sexta-feira, 11 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jo 16,20-23a - Como o nascimento de um bebê!



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 11 DE MAIO DE 2018 (sexta-feira) 131º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O MAIOR PRAZER QUE ALGUÉM PODE SENTIR É O DE CAUSAR PRAZER AOS SEUS AMIGOS.”
(Voltaire)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO FREI SANT'ANNA GALVÃO
DIA NACIONAL DO REGGAE
DIA DA INTEGRAÇÃO DO TELÉGRAFO NO BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pilar do Sul (São Paulo) Barroquinha - Ibicuitinga (Ceará) Cajapió (Maranhão) Barros Cassal - Sertão - Venâncio Aires (Rio Grande do Sul) Machadinho D'Oeste - Santa Luzia D'Oeste (Rondônia) Lupionópolis - Pranchita (Paraná) Rio Quente (Goiás) Mãe do Rio (Pará) Bom Jesus - Equador - Januário Cicco - Lagoa D'Anta - Lagoa de Velhos- São José do Seridó - São Pedro (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  VICTOR SERAFIM CONESSA (3 anos m/neto-Garça/SP) ANA LUIZA PADILHA DA SILVA (Arquiteta (filha dos CCLL Rozely/Pedro) Garça /SP) MARCIA DE BRITO MARTINS (Construgar - Garça/SP) ANA MARIA LOMBARDI DAIBEM (Lions Clube de Bauru Centro /SP) MARIA APARECIDA PENHARVEL POSSETTE (Lions Clube São José dos Campos Augustin Soliva) LUIS CARLOS FINAZZI (Lions Clube de Itapira /SP)Ruy Pinheiro Rodrigues (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARA ELIANA GIGUEIRA PERES e FLAVIO APARECIDO PERES (Motoppar PPA-Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE UNIVERSITÁRIO DE GARÇAó2007ó11ANOS (Distrito LC8)

 Santo do Dia 
SANTO FREI SANT'ANNA GALVÃO
SANTO INÁCIO DE LÁCONI
SANTO ESTANISLAU

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,9s)
Nosso coração se alegra por sabermos que o povo pertence a Deus e é destinatário da missão da Igreja. A alegria que nasce das tribulações constitui sinal seguro do mundo renovado.
Oração
ESPÍRITO DE FELICIDADE, QUE A CERTEZA DA RESSURREIÇÃO ME AJUDE A SUPORTAR AS DORES E OS SOFRIMENTOS, SEM DESFALECER.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela vossa palavra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
11 de maio de 2018   6ª-feira da 6ª Semana da Páscoa
A Palavra de Deus anima os missionários em meio aos riscos da missão e traz profunda alegria a todos os que fecundam o amor e a vida no mundo.

 1ª Leitura - (At 18,9-18) -Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence.Leitura dos Atos dos Apóstolos:


Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencreia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 46 (47)
O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

Evangelho do dia
11 de maio de 2018   6ª-feira da 6ª Semana da Páscoa
" Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. - (Jo 16,20-23a)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos para entrar em sua glória (Lc 24,46.26).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Jesus transforma a nossa tristeza em alegria
Jesus transforma o nosso pranto em alegria, a nossa tristeza em júbilo, porque Ele é a alegria do nosso coração!
“Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”  (João 16,22).
A presença do Ressuscitado no meio de nós é transformadora, pois Ele transforma o nosso pranto em alegria, a nossa tristeza em júbilo, porque Ele é a alegria do nosso coração.
Deixemo-nos ser tomados, contagiados e levados pela certeza de que a vida do Senhor está no meio de nós. Isso sim deve alegrar o nosso coração.
Não podemos negar que, muitas vezes, a tristeza bate à nossa porta, vem visitar o nosso coração. Às vezes, entristecemo-nos com poucas coisas, mas são coisas duras que doem demais no nosso coração; daí, a tristeza vai tomando conta de nós.
Nenhuma tristeza dessa vida deve ser maior do que a alegria que vem do coração do Senhor. Não é a alegria de ficar sorrindo de um lado para o outro, porque nem sempre temos motivos para ficar sorrindo para lá e para cá. Não podemos ser dominados pela tristeza, porque ela vai matando nossa alma, corroendo nosso espírito, tirando o nosso sentido de viver. A tristeza vai se alojando em nossa alma e nos corroendo aos poucos.
Expulsemos a tristeza da nossa vida. Mas como fazer isso? Dando alegria e razão de felicidade para a nossa vida, permitido que Jesus seja o Senhor da nossa existência, colocando cada tristeza nossa no coração de Jesus. Se tal fato entristeceu demais a nossa vida, se tal situação entristeceu a nossa existência, não ficamos com isso para nós, entregamos essas razões ao coração de Jesus.
Não guardemos as tristezas nem as razões que nos deixam tristes, entreguemos todas elas ao coração de Jesus, permitamos que Ele traga razão de viver e alegria para nossa vida. O grande milagre que o Mestre realiza em nós é transformar a nossa tristeza em alegria.
Se algo tem lhe deixado triste, entregue ao coração de Jesus, porque Ele realiza esse milagre em nossa vida.
Deus abençoe você!

