domingo, 29 de abril de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - Permanecer em Cristo como o ramo ao tronco

por Padre Luiz Carlos Oliveira CSSR Missionário redentorista- fonte: https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Homilia do 5º Domingo a Páscoa (29.04.18)

Permanecer em Cristo como o ramo ao tronco 
Como o ramo ao tronco
            No Tempo Pascal somos instruídos sobre a força transformadora da Ressurreição de Cristo. O Mistério Pascal atua em nós, não somente a partir de atividades renovadas por Cristo, mas em uma comunhão de vida. João Evangelista explica essa verdade pelo símbolo da árvore e os ramos. Mostra como estamos unidos a Cristo. É união de vida, porque circula pelos ramos a mesma vida e vitalidade que estão no tronco. O verbo ‘permanecer’ é forte e claro. Somos estimulados a permanecer em Cristo como o ramo permanece unido a árvore. Há uma mesma vida que nos une. O Mistério Pascal de Cristo é a sua vida atuante em nós como vida e como atividades. Permanecer é o verbo que diz o que acontece em nosso relacionamento com Deus. Temos por exemplo o texto do discurso do Pão da Vida: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele” (Jo 6,56). Como o alimento permanece em nós, assim é o Pão da Vida. É uma união de Vida. Jesus ensina que a mesma Vida que mantém a árvore viva, corre pela planta e pelos ramos. Jesus diz que há uma união completa entre o tronco que é Ele e, os ramos que somos nós. Jesus ensina o mandamento do amor que é a seiva vital que percorre a planta. Guardar a fé e o mandamento do amor é permanecer em Deus. E Deus permanece com Ele (1Jo 3,24). Esse é o resultado do nosso encontro com Cristo em seu Mistério Pascal. Celebrar é alimentar esse relacionamento e crescer na vida cristã pela fé.
Permanecer é produzir frutos.
            Jesus diz: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor” (Jo 15,1). O Pai sabe como cuidar da planta e faz as podas no tempo certo. Há duas podas: uma para cortar os ramos que não dão frutos e a outra para cortar os ramos viçosos para que dêem mais frutos ainda. O ramo viçoso é sacrificado pelo bem do fruto. Pena que nós não percebemos quando Deus quer nossos frutos e por isso corta muita coisa que é até boa, para ficar melhor. E se não damos frutos… Estamos condenados ao fogo: “Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos e lançados no fogo e queimados” (Jo 15,6)… Para dar fruto, temos que estar unidos ao tronco que é Cristo. Sem Cristo estamos secos. Afirma: “Sem mim nada podeis fazer!” (Jo 15,5). O ramo não pode produzir frutos por si mesmo, se não permanecer na videira, isto é, em Cristo. Permanecer unido ao tronco, nos dá garantias de sermos ouvidos na oração: “Se permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e tudo vos será dado. Nisto, meu Pai é glorificado”. É louvor e glória de Deus pedir em nome de Jesus. Os frutos são o melhor louvor ao Pai, pois estão unidos ao Fruto Bendito que é Jesus. Ele produz frutos em nós, como vemos produzindo frutos em Paulo (At 9,28-29).
Crer e amar
            A seiva que corre no troco vai aos galhos. Essa seiva é o amor de Deus em Cristo e o amor aos irmãos. O mandamento é crer em Jesus e amar os irmãos. Um único mandamento com duas faces. O amor não só de palavras, mas em ações e em verdade: “Não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração” (1Jo 3,18-19). O amor exige a verdade. A verdade do amor são os atos coerentes. Fala-se de amor em todos os tons. Mas o único que nos amou com totalidade foi Jesus que nos deu sua vida. Se dermos a vida, dedicando-a aos irmãos, como o fez Paulo, estamos amando e produzimos frutos.
