domingo, 10 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és meu filho amado; em ti ponho meu bem-querer. - (Mc 1,7-11)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 10 DE JANEIRO de 2021 (domingo) 010º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

JAMAIS HAVERÁ ANO NOVO SE CONTINUAR A COPIAR OS ERROS DOS ANOS VELHOS.

(Camões)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DAS PESSOAS PECULIARES

 DIA DO POLICIAL RODOVIÁRIO ESTADUAL 

 DIA da Fundação da Warner

 DIA da Fundação do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aliança do Tocantins - Lagoa do Tocantins (TocantinsFernando Falcão (Maranhão)São José do Bonfim - São José do Sabugi (Paraíba) São Lourenço da Mata (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO HENRIQUE PLATERO SILVA(m/sobrinho neto-São Paulo /SP) ■JESUS CARLOS FERREIRAJUNIOR (Filhote Joana/CL Jesus Presidente Prudente /SP)  ■APARECIDA PASIN TUROLA(Lions Clube de Vera Cruz /SP) ■MARIA DE LOURDES BONACASADA BIN (Lions Clube de Pirajuí /SP)SUMARA SIMÕES BAPTISTA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)ALEXANDRE ZANIN GUIDORZI FILHO (LEO Clube Marilia Castores Terceiro Milênio /SP)  LORENZO RIBEIRO (filhote Alexandre Malaguth- Deerfield Beach /USA) DIEGO OTAVIO PAVARINI (Garça /SP) ■MACIEL ROVERSI FILHO (Duartina /SP) ■MARCELO BOSQUÊ (Garça /SP) VILMA APARECIDA FERREIRA (Garça /SP)ANTÔNIO CANDIDO DO CARMO (Bauru / SP)ANA CLAUDIA ZAILA (Rio de Janeiro /SP) Pe. PEDRO LÉO DUCHARME, RSV (Vigário Paroquial de Santa Isabel de Marília / SP)Pe. CLEBER POLIZER, RSV (Pároco de Santa Isabel de Marília /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA LÉONIE DE SALES AVIAT 

■ SANTO ALDO 

■ SANTO AGATÃO 

■ FREI GONÇALO DE AMARANTE 

■ BEATA ANA DOS ANJOS MONTEAGUDO

■ SÃO GREGÓRIO X 

■ SÃO PAULO DE TEBAS

■ SÃO WILLIAM LAUD

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

É necessário que ele cresça, e eu diminua – Jo 3,22-30

Na liturgia diária de hoje lemos no testemunho de João Batista, encontraremos a alegria com a Boa Nova trazida e vivenciada em Jesus, o Cristo.

 

- Batizado o Senhor, os céus se abriram e o Espírito Santo pairou sobre ele sob forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor! (Mt 3,16s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Concluindo o ciclo do Natal, reunimo-nos para celebrar o Batismo de Jesus. Contemplemos nesta festa a proclamação de Jesus como o Filho querido e amado de Deus que assume publicamente a missão recebida de seu Pai. A páscoa de Cristo se revela e continua em todos os batizados conscientes e comprometidos com o Reino da justiça e da paz.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE MINHA VIDA, A TEU EXEMPLO, SEJA FUNDADA NA FIDELIDADE E NA LIBERDADE, QUE ME FAZEM LEVAR ADIANTE A MISSÃO RECEBIDA DO PAI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo Cristo batizado no Jordão e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de janeiro de 2021 Domingo depois da Epifania do Natal - Batismo do Senhor do Natal

– Liturgia da Palavra 

Com voz poderosa, Deus nos faz o anúncio da Boa-nova da paz. Batizados e ungidos pelo Espírito Santo, somos servos a quem o Senhor toma pela mão para formar no serviço ao seu Reino. 

 

1ª Leitura (Is 42,1-4.6-7) – Eis o meu servo: nele se compraz minh'alma.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 28(29)

Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

 

2ª Leitura (At 10,34-38) – Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio, porque Deus estava com ele”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 10 de janeiro de 2021 Domingo depois da Epifania do Natal - Batismo do Senhor do Natal

– Evangelho do dia 

 

Tu és meu filho amado; em ti ponho meu bem-querer. - (Mc 1,7-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,7).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Façamos o batismo acontecer em nossa vida”

“Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo. Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão” 

 (Marcos 1,8-9)

Temos a graça de celebrarmos o Batismo do Senhor. O Batismo de Jesus é, na verdade, o batismo de cada um de nós. Veio João que denominamos “Batista”, porque ele batizava para que os corações se abrissem, para que os corações pudessem, de fato, se converterem para acolher Jesus.

 

Uma coisa é muito importante: o batismo é a abertura do coração para que possamos acolher a Jesus como Senhor e Salvador. O grande drama da humanidade são tantas pessoas batizadas, mas que não abriram o coração para acolher Jesus.

 

Não basta ser batizado, é preciso que o batismo opere a conversão em nós, opere a graça que é derramada sobre nós. A maioria de nós é batizado ainda criança, se pressupõe, se acreditava que uma criança batizada no seio de uma família batizada, que o batismo fosse vivido, celebrado e assumido no seio dessa família. É o que se espera!

 

Talvez, você se pergunte: “Por que vamos cedo ser batizados?”. É porque, desde pequenos, a graça de Deus quer atuar em nós. Portanto, se tivemos a graça de crescer numa família que cultivou em nós a graça do batismo – que bênção! Mas senão, é preciso fazer o batismo acontecer, é preciso que a unção do batismo esteja agindo em nós.

 

Pais, mães, homens e mulheres, desde criança o Espírito de Deus está sobre nós. Não fomos batizados somente nas águas, a água foi derramada sobre nós, mas ela nos verteu a graça do Espírito.

 

“O batismo é a abertura do coração para que possamos acolher Jesus como Senhor e Salvador”

 

Não sei porque não cultivamos vida espiritual nas nossas crianças; vejo, às vezes, pais brigando porque querem logo batizar seus filhos, levam para a Igreja, fazem festa bonita, mas no outro dia vejo essas crianças todas, ainda pequeninhas, nem sabem falar muitas vezes, com o celular na mão lá no seu canal do YouTube, aprendem todos os desenhos, mas não cultivam a graça do Espírito.

 

Não vejo pais cultivando a graça do batismo na vida dessas crianças. Primeiro, porque o mundo virtual é um mundo encantador de magia; e as pessoas, muitos dos pais estão achando que a graça de Deus também é como se fosse uma magia, onde uma vez que levou para a Igreja, a criança foi batizada e agora automaticamente as coisas irão acontecer. Não! Ou cultivamos a graça do batismo em nós, nos nossos filhos ou aquela unção ficará apagada, como está apagada na vida de tantos de nós que não levamos a vida no Espírito porque não cultivamos em nós nem nos nossos filhos a unção do Espírito recebida no batismo.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

João Batista cumpre sua missão encomendada por Deus, isto é, prega a vinda do Messias e batiza com água. E avisa: “Depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu”. Anuncia, pois, a chegada de outro superior a ele em força, pois possuirá a plenitude do Espírito Santo. Será superior a ele também quanto à missão, que consistirá em fundar uma sociedade nova (nova aliança). A Jesus caberá o papel de esposo da nova comunidade. “Tirar as sandálias” significa justamente apropriar-se do direito de esposo. Será com o Espírito Santo e com água que Jesus formará o homem novo, fundamento e construtor da nova sociedade, etapa terrena do Reino de Deus. A expressão “viu os céus se rasgando” indica que, a partir de Jesus, se estabelece total e permanente comunicação entre Deus e o ser humano.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus de Nazaré, quiseste ser batizado por João. Na hora do batismo, o céu se manifestou: o Espírito desceu sobre ti em forma de pomba, e a voz do Pai celeste confirmou que és seu Filho amado. Ajuda-nos a compreender que, pelo batismo, nos tornamos habitação da Santíssima Trindade. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 1,7-11 - Jesus é batizado



Oração Inicial

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando:

Jesus Mestre, ficai conosco,

aqui reunidos (pela grande rede da internet),

 para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.

Oferecimento do dia

Adoro-vos, meu Deus, amo-vos de todo o meu coração

 

Agradeço-vos porque me criastes, me fizestes cristão,

 

me conservastes a vida e a saúde.

Ofereço-vos o meu dia:

que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade.

E que faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas.

Livrai-me do pecado, do perigo e de todo o mal.

Que a vossa graça, benção,

luz e presença permaneçam sempre comigo

e com todos aqueles que eu amo. Amém.

 

(Orações da Família Paulina)

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do dia?

 Lemos na Bíblia  Mc 1,7-11

 

Naquele tempo, João pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

 

Reflexão

O batismo de Jesus é considerado a segunda epifania ou manifestação. A primeira foi ao magos. No batismo, Jesus se integra à comunidade cristã e aos judeus presentes. Naquela cerimônia, o que era sinal de arrependimento para o povo, para ele é sinal de justiça. E justiça, na Bíblia, significa, amor de Deus para todos. Para todos! Assim, ungido, Jesus declara sua missão.

Quando Jesus saiu da água, aconteceu a manifestação da Santíssima Trindade: "viu o Espírito de Deus" e ouviu o testemunho amoroso do Pai: "Este é o meu Filho querido".

No Batismo de cada cristão ouve-se também esta proclamação: "Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo".

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje?

O nosso batismo deriva do  batismo de Cristo. Ser batizado é ser enxertado em Cristo, é aceitar a justiça e os desafios provenientes do anúncio do Evangelho.

Ser imerso na água do batismo é aceitar morrer ao pecado. 

 

Meditando com a Igreja

Disseram os bispos, em Aparecida: "Ao receber a fé e o batismo, os cristãos acolhem a ação do Espírito Santo que leva a confessar a Jesus como Filho de Deus e a chamar Deus “Abba”(Paizinho!). Como todos os batizados e batizadas da América Latina e do Caribe “através do sacerdócio comum do Povo de Deus”, somos chamados a viver e a transmitir a comunhão com a Trindade, pois “a evangelização é um chamado à participação da comunhão trinitária” (DAp 157).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Renovamos o nosso Batismo, renovando a nossa fé e nosso compromisso cristão.

 

Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra.

 

E em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor,

que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,

nasceu da Virgem Maria

Padeceu sob Pôncio Pilatos,

foi crucificado, morto e sepultado,

desceu a mansão dos mortos,

ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus,

está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso,

de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo,

na Santa Igreja Católica,

na comunhão dos Santos,

na remissão dos pecados,

na ressurreição da carne,

na vida eterna.

Amém.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

 

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos viver a nossa vida cristã coerente com nossos compromissos do nosso batismo, em contínua conversão e dando testemunho de nossa fé.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.