sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

😃COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 - Nascimento de João Batista. – (Lc 1,57-66)

   


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 23 DE DEZEMBRO de 2022 (sexta-feira) 357º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SOMOS ARQUITETOS DO NOSSO PRÓPRIO DESTINO.”

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO VIZINHO

DIA DO ATLETA AMADOR

DIA DO INVESTIGADOR DE POLÍCIA

DIA DA Carteira Nacional de Habilitação

DIA DA Comemoração da Invenção do TRANSISTOR

DIA DO Festivus

DIA DA LUZ HUMANA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-MG (UFJF)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA) EM BELÉM-PA

DIA DA FUNDAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (PREVIC) EM BRASÍLIA-DF

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lagoinha (São Paulo) Pedro Canário (Espírito Santo) São João do Sabugi  (Rio de Janeiro) Bela Cruz - Madalena (Ceará) Canelinha (Maranhão) Palmeiras (Bahia) Ipanguaçu - Jardim de Piranhas - São José do Campestre - São Rafael (Rio Grande do Norte) Salgueiro (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: IZAIRA APARECIDA DOMINIQUINI DA SILVA (Eq. 01 ENS do PERPETUO SOCORRO Setor de Garça/SP)ALBERTO (’MACALÉ’)  CAPORALINE (Garça/SP) DANIELA CRISTINA DE CASTRO CALESCO (Garça / SP)FELIPE BARBARESCO CAFFEU (Marília /SP)WALDOMIRO CARLOS RAMOS (PDG-DLC5-Lions Clube de Guarulhos Norte /SP)VANIA MARIA PADIAL CORREA (Lions Clube de Agudos /SP)SELMA CAMPOS  PASSANEZI (Lions Clube de Bauru Norte /SP)WANDA HELENA GODOY (empresária Supermercado Serv Todos-Lions Clube de Pirajui/SP)  REINALDO DE MELO FERNANDES (Agudos /SP) MARCOS MORALES GONÇALVES (Amigo - Garça /SP) MARIA ELIZABETH DE OLIVEIRA DIAS (Meu Hotel - Garça /SP) JOSÉ LUÍS MARINI (Garça /SP) NEUZA BECALETO (Garça /SP)RYAN OLIVEIRA (Junqueirópolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSIANE ELEODORO LAGASSI E MARCOS GIOVANI LAGASSI ó2005ó17 ANOSó(Lions Clube de Guaíra /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

São Basílides

São JOÃO CÂNCIO

João (Polônia, 1390-1473), sacerdote e teólogo, foi mestre e modelo de várias gerações de sacerdotes. O seu espírito de oração e penitência e a sua inesgotável caridade lhe conferem lugar de destaque no século dos santos poloneses.

São João de Kenty

São João Stone

São José Cho Yun-ho

São Gelásio

São Pôncio

São Saturnino

São Sérvulo

São Teódulo

São Torlaco da Islândia

São Zótico

Santa Maria Margarida d'Youville

Santo Agatopo

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão de França

Santo Euniciano

Santo Euporo

Santo Evaristo de Gortina

Santo Ivo

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

Nascerá para nós um pequenino: ele será chamado Deus e Forte; nele serão abençoados todos os povos da terra. - A mão do Senhor estava com ele - Lc 1,57-66

 

Nascerá para nós um pequenino: ele será chamado Deus e forte; nele serão abençoados todos os povos da terra (Is 9,6; Sl 71,17).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A vinda do Senhor não acontece de improviso; ela é precedida pela figura do “anjo” – identificado como o profeta Elias ou João Batista -, que vem preparar-lhe o caminho. Reconciliados com Deus e entre nós, acolhamos a chegada do Salvador, cada vez mais próxima.

———

 

Antífona “Ó”: Ó Emanuel, Deus conosco, nosso rei legislador, esperança das nações e dos povos salvador: vinde enfim para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus.

 

A antífona Ó EMANUEL mostra Deus conosco em sua natureza e em sua graça; conosco em nossa fraqueza, conosco em sua benignidade; conosco em nossa miséria, conosco em sua misericórdia; conosco por amor, conosco por piedade; conosco por ternura, conosco por compaixão.

 

– Oração 

 

“PAI, CONTA COMIGO PARA REALIZAR O TEU PROJETO, COMO CONTASTE COM JOÃO CUJO NASCIMENTO FOI REVESTIDO DE GESTOS AMOROSOS DE TUA PROVIDÊNCIA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo poderoso, ao aproximar-nos do natal do vosso Filho, concedei-nos obter misericórdia do Verbo, que se encarnou no seio da Virgem e que quis viver entre nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 23 de dezembro de 2022 sexta-feira da 4ª Semana do Advento

 

– Liturgia da Palavra 

O nascimento de João Batista é um dom de Deus à humanidade; é a passagem para a fase definitiva da história da salvação.

 

 

1ª Leitura (Ml 3,1-4.23-24) – Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor.. Leitura da Profecia de Malaquias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor Deus: 1“Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 25(24)

 

Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!

 

 

 

–        23 de dezembro de 2022 sexta-feira da 4ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

Nascimento de João Batista.  (Lc 1,57-66)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó Rei e Senhor das nações e pedra angular da Igreja, / vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

23/12/22 4ª SEXTA-FEIRA ADVENTO – A

 

“Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das  nações e dos povos Salvador;  Vinde, enfim, para salvar-nos, ó  Senhor e nosso Deus!”