Leituras: Atos dos Apóstolos 9,26-31; Salmo 21; 1 João 3,18-24; João 15,1-8
Ficha nº 1748 – Homilia do 5º Domingo a Páscoa (29.04.18)
  1. A parábola da videira e dos ramos ensina nossa união com Cristo.
  2. Permanecer em Cristo pela fé e o amor é dar frutos e ser atendido na oração.
  3. O amor é a seiva que corre no tronco e nos galhos. É a vida divina.
Quebrando o galho 
Há muitas árvores citadas na Palavra de Deus, por exemplo: Zaqueu sobe em uma árvore para ver Jesus. Havia uma árvore que não produzia frutos e Jesus diz para colocar uma terrinha que ela pode se recuperar… Há árvore que dá fruto bom e outra que dá espinho etc… Tem essa de hoje que serve de comparação para mostrar nosso ser em Cristo como galho que participa da vida da árvore.
Jesus explica que, se o galho foi cortado, não dará mais fruto. Ele seca e vai para o fogo. Se não der fruto é podado. Mesmo quando está muito viçoso pode ser podado para que o fruto saia melhor. Muitos de nós vezes levamos podas na vida e não gostamos. Pior ainda quando podam uma coisa boa que haja em nós ou possamos fazer. Não entendemos que é melhor.
A seiva da árvore percorre todos os ramos e dá vida. Assim é nossa vida em Cristo. Essa seiva é o amor. Esse amor nos leva a produzir frutos, como Paulo que se entregou totalmente a anunciar Jesus.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto” - (Jo 15,1-8)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 29 DE ABRIL DE 2018 (domingo) 119º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NUNCA ALGUÉM TÃO GRANDE SE FEZ TÃO PEQUENO PARA TORNAR GRANDES OS PEQUENOS.”
(Augusto Cury)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama
Dia Mundial da Realização de Desejos
–■ Dia Internacional de Imunologia
DIA Internacional da Monobanda
DIA do Crítico Teatral
DIA Internacional do Cão
Dia Internacional dos Cães de Busca e Salvamento
SEMANA Mundial de ação pela Educação
SEMANA Mundial da Imunização
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos do Jordão (São Paulo) Macaé (Rio de Janeiro) AlcantilAlgodão de JandaíraAmparo - AparecidaAreia de Baraúnas -  AssunçãoAssunçãoBaraúna - Barra de Santana - Bernardino Batista - Boa Vista - Zabelê (Paraíba) Alegrete do Piauí - Baixa Grande do Ribeiro - Bom Princípio do Piauí - Canavieira (Piauí) GuaratubaPerobal - Quarto Centenário - Paranaguá (Paraná) Bela Vista de Minas  - Ipatinga - João Monlevade - Timóteo (Minas Gerais) Buriti de Goiás - Buritinópolis (Goiás) Grajaú - Traipu (Maranhão) Jauru (Mato Grosso) Cristal - Eugênio de Castro - Pinhal (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GÉSSICA MARQUES DE SOUZA (Macrocontábil Conessa Garça /SP) SUELI PEREIRA (prima- Bauru/SP) KAIO YUITI EBINUMA KASHIWAKURA (LEO Clube de Garça /SP) ANA MARIA ALCARÁS SARAIVA (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP) VIRGINIA MARIA PRADELLA BALONE (Lions Clube de Marilia Augustin Soliva/SP) MERCEDES ESTEVES VIZOTTO (Garça/SP) AHMAD ABDUL LATIF HANZÉ (Lojas Reunidas Garça/SP) LUIZ RODRIGUES DA SILVA NETO (Advogado Garça/SP)  BRUNA MAGDALONI BRUNETTA (de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FLAVIA DE CASTRO ALVES SASSO e MARCELO CARRASCOSSI SASSOó2006ó12 ANOS (CRIG- Garça/SP)MARISA DE FÁTIMA CARVALHAL GUERREIRO e GUSTAVO GUERREIROó1989ó29 ANOS (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça- Lions Clube de Garça/SP /SP)IVANILDE PEREIRA ISIDORO e JOSÉ APARECIDO ISIDOROó1995ó23 ANOS (EQ 02 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BAURU CENTROó1956ó62 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA Catarina de Sena
SÃO PEDRO CHANEL
SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT
SANTA JOANA BARETTA MOLLA
SÃO AGAPITO I

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas; e revelou sua justiça diante das nações, aleluia! (Sl 97,1s)
Cantemos as maravilhas de Deus unidos a Cristo, a videira da qual recebemos a seiva que nutre a nossa vida. Vivendo a fé no seu nome, participamos da vida divina e nos tornamos ramos vivos e férteis que produzem abundantes frutos de amor e bondade. A Eucaristia que vamos celebrar nos anime a guardar os mandamentos que o Senhor nos deixou, para que sejamos fiéis discípulos seus e glorifiquemos o Pai em todas as nossas ações.
Oração
SENHOR JESUS, QUE MINHA UNIÃO CONTIGO LEVE-ME A PRODUZIR, SEMPRE MAIS, OS FRUTOS DE AMOR E DE JUSTIÇA ESPERADOS POR TI.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
29 de abril de 2018 5º Domingo     da Páscoa
Com a ajuda do Espírito Santo, queremos acolher a vida que provém da Palavra de Deus, a fim de permanecermos no amor fraterno e no testemunho de Jesus, unidos a ele como ramos à videira.

 1ª Leitura - (At 9,26-31) -Contou-lhes como tinha visto o Senhor no caminhoLeitura dos Atos dos Apóstolos:
Pistas para a reflexão: Devemos dar um voto de confiança e abrir as portas ãs pessoas, e não excluí-las por qualquer motivo.
Naqueles dias, 26Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo.
27Então Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco.
28Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza o nome do Senhor. 29Falava também e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam matá-lo.
30Quando ficaram sabendo disso, os irmãos levaram Saulo para Cesareia, e daí o mandaram para Tarso.
31A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 21(22)
Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!

2ª Leitura - (1Jo 3,18-24) - " Este é o seu mandamento: que creiamos e nos amemos uns aos outrosLeitura da Primeira Carta de São João
Pistas para a reflexão: O verdadeiro amor se revela, antes de tudo, por ações concretas.
18
Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas.
21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. 22E qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado.
23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.
24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
29 de abril de 2018 5º Domingo     da Páscoa
" Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto - (Jo 15,1-8)
Pistas para a reflexão: Vivendo a mensagem de Jesus, ficamos unidos a ele e produzimos frutos de amor.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; quem em mim permanece; esse dá muito fruto (Jo 15,4s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda.
3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.
8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Sem a graça de Deus nada somos
Não façamos nada se não formos enxertados no Senhor!
Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda  (João 15,1-2).
Meditamos duas coisas maravilhosas a partir daquilo que Jesus está nos dizendo hoje: o fato de Ele ser a videira e nós sermos os ramos. Fico pensando no ramo, que é enxertado da videira. Quando ele sai, parece estar muito bom, é um ramo rigoroso, mas, aos poucos, vai murchando; depois, seca e, por fim, morre.
Empolgamo-nos quando estamos em Deus, vemos a graça d’Ele atuando em nós, mas, depois de um tempo, começamos a acreditar que nós realizamos as coisas. Então, vamos nos distanciando da videira. Com menos ou mais tempo, vamos nos cansando, perdendo o rigor. Aquela graça que estava em nós vai secando. Podemos parecer humanamente capazes, falarmos bem, mas a graça e o sobrenatural não atuam em nós.
Em Deus, produzimos muitos frutos. A eficácia do Reino de Deus e a Sua graça acontecem se estivermos n’Ele, porque elas passam através de nós, mas sem Ele nada podemos fazer.
A maior burrice é acreditarmos que sem Deus podemos fazer muitas coisas, mas, na eficácia do Reino, nada podemos fazer sem a graça e o poder d’Ele. Não caiamos nesta cilada terrível de acreditar que podemos viver sem Deus. O homem vai tendo conquistas no campo científico, tecnológico, nos vários campos das ciências, e ele chega a um ponto inicial. Podemos até melhorar de forma relativa à vida humana, mas não existe vida humana plena se ela realmente não for em Deus.
Podemos conquistar muitas coisas com os nossos trabalhos, com as nossas capacidades intelectuais, mas, no fim tudo aquilo que conquistamos e realizamos, cai no valor e no significado de que ela não foi realizada em Deus. “Sem mim nada podeis fazer” (cf. João 15,5).
Não façamos nada nesta vida se não formos enxertados no Senhor, porque somos apenas um ramo nesta videira verdadeira, que é Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Deus abençoe você!

