segunda-feira, 13 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado. – (Mt 5,38-42)


Recordamos, de início, uma frase do papa Bento XVI:
“ a reconciliação e o perdão são, sem dúvida alguma,
condições para construir uma verdadeira paz”
(Sacramentum Caritatis, 89).

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 13 DE JUNHO de 2022 (segunda-feira) 164º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O AMOR NÃO SE VÊ COM OS OLHOS MAS COM O CORAÇÃO.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 FESTA JUNINA – SANTO ANTONIO

 DIA DAS CASAMENTEIRAS

 DIA DO ECOLOGISTA BRASILEIRO

 DIA DO TURISTA

 DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALBINISMO

 DIA DO PADEIRO

 DIA DA MÁQUINA DE COSTURA

 DIA DO SOFTBOL

 DIA DO POLICIAL MILITAR VETERANO DA BAHIA

 DIA NACIONAL DO DETETIVE PROFISSIONAL NO BRASIL

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) EM GUARAPUAVA-PR

 DIA DA FUNDAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO-RJ

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ADAMANTINA - Cajati - Cordeirópolis - Coroados - Guaratinguetá - MACATUBA - Marinópolis - Mirassolândia - Ocauçu - Paraibuna - Pradópolis - Quatá - Santo Antônio da Alegria - Santo Antônio de Posse - Santo Antônio do Aracanguá - Santo Antônio do Pinhal - Suzanápolis - Taiúva - Urânia - UruRancharia (São Paulo) Pinheiral - Santo Antônio de Pádua (Rio de Janeiro) Aguas Belas - São Lourenço da Mata (Pernambuco) Darcinópolis (Tocantins) Mantena - Santo Antônio do Aventureiro (Minas Gerais) Apuarema - Bom Jesus da Serra - Bonito - Cabaceiras do Paraguaçu - Caturama - Itabela - Itatim - Lagoa Real - Lajedo do Tabocal - Madre de Deus - Mirante - Mulungu do Morro - Muquém de São Francisco - Nova Fátima - Nova Ibiá - Novo Horizonte - Ourolândia - Quixabeira - São Domingos - São Félix do Coribe - São José da Vitória - São José do Jacuípe - Saubara - Serra do Ramalho - Sítio do Quinto - Varzedo (Bahia) Lapa - Quitandinha (Paraná) Mata (Rio Grande do Sul) Oriximiná (Pará) Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul) Rio Branco (Acre) Tijucas (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOÃO PEDRO CONESSA VERI (m/sobrinho Maringá/PR) CARLA ANANIAS BIAZOLLI (prima Garça/SP) JAYME GALVAO DE OLIVEIRA JUNIOR (São José dos Campos /SP)ANTONIO REYNALDO BIZULLI (Eq 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) IGOR LAURENCETTI (Leo Clube de Junqueirópolis/SP) MINORU TASHIRO (Lions Clube de Araçatuba /SP) JOANA MANCUSO (Neta da Carmem/Claudinei-Garça/SP) JOSÉ ROBERTO MORETI JUNIOR (Amigo-Garça/SP) ANA LÚCIA  DOS SANTOS (Garça/SP) PRISCILA REGINA VERONESI ZAPATER (Cabrália Paulista/SP) ANTONIA MARIA FERREIRA ROSÁRIO (Bauru/SP) MARIA CRISTINA FERNANDES MEIRELLES (Garça/SP) THIAGO DIAS DO ESPIRITO SANTO (Curitiba/PR) MARIA INEZ DE LUCA SARTORI (Garça /SP) ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO FILHO (Garça/SP) CARLOS ANTONIO MANCHINI (Campinas /SP) SAMIR EL ADASS (Garça/SP) ANTONIO BONFIM JUNIOR (Garça /SP) ORLANDO DE SOUZA RODRIGUES  (Garça/SP) RITA BRITO (Big Mart Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA ISABEL BENTO BELLINE PARMIGIANI e CARLOS EDUARDO PARMIGIANIó2009ó13 ANOS (Grampos DHARMA Garça)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SANTO ANTONIO DE PÁDUA

Antônio (Portugal, 1195-1231), abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio são Francisco, e viveu em Pádua (Itália) seus últimos anos. É santo de grande devoção popular.  

