segunda-feira, 22 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Espírito da Verdade dará testemunho de mim. - (Jo 15,26–16,4a)



ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 22 DE MAIO DE 2017 (segunda-feira) 142º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
É PRECISO AMAR AS PESSOAS E USAR AS COISAS E NÃO, AMAR AS COISAS E USAR AS PESSOAS.”
(Cecília Meireles)


Datas Comemorativas
DIA DO ABRAÇO
DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA (ONU)
DIA MUNDIAL DO GÓTICO
DIA DO ECONOMIÁRIO
DIA DO APICULTOR
DIA DA AVIAÇÃO DE PATRULHA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bom Jesus dos Perdões - Igarapava - Neves Paulista - PEDERNEIRAS - Sales Oliveira - Santa Branca - Santa Rita do Passa Quatro (São Paulo) Cajueiro (Alagoas) Pires Ferreira (Ceará) Trombas (Alagoas) Nioaque - Palmitinho (Mato Grosso do Sul) Lages - Torres (Santa Catarina) Itaboraí (Rio de Janeiro) Medina (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GILDA MARIA BABONI DE ALMEIDA SASSO (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) CLARA RODRIGUES DE SOUZA (filha da Géssica Macrocontábil Conessa-Garça /SP) Dr CARLOS EDUARDO BOIÇA MARCONDES DE MOURA (Advogado Presidente OAB de Garça /SP) AMARILDA DOS SANTOS SIMÃO (Garça/SP) PAULA RENATA MADEIRA KERR (Garça/SP) GESLAINE MIRANDA CARVALHO LEITE (Garça/SP) ANNA PAULA BRANDÃO (Cardiocentro-Garça/SP) THADEU TAMELINI (Gália/SP) PAULO CESAR DALÓIA(Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) GERSON TUROLA FILHO (Nestle-Ribeirão Preto /SP) MARLI APARECIDA PAIVA (Lions Clube de Guarulhos Centro /SP) ANTONIO APARECIDO POSSETTE (Lions Clube de São José dos Campos Augustin Soliva /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSELI MEIRELES MARQUES e JOSÉ OSVALDO MARQUESó (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

Santo do Dia
SANTA RITA DE SSIA
Rita (Itália, Século 14) Representa as esposas que sofrem a ação desumana de cônjuges violentos. Tendo vivido ela própria essa situação, conseguiu alcançar a conversão do marido. É lembrada como a santa das causas impossíveis.
SANTA CATARINA DE GÊNOVA
SANTA JÚLIA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Iluminada e fortalecida pelo Espírito Santo, a Igreja de Cristo saberá superar as adversidades e dar testemunho fiel do reino de Deus.”.
 Oração
PAI, QUE O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO CALE FUNDO NO MEU CORAÇÃO E SEJA ACOLHIDO COM DISCERNIMENTO E DOCILIDADE, DE MODO A CONSOLIDAR MINHA FÉ NO SENHOR JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei, ó Deus,  que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graças do mistério pascal, que instituístes na vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Segunda-feira da 6ª Semana da Páscoa - 22/05/2017
O Espírito da verdade abre mentes e corações a fim de que acolham o anúncio e o testemunho dos evangelizadores.

1ª Leitura(At 16,11-15) O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.
13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.
15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 149
O Senhor ama seu povo de verdade.

