade para a pastoral social.

Que as nossas paróquias sejam pontos de encontro não somente para rezar e celebrar, mas também para uma pastoral da fraternidade e da caridade, que acuda os famintos ao seu redor e que lute por uma sociedade mais igualitária, a começar do ‘pão nosso de cada dia’.

Faça ecoar em meu coração e em todas as igrejas, comunidades e movimentos a sua ordem: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”

 

Maria santíssima, se existe uma dor inconsolável no coração de uma mãe é não ter o que dar para alimentar seus filhos. A senhora é a padroeira e a mãe de todo o nosso povo. Faça com que todos os que acreditam em seu Filho, se unam para cuidarem juntos dos nossos pobres e famintos. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Após o batismo, Jesus é conduzido pelo Espírito ao deserto, onde enfrenta provações. Os quarenta dias de jejum recordam os quarenta anos do povo de Israel no deserto, antes de entrar na Terra Prometida, onde haveria justiça e vida para todos. O povo falhou várias vezes, ao passo que Jesus supera todas as provas. Nesta cena simbólica, Mateus resume a luta da vida inteira de Jesus. Trata-se do grande confronto entre o projeto salvador do Pai (Reino de Deus) e o antiprojeto do adversário (diabo). A cada proposta sedutora do inimigo, Jesus rebate com a Palavra de Deus: “O ser humano não vive só de pão” (Dt 8,3). “Não tente ao Senhor seu Deus” (Dt 6,16). “Adore o Senhor seu Deus, e somente a ele preste culto” (Dt 6,13). Superadas as provações, Jesus passa a implantar o Reino de Deus.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 4,1-11 - Prioridade para Deus - 1ºDomingo da Quaresma

 

Oração Inicial

 

1º Domingo da Quaresma. Jesus é conduzido pelo Espírito ao deserto. Alí, Jesus permaneceu, como que num grande retiro, preparando-se para sua missão. Teve, também, que vencer a tentação de ganhar fama, poder e bens.

 

(Faça um instante de silêncio para entrar no santuário de seu coração). Oração: “Senhor, sei que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença”

 

 1. Leitura (Verdade)

Jesus fundamentou sua vida na vontade do Pai, e por isso, escolheu o caminho do serviço, do amor e da humildade, e não o da ostentação e poder.

 

“A tentação marca presença na vida das pessoas. Jesus também foi tentado, de muitas formas, para que abandonasse o projeto de Deus. No entanto, foi perseverante até o fim, deixando-nos um caminho para a superação das armadilhas das tentações de nossos tempos. Ser fiel ao projeto de Deus, proposto por Jesus, não é algo muito simples. De todos os lados surgem diferentes possibilidades e armadilhas para envolver as pessoas na tentação do ter, do poder e do prazer. Que o tempo da Quaresma seja favorável para fortalecer os propósitos de uma vida repleta de significado e de amor. Distantes da fama, dos holofotes e do consumismo, é possível vivermos a simplicidade do céu, que já começa aqui na terra.”

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. Jesus foi fiel ao Pai e solidário com a humanidade. O tempo da Quaresma nos coloca na estrada de Jesus, para rever nossa caminhada de faróis bem acessos para essas realidades: Deus e a humanidade.

O que o texto diz para mim?

Quais meus maiores propósitos?

Como me comporto diante das tentações de prestigio e poder?

 

3.Oração (Vida)

“Senhor Jesus, neste dia, me dê forças para suportar as dificuldades, e me dê sabedoria para me afastar do mal e das tentações.

Que todos os meus passos, atos, desejos e pensamentos sejam retos aos Seus olhos, e que em meu coração cresça a vontade de deixá-lo feliz, e obedecer a Sua Palavra. Ajuda-me a ser forte!

Afasta de mim o inimigo e a sua astúcia, e repreenda todas as suas artimanhas contra a minha vida, que sejam derrotadas pelo poder do Nome de Jesus!

Guarda-me, Senhor Jesus, Guia-me, eu Te peço e agradeço em Teu Nome. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Eu programei um caminho de renovação neste tempo de preparação a PÁSCOA?

Como estou no caminho com Jesus? Verbalize seu propósito.

 

BÊNÇÃO

 

Se você tem filhos faça essa bênção para eles.

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.