terça-feira, 13 de agosto de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não desprezeis nenhum desses pequeninos. - (Mt 18,1-5.10.12-14)


– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL  
 GARÇA/SP, 13 DE AGOSTO de 2019 (terça-feira) 225º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ACREDITAR NA FAMÍLIA É CONSTRUIR O FUTURO.”
(Papa João Paulo II)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DO ECONOMISTA
 DIA INTERNACIONAL DOS CANHOTOS
 DIA DO PENSAMENTO NO BRASIL
 DIA DO ENCARCERADO
  DIA DA BANDEIRANTE
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (11 a 18 de agosto)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Natividade da Serra (São Paulo) Antas - Riacho de Santana - Ruy Barbosa (Bahia)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE:   BRUNO MONTEIRO NANDES FILHO (Macrocontábil Conessa Garça/SP)EMILY GLEICE FERREIRA (Macrocontábil Conessa Garça/SP)VANESSA ROSA CARDOSO (Rede Express-Garça/SP)PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA (EQ 04 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)CAROLINA BERTONI GIMENEZ TUROLA (Ribeirão Preto /SP) ARIANE SOBREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP)JOSÉ COSTA (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP) JOSÉ LUIZ LEOCADIO ALVES (Lions Clube de Flórida Paulista /SP) WLADIMIR DA COSTA LIMA (Lions Clube de Bauru ESTORIL /SP) cristina mayo de lucchi (Marilia /SP)ADEMIR VIEIRA DE SOUZA (Garça /SP) CASSIA OLENIRA (Garça /SP) VIVIANE ALMEIDA (Grelhado Self Service-Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDETE CORREIA GEROTTO e MARIO GEROTTOó(Lions Clube de Garça/SP)GIULIANA DANIELA LOPES SGANZERLA e LUIZ eDUARDO RAMALHO SGANZERLAó1998ó21 ANOS (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE MARCOS ROBERTO CESÁRIO DA SILVAó2011ó8 ANOS (SCE da EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça - Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral-Diocese de Marília /SP)

 Santo do Dia 
SANTOS PONCIANO e HIPÓLITO
■ Ponciano, papa, e Hipólito, sacerdote, morreram vítimas de maus-tratos nas minas da Sardenha ( séc. III),  onde tinham sido exilados pelo imperador Maximiano.
BEM AVENTURADA DULCE DOS POBRES
JACOB GAPP
MARCO DAVIANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de que vos busca (Sl 73,20.19.22s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ O Senhor anda à nossa frente, apontando-nos o caminho e esperando que nos convertamos à lógica do seu Reino: maior é quem se faz pequeno e acolhe os pequenos. Invoquemos seu nome e demos glória a ele, o nosso Deus.
– Oração 
PAI, POUPA-ME DE CAIR NA TENTAÇÃO DE QUERER FAZER-ME GRANDE AOS OLHOS DO MUNDO, POIS A VERDADEIRA GRANDEZA CONSISTE EM FAZER-ME AMIGO E SERVIDOR DO MEU PRÓXIMO.
Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 3ª-feira da 19ª Semana    Do Tempo Comum13 de agosto de 2019 Ss. Ponciano Pp e Hipólito Presb. Mts. MFac.
O Senhor garante sua presença em meio às lutas e à caminhada dos seus fiéis, pedindo-lhes coragem e ensinando-os a valorizar os pequenos e a quem se desviou.

1ª Leitura - (Dt 31,1-8)  - Sê forte e corajoso, pois és tu que introduzirás este povo na terra. – Leitura do Livro do Deuteronômio:

1Moisés dirigiu-se a todo Israel com as seguintes palavras: 2“Tenho hoje cento e vinte anos e já não posso deslocar-me. Além do mais, o Senhor me disse: ‘Não atravessarás este rio Jordão’. 3É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista, destruirá todas essas nações, para que ocupes suas terras. Josué passará adiante de ti, como disse o Senhor.
4E o Senhor fará com esses povos o que fez com Seon e Og, reis dos amorreus, e com suas terras, que ele destruiu. 5Quando, pois, o Senhor os entregar a vós, fareis com eles exatamente o que vos ordenei. 6Sede fortes e valentes; não vos intimideis nem tenhais medo deles, pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará”.
7Depois Moisés chamou Josué e, diante de todo Israel, lhe disse: “Sê forte e corajoso, pois és tu que introduzirás este povo na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a seus pais, e és tu que lhe darás a posse dela. 8O Senhor que é o teu guia, marchará à tua frente, estará contigo e não te deixará nem te abandonará. Por isso, não temas nem te acovardes”.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  Dt 32,3-4a
A porção do Senhor é o seu povo.

Evangelho do dia
3ª-feira da 19ª Semana    Do Tempo Comum13 de agosto de 2019 Ss. Ponciano Pp e Hipólito Presb. Mts. MFac.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos. - (Mt 18,1-5.10.12-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Tomai meu jogo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos con­ver­terdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Vamos olhar o mundo com a pureza de uma criança”
 Naquele tempo os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram-lhe:" Quem é o maior no Reino do Céu? "Jesus chamou um menino, colocou-o no meio dos discípulos e declarou:" Em verdade vos digo : se não mudam e não se tornam como crianças, nunca entrarão no reino dos céus”
(Mt 18, 1-3).
As condições para entrar no Reino dos Céus, de fato, são estas: precisamos nos tornar e ser como crianças.
Conversão é uma mudança de mentalidade. Se pensamos como o mundo, se aprendemos como o mundo, agora, precisamos pensar como Deus, com a lógica do Seu Reino.
Nós, que estamos na situação de Deus, trabalhando e vivendo para Ele, o quanto ainda precisamos nos tornar, o quanto ainda temos uma mentalidade mundana, o quanto somos pessoas que ainda vivem de intrigas, diálogos, fofocas, sentimentos e pensamentos mundanos!
Precisamos nos converter, porque, se você não se converter, não entraremos no Reino de Deus, e ele não entrará em nós. Aquele que entra em nós é o mundo, eles são os anúncios, as competições, os pensamentos mundanos. Estamos no mundo, mas precisamos entrar no Reino dos Céus.
Precisamos da Simplicidade das crianças, porque o Reino dos Céus é do simples.
Jesus não está se referindo ao Seu Reino quando alguém morre ou deve habitar nos Céus. Jesus está se referindo ao Reino Dele que está neste mundo, no qual precisamos entrar. Se a primeira condição é a conversão, é, de fato, uma mudança de vida. Jesus nos dá o modelo de como devemos nos tornar; e para nós, as crianças são o modelo essencial.
Quem é o mais velho no Reino do Céu? Ele é aquele que se torna como crianças, porque elas são pequenas, insignificantes; Eles, muitas vezes, não têm valor. Portanto, a mentalidade do Reino é a mentalidade das crianças.
Precisamos nos converter para uma vida e mentalidade simples. Temos que deixar de ser puros, eles não agem mal ou são "temperados" com o mal que temos em excesso.
Para entrar no Reino dos Céus, precisamos, de fato, ser purificados de todo o mal que aprendemos e que está dentro de nós. Nós olhamos para o mundo com a pureza de uma criança, porque o Reino dos Céus é puro.
Precisamos ser autênticos e verdadeiros. Olha o que criança não disfarça. Criança é verdade. Às vezes, ela até tenta mentir, mas não entende. Nós, no entanto, disfarçamos, enganamos, mentimos, adoecemos dos outros. Precisamos ser autênticos e verdadeiros, precisamos nos tornar a verdade se quisermos entrar no Reino dos Céus.
Deus abençoe você!
– Reflexão - “Crianças” ante Deus (filiação divina)
Direitos reservados REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, perguntamo-nos que significa “ser criança” para Jesus que o considera como uma necessidade iniludível. Ser criança, no sentido de Jesus Cristo, significa aprender a dizer “Pai”. O homem quer ser Deus e—dando a esta expressão seu correto sentido— deve sê-lo. Para compreender a enorme força que contem esta palavra, é preciso lê-la na perspectiva de Jesus, o Filho.