 

Lucas 1,57.59-60.62-64.66: “Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho... No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém disse: - Não! Ele vai chamar-se João... Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: - João é o seu nome. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus... E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: - O que virá a ser este menino? De fato, a mão do Senhor estava com ele”.

 

Jesus, a história de João Batista, seu primo e precursor, brota do Antigo Testamento, como realização das promessas divinas, mas não é uma simples continuação do passado.

O próprio fato de não receber o nome de seu pai Zacarias, como era tradição, indicava que algo novo estava começando.

O nome João significava: “Deus é graça, é misericórdia”.

Assim, a revelação plena de Deus, que o senhor manifestou com a sua Encarnação, já se expressava no nome novo do seu primo, que nem Isabel, nem Zacarias desejavam que fosse um nome de família.

Desse modo, também o nome de João foi um sinal de Deus, que fez o seu pai Zacarias recuperar a voz e louvar o Senhor.

Tudo isso causava alegria e, ao mesmo tempo, medo nas pessoas e as deixava pensativas sobre o que seria aquele menino, mas sentiam também que uma nova esperança estava nascendo, porque Deus estava com ele.

Senhor, ontem como hoje, acontecimentos novos causam medo e desconfiança, e muitos se fecham ou querem voltar ao passado.

Que seu Espírito nos faça entender que a celebração de cada Natal indica caminhos novos para a humanidade.

Como aconteceu com os magos do Oriente, o que importa é não voltar a Herodes, mas caminhar guiado pela estrela que os havia trazido até o presépio.

O medo paralisa, emudece e faz repetir os mesmos passos perigosos.

A esperança ilumina, exige coragem, mas aponta para um horizonte sempre novo, onde a vida pode crescer e o amor florescer.

Que tenhamos a confiança de buscar caminhos novos para o novo ano de 2023, iluminados sempre pela estrela da sua Palavra.   

 

Mãe santíssima, a senhora assistiu ao parto de Isabel e estava com o casal quando decidiu dar-lhe o nome de João. Seu coração se alegrou, porque sabia que João nascera para anunciar a misericórdia divina, já encarnada em seu ventre. Conduza-nos pelos caminhos da misericórdia e do amor, e jamais correremos o risco de voltar a Herodes ou de nos extraviar do caminho do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na casa de Zacarias nasce um menino. Há uma efusão de alegria por parte de vizinhos e parentes. Esse fato poderia ser considerado corriqueiro, mas foge da normalidade, por algumas circunstâncias. A mãe do recém-nascido é uma senhora idosa, Isabel. O nome do menino já vem recomendado ao pai pelo anjo do Senhor: “Sua esposa Isabel vai lhe dar um filho, e você lhe dará o nome de João”, que significa “Deus se compadece”. Ao escrever numa tabuinha o nome do filho, Zacarias, então mudo, recomeça a falar fluentemente, louvando a Deus. Por isso, a extraordinária notícia se espalha pela região montanhosa da Judeia. Tomados de temor, todos guardam essas coisas em seus corações e reconhecem que “a mão do Senhor estava sobre” o pequeno João.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,57-66 - O nome dele é "João"

 

Oração Inicial

 

Nascerá para nós um pequenino: ele será chamado Deus e Forte; nele serão abençoados todos os povos da terra.

Deus irrompeu sobre toda a história e nos ofereceu a salvação em Jesus; e será anunciada sua chegada por meio de Jão Batista.

 

Rezemos: “Espírito Divino, Luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando o nosso coração em um lugar onde a Palavra se encarne e produza frutos abundantes. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

João Batista veio com a nobre missão de apontar o Messias. Ele diz para nós, hoje, este é o Cordeiro de Deus. Assumamos, com Cristo, nossa história de agora, e sejamos nela uma resposta de fé e de esperança.

 

“Estamos em um ritual familiar de circuncisão. Por esse rito, ao oitavo dia do nascimento, o menino era integrado à comunidade da aliança, ao povo de Deus. Nela, também se oficializava o nome da criança. O nome, na Bíblia, tem a ver com a missão que a pessoa desempenhará. A cena é na casa de Zacarias e Isabel. Eles deram ao filho um nome diferente do que a tradição mandava e do que seus parentes esperavam. Deram-lhe o nome de João, reconhecendo que ele tinha uma missão especial dada por Deus. Lições importantes para sua família: inserir as crianças na comunidade dos fiéis em Cristo pelo batismo e cultivar, no seu coração, que Deus conta com elas, reservando-lhes uma missão especial no seio de seu povo.”

 

2. Meditação (Caminho)

Diz o texto que, “de fato, a mão do Senhor estava com ele.” Como você percebe a mão do Senhor em sua vida? Você é agradecido/a pela proteção e revelação que Deus manifesta em você?

Qual convite o Senhor lhe dirige?

3.Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e a graça levar a bom termo a missão que lhe foi confiada.

 

Ó Espírito Santo, nossa luz e guia, vos pedimos:

Quando os sinais de Deus não forem tão visíveis, vinde vós mesmo ser a minha luz e meu guia.

Ajudai-me a corresponder à vocação que recebi no Batismo. Ajudai-me a me preparar bem para este Natal de Jesus. Obrigado/a porque a tua mão está também sobre mim e me protege.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo em respeitoso silêncio a mão do Senhor redimindo nossa História.

Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.