quinta-feira, 11 de maio de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Permanecei no meu amor para que a vossa alegria seja plena. – (Jo 15,9-11)

 


  ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  M A I O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O - MÊS DAS NOIVAS

 M A I O   mês dedicado às  M Ã E S,  à MARIA e ao ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 11 de MAIO de 2023 (quinta-feira) 131º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO FREI SANT'ANNA GALVÃO

DIA NACIONAL DO REGGAE BRASILEIRO

DIA DA INTEGRAÇÃO DO TELÉGRAFO NO BRASIL

DIA DO MELANOMA

DIA DE COMER O QUE QUISER

DIA DA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DAS ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS DE HOLLYWOOD

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pilar do Sul (São Paulo) Barroquinha - Ibicuitinga (Ceará) Cajapió (Maranhão) Barros Cassal - Sertão - Venâncio Aires (Rio Grande do Sul) Machadinho D'Oeste - Santa Luzia D'Oeste (Rondônia) Lupionópolis - Pranchita (Paraná) Rio Quente - Aparecida de Goiânia (Goiás) Mãe do Rio (Pará) Bom Jesus - Equador - Januário Cicco - Lagoa D'Anta - Lagoa de Velhos- São José do Seridó - São Pedro (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VICTOR SERAFIM CONESSA (8 anos m/neto(filho dos CCLL Milene/Vicente)-Garça /SP) ANA LUIZA PADILHA DA SILVA (Arquiteta-Policial Militar Catanduva (filha dos CCLL Rozely/Pedro) de Garça /SP) RAFAEL DOS SANTOS PAVARINI (neto da Diva/Manoel-Garça /SP) MARCIA DE BRITO MARTINS (Garça /SP) ANA MARIA LOMBARDI DAIBEM (Lions Clube de Bauru Centro /SP) INES MARA DI DONATO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA APARECIDA PENHARVEL POSSETTE (Lions Clube São José dos Campos Augustin Soliva /SP) LUIS CARLOS FINAZZI (Lions Clube de Itapira /SP)CARLOS EDUARDO MOREIRA RAMOS SCHAEFER (PDG-LC1-Lions Clube de Petrópolis /RJ) Ruy Pinheiro Rodrigues (Garça /SP) LAÍS VARJÃO LOPES (Álvaro de Carvalho  /SP) ISABELA OLIVEIRA (Garça  /SP) ULISSES GARCIA MACHADO (Marilia  /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO FREI SANT'ANNA GALVÃO

SANTO INÁCIO DE LÁCONI

SANTO ESTANISLAU

SANTO ANTIMO

SANTO ODILO DE CLUNY

SÃO FRANCISCO DE JERÔNIMO

SÃO GENGULFO

SÃO GUALTER

SÃO MAIOLO MÁRTIR

SÃO MAIULO MÁRTIR

SÃO MAMERTO

SÃO MATEUS LÊ VAN GAM

SÃO MÓCIO

BEATO DOMINGOS ITURRATE

BEATO GREGÓRIO CÉLLI

BEATO JAIME WALWORT

BEATO JOÃO ROCHESTER

BEATO ZEFERINO NAMUNCURÁ

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

PERMANECEI EM MEU AMOR  –- Jo 15,9-11 - O verdadeiro amor gera alegria

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Cantemos ao Senhor: ele se cobriu de glória. O Senhor é a minha força e o meu cântico: foi para mim a salvação, aleluia! (Ex 15,1s)

 

 As “atas” do Concílio de Jerusalém mostram que, não obstante os diferentes pontos de vista que poderiam ter provocado uma ruptura, conseguiu-se manter a unidade da Igreja. Em tudo, guardemos os mandamentos de Jesus e deixemo-nos conduzir pelo seu Santo Espírito.

 

– Oração 

 

“PAI, COMPLETA A ALEGRIA QUE O ESPÍRITO SANTO FAZ BROTAR EM MIM, POIS ESTOU DISPOSTO A PERMANECER UNIDO A TI E A TEU FILHO, E A SER FIEL AOS TEUS MANDAMENTOS, APESAR DAS ADVERSIDADES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, vossa graça nos santificou quando éramos pecadores e nos deu a felicidade quando infelizes. Vinde em socorro das vossas criaturas e sustentai-nos com vossos dons, para que não falte a força da perseverança àqueles a quem destes a graça da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de maio de 2023 – quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa

 O amor de Jesus por nós pede nossa resposta: “Permanecei no meu amor”. O amor tem como efeitos a resolução dos conflitos e a plena alegria.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 15,7-21) – Sou de parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu do vosso meio para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora colocais Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”. 12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16‘Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu nome. É o que diz o Senhor, que fez essas coisas, 18conhecidas há muito tempo’. 19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade Moisés tem os seus pregadores, que o leem todos os sábados nas sinagogas”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

SALMO 96(95)

Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

 

 

 

– 11 de maio de 2023 – quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa

 

 – Evangelho do dia 

 

Permanecei no meu amor para que a vossa alegria seja plena.   (Jo 15,9-11)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / minha voz estão elas a escutar; / eu conheço, então, minhas ovelhas, / que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27).   

