domingo, 17 de janeiro de 2021

Refletindo a Palavra -“Encontramos o Messias” - Padre Luiz Carlos


“EnPadre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Encontramos o Messias”

 

Manifestação aos discípulos

           Fechamos com o evangelho de hoje o Ciclo da Manifestação. João apresenta Jesus para os dois discípulos. Nas bodas de Caná, “manifestou-se sua glória e os discípulos creram Nele”. A própria celebração litúrgica faz essa unidade, como rezamos nas vésperas do dia da Epifania: “Celebramos neste dias três mistérios: Hoje a estrela guia os Magos até o presépio. Hoje a água se faz vinho para as bodas. Hoje Cristo no Jordão é batizado para salvar-nos”. Nesse domingo, não lemos  evangelho das bodas de Caná, mas um texto sobre João Batista apresentando Jesus. Os discípulo crêem e O seguem. Jesus, ao iniciar sua missão segue o esquema: “passou, viu, e chamou”. A passagem de Jesus é sempre uma manifestação de sua pessoa. Vemos como os discípulsos deixam tudo, imediatamente. Jesus não permite delongas ou ficar enrolando. Podemos chamar esse domingo de vocacional: Deus chama Samuel, Jesus chama os dois discípulos dizendo “vinde e vede”, Paulo diz que quem adere ao Senhor, torna-se com Ele um só espírito. É tudo um processo. Seguir Jesus é fazer corpo com Ele e com os que O seguem. Cada chamamento conduz a uma missão. André noticia a Pedro o encontro com o Messias. Eles permaneceram com Ele aquele dia, diz o evangelho. Eram quatro da tarde. O dia começava ao cair da tarde. Houve uma convivência prolongada.

Cordeiro de  Deus

            Por que Jesus é chamado de Cordeiro? Não houve dúvida dos discípulos. Seguiram Jesus. João Batista diz: Eis o Cordeiro de Deus.  Cordeiro em aramaico é tália; é um termo muito rico de significado. Além do animal significa rapaz, rapaz de confiança, servo. E um mesmo pedaço de pão. Há um rito oriental que chama a hóstia de cordeiro. O cordeiro está presente na vida do povo como parte dos bens; está ligado aos sacrifícios do templo; É com ele que se faz a ceia pascal. Jesus é identificado com o Cordeiro, que vai mudo para a morte. No templo os cordeiros eram sacrificados para o perdão dos pecados e para o louvor. Jesus é chamado de o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Contemplemos o Cordeiro do Apocalipse que, em seu sacrifício, conquistou a vitória decisiva. No Céu, conforme o Apocalipse, um rio de água da vida saia do trono de Deus e do Cordeiro (22,1). Ele é a lâmpada do céu: “A cidade do Céu não precisa de sol ou lua para a iluminar, pois a glória de Deus a ilumina, e sua lâmpada é o Cordeiro”. Temos a imagem de Jesus como Cordeiro ferido, morto, mas ressuscitado glorioso. Todos são convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro com a Igreja (Ap 19,9) que é a união total de todos com Cristo. João, ao apresentar Jesus, não o faz como um primo pouco conhecido, mas como Aquele que vem da parte do Pai para uma missão. A Esse os discípulos seguiram.  

Fazer a vontade

           Deus chamou Samuel que respondeu imediatamente. Os discípulos, à indicação de João, seguem Jesus e perguntam onde mora. Ele diz: “vinde e vede”. Essas respostas imediatas são um aspecto do seguimento de Jesus, como Ele o fazia como o mais importante. Assim rezamos no salmo 39: “Eis que venho”, sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, Guardo no meu coração a vossa lei” (Sl 39). Podemos fazer tantas coisas no Reino de Deus, criar maravilhas, mas a primeira condição é “fazer a vontade de Deus”. Se a vontade de Deus é que eu me recolha em silêncio, e eu o cumpro, faço mais do que se fizesse muitas coisas boas por minha vontade. Assim fez Jesus.