ReflexãoA alegria cristã
AUTOR Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM 
(Barcelona, Espanha)
Hoje — Jesus prediz a sua morte e ressurreição com a imagem da tristeza que se transforma em alegria. Como sofre a mulher que dá à luz, mas esquece o seu sofrimento quando tem o bebé nos seus braços, assim a morte de Jesus é dolorosa para os seus, mas a ressurreição os alegrará.

A alegria é verdadeira se brota de Jesus morto e ressuscitado. Nele todo o sofrimento se transforma em alegria: salvando o homem através da dor, Cristo “redimiu” (transformou) o próprio sofrimento. Uma dor que gera mais dor e desespero não está centrada em Cristo, mas em si próprio. Pelo contrário, se está vinculada a Ele, a alegria do coração flui como uma torrente transbordante.

—Vem, Espírito Santo, e no meio das tristezas desta vida, concede-nos o dom do gozo espiritual, e com Maria —causa da nossa alegria— faz que vivamos a alegria pascal de Jesus ressuscitado e que nada nem ninguém no-la possa tirar.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sou otimista?
- Como encaro o sofrimento?
- Transmito Paz, Alegria?
- Lembro-me de rezar nos momentos difíceis?
 - Lembro-me de Deus nas horas alegres?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 16,20-23a - Como o nascimento de um bebê!
Preparo-me para a Leitura Orante, renovando minha fé,
com todas as pessoas que acessam este blog::
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 16,20-23a, e observo as palavras de Jesus, carregadas de amor.
Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. - Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.
 Refletindo
Jesus usa uma imagem cheia de ternura, de sofrimento e alegria que é a de um parto. Diz que assim vai acontecer conosco. A partida de Jesus com sua morte vai entristecer aos apóstolos, mas a certeza da Ressurreição vai provocar uma imensa alegria.
Outros textos que usam esta imagem do parto, em São Paulo:
 Gl 4, 19 Meus filhos, sofro novamente como dores de parto, até que Cristo esteja formado em vocês.
Rm 8, 22-23: Sabemos que a criação toda geme e sofre dores de parto até agora.  E não somente ela, mas também nós, que possuímos os primeiros frutos do Espírito, gememos no íntimo, esperando a adoção, a libertação para o nosso corpo. 
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Nem sempre compreendo o sofrimento, a dor, os momentos difíceis. Mas, a minha fé me garante que depois de uma tempestade sempre vem o sol, a calmaria. 
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram:
"O Espírito Santo fortalece a identidade do discípulo e desperta nele a decidida vontade de anunciar com audácia aos demais o que tem escutado e vivido." (DAp 251). .
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Renovo a minha fé, com uma bonita canção:
É o Espírito Santo de Deus
Pe. Zezinho, scj
Ele sopra na alma da gente
Ele é sopro divino
É do céu que ele vem
Ele é forte, é suave, ele é quente
Ele sopra na mente
Ele faz tanto bem

Quem não sente este vento soprando
Este vento passando
Não sabe o que é

É o Espírito Santo de Deus
É o Espírito Santo de Deus

Foi Jesus que soprou sobre os onze
No dia feliz em que foi para o céu
E seu sopro divino foi tanto
Que pôs... nos onze o Espírito Santo

Ele faz a cabeça da gente
Ele toca na mente
Se a gente deixar
Ele vem, ele sopra insistente
Ele é tão convincente
Ele sabe tocar

Quem não sente esta delicadeza
Não sabe a leveza
De ser e de crer
É o Espírito Santo de Deus...

Lá na Bíblia se lê todo dia
Que Deus não iria deixar de falar
O amor de Jesus ainda é tanto
Que põe na gente o Espírito Santo

CD Alpendres e varandas 2, Paulinas COMEP
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
"Como discípulos e missionários, somos chamados a intensificar nossa resposta de fé e a anunciar que Cristo redimiu todos os pecados e males da humanidade(DAp 134). Assim, passarei o dia de hoje.."
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.