domingo, 28 de outubro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Senhor, que eu veja! - (Mc 10,46-52)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES  
 GARÇA/SP, 28 DE OUTUBRO DE 2018 (domingo) 301º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO TENHO TEMPO PRA MAIS NADA, SER FELIZ ME CONSOME MUITO.
(Clarice Lispector)

 Datas Comemorativas 
DIA DO ENGENHEIRO AERONÁUTICO
DIA MUNDIAL DO PRODUTOR DE TABACO
DIA MUNDIAL DO JUDÔ
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
DIA DO FLAMENGUISTA
DIA DO RÁDIOAMADOR
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE OU DNJ
DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Novo Horizonte - Sandovalina - São Simão - Ubatuba (São Paulo) Itaocara (Rio de Janeiro) Mirassol d'Oeste (Mato Grosso) Desterro (Paraíba) Itaiópolis (Santa Catarina) Almirante Tamandaré (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Vicente Aranha Conessa (Lions Clube de Garça – Macrocontabil Conessa - Garça /SP) Vinicius Aranha (sobrinho-neto Garça/SP)LUIZ GONZAGA CONESSA (Eq 05 Setor de Garça - Macrocontabil Conessa – Lions Clube de Garça /SP)MARCOS ROBERTO SOARES (Motoppar - Garça/SP) MARISA DE FATIMA CARVALHAL GUERREIRO (EQUIPE 05 ENS do Setor de Garça /SP) vANISIA jURUENA vILLELA SOUTO (Lions Clube de Rio de Janeiro Leme /RJ)  MANoel Da Rocha Freitas (Lions Clube de Sertãozinho /SP)  Dom Estevão Misericórdia (Padre Wanderlei) (Prior do mosteiro da Divina Misericórdia em Lucélia /SP) JEAN FERRARI (LEO Clube de Ilha Solteira–UNESP- Ilha Solteira /SP)EUNICE DE BARROS DOS REIS (M&B Impressão Digital- Garça /SP) WILSON WANDERLEY BACOCINI (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) Tadeu de Britto (Radialista - Bauru /SP) ELTON DOUGLAS DA SILVA (Estudante enfermagem ETEC- Garça /SP) GRAZIELA R. VALSECHI Bernardo (São Paulo /SP) ANTONIO BOTELHO DE FREITAS (Lions Clube de Arujá /SP)Simone  Moreira  (Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO JUDAS TADEU e SÃO SIMÃO
Simão e Judas Tadeu (Palestina, séc. I) São discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a princípio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como padroeiro das causas desesperadas.

- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104, 3).
Nosso coração exulta, pois Deus nos chama e nos reúne para dar-lhe graças pelas maravilhas realizadas por ele na pessoa de Jesus, que cura nossas cegueiras. O Senhor nos ajuda a vencer as trevas da ignorância e do erro que não nos deixam ouvir o grito dos excluídos e assim impedem nossa caminhada rumo à sociedade fraterna e solidária.
Oração
PAI, DÁ-ME FORÇAS PARA LUTAR CONTRA A CEGUEIRA QUE ME IMPEDE DE RECONHECER TEU AMOR MISERICORDIOSO MANIFESTADO EM JESUS. FAZE COM QUE EU VEJA!”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
28/10/2018 Domingo da 30ª Semana do Tempo Comum
A Palavra de Deus faz um convite à alegria a quem recebe de graça de ver e viver a ação compassiva e libertadora do Senhor. Ele chama seu povo para o caminho de fé e de seguimento.

1ª Leitura (Jr 31,7-9) – Os cegos e aleijados, suplicantes , eu os receberei. Leitura do Livro do profeta Jeremias:

7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’.
8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam.
9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial  125(126)
Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!


2ª Leitura (Hb 5,1-6) – Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. Leitura da Carta aos Hebreus:

1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza.3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios.
4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão.
5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
28/10/2018 Domingo da 30ª Semana do Tempo Comum
Senhor, que eu veja! - (Mc 10,46-52)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus Cristo, salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho.
47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”
52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de:  Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Contato: padrerogercn@gmail.com
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Jesus, permite-nos enxergar o que está dentro de nós
“Vivemos num mundo obcecado por uma cegueira, somos incapacitados de refletir e olhar mais adiante”
“Jesus disse: ‘Vai, a tua fé te curou’. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho” (Marcos 10, 52).

O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, que estava sentado à beira do caminho, viu Jesus passar e gritou: “Jesus, Filho de Davi, tende compaixão de mim, porque eu quero enxergar”.

Quando esse cego começou a gritar, muitos o repreendiam, porque eram mais cegos do que ele. Quando uma pessoa reconhece sua miséria e suas debilidades, está buscando alcançar a graça, está buscando enxergar o que ela não enxerga; nesta pessoa está a luz de Deus. Entretanto, quando uma pessoa acha que sabe tudo, que enxerga tudo, que tem o domínio de tudo, desculpe-me, mas essa pessoa é mais cega do que todos.

Esse tipo de cegueira é, muitas vezes, difícil de recuperar e salvar, porque a pessoa está obcecada no seu erro e não é capaz de se reconhecer. Ela está num obscurantismo tão grande da vida, que acha que tudo que ela pensa e sabe, que a sua opinião e o seu ponto de vista são a visão do todo.

Vivemos num mundo obcecado por uma cegueira, incapacitado de refletir e olhar mais adiante, mas para olharmos adiante precisamos olhar para dentro de nós, reconhecer em nós aquilo que nos leva a tomar decisões, fazer escolhas, manifestar nossas opiniões a partir dos nossos impulsos, dos nossos sentimentos ou do nosso racionalismo, muitas vezes, vazio, onde nos obcecamos em um ponto de vista, e o que vale é só isso.

Eu fico com o cego Bartimeu, que reconheceu a profundidade da sua miséria, reconheceu que a luz é Jesus, pois somente Ele é a luz da humanidade.

Hoje, quero clamar como Bartimeu: Jesus, Filho de Davi, tende pena de mim, tende pena da minha cegueira, daquilo que não consigo enxergar dentro de mim mesmo. É por isso que, muitas vezes, eu não melhoro, não me converto, não sou um cristão melhor. Tende compaixão de mim, Senhor! Permita-me enxergar aquilo que não consigo ver, não me deixe morrer na cegueira, obstinado nos meus pensamentos, nos meus sentimentos, nas minhas ideias e convicções. Jesus, luz do mundo, ilumina as trevas do meu coração.

Deus abençoe você!

 Reflexão - A oração de pedido de bens
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— contemplamos o cego do Evangelho, Bartimeu, que «sentava à beira do caminho para mendigar», às portas de Jericó. Precisamente por aquela estrada passa Jesus de Nazaré. É a estrada que conduz a Jerusalém, onde se consumará a sua Páscoa sacrifical, por nós.

Naquela estrada o Senhor encontra Bartimeu, que perdeu a vista. Os seus caminhos cruzam-se, tornam-se um só. «Jesus, filho de David, tem compaixão de mim!», grita o cego com confiança. Esta oração comove o coração de Cristo, que para e o manda chamar. O momento decisivo foi o encontro pessoal, direto, entre o Senhor e aquele homem que sofre. Encontram-se um diante do outro: Deus com a sua vontade de curar e o homem com o seu desejo de ser curado. Duas liberdades, duas vontades convergentes.

—«Que queres que te faça?». Deus sabe, mas pergunta; quer que seja o homem a falar. Quer que o homem fique em pé, reencontre a coragem para pedir o que lhe cabe pela sua dignidade.

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL

Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saudação
Liturgia do 30º domingo do Tempo Comum.
Jesus hoje também pergunta a cada um de nós: “O que queres que eu te faça?”
Como o cego do Evangelho, nós pedimos: “Rabûni, meu Mestre, que eu veja”.
Que o Espírito Santo abra os nossos olhos e o nosso coração para compreendermos a verdadeira missão de Jesus.
Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto bíblico? Procure identificar o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas… Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Quais são as palavras, gestos e atitudes do mendigo cego Bartimeu? Quais são as palavras e gestos de Jesus?
“Jericó, um verdadeiro oásis no deserto da Judeia; Jesus está subindo para Jerusalém acompanhado por seus discípulos e por uma grande multidão que deseja ouvi-lo e tocar nele, na esperança de ser curada dos seus males. À beira do caminho, estava um cego de nome Bartimeu. Estava à margem de tudo, da sociedade, inclusive de Deus, por causa da mentalidade da época; por isso também se diz que ele estava ‘à beira do caminho’. Grita a Jesus com insistência porque ele tem um grande desejo: ‘ver’. O seu clamor, não obstante a multidão que comprimia Jesus e o cala-boca de alguns, foi ouvido. Nenhuma súplica do ser humano cai no vazio, pois Deus ouve o clamor do seu povo e conhece o seu sofrimento (cf. Ex 3,7ss). Jesus manda chamá-lo, e ele, deixando o manto, foi de um salto até Jesus. O manto era símbolo do poder do homem, por isso se diz que tirou o manto para ir até Jesus. Sem humildade não há possibilidade de receber o dom da visão. Perguntado pelo seu desejo, Bartimeu responde: ‘que eu veja’. Não há gesto, somente uma palavra declaratória de Jesus, assim como Deus no primeiro dia da criação, quando a luz foi feita. A fé é iluminação que permite ver. Consequência da luz da fé é o seguimento de Jesus Cristo. Bartimeu é o modelo de oração: mesmo quando certo número de pessoas pedia que se calasse, ele gritava mais forte ainda. Ele permanece confiante na sua oração suplicante. Bartimeu sabe que para receber o dom de Deus é preciso humildade e perseverança. Despojando-se do manto, ele confessa sua miséria, pois ninguém pode dar a si próprio o que é pedido a Deus. Bartimeu é, ainda, modelo do discípulo: ele confessa Jesus como Messias. Ele grita: ‘Filho de Davi, tem compaixão de mim’. De fato, Jesus é o Filho de Davi, o Messias cheio de compaixão. A sua súplica confiante e perseverante toca o coração de Cristo. Sabemos muito bem que, diante do imenso amor de Jesus, nenhuma súplica cai no vazio; mesmo em meio ao rumor de tantas pessoas, e não obstante tantas vozes, o Senhor nos escuta. Recuperada a visão, iluminado pela fé, ele segue Jesus pelo caminho: torna-se discípulo. Ele não se contenta em professar a fé no Messias e escutá-lo; segue Jesus no caminho que o conduz à paixão” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção durante a leitura? De que forma o Evangelho fortalece sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais gestos Jesus o(a) convida a viver?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) “Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.