quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Jesus cura muitos e multiplica os pães. – (Mt 15,29-37)

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 GARÇA/SP, 04 DE DEZEMBRO de 2024 (quarta-feira) 339º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A SABEDORIA COMEÇA NA REFLEXÃO.

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

DIA DO PEDICURO OU PODÓLOGO

DIA DO PERITO CRIMINAL OFICIAL

DIA nacional do Perito Oficial

DIA Policial do Penal

DIA DO TRABALHADOR NAS MINAS DE CARVÃO

DIA MUnDIal DA ALERGIA

DIA MUnDIal DA PROPAGANDA

DIA Da Bolacha

DIA Da Conservação da Vida Selvagem

DIA Do Fundidor

DIA De Iansã

DIA Do Repentista Gaúcho

DIA DA LISTA do Papai Noel

DIA de Usar Sapatos Marrons

DIA de Iansã - Divindade dos Ventos e Tempestades

DIA da Fundação da Associação Desportiva São Caetano-SP

DIA da Fundação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DIA da Fundação da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende-rj

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Conchas - Chavantes -Santa Bárbara d'Oeste (São Paulo) Capão da Canoa (Rio Grande do Sul) Pirpirituba (Paraíba) Terra Rica (Paraná) Anita Garibaldi (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GISLEINE “gisa” VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS (ex-Macrocontábil Conessa - Garça /SP)Pe. Anderson Messina Perini (Diocese de Marilia-em Santo André /SP) Benedita “lilá” Cilsa Garcia de Freitas (Lilidu-Lions Clube de Garça /SP)Cilsa” Benedita Garcia Habache (Garça /SP)  MARIA LUCIA FURTADO (Lions Clube de Tupã /SP) CILENE GIACOMETTI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) RoSI SCAriOT ZaTtA (DLD/8-Lions Clube de Videira Amigos do Servir /SC) Nádja Janor Tenório (DLA/3-Lions Clube de Maceió Ponta Verde /AL) Duda Negreiros (LEO Clube de Junqueirópolis /SP) MARCOS A. MOREIRA COSTA (Equipe 09 Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça /SP) CRISTIANE RIBEIRO GUIMARÃES DE OLIVEIRA (Garça /SP) ELAINE OLIVEIRA JOLLO (Garça /SP) Renato Moraes (Garça /SP)REGIANE  GERALDA  DA SILVA MELOS (Marilia /SP)  ARNALDO BIAZINI (Marilia /SP) PATRÍCIA TRAMONTINA TÓFFOLI (Garça /SP) Denival De Oliveira Bersaneti (empresário-Garça /SP) Juliana Leizico (m/presidente-Bauru / SP) Jade Brendha Soares (Jundiaí / SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS: 💘 JOSIANI CRISTINA PEREIRA LEME 💘 SERGIO LEME JUNIORó2011 ó13 ANOSó (Garça /SP) 💘 APARECIDA RITA DA CRUZ ZEINE 💘 LUIZ ALBERTO ZEINE ó1988ó36 ANOSó( Lions Clube de Vera Cruz /SP) 💘 ELISABETE  LOPES  NEGREIROS 💘 EDNALDO DA SILVA NEGREIROS ó2001ó23 ANOSó( Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP)  

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SÃO JOÃO DAMASCENO

João (Damasco, Síria, 675-749), grande teólogo, escreveu textos e hinos da liturgia bizantina e foi fervoroso defensor da doutrina da Igreja, sobretudo no que concerne à veneração de ícones e imagens e à tradição da assunção de Maria.

