segunda-feira, 9 de setembro de 2024

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado. – (Lc 6,6-11)

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

  S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 SETEMBRO AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 SETEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 GARÇA/SP, 09 de setembro de 2024 (segunda-feira) 253º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

DIA NACIONAL DO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

DIA DO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA SINDROME ALCOÓLICA FETAL

DIA DA VELOCIDADE

DIA NACIONAL DE MISSÕES

DIA DO CACHORRO-QUENTE (HOT DOG)

DIA DA GRÁVIDA

DIA DOS PRIMEIROS SOCORROS

DIA DO BUG DE COMPUTADOR

DIA DO URSINHO DE PELÚCIA

DIA PARA PROTEGER A EDUCAÇÃO DE ATAQUE

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO EM BRASÍLIA-DF

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA COREIA DO NORTE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Nuporanga (São Paulo) Minador do Negrão (Alagoas) Francisco Santos (Piauí) Vitória do Jari (Amapá) Pacajus (Ceará) Macau (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FERNANDA PERES ANTONIO ESTORK  (Prima–Educadora-Garça /SP) ISRAEL PINTO AMARAL JUNIOR (Primo Sorocaba /SP) ROGÉRIO GUANAES (amigo-Garça /SP) BEATRIZ KARTNALLER MARTINI (Águas de Lindoia /SP) MARYVONE RAMOS (Garça /SP) IOLANDA SUMICO KANAWA (Garça /SP) SHIRLEINE SOUZA  (Garça /SP) REGINA PRADO RODRIGUES MENDONÇA (Lions Clube de Bauru Norte /SP) MANOEL  VINICIUS  SILVA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) JOÃO BATISTA CANONICI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) JOSÉ CLAUDIO GRANJA (Lions Clube de Pederneiras /SP) CARLOS HENRIQUE VIANNA DE MATTOS (Marilia /SP) KADIGE DAHRUJ (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: LUCIA SHIDEMI  NORIMATSU  KAGUE E AIRTON  MITSUO  KAGUEó1989ó35 ANOS (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SÃO PEDRO CLAVER

SÃO CIARÁN DE CLONMACNOISE

SÃO GORGONIO

SÃO QUERANO

SÃO JACINTO DE SABINA

SANTO AUDOMAR DE THÉROUANNE

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O homem com a mão seca Lc 6,6-11 - A vida é mais importante que o sábado!

Jesus não foi contra o sábado nem contra nenhuma observância dos inúmeros preceitos judaicos. Ele só quis pôr as coisas no seu devido lugar.

 

Vós sois justo, na verdade, ó Senhor, e os vossos julgamentos são corretos. Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me (SI 118,137.124).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

A Palavra de Deus nos ajuda a examinar o comportamento de nossas comunidades. Não se pode tapar os olhos diante do “fermento de maldade e perversidade”, que contamina as relações e obstrui a libertação dos desvalidos, deixando a vida se perder. Somos convidados a lançar fora o fermento velho para sermos uma “massa nova”, segundo os ensinamentos de Jesus.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, QUE VIVA HOJE COM A JUSTIÇA E A FRATERNIDADE, LEVANDO A AÇÕES PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA VIDA PARA TODOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, Pai de bondade, os que redimistes e adotastes como filhos e filhas, e concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 09 de setembro de 2024 - segunda-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (1Cor 5,1-8) Lançai fora o velho fermento, pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

  Irmãos, 1é voz geral que está acontecendo, entre vós, um caso de imoralidade; e de imoralidade tal, que nem entre os pagãos costuma acontecer: um dentre vós está convivendo com a própria madrasta. 2No entanto, estais inchados de orgulho, ao invés de vestirdes luto, a fim de que fosse tirado do meio de vós aquele que assim procede? 3Pois bem, embora ausente de corpo, mas presente em espírito, eu julguei, como se estivesse aí entre vós, esse tal que tem procedido assim: 4em nome do Senhor Jesus – estando vós e eu espiritualmente reunidos com o poder do Senhor nosso, Jesus -, 5entregamos tal homem a satanás, para a ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo, no dia do Senhor. 6Vós vos gloriais sem razão! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. 8Assim, celebremos a festa não com velho fermento nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 5

Na vossa justiça guiai-me Senhor!

1. Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos. – R.

Na vossa justiça guiai-me Senhor!

2. Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador. – R.

Na vossa justiça guiai-me Senhor!

3. Mas exulte de alegria todo aquele que em vós se refugia; sob a vossa proteção se regozijem, os que amam vosso nome! – R.

Na vossa justiça guiai-me Senhor!

 

 

– 09 de setembro de 2024 - segunda-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

  

Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.  (Lc 6,6-11)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10,27). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Aconteceu, num dia de sábado, 6que Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio”. Ele se levantou e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto, o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

 09/09/24 23ª SEGUNDA-FEIRA TC – B

 

Lucas 6,8-10: “Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem de mão seca: - Levanta-te e fica aqui no meio. Ele se levantou e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: - Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca? Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: - Estende a tua mão. O homem assim o fez e sua mão ficou curada.”

 

Jesus, sua atitude diante dos fariseus e mestres da lei deixa bem claro que uma instituição religiosa prova o seu valor na medida em que pratica o bem e salva a vida; e que suas leis, regras e tradições são inválidas, se não cumprem a finalidade de salvar a vida.

O senhor se ressente da incoerência e da insensibilidade de pessoas, que preferem salvar a própria autoridade do que a vida do próximo. Ao mesmo tempo, é admirável como o senhor se relaciona com as pessoas frágeis e doentes.

Convida aquele doente para que se levante, coloque-se no meio de todos, e sinta a sua dignidade de ser gente, antes mesmo de ser curado.

E ele se tornará um exemplo vivo para todos os demais, porque numa verdadeira comunidade fraterna todos são iguais em dignidade.

Ao curar a mão ressequida daquele pobre homem em dia de sábado e dentro de uma celebração litúrgica, o senhor nos ensina que nada é mais importante diante de Deus do que cuidar da vida, da saúde e da dignidade de um ser humano.

Senhor, os Evangelhos, que lemos e escutamos repetidamente, nos trazem o testemunho da sua vida e dos seus atos, que penetraram profundamente na vida dos primeiros discípulos.

No entanto, com o passar dos séculos, eles foram perdendo a força transformadora, a tal ponto que parecem mais bons conselhos do que um projeto de vida pessoal, familiar e comunitária para os cristãos.

Por isso, somos muitos os católicos, os protestantes, os ‘evangélicos’, os ortodoxos, etc., mas bem poucos somos cristãos de verdade, discípulos e missionários do seu Evangelho.

Senhor, continue nos dando o seu Espírito, que nos converta cada dia para o seu Reino de amor e de paz, de cuidado pela vida e de compaixão pelo próximo, de igualdade fraterna e de dignidade de todo e qualquer ser humano.

 

Maria santíssima, o jeito de ser e de viver do seu Filho, suas palavras e seus atos o levaram à cruz. Ensine-nos a seguir seus passos e a ser mais coerentes com a fé que professamos, para que possamos um dia participar da sua Páscoa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os doutores da Lei e os fariseus, presentes na sinagoga, espreitavam os movimentos de Jesus. Caso ele fizesse alguma cura, eles teriam “motivo de acusá-lo”. Jesus põe no centro da celebração um homem com a mão paralisada, e lança uma pergunta de fácil compreensão: “Eu pergunto a vocês: No sábado, é permitido fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou destruí-la?”. Não se ouvem palpites. A resposta correta é: “Fazer o bem… Salvar uma vida”. Jesus decide fazer o bem, naquele dia, naquela hora. Os doutores da Lei e os fariseus, ao invés, escolhem fazer o mal: “Eles se encheram de raiva, e discutiam entre si sobre o que fariam contra Jesus”. Essa atitude, certamente, não agrada a Deus. São eles que profanam o sábado.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 6,6-11 - A vida é mais importante que o sábado!

 

Mês da Bíblia  2024

“Porei em vós meu espírito e vivereis”  (Ez 37,14)

O Mês da Bíblia, celebrado em setembro pela Igreja, é uma tradição desde 1971.

Essa iniciativa tem suas raízes no Concílio Ecumênico Vaticano II, que propôs o acesso das Escrituras Sagradas a todos os fiéis.

 A escolha de setembro está ligada ao o tradutor da Bíblia para o latim, São Jerônimo, celebrado no dia 30.

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Aproximemo-nos de Deus mais uma vez para fazermos a nossa oração com sua Palavra e peçamos as luzes de seu Espírito Santo para melhor compreendermos o Ele nos diz.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Levanta-te e fica aqui no meio!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem durante a narrativa. No Evangelho de hoje, Jesus demonstra compaixão e devolve a dignidade a um homem. Observe: a condição deste homem, onde se encontram Jesus, o homem e os mestres da lei, que dia era esse e porque os mestres da lei recriminam as ações de Jesus. Observe e penetre no sentido de todo este relato e milagre de cura.

 

Cada um dos evangelistas tem sua maneira própria de trazer a memória de Jesus em cada contexto histórico em que as comunidades estão inseridas. Lucas também relata a controvertida questão do sábado, sobre a qual os fariseus vigiam Jesus para acusá-lo. Mas o Filho de Deus, expressão suprema da bondade divina, não recua.

 

Assume a causa de libertação dos pobres, dos presos, dos cegos, dos doentes e dos oprimidos, abraçando a misericórdia como princípio orientador de sua postura solidária. Cura, sem qualquer discriminação, o homem que possuía uma das mãos atrofiada. Movimenta-se com seus discípulos como portador da graça, da vida e da salvação. Como Jesus, façamos o bem em todas as oportunidades.

 

 

2. Meditação (Caminho)

Porque Jesus se indispõe com os fariseus e mestres da lei?

Nas suas decisões tem prioridade o bem ou os preceitos, aquilo que agrada os que tem o poder de lhe criticar? Que caminho Jesus, por meio de sua Palavra, lhe indica?

Coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o.

 

3.Oração (Vida)

Depois de falar com Deus, segundo os desejos e anseios de seu coração, se desejar, pode concluir com a oração que segue:

 

“Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP