sábado, 16 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores. - (Mc 2,13-17)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO 

MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 16 DE JANEIRO de 2021 (sábado) 016º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO IMPORTA O QUÃO DEVAGAR VOCÊ VÁ, DESDE QUE VOCÊ NÃO PARE.

(Confúcio)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO GABINETE DA INDEPENDÊNCIA

DIA DOS BEATLES

DIA DOS CORTADORES DE CANA DE AÇÚCAR

DIA DA COMIDA PICANTE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Horizonte - Aparecida do Rio Doce CastelândiaJesúpolis - Nova Iguaçu de Goiás - Professor Jamil (Goiás) Irupi (Espírito Santo) São Gonçalo do Pará (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: NILSON BASTOS BENTO (Garça /SP)JULIO KOYAMA (PPA-Garça /SP)ANDRÉIA GIMENEZ SABATINE (Empresária-Garça/SP) DEOCLECIO GODOY (Garça /SP) )RENATA MARQUES ROCHA ANANIAS (Garça /SP) Silvia Mennocchi Tech (Ponta Porã-Garça /SP)WAGNER VALVERDE CASTILHO (secretário DLC8-Lions Clube de Macatuba /SP)LÚCIA SAKABE (Lions Clube de TUPÃ /SP)  PAULO SERGIO CARENCI (Lions Clube de Lins /SP)ADAILTON MARIANO PRADO (Dracena /SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Professora Garça /SP)KAREN YOSHIRO SHINYASHIKI (Garça /SP) ERIKA BRAZ LIQUER ROSA (Garça /SP)PE. FRANCISCO ANTÔNIO DOS ANJOS ANDRADE (Administrador Paroquial de Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis /SP)MAURO MATTOS FILHO (Garça /SP)HOBSON MACHADO (Andradina/SP)JOSY DANIEL (São José dos Campos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ENAR SILVA LEHNHARDT e LEONILDO AIRTO LEHNHARDTó(Lions Clube de Marilia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: DECIMA EQUIPE DE NOSSA SENHORA DAS FAMÍLIASó1999ó22 ANOS E DECIMA PRIMEIRA EQUIPE DE NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃOó1999ó22 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO MARCELO I 

SÃO TAMARO (TAMMARO) 

SÃO BERARDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES

SANTA PRISCILA MATRONA 

SÃO JOSÉ VAZ

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores – Mc 2,13-17

Na liturgia diária de hoje Jesus diz: “Segue-me!” Esse é o convite que Jesus nos faz por meio do seu Evangelho. O seguimento é uma atitude concreta de toda pessoa que escuta a Palavra de Deus.

 

- No princípio e antes dos séculos o Verbo era Deus, e dignou-se nascer para salvar o mundo (Jo 1,1).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O Filho de Deus viveu em tudo – com exceção do pecado – a realidade humana, por isso é capaz de se compadecer de nossas fraquezas e nos chama ao seu seguimento. Aproximemo-nos, com total confiança, do trono da graça.

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME, CADA DIA, NO SEGUIMENTO DE JESUS, POIS, ASSIM, ESTAREI NO BOM CAMINHO QUE ME CONDUZ A TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, a aurora do vosso dia eterno despontou sobre todas as nações. Concedei ao vosso povo conhecer a fulgurante glória do seu redentor e por ele chegar à luz que não se extingue. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de janeiro de 2021 Sábado da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Coerente com sua missão, Jesus se relaciona com todos, mas dá prefêrencia aos pecadores, pois são os doentes que precisam de médico. Acolhamos a Palavra à qual devemos prestar contas. 

 

1ª Leitura (Hb 4,12-16) – Aproximemo-nos com toda a confiança, do trono da graça.  Início da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 12a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela.

 

Tudo está nu e descoberto a seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.

 

16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 19B(18)

Vossas palavras são espírito, são vida,

tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

 

– 16 de janeiro de 2021 Sábado da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores. - (Mc 2,13-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.

16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?”

 

17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Reconheçamos os nossos pecados”

“Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores” 

 (Marcos 2,17)

Assim como é uma graça reconhecermos que somos pecadores, é importante que esse reconhecimento seja autêntico e verdadeiro, saber que o pecado está em nós. É muito importante também reconhecer que somos doentes, ainda que a nossa meta seja a santidade, ainda que a nossa meta seja sermos pessoas sadias.

 

Não seremos sadios nem santos, se não olharmos para a nossa condição do jeito que ela é. A nossa condição de pecador está aí, os nossos pecados estão à nossa frente; e não iremos vencer e combater nenhum pecado se não o reconhecermos.

 

Às vezes, fazemos vista grossa ao pecado, nós ignoramos ou nos conformamos com ele. E mais do que isso, você pode dizer: “Não cometo aqueles pecados que os outros cometem”, e entramos numa medida comparativa quando, na verdade, precisamos conhecer a nós mesmos, reconhecermos a nossa própria condição, reconhecermos que o pecado está à nossa frente.

 

Só aquilo que é reconhecido que pode ser tratado, só aquilo que é assumido que pode ser curado e liberto. Se me reconheço como pecador e reconheço o meu pecado, a graça de Deus já está para me libertar, me perdoar, me ajudar a vencer a força que o pecado exerce em mim. Mas se já me considero justo, se considero que meus pecados são pequenos, insignificantes e não têm importância alguma, eles começam a fazer parte de mim, se incorporam a minha vida e não saem porque não dou a devida importância a eles.

 

“Os nossos pecados estão à nossa frente; e não iremos vencer e combater nenhum pecado, se não o reconhecermos”

 

Com a nossa saúde é do mesmo jeito, infelizmente, muitas pessoas deixam para se reconhecerem doentes quando estão num grau elevado de enfermidade, quando a enfermidade já representa uma ameaça à vida da pessoa. Precisamos reconhecer as fragilidades em nossa saúde e comecemos pelas nossas fragilidades emocionais que são tantas.

 

Como somos frágeis, emocionalmente falando, e como nós precisamos de médico, de cuidado, precisamos dar atenção à nossa saúde como ninguém! Às vezes, olhamo-nos fisicamente no espelho e nos achamos aquela pessoa forte e bonita, nós nos enganos e nos iludimos e não olhamos que, por trás de tudo isso, há verdadeiras fragilidades, sobretudo emocionais, que precisam ser cuidadas e tratadas.

 

Cada um de nós, a começar por mim, como preciso ser cuidado, como preciso realmente cuidar da minha saúde física, emocional, psíquica, espiritual e psicológica. Se me reconheço doente e pecador, Deus está aqui para cuidar de mim, mas o primeiro passo para a cura é reconhecer a minha enfermidade; o primeiro passo para a graça da santificação é me reconhecer pecador.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus normalmente dá preferência aos pobres; neste episódio, porém, apresenta-se em companhia de ricos, e, ainda por cima, ricos de má reputação. Levi, embora de origem judaica, pela sua profissão – cobrador de impostos -, é considerado um descrente sem lei, praticamente um pagão. Também os que estavam marginalizados e excluídos da aliança podem fazer parte do Reino de Deus. A serena convivência de Jesus com os cobradores de impostos gera pesada censura dos doutores da Lei. Não aceitam que Jesus se misture com pessoas que eles consideram pecadoras. Estão longe de entender que Jesus veio justamente para salvar o que estava perdido (cf. Lc 19,10). Veio para salvar a todos, independentemente de sua situação. No final, Jesus esclarece por que procede desse modo (cf. v. 17).

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, divino Mestre, desta vez ensinas as multidões, à beira-mar. Ao passares, convidas um cobrador de impostos para te seguir. És criticado por comeres em companhia de pecadores e cobradores de impostos. Ao responderes, esclareces tua missão, já que não vieste chamar justos, e sim pecadores. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 2,13-17 - Levi foi com Jesus

Oração Inicial

“Segue-me!” Esse é o convite que hoje Jesus nos faz por meio do seu Evangelho. O seguimento é uma atitude concreta de toda pessoa que escuta a Palavra de Deus. Não há distinção de pessoas no seguimento de Jesus.

 

Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Jesus sai para a beira do lago e mais uma vez a multidão vai ao seu encontro. Ao passar, vê Levi, coletor de impostos. Qual proposta Jesus faz a Levi? Qual é a reação de Levi diante da proposta de Jesus? Jesus vai à casa de Levi e, lá, se põe à mesa com os publicanos e pecadores. Como os escribas reagem ao ver tal atitude de Jesus? Qual a resposta de Jesus diante da reação dos escribas?

 

“Cafarnaum ficava à margem de uma importante estrada, o Caminho do Mar. A Coletoria de Impostos recebia as taxas do que entrava e saía. Esse sistema de cobrança era organizado por Herodes, a serviço dos odiados romanos. O cobrador de impostos era visto como colaborador dos dominadores e, como tal, pecador público, afetando a cidadania e a religião.

 

Na banca de impostos, Jesus descobre um futuro discípulo. Assumindo total disponibilidade, Levi – também conhecido como Mateus – deixa tudo e segue a Jesus. Mais: ele o convida para sua casa, isto é, para entrar definitivamente em sua vida. E não se esquece de convidar “outros pecadores” para participarem do privilégio da cura.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra mais ressoou em meu coração? O convite de Jesus é rápido e claro, sem rodeios: “Segue-me!” E a resposta de Levi é imediata e firme: “Levantou-se e o seguiu”. Procure escutar com atenção o chamado que Jesus lhe faz. Sua resposta é firme e imediata? Os pecadores têm um lugar no coração de Jesus. Que lugar ocupam os excluídos da sociedade em seu coração?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a conversar com Deus, a abrir o seu coração. Aproxime-se dele e faça a sua oração, apresentando-lhe suas intenções e as necessidades de seus irmãos e irmãs. Reze também por todos os que são chamados por Jesus a assumir sua vocação na Igreja.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é a sua atitude concreta diante do chamado de Jesus: “Segue-me”? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.