SÃO JOÃO Taumaturgo

SÃo Bernardo de Parma

SÃo Félix de Bolonha

SÃO Melécio

SÃO Sigirano

SÃO Sola

SÃO Clemente de Alexandria

SANTA Ada

SANTA BÁRBARA

SANTo Antônio de Siegburg

SANTo Anno II

SANTo Apro

SANTo Héraclas

SANTo Osmundo

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Curas na Galileia   Mt 15,29-37 - "Vem, Senhor Jesus"

 Na primeira semana do Advento ainda estamos debaixo do julgamento de Deus, que pede contas a todos os povos do que fizeram e deixaram de fazer ao próximo

 

O Senhor vai chegar e não tardará: há de iluminar o que as trevas ocultam e se manifestará a todos os povos (Hab 2,3; 1Cor 4,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

O Advento nos apresenta nosso Pastor e Guia, cujo propósito é reunir e alimentar “todos os povos”. Esse sonho se realiza em Jesus Cristo, que cura numerosos enfermos e alimenta uma multidão de famintos. O Deus de Jesus é alguém inserido na vida do povo, atento a suas necessidades. Celebremos com profunda fé no Senhor, certos de que ele nos visita a todo instante.

 

– Oração 

 

“PAI, A ACOLHIDA QUE TEU FILHO JESUS ME DISPENSA DEVE MUDAR PROFUNDAMENTE O MEU CORAÇÃO. QUE EU SEJA TRANSFORMADO POR ELE E ME TORNE MAIS DISPONÍVEL PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor Deus, preparai os nossos corações com vossa força, para que o vosso Filho, o Cristo que vem, nos encontre dignos do banquete da vida eterna e mereçamos receber o alimento celeste, por ele mesmo servido. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 04 de dezembro de 2024quarta-feira da 1ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Is 25,6-10a) O Senhor convida para o seu banquete e enxugará as lágrimas de todas as faces. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10aE a mão do Senhor repousará sobre este monte. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 22(23)

 

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

1. O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. / Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha / e restaura as minhas forças. – R.

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

2. Ele me guia no caminho mais seguro / pela honra do seu nome. / Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança! – R.

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

3. Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda. – R.

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; / e na casa do Senhor habitarei / pelos tempos infinitos. – R.

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

 

 

 

– 04 de dezembro de 2024quarta-feira da 1ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Jesus cura muitos e multiplica os pães.   (Mt 15,29-37)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis que o Senhor há de vir / a fim de salvar o seu povo; / felizes são todos aqueles / que estão prontos para ir-lhe ao encontro. – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. 33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

04/12/24

1ª QUARTA-FEIRA DO ADVENTO – JUS

 

Mateus 15,30.32.36-37: “Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou... Jesus chamou seus discípulos e disse: - Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer... Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. Todos comeram, e ficaram satisfeitos”.

 

Jesus, ao anunciar o Reino de Deus, o senhor não apenas pregava, mas realizava gestos concretos que revelavam a novidade maravilhosa desse novo Reino.

O primeiro de todos esses gestos que identificava o Reino de Deus era a compaixão pelo povo.

Por isso, o senhor acolhia tantos doentes que lhe eram trazidos pelo povo, cheio de compaixão por eles e cansando-se para lhes curar as feridas do corpo e do espírito.

Sua sensibilidade percebia até mesmo a necessidade de dar alimento àquelas multidões.

Seu coração sempre foi cheio de amor e de compaixão, tanto para curar como para perdoar, sem impor condições, apenas mostrando a todos que o Reino de Deus estava presente no meio deles e que valia a pena crer no senhor e levar a sério o seu Evangelho.

Senhor, o nosso mundo continua cheio de pregadores, que também arrastam multidões.

Mas são poucos os que unem as palavras aos gestos de justiça e de caridade, a ponto de se doarem a si próprios.

Em nossos dias ainda há muita religiosidade que se alimenta apenas de individualismo espiritual, quando não de shows e de objetos religiosos, de bênçãos e de milagres, enfim, de cultos vazios de compaixão, de partilha e de solidariedade.

Senhor, que seu Espírito nos faça compreender que, ao dizermos: ‘Venha a nós o vosso Reino’, estamos desejando que se realize em nossos dias tudo aquilo que o senhor falou, viveu e realizou pela nossa salvação.

Não podemos usar honestamente o seu nome se não procuramos implantar aquele Reino, pelo qual sacrificou a sua vida.