Leituras 1 Samuel 3,3b-10.19; Salmo 39;João 1,35-42.

Ficha nº 2032 - Homilia do 2º Domingo Comum (17.01.21)

 

1. A passagem de Jesus é sempre uma manifestação de sua pessoa.

2. João apresenta Jesus como Aquele que vem da parte do Pai para uma missão.

3. Podemos fazer tantas coisas pelo Reino. Mas a condição é “fazer a vontade de Deus”.

 

                              Curiosidade também dá certo

          

           A gente fala que curiosidade também mata. Mas, tem hora que dá certo, pois quem procura acha tanta coisa boa. É pior a situação de quem acha que o que está aí já basta. Até os bichinhos têm curiosidade. É o jeito de aprender e crescer.

           Esses dois que seguiram Jesus depois da indicação de João Batista, deram uma de curiosos. João indicou e eles foram atrás. Jesus cismou daqueles dois e perguntou o que queriam. Diante da pergunta, vem uma resposta meio atordoada. Não sabiam o que queriam. Mestre, onde moras? Jesus não deu endereço. Mas convidou para ir ver. A prosa foi longe. Imaginemos: Onde era? Não importa. Já estavam lá. O que falaram? E ficaram aquele dia, sendo que já eram quatro da tarde. E o dia começava às seis. Então jantaram, conversaram. Jesus os introduz na sua vida e pessoa.

           Por isso, no dia seguinte podem afirmar: “Encontramos o Messias”! E logo levam Pedro para conhecê-Lo. Também recebe uma missão.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Foram ver onde Jesus morava e permaneceram com ele - (Jo 1,35-42)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO 

MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 17 DE JANEIRO de 2021 (domingo) 017º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O CORAÇÃO DE UM TOLO ESTÁ EM SUA BOCA, MAS A BOCA DE UM SÁBIO ESTÁ EM SEU CORAÇÃO.

(Benjamin Franklin)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU

DIA INTERNACIONAL DA CULINÁRIA ITALIANA

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Arame - Palmeirândia (Maranhão) Baía Formosa (Rio Grande do Norte) DOURADINA (Paraná) ITIÚBA (Bahia) Padre Marcos (Piaui)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LILIA MORILLO DE VALENCIA (Lions Clube de Caracas)MARIA ESTELA AMARAL BATTISTINI (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP)ROGERIO BIANCHINI FRANCE (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP) MARCO ANTONIO GUERREIRO (Médico-Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP)NIVALDO ROBERTO BETONI (Duartina /SP)AMALY PINHA ALONSO (Marilia /SP)Julio Marcondes Moura Filho (Garça /SP)Fabiano Chaves (Piracicaba /SP)DEISE MARA POZZEBON OGURO (Garça /SP)FERNANDA DOS SANTOS BRANDÃO (Garça /SP)LUANA ARAÚJO (Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTO ANTONIO DO DESERTO ou SANTO ANTÃO DO EGITO

Antão (Egito, 250-356), ilustre monge da Igreja deixou-se cativar pelo apelo de Jesus: “Se queres ser perfeito, vende teu bens, dá aos pobres e segue-me”. Sensível aos problemas de seu tempo, colaborou para o bem comum e zelou pelas necessidades do povo.

SÃO HONORATO DE ARLES

SÃO MARCELO

SÃO SABINO DE PLACÊNCIA

SÃO SULPÍCIO PIEDOSO

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Eis o Cordeiro de Deus! – Jo 1,35-42

Na liturgia diária de hoje João indica a seus discípulos o “Cordeiro de Deus”, e eles deixam tudo e seguem Jesus. Que também possamos nos colocar no seguimento de Jesus.

