sexta-feira, 6 de agosto de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Este é meu Filho amado. – (Mc 9,2-10)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 06 DE AGOSTO de 2021 (sexta-feira) 218 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://www.facebook.com/JRMUNEWS  

AMO A LIBERDADE, POR ISSO DEIXO AS COISAS QUE AMO LIVRES. SE ELAS VOLTAREM É PORQUE AS CONQUISTEI. SE NÃO VOLTAREM É PORQUE NUNCA AS POSSUÍ.

(John Lennon)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA "FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR"

 DIA NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

 DIA INTERAMERICANO DO ESCOTISTA

 DIA DO CHEFE ESCOTEIRO

 DIA DA CERVEJA

 DIA DO CÔNSUL

 DIA DE HIROSHIMA

 DIA DO RAP NACIONAL

 DIA DA REVOLUÇÃO ACREANA

 SEMANA DA JUVENTUDE

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguaí - Anhumas - Fernandópolis - Floreal - Monte Alegre do Sul - Pedranópolis - Pirapora do Bom Jesus - Pirassununga - Ribeirão dos Índios - Turmalina (São Paulo) Baturité - Caridade (Ceará) Miguel Calmon - Jaguarari  (Bahia) Conceição dos Ouros (Minas Gerais) Pontes e Lacerda (Mato Grosso) São Caetano de Odivelas (Pará) Nova Olímpia (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIO NOBUO ASAOKA (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)ROSANGELA APARECIDA DE ALMEIDA MORETI (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) MARIA APARECIDA “Cidinha” JORDÃO (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP)JORCINEI BARBOSA DE ASSIS (Cassilândia /MS)MARIUSA SANTOS MOUTA (Garça /SP)ÉRIKA CRISTINA GARCIA  DE GOUVÊA DA ROCHA (Garça /SP)SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDA (Garça /SP)FÁBIO PAES DE BARROS  (Garça /SP)MARIA CRISTINA MARANGON PEREIRA (Educadora-Garça /SP)MARA REGINA TOFOLLI FERREIRA DA SILVA (Toninhos Rotisserie Garça /SP)CRIS LOMPA (Três Lagoas /MS)  

 

 Santo do Dia 

■ TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

SENHOR BOM JESUS

MARIA FRANCISCA RUBATTO

SÃO JUSTO e SÃO PASTOR

■ SÃO HORMISDAS

■ SÃO SALVADOR DO MUNDO  

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lá, ele foi transfigurado diante deles – Mc 9,2-10

A transfiguração do Senhor é sinal de Ressurreição. As forças do mal não poderão deter Jesus, as quais irão continuar através dos seus discípulos.

 

- O Espírito Santo apareceu na nuvem luminosa, e a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho amado, nele depositei todo o meu amor. Escutai-o (Mt 17,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A festa da Transfiguração do Senhor tem sua origem mais remota entre os monges que viviam no deserto. Depois de ser assumida por diversas dioceses e abadias, foi introduzida em Roma em 1457. Nela celebramos o mistério pascal de Jesus, que se deixa ver em sua glória, antes de sofrer a paixão. Acolhamos o Filho amado do Pai em nossa vida e deixemo-nos também transfigurar por ele.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE A CONTEMPLAÇÃO DE TUA TRANSFIGURAÇÃO ME PREPARE PARA CONTEMPLAR TUA CRUCIFIXÃO, SEGURO DE QUE ÉS O FILHO AMADO DE DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, e compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 06 de agosto de 20216ª-feira da 18ª Semana Do Tempo ComumTransfiguração do Senhor. Festa

– Liturgia da Palavra 

Diante dos sofrimentos, ter o olhar voltado para Deus é de grande ajuda. A gloria manifestada aos discípulos será plenamente compreendida somente depois da paixão de Jesus. Não hás ressurreição sem cruz. 

 

1ª Leitura (Dn 7,9-10.13-14)  – Serviam-no milhares de milhares.   Leitura da Profecia de Daniel:

 

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve, e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 96(97)

 

Deus é Rei, é o Altíssimo,

muito acima do universo.

 

 

– 06 de agosto de 20216ª-feira da 18ª Semana Do Tempo ComumTransfiguração do Senhor. Festa

– Evangelho do dia 

 

Este é meu Filho amado.  (Mc 9,2-10)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tu és Pedro, e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja. / E as portas do inferno não irão derrotá-la! (Mt 16,18) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, ²Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. ³Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A oração transfigura a nossa vida”

 

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles”

(Marcos 9,12).

Hoje, celebramos a Festa da Transfiguração do Senhor. Esse acontecimento evangélico é de suma importância e nós celebramos como oferta na igreja, o dia que o Senhor transfigurou-se diante dos Seus, como uma antecipação da Sua própria glória final, da Sua própria glorificação ressuscitado. A verdade é que a glória do Senhor está no meio de nós.