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

11/05               5ª QUINTA-FEIRA DA PÁSCOA A

 

João 15,9-11: Disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

 

Jesus, como são admiráveis as suas palavras de despedida dos discípulos, pouco antes de sua paixão e morte, suplicando-lhes que permanecessem no seu amor.

‘Permanecer no amor’, significava primeiramente que o senhor iria continuar a amá-los, assim como era amado por seu Pai, não importa o que acontecesse, e ainda que fossem medrosos e o abandonassem.

E significava também que eles continuassem a amar o senhor e guardassem tudo o que lhes havia ensinado e prometido.

Essa perseverança no amor lhes garantiria uma alegria interior, que as provações por vir não conseguiriam lhes roubar.

Quando confessamos que o senhor é a encarnação do próprio Deus, suas palavras parecem dizer que Deus não conseguiria ser feliz sem o amor dos seres humanos.

Quando acreditamos que o senhor não quer perder o nosso amor, e nós, apesar das nossas infidelidades, não queremos também perder o seu amor, sentimos uma confiança profunda de que sempre haverá uma páscoa após as cruzes da vida.

Eis a alegria da esperança, que sentimos dentro de nós, mesmo nos momentos de dor e de lágrimas.

O amor é mais forte do que o pecado, porque é capaz de superar a morte e refazer a vida.

Senhor, eu quero professar não somente que creio na existência de Deus, mas principalmente, que creio firmemente que sou amado pelo senhor, pelo seu Pai e pelo Espírito Santo.

Seja essa fé no seu amor incondicional por mim a me fazer permanecer no seu amor, procurando ser fiel aos seus mandamentos, e fazendo da minha vida de fé uma resposta constante ao seu amor.

 

Maria santíssima, conceda-nos ter em nós a alegria do seu Filho, a alegria da sua Páscoa e a alegria do seu amor, que tomou conta do seu coração materno e faz com que a senhora também nos ame, como o amou e foi amada por ele. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Se há um tema sobre o qual Jesus não se cansa de insistir é o amor: “Permaneçam no meu amor”. O amor de Jesus é concreto, real, feito de obediência à vontade do Pai. Jesus é infinitamente amado pelo Pai e, por sua vez, ama intensamente seus discípulos, a ponto de entregar-lhes a própria vida. Este é o modelo de amor: dar a vida pela pessoa amada. Mas o amor de Jesus pede nossa resposta. De que maneira podemos expressar o nosso amor a Jesus? Nossa maneira de amar será pôr em prática os seus mandamentos. Esse é o amor que Jesus pede a seus seguidores. Um amor incondicional, que nada espera como recompensa. À medida que atingirmos esse nível de amor, poderemos experimentar a alegria completa que só Jesus pode dar.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 15,9-11 - O verdadeiro amor gera alegria

 

Oração Inicial

 

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós. Seu amor, que vem do Pai, faz circular a vida em nós e nutre nosso espirito. Que Ele nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.

 

Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Jesus afirma: “Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”. Contemple este grande dom que Jesus nos doa gratuitamente. Deixe esta Palavra abrir horizontes de esperança e alegria. Saboreie este privilégio de ser amado/a por Deus e viver de sua alegria, que não é como a do mundo.

 

“O amor é a grande manifestação da fé cristã. É admirável dar-se conta de que, para fazer a vontade de Deus, o caminho é o amor. O parâmetro do amor está justamente na unidade entre Jesus e o Pai. Quem pratica os mandamentos, está guardando intimamente o precioso amor de Deus. Todos buscamos a alegria de viver. A completa alegria acontece na mesma medida em que o amor é praticado. Jesus reproduz o amor do Pai e somos convocados a replicar o amor de Jesus, que livremente deu a vida por nós. Portanto, ter fé e viver o amor é um entrelaçamento de duas realidades que se fundem para proporcionar a felicidade que Deus pensou para nós, quando nos criou a sua imagem e semelhança. Sejamos intensos no amor”.

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus nos confirma que nos quer participantes de sua alegria. Não há alegria maior do que sermos amados por Deus. Eu provo essa alegria da intimidade com Jesus?

Permaneço fiel a Deus, provando de sua paz, mesmo nos sofrimentos e decepções do cotidiano?

Acredito, de fato, no amor de Deus?

Deixe que a Palavra de Deus se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade

 

3.Oração (Vida)

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” ( I Coríntios 13:4-7).

A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele. Faça sua oração pedindo a graça deste amor bondoso, confiante e gratuito.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

 

BÊNÇÃO

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.