Evangelho do dia
Segunda-feira da 6ª Semana da Páscoa - 22/05/2017
O Espírito da Verdade dará testemunho de mim. - (Jo 15,26–16,4a)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Espiríto Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Espírito de Deus vem em nosso socorro
O Espírito vem em nosso socorro e nos põe na dimensão da vivência da verdade suprema de Deus!
Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15, 26).
Essa é a promessa de Jesus para nossa vida! Primeiro, Ele vai mandar o Defensor da parte do Pai. Defensor é advogado, é Paráclito, é aquele que vem para nos defender. Eu gosto demais dessa definição do Espírito Santo, porque não temos, muitas vezes, forças, argumentos nem capacidades suficientes para lidar com o maligno.
Não quer dizer que o maligno seja sábio, ele é muito astuto e nós, muitas vezes, não sabemos lidar com a astúcia dele e do mundo. Mas temos um advogado, um Defensor, temos alguém que vem em socorro a nossa causa, porque, enquanto ele [inimigo da nossa fé] é o acusador, aquele que nos acusa de nossas fraquezas, nossos limites e nos coloca lá embaixo, o Espírito é aquele que nos levanta e não nos deixa lá embaixo, soterrados em nossas fraquezas, em nossos limites.
O Defensor vem nos socorrer, primeiro porque ele é o enviado do Pai, Seu presente e graça, uma dádiva que o Pai está nos dando, o dom mais precioso que o Pai tem e não reservou só para si, mas Ele está distribuindo a nós que somos Seus filhos.
O que corroí a nossa vida, o mundo em que vivemos, é viver de mentira, de hipocrisia, é não viver a verdade como tal. Por isso, o Espírito vem em nosso socorro e nos põe na dimensão da vivência da verdade suprema de Deus. Depois, ele dá testemunho de Jesus, ajuda-nos a viver a graça d’Ele e transforma a nossa vida na vida em Jesus. Veja, somos discípulos d’Ele, mas quando olhamos tudo aquilo que Ele nos ensina, pensamos: “Meu Deus, como vou conseguir viver tudo isso?”.
O Pai não nos deixa sozinhos de forma nenhuma, pelo contrário, Ele nos dá o auxílio, a graça necessária para que possamos viver a vida n’Ele. Essa graça tem nome, essa graça é desígnio e bênção para nós. Essa graça se chama: Espírito Santo.
Vem Espírito, em nosso auxílio, em socorro a nossa fraqueza!
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 15, 26 - 16, 4a
Estamos na penúltima semana do tempo da Páscoa e a Igreja vem, através da liturgia da palavra da sexta semana do tempo pascal, nos preparar para as festas que se aproximam, ou seja, a festa da Ascensão de Jesus, que iremos celebrar no próximo domingo, e a festa de Pentecostes, que iremos celebrar no domingo seguinte. Por isso, vemos no Evangelho de hoje Jesus prometendo o Espírito Santo a seus discípulos e, ao mesmo tempo, falando a eles como será a vida sem a sua presença, ou seja, o testemunho que deverão dar do Evangelho e a consequente perseguição que virá com este testemunho. Mas as suas palavras são antes de tudo um estímulo para que os apóstolos sejam fiéis nos momentos difíceis.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sua presença é sempre a presença de Cristo para o próximo? Em que sentido?
- Os advogados que você conhece trabalham de fato pela justiça?
- Dê exemplo de um mistério da vida que não se refira a coisas de religião.
- Você tem devoção ao Espírito Santo? Em que consiste?
- Procissão é um testemunho público de fé. Como é sua participação?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou." (DAp,18).
Assim, com estas palavras dos bispos,  invocamos as luzes do Espírito Santo, para todas as pessoas que neste momento, se reúnem na web para orar a Palavra:
Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. 
Que eu conheça Jesus Mestre 
e compreenda o seu Evangelho. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio na minha Bíblia o texto Jo 15,26-16,4ª , observando como é apresentado o Espírito Santo.
Refletindo
Jesus fala do Auxiliador, também considerado o defensor, o Espírito da Verdade. Recomenda firmeza na fé e agendar também o que acontecerá por anunciarem o Reino: serão expulsos e, alguns até eliminados. 
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Às vezes, penso minha missão apenas como resultados positivos, adesões, alegrias. Jesus alerta que muitas vezes, a mensagem não será acolhida, aceita e também, a pessoa do discípulo e missionário. É difícil, mas devo ter em consideração também este tipo de reação. Porém, jamais duvidar que o Espírito Santo está conosco. 
Meditando
Os bispos, em Aparecida, assim falaram o Espírito: “O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele”. (DAp 137).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida,
rosto humano de Deus e rosto divino do homem,
acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu
e a alegria de sermos cristãos.
Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito,
que ilumine as nossas mentes
e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos,
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos,
e o ardor por anunciar-vos no início deste século.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Com a mente iluminada pelo Espírito Santo, "com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe e cada um de seus habitantes." (DAp,18)
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.