ReflexãoJoão 15: a imagem do vinho e a videira
AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— a liturgia nos conduz a João 15; introduzindo-nos outra das grandes imagens do quarto Evangelho. O vinho (e a videira). Os três grandes dons da terra —pão, vinho e azeite— se transformaram, junto com a água, nos elementos sacramentais fundamentais da Igreja, nos quais os frutos da criação se convertem em veículos (sacramentos) da ação de Deus (a concessão da graça).

Cada um tem caraterísticas próprias e, por isso, uma função diferente de signo. O vinho representa a festa; permite ao homem sentir a magnificência da criação. E a videira, como atributo cristológico, significa a união indissolúvel de Jesus com os seus que, por meio Dele e com Ele, se transformam todos em “videira” e, que sua vocação é "permanecer” na videira.

—As palavras sobre a videira mostram o caráter irrevocável do dom concedido por Deus: Na encarnação Deus se comprometeu a sim mesmo. Mas, também, essas mesmas palavras reclamam nossa resposta.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Quais os principais frutos que minhas atividades produzem na Igreja?
- Por onde absorvo a seiva de Deus em mim?
- Quando sinto-me mais ligado à fonte da Graça que me alimenta?
- Que sentimento domina meu coração quando vejo ramos secos?
 - Louvo a Deus por me permitir ser ramo verde e ativo?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 15,1-8 - "Sem mim vocês nada podem"
Iniciemos nossa Leitura Orante do Evangelho de hoje, 
com todos que celebram a Liturgia,
com a mesma certeza: sem Deus nada podemos.
Com Ele tudo podemos.
Rezemos:
Eu só nada posso.
Com Deus posso tudo..
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o Evangelho da videira: Jo 15,1-8.
Jesus disse: - Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. - Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
 Refletindo
Tanto esta metáfora da videira e dos ramos, como o conteúdo, reforçam o desejo de Jesus de unidade e comunhão. Só dará muitos frutos quem estiver unido a Jesus.
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: “Com a parábola da Videira e dos ramos (cf. Jo 15,1-8), Jesus revela o tipo de vínculo que Ele oferece e que espera dos seus. Não quer um vínculo como “servos” (cf. Jo 8,33-36), porque “o servo não conhece o que faz seu senhor” (Jo 15,15). O servo não tem entrada na casa de seu amo, muito menos em sua vida. Jesus quer que seu discípulo se vincule a Ele como “amigo” e como “irmão”. O “amigo” ingressa em sua Vida, fazendo-a própria. O amigo escuta a Jesus, conhece ao Pai e faz fluir sua Vida (Jesus Cristo) na própria existência (cf. Jo 15,14), marcando o relacionamento com todos (cf. Jo 15,12)." (DAp 132).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  O que o texto diz para mim, hoje?
Como participamos da vida de Jesus, nós, seus irmãos?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: 
“ O “irmão” de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A conseqüência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem.”(DAp 132).
Como vivo a comunhão com Jesus? O meu vínculo com ele é de irmão, amigo ou de servo?  Uma coisa é certa: Sem Jesus, sem Deus, nada podemos.
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar, a partir do Evangelho da videira, será iluminado pela certeza de que não posso viver minha fé se não me sentir irmão de Cristo. Sou um ramo na sua videira e todas as demais pessoas são também ramos. Somos irmãos.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.