SANTO AVENTINO

SANTO AGOSTINHO PHAN VIET HUY

SANTO EULÓGIO DO EGITO

SANTO ÁVITO

SANTA FELÍCULA

INÁCIO MALOYAN

SÃO CETEU

SÃO FÂNDILA

SÃO NICOLAU BUI VIET T

SÃO RAMBERTO

SÃO SALMÓDIO

SÃO TRIFÍLIO

BEATA MARIA ANA BIERNACKA

BEATO AQUILEU

BEATO GERARDO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal: Não vires as costas a quem te pede emprestado – Mt 5,38-42

 

BEstes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Fernando nasceu em Lisboa em 1195. Contemporâneo de São Francisco de Assis, depois de uma temporada com os Cônegos Regulares de Santo Agostinho, optou pela Ordem Franciscana, adotando o nome de frei Antônio. Excelente orador, partiu – com o Evangelho e a “senhora” pobreza – para as missões na França e na Itália. Viveu seus últimos anos na cidade italiana de Pádua, onde atraía multidões com sua palavra incandescente. Faleceu em 1231. Seu exemplo faça de nós pessoas apaixonadas pelo Evangelho.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O MEU TESTEMUNHO DE VIDA CRISTÃ SEJA TAL, QUE AS PESSOAS POSSAM “VER” JESUS NAS MINHAS PALAVRAS E NOS MEUS GESTOS DE AMOR AO PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que destes santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de junho de 2022 segunda-feira da 11ª Semana Tempo Comum Santo Antônio de Pádua (Lisboa), presbítero e doutor, Memória  

 

– Liturgia da Palavra 

 Num mundo em que a cobiça e a mentira são propulsoras de morte, o Mestre nos ensina a romper a corrente de violência por meio de atitudes concretas de não violência.

 

 

1ª Leitura (1Rs 21,1-16) – Nabot foi apedrejado e morto.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

Naquele tempo, 1Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. 2Acab falou a Nabot: “Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor”. 3Mas Nabot respondeu a Acab: “O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais”. 4Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa dessa resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: “Não te cederei a herança de meus pais”. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada. 5Sua mulher, Jezabel, aproximou-se dele e disse-lhe: “Por que estás triste e não queres comer?” 6Ele respondeu: “Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha”. 7Então, sua mulher, Jezabel, disse-lhe: “Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”. 8Ela escreveu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot. 9Nas cartas estava escrito o seguinte: “Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo, 10e subornai dois homens perversos contra ele, que deem este testemunho: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’ Levai-o depois para fora e apedrejai-o até que morra”. 11Os homens da cidade, anciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado. 12Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. 13Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembleia, dizendo: “Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”. Em virtude disso, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas. 14Depois mandaram a notícia a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e morto”. 15Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: “Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro, pois Nabot já não vive; está morto”. 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 5

 

Atendei o meu gemido, ó Senhor!

 

 

– 13 de junho de 2022 segunda-feira da 11ª Semana Tempo Comum Santo Antônio de Pádua (Lisboa), presbítero e doutor, Memória

– Evangelho do dia 

 

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado.   (Mt 5,38-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vossa Palavra é uma luz para os meus passos / e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

11ª SEGUNDA-FEIRA TC – C:

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (Portugal-Itália, séc. 13) - C

 

Mateus 5,38-41: Disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!”

 

Jesus, suas Bem-aventuranças soam para nós quase como um texto poético e admirável.

Mas, ao ler os comentários que o senhor vai fazendo, elas se transformam num caminho de vida exigente, porque visam a nossa santificação.

Ao proclamar ‘Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra e os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus’, o senhor pede muito mais de nós do que apenas cumprir  os 10 Mandamentos.

 O senhor deseja que sigamos o seu exemplo e abracemos os seus valores, se queremos de fato transformar as relações humanas, até que todos vivamos como irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai.

Se o antigo Testamento, pela lei do talião, proibia que a vingança fosse maior do que a ofensa, o senhor nos pede o heroísmo da não violência, como único meio para quebrar o círculo vicioso da agressividade entre pessoas e grupos sociais.