Mas, quando o homem tenta sê-lo emancipando-se de Deus e da sua condição de criatura, pondo-se por cima de tudo e se centrando em si mesmo —como no eterno diálogo com a serpente no paraíso terreno— então acaba em nada, porque se coloca em contra de sua mesma verdade, que significa referi-lo tudo a Deus.

—Que apreendeste tu, Jesus, de tua Mãe? O "sim". Não um “sim” qualquer, senão a palavra “sim" que avança sempre, incansavelmente. Tudo o que tu queiras Meu Deus: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra".

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os discípulos de Jesus manifestam a mentalidade corrente: o ser humano tem sede de poder.
Jesus revira essa posição e mostra quem tem maior valor diante de Deus.
Aponta uma criança, que é símbolo dos pobres, humildes, marginalizados e pecadores; enfim, aqueles que são esmagados pela sociedade injusta. Esses constituem justamente o centro de atenção de Jesus, tanto que seu Reino é constituído por pessoas assim.
Mas, cuidado!
Não aconteça que a comunidade cristã escandalize ou trate mal os que vão dando os primeiros passos na fé!
O Pai do Céu, em sintonia com a escolha de Jesus, tem os olhos voltados para esses pequenos.
E no céu haverá festa quando um filho ou filha abandonar o mau caminho e de novo voltar a fazer parte da família de Deus.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,1-5.10.12-14 - Quem é mais importante no Reino?

Oração Inicial
No início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra.
Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade.
Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti.
Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Por que a necessidade de se fazer pequeno como criança para ser o maior no Reino dos Céus? Sobre o que a atitude do pastor que sai à procura da ovelha perdida o(a) leva a refletir?
“O discurso sobre a Igreja é constituído de uma série de orientações de Jesus aos discípulos que visam dar, em primeiro lugar, ante o judaísmo rabínico, os traços característicos da comunidade cristã. Essas orientações, contudo, não se encerram num momento histórico específico, ao contrário, são exigências para a Igreja de todos os tempos. A pergunta dos discípulos a Jesus revela as disputas internas à comunidade cristã. A resposta de Jesus poderia ser compreendida nesses termos: o maior é o menor, aquele que serve. O serviço é um traço característico do discípulo e da comunidade cristã. Mas para que seja um modo de vida, é preciso conversão, mudança radical de mentalidade. A ‘criança’, aqui, é símbolo do próprio Cristo que se fez servo de todos e que, sendo de condição divina, assumiu plenamente a nossa humanidade (Fl 2,6-7a). Os ‘pequenos’ são os que se sentem desprezados e que são tentados a abandonar a fé. Por eles é exigida da comunidade cristã atenção especial para que ninguém se perca, a exemplo do pastor que incansavelmente vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la. Na Igreja, cada membro é importante e deve ser tratado com o mesmo cuidado com que Deus mesmo cuida de cada um de nós” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz a você? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo?
“O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que ‘a existência dos seres espirituais, não corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição’ (n. 328). Nenhum católico pode, então, negar a existência dos anjos. Eles são criaturas pessoais e imortais, puramente espirituais, dotados de inteligência e de vontade, e superam em perfeição todas as criaturas visíveis (cf. CIC, n. 330). São Gregório Magno disse que quase todas as páginas da Revelação escrita falam dos anjos. Desde o início até a morte, a vida humana é cercada pela proteção (Sl 90,10-13) e pela intercessão dos anjos” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido. 
De 11 a 17 de agosto celebramos a Semana Nacional da Família, e o tema deste ano é: “A família, como vai?”. Em nossa oração, em comunhão, vamos pedir também pelas famílias.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.