 

Mesmo caminhando na nossa vida cotidiana, mesmo carregando a nossa cruz de cada dia, mesmo sem ignorar os dramas e as realidades da vida, não podemos perder de vista a glória que nos espera. O sofrimento é parte da vida humana, mas não é o destino final da humanidade. O destino final da humanidade que espera, confia e crê em Jesus é a glória eterna.

 

“A oração é a verdadeira transfiguração da alma, do coração e da mente”

 

O Céu é uma realidade que não podemos ignorar, e os Céus está no meio de nós porque Jesus trouxe o Céu para próximo de nós, caminhando no nosso cotidiano, vivendo a nossa vida de cada dia. A verdade é que assim como o Senhor levou consigo Pedro, Tiago e João, e os retirou, os levou num lugar sozinhos, um lugar à parte, se queremos contemplar a glória, se queremos realmente glorificar a nossa cruz de cada dia, a nossa vida cotidiana é na oração, é se retirando, se colocando num lugar à parte, é saindo da multidão da confusão, das tribulações todas da vida para se voltar para a glória do Senhor, para se voltar para a oração.

 

A oração é a verdadeira transfiguração da alma, do coração e da mente. A oração nos eleva para Deus, não nos torna pessoas aéreas, perdidas e desencanadas. A oração não nos desencarna da vida, a oração transforma a nossa carne na presença de Deus. A oração transforma as desilusões em esperança, a oração transforma cada gota de sofrimento em gota de eternidade, a oração conduz a nossa alma para o caminho da vida, a oração nos coloca no sentido do cotidiano, no sentido eterno de cada dia.

 

A oração transfigura os nossos sentidos, a oração nos dá o dom da escuta de Deus, escuta da Palavra, escuta do sagrado, escuta do Pai, do Espírito, a escuta de Jesus. É a oração que nos coloca na comunhão com a Santíssima Trindade. A oração transforma a nossa mente, o nosso falar. Por isso, é preciso se retirar, é preciso sair do turbilhão das emoções para se colocar na presença única de Deus.

 

Jesus Transfigurado e Ressuscitado transfigura a nossa vida no poder da oração!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O episódio da transfiguração do Senhor tornou-se objeto de uma festa litúrgica oriental já no século V. Na Igreja ocidental, esta festa surge pela primeira vez no século X e se difunde com rapidez. Só foi introduzida em toda a Igreja pelo papa Calisto III, em 1456 (6 de agosto). Aos três discípulos, entristecidos com o anúncio de sua paixão e morte, Jesus quer mostrar que sua vida não será um fracasso, mas terá um fim vitorioso, a ressurreição. No alto monte, lugar da manifestação divina, Jesus se transfigura diante dos três mais representativos entre os apóstolos. Dois representantes de todo o Antigo Testamento (Moisés, a Lei; Elias, os profetas) conversam com Jesus: o Antigo Testamento não tem uma mensagem direta para os cristãos; ela deve passar pelo filtro, isto é, pela interpretação de Jesus.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho do Homem, pela transfiguração, revelaste aos apóstolos que a tua vida não caminha para o fracasso, mas para a glória eterna. Revelaste também que és o Filho amado do Pai, a quem devemos sempre escutar. Concede-nos uns corações receptivos e ouvidos atentos aos teus ensinamentos. Amém.

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

– LEITURA ORANTE 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 9,2-10 - A transfiguração de Jesus

Oração Inicial

 

Na liturgia de hoje, recordamos a Transfiguração do Senhor. “Da nuvem saiu uma voz que dizia: ‘Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!’” (Lc 9,35). Esse é o convite que a Palavra faz a cada um de nós. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer hoje por meio de sua Palavra.

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia-o Evangelho em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Onde Jesus e os discípulos se encontram? O que acontece no alto da montanha? Como os discípulos reagem? O que significam as palavras: “Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!”?

 

“A vida e a ação de Jesus não terminam com a morte. A transfiguração é sinal de Ressurreição. As forças do mal não poderão deter a pessoa e a autoridade de Jesus, as quais irão continuar através dos seus discípulos. Jesus estava a caminho de Jerusalém, local da contradição e da morte. Os discípulos poderiam ser afetados por isso. Abrindo as cortinas do futuro, Jesus anima sua caminhada. E não se trata de construir tendas; sua missão é ir pelos caminhos. Não em seu nome e com suas ideias. Escutar o Filho amado é a ordem do alto. Assim, o mundo será transfigurado pela luz da verdade e da justiça. A morte de Jesus não será a última palavra: ele irá voltar à vida pela Ressurreição e acompanhará os seus até o fim dos tempos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Na montanha, os discípulos foram testemunhas, contempladores da grandeza de Jesus. Contemplar o rosto de Jesus ilumina a nossa caminhada, mesmo nas noites mais escuras. A glória manifestada na Transfiguração é a transparência do amor e da liberdade com que Jesus sempre se relacionou com seus discípulos e com o povo.

Como é minha relação com a pessoa de Jesus? Como a sua presença na história humana me transforma?.

3.Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus? Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17). Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida” (Bento XVI, Verbum Domini, 124). Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção 

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.