 

Maria santíssima, ajude-nos a tomar as páginas do Evangelho como espelho para a nossa prática cristã de cada dia, e para que não nos deixemos iludir por tantos falsos pregadores da Palavra do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Enquanto muitos poderosos exploram a população, eis que surge um líder (Jesus) que investe todas as suas capacidades a fim de renovar a vida do povo. E o faz, não com promessas ou boas intenções. Ele realiza, de fato, uma mudança significativa na história de quem o busca com fé e coração aberto. Então, vemos o poder de Deus transformando a vida da sociedade: Jesus restitui a saúde aos doentes, reintegra no convívio social a muitos marginalizados, oferece dignidade a todos. O episódio da partilha de alimento para incontável multidão é um sério apelo a todos nós: se houver partilha igualitária dos bens da criação (sete pães indicam totalidade), todos ficarão alimentados. Bendigamos ao Senhor pelo pão da terra e pelo pão do céu.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Mt 15,29-37 - "Vem, Senhor Jesus"

Oração Inicial

 

O evangelista Mateus hoje nos apresenta mais um traço característico de Jesus: sua compaixão pelas multidões desamparadas. O Senhor convoca então os seus discípulos, para que assumam com Ele a missão de curar os doentes, saciar a fome e libertar os que sofrem.
Se você está em oração é porque deseja participar desta missão que Jesus pede aos seus discípulos. Então, abra seu ser ao Espírito de Deus para aceitar concretamente este convite.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos faz compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revela. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

 

1. Leitura (verdade)

Procure identificar o contexto do relato. Quem são as pessoas que procuram por Jesus? Busque os sentimentos de Jesus ao ver a multidão desamparada, que todos os dias ia ao seu encontro. Verbalize a missão que os discípulos são chamados a assumir. Observe que Jesus faz o milagre a partir do pouco que temos para oferecer.

Assim como Marcos, Mateus narra uma segunda partilha dos pães, coordenada por Jesus, em território pagão. Jesus prega a Palavra, cura os doentes e alimenta a multidão; gestos indicativos do projeto de Deus. Além de nos ensinar a solidariedade, Jesus nos convoca a colaborar na construção de uma sociedade justa e fraterna. Com seu amor generoso, ele faz a partilha suprindo as necessidades das multidões carentes e alimentando a vida de todos, sem exceção. A compaixão move o coração de Jesus, Verbo de Deus encarnado, que veio humanizar nosso mundo e concretizar, em obras, o desejo do Pai: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Amou-nos até o fim com a entrega da própria vida.

 

2. Meditação (caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Eu tenho o olhar misericordioso de Jesus para com meu irmão que sofre, que está abandonado, com fome?
Sou capaz de vencer meu egoísmo e oferecer, ainda que seja pouco, para quem precisa? Confio no poder da partilha quando feita com amor cristão?
Como acolho a missão confiada por Jesus aos discípulos e confiada também a mim?
Abra suas mãos e seu coração para os necessitados. Tenha a coragem de deixar Jesus realizar em você o milagre da multiplicação, e você verá que, além de você ter feito o bem ao próximo, Jesus jamais deixará que lhe falte absolutamente nada!

 

3. Oração (vida)

“Sete” simboliza totalidade. Eles deram tudo o que tinha e Jesus deu graças, motivou a partilha e devolveu “sete” balaios cheios. Peça a graça da solidariedade e confie no poder do Senhor.
Oração:
“Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.
Ao mundo falta a vida: Tu és a Vida. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta a paz: Tu és a Paz. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta a luz: Tu és a Luz. Vem, Senhor Jesus!
Ao mundo falta amor: Tu és Amor. Vem, Senhor Jesus!
O mundo caminha em sonhos, busca algo mais. Vem, Senhor Jesus!
Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.”

 

4. Contemplação

Quais apelos esta oração lhe provocou? Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Quais compromissos deseja tomar para que sua vida seja resposta ao amor misericordiosos de Deus?

 

BENÇÃO

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP