quinta-feira, 7 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia. – (Jo 8,51-59)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 07 DE abril de 2022 (quinta-feira) 097º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MATURIDADE DO HOMEM É TER RECUPERADO A SERENIDADE COM A QUAL BRINCÁVAMOS QUANDO ÉRAMOS CRIANÇAS.”

(Marie von Ebner Eschenbach)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA SAÚDE 

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO BULLYING E À VIOLÊNCIA NA ESCOLA 

 DIA INTERNACIONAL PARA REFLEXÃO SOBRE O GENOCÍDIO EM RUANDA EM 1994 

 DIA DO MÉDICO LEGISTA 

 DIA DA RADIOPATRULHA 

 DIA DO JORNALISTA (RJ) 

 DIA da Mulher Moçambicana 

 DIA do Corretor 

 DIA do Castor 

 DIA da Pipoca Com Caramelo 

 DIA de Não Fazer Trabalho Doméstico 

 DIA da Fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro-RJ

 DIA da Fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Suíça

 DIA da Fundação do Clube Náutico Capibaribe de Recife-PE

■ SEMANA DE ORIENTAÇÃO SOBRE O MAL DE PARKINSON 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araçoiaba da Serra – Jeriquara – Óleo - Ribeirão Corrente - Torrinha (São Paulo)Patrocínio - Rio Doce (Minas GeraisPalmeira (ParanáAscurra – Galvão – Ipumirim – Ouro - São Domingos (Santa CatarinaAraci - Ibotirama (Bahia)Maracanaú (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:CLAUDIA ALVES BALBINO MURAD (prima – Dentista São Paulo/SPCARLOS BORGES ALVES (Eq 12 ENS da SABEDORIA-Setor de Garça /SP) VALTER ALVES NAGAHASHI (Clinicar-Garça/SPKIMICO MUTA MINAKAWA (Mercado Minakawa/Jafa-Garça /SP) MARILENA CRUDI DE CASTRO (Garça/SP CLAUDETE ROSANGELA DOS  REIS BRAGANTE (Garça /SP) ANDRESSA TRAVENSSOLO MANSANO BENEDITO (Garça /SP) FRANCIELLY BONFIM LOPES (Garça /SP) SANDRA APARECIDA RIBEIRO (Curitiba/PR) RODRIGO JUNQUEIRA (Bauru /SP) DANIEL MENEGUESSO COSTA  (Irapuru /SPGUILHERME MACHADO LINS (Garça /SP) MARTA MARIA OLIVEIRA PASSOS (Cidade do México) JULIGLES   DE  QUEIROZ  (Cassilândia /MS) IDEMAR JUNIOR  (Garça /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO JOÃO BATISTA DE LSALLE 

■ João (França, 1651-1719), fundador da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, foi grande pedagogo e educador da juventude. Precursor da pedagogia moderna, foi proclamado por Pio 12 patrono dos professores católicos. 

■ SÃO GERMANO JOSÉ 

■ SÃO Tikhon

■ SANTO Hegésipo

■ BEATO Notker

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: É em Deus que encontramos a vida. Acolhendo Jesus, nos aproximamos de Deus: Antes que Abraão existisse, eu sou – Jo 8,51-59

 

 

Cristo é o mediador de uma nova aliança, para que, por meio de sua morte, recebam os eleitos a herança eterna que lhes foi prometida (Hb 9,15).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os que guardam a aliança de Deus serão abençoados abundantemente. Na liturgia buscamos a face do Senhor e a força para viver em sintonia com seus planos a nosso respeito.

 

– Oração 

 

Pai, COLOCA-ME EM SINTONIA COM AS PALAVRAS E O MODO DE PENSAR DE TEU FILHO JESUS, PARA QUE EU POSSA COMPREENDER SEUS ENSINAMENTOS, SEM DETURPÁ-LOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos de nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 07 de abril de 2022 - 5ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  Jesus honra o Pai, com o qual vive em perfeita comunhão. E nos assegura: “Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”.

 

 

1ª Leitura (Gn 17,3-9) – Farei de ti o pai de uma multidão de nações.  Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. 6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(104)

 

O Senhor se lembra sempre da Aliança!

 

 

– 07 de abril de 2022 - 5ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.  (Jo 8,51-59)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade, eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?” 54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens e viste Abraão!?” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do templo. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

5ª Quinta-feira da Quaresma – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Jesus aos judeus: - “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte... Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se. Os judeus disseram-lhe então: - Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão! Jesus respondeu: - Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”.

(João 8,51.56-58).

 

Jesus, sua palavra é o caminho da verdade e da vida eterna.

O senhor a comparou a uma semente, que ao cair em terra boa, produz muitos frutos, capazes de alimentar a nossa vida por toda a eternidade.

Mas, ao afirmar que o patriarca Abraão viu o mistério da sua Encarnação, e que o senhor tinha visto Abraão, mais uma vez revelou sua identidade eterna de Filho de Deus, como Palavra eterna do Pai, pela qual tudo fora criado.

Por isso, repetiu a expressão ‘Eu Sou’, que significa a eternidade e a infinitude do seu ser divino.

Abraão existiu, nós existimos, mas o senhor simplesmente ‘É’.

Conheceu cada um de nós antes que nos fosse dada a existência neste mundo, e já conhece todos os que irão existir, porque o seu Ser cobre todo o tempo e todo o espaço da nossa história.

É uma presença de amor e de compaixão, que nos acompanha para nos resgatar do mistério do pecado e da morte, e nos destinar a participar da sua Ressurreição.

Se a nossa morte física é inevitável, a morte eterna pode ser superada, porque o senhor quer que participemos de sua glória junto ao Pai.

 

Senhor, que o seu Espírito nos ajude a guardar a sua palavra, no sentido de tê-la dentro de nós como luz para a nossa fé e força para as nossas atitudes de cristãos.

 

Maria santíssima, a senhora manteve o seu sim de acolhimento pleno da palavra divina, e a guardou e meditou todos os dias em seu coração. Ensine-nos a ler, meditar e guardar a palavra do seu Filho, assim como a senhora sempre fez, e agora reina com ele na glória do Pai. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ainda estamos no capítulo 8 do Evangelho de João. Jesus continua lidando com os judeus e suas descrenças, dúvidas e questionamentos. Poderíamos afirmar que a falta de sintonia entre Jesus e os judeus se deve – também – ao fato de que ambos estão posicionados em lados opostos e falam a partir de entendimentos distintos. Há, sim, pontos comuns entre Jesus e os judeus – e não poderia ser diferente -, contudo, a maneira de compreender e interpretar a realidade faz com que os passos de um e outro trilhem estradas distintas. Jesus é a luz, a verdade, aquele que vence a morte e aquele que é. Aos poucos, nesse caminho quaresmal, vamos descortinando quem é Jesus de forma muito didática justamente porque esse caminho nos leva a conhecê-lo para assumi-lo em nossa vida. Não nos esqueçamos de que esse tempo que a Igreja nos oferece é por excelência tempo de preparação para assumir (ou reassumir) o batismo junto com vitória sobre a morte do Ressuscitado.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 8,51-59 - Identidade de Jesus: "Eu sou"

 

Oração Inicial


Abra plenamente seu coração, seu eu interior e deixe-se conduzir pela Palavra. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Deixe que a luz do Senhor inunde seu ser e permaneça em você:

1. Leitura (Verdade)

Releia quantas vezes julgar necessário este diálogo de Jesus com esse grupo de judeus. Procure entender com que mentalidade, com que abertura, eles ouviam as palavras de Jesus.

Observe as expressões ditas por Jesus: “guardar a minha palavra”, “jamais verá a morte”, “quem me glorifica é o meu Pai, eu o conheço”… O que elas significam?

 

“São Paulo explicou que, com o pecado, a morte entrou no mundo. Longe de Deus, nos degradamos, nós que fomos criados a sua imagem e semelhança. É em Deus que encontramos a vida. Acolhendo Jesus, o enviado do Pai, e sua obra redentora, pela qual fomos reconciliados dos nossos pecados, nos aproximamos de Deus, como filhos, pelo Espírito que recebemos. A palavra de Jesus nos revela o Pai e nos une a ele. Se não cremos em Jesus, se não guardamos sua palavra, não estamos unidos a Deus, não temos a vida em nós. “Se alguém guardar a minha palavra, jamais provará a morte.” Jesus é quem conhece o Pai e guarda sua palavra. O convite é então acolher Jesus, guardar sua palavra. Assim, vencemos a morte.” ( Pe. João Carlos Ribeiro – Paulinas Editora).

 

 

2. Meditação (Caminho)

Conhecer, guardar e meditar a Palavra é um convite do Mestre ainda hoje. É deixar-se conduzir pela Palavra. Ela não é propriedade nossa. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Fazendo a Vontade de Deus, não conheceremos a morte.

O que essa afirmação de Jesus diz para você?

Conhecer, guardar e meditar a Palavra é um convite do Mestre ainda hoje. Você estuda, medita e reza com a Bíblia? Você revê sua vida à luz da Palavra de Deus?

 

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Deus nos fala de muitos modos. Pelos acontecimentos, relacionamentos, fatos, pela criação, pela história, etc. Escutar a fala de Deus, por traz disso tudo, exige interioridade. Hoje quero estar mais atento(a) a voz de Deus nos acontecimentos de meu dia e aceitar que sua Palavra seja luz para meus passos.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.