quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Era uma vez... O NATAL DE MOGO - Padre Valdo

 

Padre Valdo
Pároco da Paroquia  Santo Antônio de Junqueirópolis


O NATAL DE MOGO


"... E o verbo se fez carne e habitou entre nós..." Jo 1,14

 

            Era uma vez um homem chamado Mogo, que costumava olhar o Natal como uma festa sem o menor sentido.

            Segundo ele, a noite de 24 de dezembro era a mais triste do ano, porque várias pessoas se davam conta de quão solitárias eram, ou da pessoa querida que havia morrido naquele ano.

            Mogo era um homem bom. Tinha uma família, procurava ajudar o próximo, e era honesto nos seus negócios. Entretanto, não podia admitir que as pessoas fossem tão ingênuas a ponto de acreditar que um Deus havia descido à Terra só para consolar os homens.

            Sendo uma pessoa de princípios, não tinha medo de dizer a todos que o Natal, além de ser mais triste que alegre, também estava baseado numa história irreal: um Deus que havia se transformado em homem.

            Como sempre, na véspera da celebração do nascimento de Cristo, sua esposa e seus filhos se prepararam para ir à Igreja. E Mogo resolveu deixá-los ir sozinhos, dizendo:

            - Seria hipócrita de minha parte acompanhá-los. Estarei aqui esperando a volta de vocês.

            Quando a família saiu, Mogo sentou-se em sua cadeira preferida, acendeu a lareira, e começou a ler os jornais naquele dia. Entretanto, logo foi distraído por um barulho na sua janela, seguido de outro, e mais outro.

            Achando que era alguém jogando bolas de neve, Mogo pegou seu casaco e saiu, na esperança de dar um susto no intruso.

            Assim que abriu a porta, notou um bando de pássaros, que haviam perdido seu rumo por causa de uma tempestade, e agora tremiam na neve.

            Como tinham notado a casa aquecida, haviam procurado entrar. Mas ao se chocarem contra o vidro, machucaram suas asas, e só poderiam voar de novo quando elas estivessem curadas.

            - Não posso deixar estas criaturas aí fora, pensou Mogo. Como ajudá-las?

            Foi até a porta de sua garagem, abriu-a, e acendeu a luz. Os pássaros, porém, não se moveram.

            - Eles estão com medo, pensou Mogo.

            Tornou a entrar em casa, pegou miolo de pão, e fez uma trilha até a garagem aquecida. Mas a estratégia não deu resultado.

            Mogo abriu os braços, tentou conduzi-los com gritos carinhosos, empurrou delicadamente um e outro, mas os pássaros ficaram mais nervosos ainda, começaram a se debater, andando sem direção pela neve, e gastando inutilmente o pouco de força que ainda possuíam.

            Mogo já não sabia mais o que fazer.

            - Vocês devem estar me achando uma criatura aterradora- disse, em voz alta. Será que não entendem que podem confiar em mim?

            Desesperado, gritou:

            - Se eu tivesse, neste momento, uma chance de me transformar em pássaro só por alguns minutos, vocês veriam que eu estou realmente querendo salvá-los!

            Neste momento, o sino da igreja tocou, anunciando a meia-noite. Um dos pássaros transformou-se em anjo, e perguntou a Mogo:

            - Agora você entende porque Deus precisava transformar-se em homem?

            Com os olhos cheios de lágrimas, Mogo respondeu:

            - Perdoai-me anjo. Agora eu entendo... Só confiamos naqueles que se parecem conosco, e passam pelas mesmas coisas que nós passamos.

 

Reflexão. Que essa bela história nos ajude a penetrar no mistério natalino: o verbo encarnado, o Deus que armou sua tenda entre nós. Tenha um feliz e abençoado Natal.

 

Pe. Valdo Bartolomeu de Santana

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Nascimento de João Batista. – (Lc 1,57-66)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 23 DE DEZEMBRO de 2021 (quinta-feira) 357 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A INSPIRAÇÃO QUE VOCÊ PROCURA JÁ ESTÁ DENTRO DE VOCÊ. FIQUE EM SILÊNCIO E ESCUTE."

(Rumi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO VIZINHO

DIA DO ATLETA AMADOR

DIA DO INVESTIGADOR DE POLÍCIA

DIA DA Carteira Nacional de Habilitação

DIA DA Comemoração da Invenção do TRANSISTOR

DIA DO Festivus

DIA DA LUZ HUMANA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-MG (UFJF)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA) EM BELÉM-PA

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lagoinha (São Paulo) Pedro Canário (Espírito Santo) São João do Sabugi  (Rio de Janeiro) Bela Cruz - Madalena (Ceará) Canelinha (Maranhão) Palmeiras (Bahia) Ipanguaçu - Jardim de Piranhas - São José do Campestre - São Rafael (Rio Grande do Norte) Salgueiro (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: IZAIRA APARECIDA DOMINIQUINI DA SILVA (Eq. 01 ENS do PERPETUO SOCORRO Setor de Garça/SP)ALBERTO (’MACALÉ’)  CAPORALINE (Garça/SP) DANIELA CRISTINA DE CASTRO CALESCO (Garça / SP)FELIPE BARBARESCO CAFFEU (Marília /SP)WALDOMIRO CARLOS RAMOS (IPDG-DLC5-Lions Clube de Guarulhos Norte /SP)VANIA MARIA PADIAL CORREA (Lions Clube de Agudos /SP)SELMA CAMPOS  PASSANEZI (Lions Clube de Bauru Norte /SP)WANDA HELENA GODOY (empresária Supermercado Serv Todos-Lions Clube de Pirajui/SP)  REINALDO DE MELO FERNANDES (Agudos /SP) MARCOS MORALES GONÇALVES (Amigo - Garça /SP) MARIA ELIZABETH DE OLIVEIRA DIAS (Meu Hotel - Garça /SP) JOSÉ LUÍS MARINI (Garça /SP) NEUZA BECALETO (Garça /SP)RYAN OLIVEIRA (Junqueirópolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSIANE ELEODORO LAGASSI E MARCOS GIOVANI LAGASSI ó2005ó16 ANOSó(Lions Clube de Guaíra /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

São JOÃO CÂNCIO

João (Polônia, 1390-1473), sacerdote e teólogo, foi mestre e modelo de várias gerações de sacerdotes. O seu espírito de oração e penitência e a sua inesgotável caridade lhe conferem lugar de destaque no século dos santos poloneses.

São João de Kenty

São Sérvulo

São Torlaco da Islândia

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A mão do Senhor estava com ele – Lc 1,57-66

 

 

Nascerá para nós um pequenino: ele será chamado Deus e forte; nele serão abençoados todos os povos da terra (Is 9,6; Sl 71,17).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

À medida que nos aproximamos das celebrações da vinda do Salvador no Natal, a liturgia nos ajuda a renovar os laços e disposições que favorecem o bem. Alegremo-nos porque a misericórdia do Senhor age em nosso meio.

 

– Oração 

 

PAI, CONTA COMIGO PARA REALIZAR O TEU PROJETO, COMO CONTASTE COM JOÃO CUJO NASCIMENTO FOI REVESTIDO DE GESTOS AMOROSOS DE TUA PROVIDÊNCIA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, ao aproximar-nos do natal do vosso Filho, concedei-nos obter a misericórdia do Verbo, que encarnou no seio da Virgem e quis viver entre nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

      Últimos dias antes do Natal - 23 de dezembro do Advento quinta-feira 4ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

As circunstâncias do nascimento de João Batista – o novo Elias que havia de vir – mostram que algo importante está para acontecer: Deus irrompe na história humana e para todos abre novo horizonte. 

 

1ª Leitura (Ml 3,1-4.23-24) – Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor.  Leitura da Profecia de Malaquias:

 

Assim fala o Senhor Deus: 1“Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 24 (25)

 

Levantai vossa cabeça e olhai,

pois, a vossa redenção se aproxima!

 

 

– Últimos dias antes do Natal - 23 de dezembro do Advento quinta-feira 4ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Nascimento de João Batista.  (Lc 1,57-66)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó Rei e Senhor das nações / e pedra angular da Igreja, / vinde salvar a mulher e o homem, / que, um dia, formastes do barro.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Solte a sua língua para bendizer o nome do Senhor”

 

“Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho”

(Lucas 1,57).

Contemplamos hoje, na Liturgia, o nascimento de João Batista, o filho de Isabel e de Zacarias. A própria Palavra nos mostra que Zacarias estava mudo, desde que o Anjo o visitou e ele duvidara. A dúvida nos coloca na incerteza, a dúvida nos coloca na esterilidade da fé, a dúvida daquilo de que Deus é capaz, a dúvida de duvidar do que Deus pode fazer.

 

É preciso se voltar para o silêncio da escuta para não ficarmos estéreis e mudos na vida, e sim para que a graça de Deus aconteça em nós. Por isso, neste tempo, Zacarias ficou recolhido, ele ficou tentando compreender no seu coração aquilo que Deus realizara; um  sacerdote como ele, de idade avançada, uma esposa estéril de idade avançada e, nós, muitas vezes, temos mais porquês, dúvidas, questionamentos sobre a ação de Deus, do que a submissão a Deus, do que obediência a Deus, do que se colocar, de fato, nas mãos de Deus e confiar na Sua graça que faz nova todas as coisas.

 

“Solte a sua língua para louvar, agradecer, para bendizer, para reconhecer tudo aquilo que Deus realiza no meio de nós”

 

A ação de Deus na nossa vida vai para além dos nossos porquês, a ação de Deus ultrapassa a nossa compreensão humana e intelectual. Quando João nasceu, no mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele, que antes duvidava, agora louvava, estava bendizendo, agradecendo e exaltando o nome do Senhor, Nosso Deus.

 

Passamos boa parte da vida cheios de porquês, perguntando, questionando, duvidando e não permitindo que a graça de Deus se realize em nós. Abra a sua boca, solte a sua língua para louvar, agradecer, para bendizer, para reconhecer tudo aquilo que Deus realiza no meio de nós.

 

Você já parou para louvar a Deus pela própria vida? Já louvou a Deus pelos filhos que você tem? Não é apenas um louvor de pensamento, é um louvor onde realmente a língua se solta. Porque, infelizmente, nossa língua tem se soltado para reclamar, murmurar, para falar mal. Bendita é a língua que se solta para louvar e para engrandecer o Senhor. Às vezes, a nossa língua mal se solta para dizer “amém”, mas a língua que se coloca a serviço da graça, ela se abre para louvar, bendizer e glorificar o Senhor, Nosso Deus que nos visita com Seu amor.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho conclui dizendo que a mão do Senhor estava com aquele menino que acabara de nascer. Nesse relato, tudo transpira esperança e alegria. O menino que nasceu recebe o nome de João, pois Deus, por meio dele, anunciará sua misericórdia. A boca de Zacarias se abre, sua língua se solta, e ele proclama a Boa Notícia e louva a Deus. A vizinhança se pergunta: o que será desse menino? Tudo gira em torno dessa família que acolhe seu primeiro filho, apesar da idade avançada dos pais. A chegada de João Batista marca a aurora de uma nova era: a passagem do tempo de espera para o tempo de realização das promessas divinas em favor do seu povo. O nascimento de uma criança sempre deveria ser motivo de alegria, pois ela é dom de Deus e com ela a humanidade continua se renovando.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, o nascimento do teu precursor, João Batista, trouxe imensa alegria para os parentes e vizinhos de Isabel, pois reconheceram que Deus havia usado de misericórdia para com ela. Ensina-nos, Senhor, a respeitar e a valorizar cada bebê que vem ao nosso mundo. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,57-66 - O nome dele é "João"

 

Oração Inicial
Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, daí chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1. Leitura (Verdade)

João Batista veio com a nobre missão de apontar o Messias. Ele diz para nós, hoje, este é o Cordeiro de Deus. Assumamos, com Cristo, nossa história de agora, e sejamos nela uma resposta de fé e de esperança.

 

“Nome estranho na família, João, em hebraico, significa: “Deus mostrou o seu favor”. Ele dá a conhecer a missão dessa criança. João Batista é fruto da intervenção divina, que privilegia os humildes e pequenos. Toda a sua vida adulta assinalará a fidelidade aos projetos divinos. A Palavra de Deus, que se tornara rara em Israel, desce sobre ele e anuncia que o Desejado das Nações já está no meio do povo. Os profetas anteriores apontavam um futuro de esperança: João garante que o futuro é agora. Por acreditar mais na natureza do que na força de Deus, Zacarias fica mudo. Ele também, libertado, começa a louvar o Deus da misericórdia, que traz, finalmente, a força da redenção. A luz do alto é definitiva.”

2. Meditação (Caminho)

Diz o texto que, “de fato, a mão do Senhor estava com ele.” Como eu percebo a mão do Senhor em minha vida? Sou agradecido(a) pela proteção e revelação que Deus manifesta em mim?

 

3.Oração (Vida)

Ó Espírito Santo, nossa luz e guia, vos pedimos: Quando os sinais de Deus não forem tão visíveis, vinde vós mesmo ser a minha luz e meu guia.

Vossos caminhos são verdade, são amor, suplico humildemente que envieis mensageiros em minha vida para me apontar sempre o caminho de Jesus.

Ajudai-me a corresponder à vocação que recebi no Batismo. Ajudai-me a me preparar bem para este Natal de Jesus.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de ser discípulo(a) de tua Palavra!

 

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.