É uma atitude que exige maior força interior do que qualquer reação física.

O senhor quer que ‘façamos diferença’, dentro de um mundo agressivo, pronto a desforrar qualquer ofensa, provocando violências sempre maiores.

Senhor, nós precisamos acreditar em suas palavras e colocá-las em prática dentro de nossas casas, em nossas comunidades e cidades, e aprender a julgar os acontecimentos do mundo através das suas Bem-aventuranças.

O senhor passou no meio de nós fazendo o bem e ensinando a verdade, e teve como consequência a morte na cruz.

No entanto, somente o senhor venceu a violência e, ressuscitado, vive por toda a eternidade.

Por isso, quer que sigamos o seu caminho, e renunciemos à essa cultura cruel de violência, de vingança e de morte da história humana.

 

Senhor, dê-nos a força do seu Espírito, que atualize em nós a sua mensagem, para que nela acreditemos, e nos fortaleça, para que a pratiquemos.

Que sejamos mansos e pacíficos, para que nos tornemos bem-aventurados.

 

Maria santíssima, Mãe da mansidão e Rainha da paz, conduza-nos pelos caminhos da Bem-aventuranças, que nos farão participar da glória da Trindade santa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A questão do “olho por olho” era a lei que procurava limitar a violência ou a agressão: o agredido não podia revidar mais do que recebeu. É quase uma atitude natural reagir de forma agressiva diante de uma ofensa ou agressão: violência gera violência. Jesus nos ensina a superar esse comportamento e propõe fazer gestos de bondade ao sofrer alguma agressão. Ou seja, enfrentar a lógica do mal com a não violência: o mal é vencido pelo bem e o ódio é vencido pelo amor. O caminho proposto por Jesus é o único para eliminar a espiral de violência vigente na nossa sociedade e nos nossos relacionamentos. Com essa proposta, Jesus não nos pede passividade ou tolerância diante da violência, mas propõe o caminho do bem e do amor. São atitudes que desarmam o adversário e o deixam impotente. Assim cria-se um clima de fraternidade, harmonia e paz.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,38-42 - "Não se vinguem de quem lhes faz mal". "ão ao "olho por olho dente por dente"

 

Oração Inicial

 

Hoje celebramos o dia de Santo Antônio de Pádua, que se encantou com o ideal de vida de São Francisco e entregou sua vida em prol do Evangelho de Jesus Cristo.

 

No início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra nos apresenta hoje. Que possamos estar atentos ao movimento de vida nova ao qual o Espírito Santo nos conduzirá nesta oração.

Oremos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto bíblico atentamente. O que diz o Evangelho? Quais orientações podemos destacar no texto? Qual delas nos parece ser a orientação central do Evangelho?

 

“A palavra de hoje nos aponta um ideal de não violência. Não à violência, à revanche, à vingança. Estamos no Sermão da Montanha. Jesus explica que, no tempo do Reino de Deus, é preciso superar a Lei do Talião. Essa lei estabelecia o revide na mesma moeda da ofensa, não mais. “Olho por olho, dente por dente.” A proposta de Jesus supera essa resposta de vingança já contida pela Lei. Não ceder à violência, de forma nenhuma, é o que ele nos pede. Não responder à violência com a violência, mas exercitar a paciência, a generosidade e o perdão. “Onde houver ódio, que eu leve o amor”, cantamos na Oração de São Francisco, e deixar sempre aberta a porta para a reconciliação com quem nos ofendeu.”

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz a mim?

Vivemos numa sociedade violenta, será que não precisamos de mais tolerância? Certamente que este Evangelho tem muito a nos dizer.

Espelhe seu comportamento nessas palavras de Jesus.

 

3.Oração (Vida)

Mantendo em mente os apelos que a Palavra de Deus revelou ao seu coração, apresente ao Senhor a sua oração.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Jesus nos ensina que não devemos pagar a injustiça com a injustiça, o mal com mal, pelo contrário, o amor cristão é paciente, caridoso, não se vinga …

Verbalize como você quer viver o amor hoje?

 

Bênção

 

 

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (…) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito” Amém (Gálatas 6,9; 18).