 

- Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Iniciando a primeira etapa do Tempo Comum, somos iluminados pelas palavras de João Batista, que nos encaminha a reconhecer em Jesus o Cordeiro de Deus. Dispostos a atender ao chamado do Senhor para conviver com ele e cumprir a vontade do Pai, renovemos nosso compromisso de segui-lo e nos tornarmos com ele um só espírito.

– Oração 

 

JESUS, MESTRE DIVINO, QUE CHAMASTES OS APÓSTOLOS A VOS SEGUIREM, CONTINUAI A PASSAR PELOS NOSSOS CAMINHOS, PELAS NOSSAS FAMÍLIAS, PELAS NOSSAS ESCOLAS, E CONTINUAI A REPETIR O CONVITE A MUITOS JOVENS. AMÉM.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de janeiro de 2021 2º Domingo do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Senhor nos fala, e nós escutamos e acolhemos sua Palavra, a qual nos convida a glorifica-lo com todo o nosso ser e fazer parte da comunidade do seu Filho. 

 

1ª Leitura (1Sm 3,3b-10.19) – Fala, Senhor, que teu servo escuta  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 3bSamuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. 6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!”

 

7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel, Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 40(39)

Eu disse: “Eis que venho, Senhor!”

Com prazer faço a vossa vontade.

 

2ª Leitura (1Cor 6,13c-15a.17-20) – Vossos corpos são membros de Cristo  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 13cO corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo; 14e Deus, que ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará também a nós, pelo seu poder.

 

15aPorventura ignorais que vossos corpos são membros de Cristo?

 

17Quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito. 18Fugi da imoralidade. Em geral, qualquer pecado que uma pessoa venha a cometer fica fora do seu corpo. Mas o fornicador peca contra seu próprio corpo. 19Ou ignorais que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que mora em vós e que vos é dado por Deus? E, portanto, ignorais também que vós não pertenceis a vós mesmos? 20De fato, fostes comprados, e por preço muito alto. Então, glorificai a Deus com o vosso corpo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 17 de janeiro de 2021 2º Domingo do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Foram ver onde Jesus morava e permaneceram com ele - (Jo 1,35-42)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Encontramos o Messias, Jesus Cristo, de graça e verdade ele é pleno; de sua imensa riqueza graças, sem fim, recebemos (Jo 1,41.17).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.

 

40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer: Cristo). 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Busquemos em Jesus a salvação para a nossa vida”

“João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus!’” 

 (João 1,35-36)

Jesus está passando! E, quando Jesus passa, as pessoas podem se encontrar com Ele; reconhecê-Lo ou ignorá-Lo, ser indiferente para com Ele.

 

Veja: Jesus está passando entre nós, Ele está entre nós. João está apontando, está nos dizendo: “Ele é o Cordeiro de Deus”.

 

Você sabe que o cordeiro era aquele animal sacrificado em reparação, em expiação pelos pecados que o povo de Israel cometia. Na celebração da Ceia Pascal, o modo de imolação por causa dos pecados era, de fato, o sacrifício desse animal. João já está dizendo que o verdadeiro cordeiro de Deus é Ele, e podemos entender que a vida d’Ele, o sacrifício d’Ele, esse de verdade tira o pecado do mundo, tira o nosso mundo pessoal do pecado. É preciso que eu agora olhe para Jesus e encontre n’Ele o meu Salvador e o Senhor.

 

“Não posso crer que uma pessoa que encontrou Jesus precise ir buscar fora de Jesus a salvação para a sua vida”

 

É preciso ir ao encontro de Jesus porque todo encontro com Ele é transformador. É por isso que André, irmão de Simão Pedro, vai dizer ao seu irmão: “Encontramos o Messias”, ou seja, encontramos aquele que é o Senhor, encontramos aquele que é o Salvador, encontramos aquele que tem o poder de nos transformar.

 

As pessoas estão em busca de respostas, de soluções para as suas vidas, as pessoas estão muitas vezes até desesperadas, indo buscar aqui e acolá situações ou soluções imediatas para os dramas de sua vida. Encontramos Jesus e n’Ele está a luz e a salvação.

 

Não posso crer que uma pessoa que encontrou Jesus precise ir buscar fora de Jesus a salvação para a sua vida. Ou a pessoa não se encontrou com Jesus ou se encontrou e não permitiu que Ele fosse o Salvador da sua vida.

 

Quando André se encontrou com o Senhor e foi chamar o seu irmão para que também tivesse esse encontro com Ele, eles foram e ficaram com Ele e nunca mais largaram o Senhor. É claro que a vida deles foi aos poucos se transformando, passaram por altos, por baixos, mas permitiram que a vida deles fosse transformada.

 

Permitamos que a cada dia encontremos o Senhor e que cada encontro com o Senhor seja transformador. Existem muitos falsos Messias, existem muitos falsos caminhos, existem muitas ilusões, enganos e seduções, mas só um pode salvar a nossa vida, Ele se chama Jesus. Encontremo-nos com Ele a cada dia de nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O testemunho de João Batista a seus dois discípulos é como uma “carta de recomendação” favorável ao Messias. A partir daquele momento, João entrega os próprios seguidores a um novo Mestre, o “Cordeiro de Deus”, aquele que, por sua morte, libertará o mundo da condição de pecado. Atitude sábia e desprendida, a de João. Não se apega aos próprios discípulos, nem os enche de recomendações. Sabe que estarão em boas mãos. Doravante, caberá a Jesus prepará-los para a realidade do Reino de Deus. A primeira pergunta que Jesus lhes dirige é: “O que vocês estão procurando?”. Esse questionamento é fundamental em nossa vida. Somos convidados a dar conta do que realmente é importante para nós: a quem estamos seguindo? O que nos realiza como seres humanos? O que de fato agrada a Deus?

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Cordeiro de Deus, mediante teus ensinamentos e atitudes, cativas os dois discípulos de João. Eles te acompanham e, depois de testemunharem tua ação libertadora em favor do povo, tornam-se teus fervorosos seguidores e bons instrumentos para convidar novos adeptos para o Reino de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 1,35-42 - Achamos o Messias

 

Oração Inicial

João indica a seus discípulos o “Cordeiro de Deus”, e eles, imediatamente, deixam tudo e seguem Jesus. Que também possamos nos colocar no seguimento de Jesus, impulsionados por sua Palavra.

Digamos como Samuel: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!”

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, torna-me decidido(a) a seguir os passos de Jesus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Jesus, agora, passa a formar seu grupo, e o chamado vocacional continua ecoando no coração da juventude: André encontra o Senhor e o comunica aos outros. A alegria de André deve ser a nossa também: ‘Encontramos o Cristo!’. Quem fez essa experiência, precisa comunicá-la aos demais. É o maior encontro de nossa vida!

 

“O que buscais? São as primeiras palavras de Jesus no Evangelho de João. Elas podem ser tomadas como referência a todos aqueles e aquelas que – ao longo do tempo – procuram Jesus. Só a convivência irá mostrar quem é mesmo Jesus e qual é a sua proposta.

 

Ao longo da caminhada, muitos se decepcionaram e “não andavam mais com ele”. Jesus inicia a organização do grupo dos Doze. O evangelista Marcos situa o mistério da vocação em três momentos: Ele chama quem quer, para ficar com ele, e, depois, o envia a evangelizar. André intuiu o espírito do chamamento e foi logo anunciar a Boa-Nova ao irmão. Pela ação de André, as portas se abriram para Pedro, a quem Jesus encarregaria de continuar sua obra, a Igreja.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você? Faça a sua meditação, mantendo em mente o caminho que Jesus lhe indica. Deixe-se conduzir pela Palavra de Deus. Se você ouvisse essa pergunta de Jesus: Quem você procura? O que você responderia?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a Ele suas preces e as realidades que você deseja que Ele transforme.

 

Se desejar pode concluir com esta oração: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.